quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bloco do “R” terá 9 botonistas no Super Open de Campinas


A cidade de Campinas recebe neste final de semana, dias 01 e 02 de outubro, o II Super Open Paulista de Futebol de Mesa, competição individual que reúne botonistas de todas as séries e categorias da FPFM (Federação Paulista de Futebol de Mesa). O campeonato, que será disputado no ginásio do Sesc, terá ainda uma homenagem ao responsável pela implantação do esporte, o campineiro Geraldo Cardoso Décourt (in memorian).
O Bloco do “R” será representado no torneio por nove botonistas, a maior delegação do time de Itu em todos os ‘abertos’realizados na temporada. No sábado (1º), seis atletas estarão competindo. Na Série Amarelo, FABIO JANUÁRIO e TCHAKA estão no Grupo 3 e terão como adversários na primeira fase, Celinho Silva e Ismael (Flamengo), Fernando Santos e Mura (Maria Zélia) e Duda (Círculo Militar).
Na Série Verde, SPINELLI ficou no Grupo 5, junto com Valbono (Corinthians), Puga (Nacional), Bolla (Palmeiras), Arcolini (Clube do Botão), Sérgio Nenê (Maria Zélia), Vinícius Caiçara (Flamengo) e Cambraia (Cisplatina); No Grupo 6 estão PIETRO VAROLI e ZÉ MARIO, ao lado de Lopes (Corinthians), Wagner Felipe e Mario Reginaldo (Santos), Marcelo Wagner (Meninos) e Og Girão (Nacional). E no Grupo 7 caiu JOÃO PEDRO, cujos adversários serão: Dourado e Dile (Maria Zélia), Muratore (Círculo Militar), Marcante e Izo (Cisplatina) e De Assis (Flamengo).
No domingo (2), a equipe ituana terá três representantes. Na Série Laranja, SCHON e ROBSON MOTA caíram no Grupo 1, junto com Hackmann (Flamengo), Daniel de Simoni (Círculo Militar), Alex (Alphaville), Toninho (Cisplatina), Pica Pau (Maria Zélia) e Edu Redondo (Liça Jacareí). Por fim, na Série Cinza, o representante do Bloco do “R” será VALINI, que está no Grupo 4, com Celso Silva e Marcio Stipp (Flamengo), Marcelo Amorim e Lennon (Maria Zélia), Adler (Xv de Agosto), Farinha (Círculo Militar) e Mauro Figueiredo (Clube do Botão).
O II Super Open Paulista é uma organização do Clube do Botão de Campinas e a FPFM estará prestando uma homenagem a Geraldo Cardoso Décourt, precursor da modalidade esportiva, pelo seu centésimo aniversário (in memorian), representado por suas filhas, Elizabeth e Beatriz Décourt.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bloco do “R” tem 5 botonistas entre os top 40 do Estado


No ranking referente ao mês de agosto, divulgado pela FPFM (Federação Paulista de Futebol de Mesa), o Bloco do “R” aparece com 5 botonistas entre os 40 melhores do Estado de São Paulo. A novidade é Pietro Varoli, que subiu para a 24ª posição, se tornando o atleta do time ituano com o maior número de pontos. Confira a lista dos 18 botonistas da equipe ituana:

24º – Pietro Varoli: 1152 pontos
26º – Tchaka: 1081 pts
30º – João Pedro: 1024 pts
35º – Valini: 927 pts
40º – Rafael Mello: 857 pts
55º – Spinelli: 662 pts
67º – Robson Mota: 600 pts
82º – Zé Mario: 431 pts
87º – Fabio Januário: 413 pts
126º – Sandro Pirikito: 255 pts
141º – Schon: 210 pts
156º – Marcio Costa: 175 pts
160º – Cesar Nunes: 155 pts
201º – Mantovani: 80 pts
202º – Rodrigo Pires: 80 pts
204º – Cristiano Santos: 80 pts
215º – Magalhães: 60 pts
247º – Daniel Roldan: 00 pt
O ranking completo da FPFM apresenta um total de 322 nomes e o número 1 continua sendo Farinha, do Círculo Militar, com 2040 pontos. Além disso, esse ranking não traz os pontos do Open de Atibaia e nem a rodada do Paulista por Equipes do último final de semana.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bloco do “R” perde para o Corinthians e dá adeus ao título de Aspirantes


