segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Quem é Mano Menezes?

Mais um clássico terminou e mais uma vez, Mano Menezes saiu de campo sem a vitória. Mais uma vez, a culpa foi da arbitragem. Mais uma vez o Corinthians se apequenou. Até quando vamos ser obrigados a engolir da ‘grande imprensa’ que Mano Menezes é um técnico de ponta no futebol brasileiro? Vamos aos fatos:
Esse treinador surgiu para o futebol naquele fatídico jogo entre Grêmio e Náutico (chamado de Batalha dos Aflitos) em que o Grêmio precisava de apenas um empate para retornar a Série A do Campeonato Brasileiro. Naquele jogo, o Grêmio desceu o porrete, bateu demais, teve dois pênaltis assinalados contra si, três jogadores expulsos e por aquelas consequências do destino, achou um gol no final do jogo e acabou não só retornando para a divisão principal do futebol brasileiro, como também se sagrou campeão da Série B.
Dois anos depois, o mesmo Mano Menezes conseguiu a proeza de levar o Grêmio a uma decisão da Libertadores. Sabe como? Não conseguindo vencer NENHUM jogo fora da casa... É isso mesmo, não ganhou de ninguém, jogando longe do Olímpico. Isso sem contar o famoso título gaúcho, ganho em cima do Internacional, pelo número de gol marcado na casa do adversário.
Chegou ao Corinthians no ano passado e sequer conseguiu colocar o time nas semifinais do Paulistão. Na Série B, nadou de braçadas, em um torneio que tinha apenas o Corinthians de ‘grande’.
E já no início de 2009, voltou a apresentar os defeitos de sempre. Afinal, o Corinthians foi o primeiro grande a voltar aos treinos. Se confinou em Itu, onde os holofotes estavam em cima de Ronaldo (será que ele vai jogar mesmo?). Goleou em todos os amistosos, mas quando o campeonato começou mesmo... cadê os resultados? Embora invicto, a equipe é a que mais tem pênaltis marcados a favor. Alguns deles, vergonhosos. Seu artilheiro é um zagueiro, que por sinal é o cobrador de pênaltis da equipe. E para finalizar o que aconteceu no clássico deste domingo? Entrou sem centroavante, sem nenhuma referência no ataque. Jogou como time pequeno contra um time misto do São Paulo. Teve um jogador expulso (justamente) mas que o técnico não conseguiu engolir (talvez pelo fato de ser ele mesmo quem manda bater) e o pior, em 14 meses de Corinthians não sabe o que é vencer um clássico. Ou seja, Mano Menezes é um fracassado!

A lista dos clássicos disputados por Mano Menezes:
27/01/2008 – São Paulo 0 x 0 Corinthians
02/03/2008 – Corinthians 0 x 1 Palmeiras
26/03/2008 – Santos 2 x 1 Corinthians
15/02/2009 – São Paulo 1 x 1 Corinthians