Um grande jogo marcou o confronto entre Bloco do “R” e Corinthians na tarde de sábado (24) em Itu. A partida era decisiva para os dois times, mas a equipe da Capital levou a melhor, venceu por 59 a 41 e se manteve na briga pelo título. Já o time interiorano, viu com a derrota, suas chances de título acabar. Kleber, do Corinthians, foi o nome do jogo com 12 pontos anotados.
A partida começou totalmente equilibrada. Nas duas primeiras rodadas, empate em 08 a 08. Na terceira rodada, o time de Itu venceu por 12 a 06 e abriu seis pontos de vantagem, fechando a primeira parte do confronto em 28 a 22.
Após o intervalo, o Corinthians se impôs nas mesas e comandou a virada, vencendo a quarta e a quinta rodada por 11 a 05. Na sexta e última rodada, o Bloco do “R” foi para o tudo ou nada, mas sucumbiu diante da equipe do Parque São Jorge, que venceu por incontestáveis 15 a 03 e fechou o jogo em 59 a 41.
Jogaram e pontuaram pelo Bloco do “R”: João Pedro (10/18), Tchaka (04/18), Rafael Mello (08/18), Spinelli (00/12), depois Valini (01/06), Magalhães (09/18) e Pitero Varoli (09/18).
No complemento da rodada, o Círculo Militar derrotou o Cisplatina por 83 a 23 e o Meninos, jogando em São Bernardo foi surpreendido pela equipe do Maria Zélia, que venceu por 70 a 34. Com isso, faltando três rodadas para o término da competição, a classificação é a seguinte:
1º Círculo Militar: 18 pontos ganhos
2º Corinthians: 15 pts
3º BLOCO DO “R” e Meninos: 12 pts
5º Maria Zélia: 06 pts
6º Cisplatina: 00 pt
A próxima rodada será disputada no dia 15 de outubro, com os seguintes jogos:
Círculo Militar X BLOCO DO “R”
Cisplatina X Maria Zélia
Corinthians X Meninos

PAULISTÃO – No domingo (25), o time principal do Bloco do “R” viajou até São Paulo para enfrentar o atual campeão brasileiro por equipes, Corinthians. Apesar de todo esforço dos ituanos, a equipe de Parque São Jorge venceu por 84 a 21. Jogaram e pontuaram pelo Bloco do “R”: Piriquito(0/18), Marcio Costa(5/18), Tchaka (9/18), Robson Mota (1/18), Zé Mário(3/18) e Fábio Januário(3/18).

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Clube do Botão prepara homenagem histórica para filho ilustre


O mês de outubro certamente ficará marcado na memória dos botonistas e, em especial, dos integrantes do Clube do Botão de Campinas. A cidade será sede do II Super Open Paulista, torneio de Futebol de Mesa que reúne botonistas de todas as séries e categorias da Federação Paulista. A competição será disputada nos dias 1° e 2 de outubro, nas dependências do SESC Campinas e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira (23).
Mais que um torneio para federados, durante o II Super Open Paulista, o Clube do Botão estará prestando uma homenagem ao precursor da modalidade, Geraldo Cardoso Décourt, filho ilustre da cidade que, se vivo, completaria 100 anos em 2011.
“O Clube do Botão de Campinas tomou a iniciativa de fazer essa homenagem, em razão de Geraldo Décourt ter sido um ícone para o Futebol de Mesa em todo país. Ele elaborou o primeiro regulamento, o hino do botonista, além de ter sido um dos maiores incentivadores, divulgando, organizando competições, popularizando nosso esporte, ao lado de Della Torre e outros tantos colaboradores, que ainda estão em exercício, ou já nos deixaram. Acima de tudo ilustre campineiro, portanto, Campinas não poderia ficar de fora das comemorações do centésimo aniversário, que durante o ano foram feitas por todo o Brasil. Suas filhas, Beatriz, e Elizabeth que residem em Campinas, estarão presentes e receberão (in memoriam) uma homenagem”, explica Ricardo Nardy, diretor do Clube do Botão.

Preparativos e expectativa:

Desde 2007, quando recebeu o XIX Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa, Campinas não sediava um evento de grande porte. O Clube do Botão participa ativamente da Liga do Interior e neste ano, recebeu a Série Prata da Copa Paulista do Interior, da Federação Paulista.
Para o torneio de outubro, a escolha do SESC Campinas se deu em virtude da infraestrutura.
“Após várias reuniões com diversos clubes e associações da cidade optamos em firmar parceria com o SESC Campinas em virtude da infraestrutura oferecida ser de ótima qualidade, além da proposta do SESC ir de encontro com nossos ideais. Além disso, faremos no Dia das Crianças uma clínica aberta com seus usuários, divulgando a modalidade esportiva e lazer aos comerciários. A expectativa por parte da coordenação do Sesc com relação ao evento é de sucesso absoluto”,explicar Nardy.
O ginásio do SESC Campinas fica ao lado da nova rodoviária e possui restaurante. “O ginásio conta com boa iluminação e ventilação, além de convênio com estacionamento, entre outros benefícios”, acrescenta.
O SESC Campinas fica na rua Dom José I, 270/333 – bairro Bonfim. Telefone: (19) 3236-2683.‎
Para o diretor do Clube do Botão a expectativa é grande em relação ao evento.
“Sediar um evento desta grandeza é muito significante para todos nós. Todos estão eufóricos e ansiosos. Nos federamos há um ano, o grupo está em formação e processo de aprendizado, com alguns já se destacando. Esperamos em um futuro próximo colher resultados”, finaliza Nardy.

domingo, 18 de setembro de 2011

Open de Atibaia: Com grande campanha, João Pedro fica em 7º na Ouro


Dos sete botonistas que foram até Atibaia para a disputa do último Open do ano, apenas João Pedro se destacou. O capitão da equipe ituana de Aspirantes fez uma grande campanha e terminou com uma excelente 7ª colocação.
Todos os atletas do Bloco do “R” disputaram o torneio no sábado (17). Pela Série Prata, o time de Itu estava representado por três botonistas. Robson Mota, vice-campeão do último Open e Fabio Januário, que também já faturou um vice em 2011, não repetiram as boas atuações e caíram ainda na primeira fase. Zé Mario conseguiu avançar, mas oscilou demais na segunda fase e teve um desempenho modesto, ficando apenas entre os 16.
Na Série Ouro, o dia começou promissor. Pietro Varoli fez uma ótima primeira fase, somando 14 pontos. Rafael Mello e João Pedro, ambos com 12 pontos ganhos, também se classificaram, com um detalhe: João teve três vitórias e três empates, sofrendo apenas uma derrota. Ainda na primeira fase, Tchaka, irreconhecível, acabou eliminado com apenas três pontos.
Na parte da tarde, Pietro e Rafael não emplacaram seus jogos e caíram fora. João Pedro, com 100% de aproveitamento, foi o único a garantir premiação. Porém, nas Quartas de Final, mesmo com a vantagem do empate, João Pedro sucumbiu diante de Belini (Maria Zélia) por 6 a 3 e fechou sua participação com um excelente 7º lugar.
Após receber a premiação, por sinal a única do Bloco do “R” em Atibaia, o capitão ituano desabafou: “Fiquei em 7º e olha que nem treinar eu treino. E ainda por cima passei a noite em um barzinho, cheguei às duas da manhã e ainda fui dirigindo até Atibaia. Eu sou f@#$”.
As atenções do Bloco do “R” se voltam agora para a rodada do próximo final de semana, do Campeonato Paulista. No sábado (24), o time de Itu recebe o Corinthians pelo Aspirantes e no domingo (25), a equipe A viaja até a Capital, também para enfrentar o time de Parque São Jorge.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ypiranga se despede da temporada com nova goleada


Um ano para esquecer. Assim pode ser definida a participação do Ypiranga no Campeonato Varzeano de Futebol da Segunda Divisão de Itu. A equipe entrou em campo seis vezes, foram cinco derrotas e apenas um empate. Ao todo, apenas três gols marcados e 26 sofridos. Para completar, o rebaixamento para a terceira divisão com a pior campanha entre os 25 times que disputaram o torneio (veja a classificação completa ao lado, desenvolvida pelo "Projeto Bola Rolando").
No último sábado (10), a equipe fez o último jogo do ano e foi novamente goleada, desta vez por 5 a 0 pelo Pombal.
O presidente/técnico Zé Mario afirmou que pouco pôde fazer à frente do clube em 2011, mas promete mudanças para próxima temporada.
"No ano que vem, eu posso ser cobrado à vontade. O Ypiranga vai mudar e mudar muito. Ficou claro pela campanha que fez, esse grupo precisa ser modificado", disse o treinador, que se mostrou bastante decepcionado com a pífia campanha no torneio.
"O Ypiranga não vai ser isso aqui e não pode ser isso. Eu não vou aceitar", declarou o comandante.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bloco do “R” terá sete representantes no último Open do ano


A cidade de Atibaia recebe no próximo final de semana, dias 17 e 18 de setembro, o IV Open Paulista de Futebol de Mesa, o último da temporada. A competição, que registrou um baixo número de inscrições, terá a participação de sete botonistas do Bloco do “R”. A procura foi tão escassa, que a Série Extra nem será disputada. Todos os atletas da equipe ituana irão jogar no sábado, sendo quatro na categoria Adulto Ouro e três na Série Prata. Confira os grupos dos botonistas do Bloco do “R”:

OURO
Grupo 1: PIETRO VAROLI (Bloco do “R”), Farinha, Vinícius, Duda e Tc (Círculo Militar), Charleaux e Kiko (Santos) e Garcia (Maria Zélia);
Grupo 2: TCHAKA (Bloco do “R”), Thiago e Cássio (Círculo Militar), Kleber e Tadeu (Corinthians), Quinho (Palmeiras), Dentinho (Santos) e Marcio Lima (Maria Zélia);
Grupo 3: JOÃO PEDRO (Bloco do “R”), Lê, Faccio e Marcelo Wagner (Meninos), Celsinho e Muratore (Círculo Militar), Michilin (Palmeiras) e Belini (Maria Zélia) e
Grupo 4: RAFAEL MELLO (Bloco do “R”), Alex Bahr (Palmeiras), Valbono, Zero e Sérgio Ricardo (Corinthians), Rafael Santos e Bruno Varoli (Círculo Militar) e Dile (Maria Zélia).

PRATA
Grupo 2: ROBSON MOTA (Bloco do “R”), Fabinho Israel (Nacional), Giorgio e Limão (Meninos), Perrotti (Círculo Militar), Lopes (Corinthians), Celinho Silva (Flamengo) e Pica Pau (Maria Zélia);
Grupo 3: ZÉ MARIO (Bloco do “R”), Rodrigo Moro e Telê (Corinthians), Rodrigo Ribeiro (Maria Zélia), Marcante e Guerra (Cisplatina), Hackmann (Flamengo) e Bolla (Palmeiras) e
Grupo 4: FABIO JANUÁRIO (Bloco do “R”), Albarello (Meninos), Matrix, Toninho e Cambraia (Cisplatina), Ismael e De Assis (Flamengo) e Edu Redondo (Liga Jacareí).

A competição terá início às 9h e será disputada no Ginásio de Esportes Dr. José Aparecido Ferreira Franco.

sábado, 10 de setembro de 2011

Ypiranga faz “cai-cai” em dose dupla no Varzeano de Itu


O Ypiranga, time de futebol varzeano de Itu, administrado pelo botonista Zé Mario, escreveu mais um triste capítulo na sua história. No último sábado (3), a equipe foi derrotada por 8 a 0 pelo América, em jogo que não terminou e com esse resultado foi rebaixada para a Terceira Divisão do Futebol Amador da cidade. Desolados, jogadores, comissão técnica e diretoria não encontravam explicações para o vexame.
“É triste. Você inscreve 25 jogadores e num momento delicado como esse aparecem apenas 8. Tudo tem que ser revisto para o próximo ano”, desabafou um abalado Zé Mario.
Apesar da equipe ter entrado em campo com apenas oito jogadores, o primeiro tempo, ACREDITEM, foi equilibrado e o adversário conseguiu anotar apenas um gol. Porém, após o intervalo, o que se viu foi um massacre. Logo no início da etapa final o Ypiranga perdeu um atleta contundido, ficando com apenas sete jogadores em campo. Resultado: em 30 minutos, a equipe do América marcou sete vezes e quando o placar apontava 8 a 0 para o adversário, um dos atacantes dos comandados por Zé Mario também sentiu uma lesão e o jogou precisou ser encerrado.
Neste final de semana, o time volta a campo, apenas para cumprir tabela diante do Pombal.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Marcio Costa fatura o VI Festival Ituano de Futebol de Mesa


Foi disputado no feriado desta quarta-feira, Dia da Independência, o VI Festival Ituano de Futebol de Mesa. A competição se tornou tradição em Itu, sendo que em suas edições, apenas uma não foi disputada na data (7 de Setembro). E o torneio conheceu um novo campeão: Marcio Costa, que festeja fase nova em sua vida, ao lado da esposa Priscilla e do recém-chegado Luca.
O torneio aconteceu na sede do Bloco do “R” e reuniu botonistas dos times A e B, que disputam o Campeonato Paulista. Na Fase Final, o Grupo A foi formado por Tchaka, Zé Mario, Sandro Pirikito e Robson Mota e o Grupo B teve Valini, Marcio Costa, Rafael Mello e Schon.
Após jogarem dentro de suas respectivas chaves em turno único, Tchaka com 07 pontos ganhos e Sandro Pirikito com 04, se classificaram para a Série Ouro, enquanto Zé Mario e Robson Mota, ambos com 03 pontos, foram para a disputa da Série Prata. Do outro lado, Valini com 09 pontos ganhos e Marcio Costa com 04 avançaram para a Série Ouro e Rafael Mello com 03 e Schon com 01 ingressaram na Prata.
E a definição dos campeões ocorreu após três rodadas, com todos jogando entre si, em suas séries.

Na Prata (foto ao lado), Rafael Mello e Zé Mario terminaram empatados, na primeira posição, com 05 pontos ganhos. Porém, nos critérios de desempate, Rafael Mello levou a melhor e ficou com o título. Robson Mota foi o terceiro e Schon o quarto colocado.
Na Série Ouro, com uma vitória e dois empates, Marcio Costa faturou o título máximo do torneio. Tchaka e Sandro Pirikito, somaram 04 pontos cada, mas Tchaka foi o vice-campeão por ter melhor campanha. Valini fez apenas 03 pontos e ficou em quarto lugar.

Confira abaixo a campanha do CAMPEÃO:
MARCIO COSTA 2 X 3 Valini
MARCIO COSTA 3 X 2 Rafael Mello
MARCIO COSTA 1 X 1 Schon
MARCIO COSTA 2 X 2 Tchaka
MARCIO COSTA 4 X 2 Valini
MARCIO COSTA 4 X 4 Sandro Pirikito


Após o torneio, os botonistas se reuniram para um "happy hour" no Restaurante Colombo.