domingo, 26 de fevereiro de 2012

Museu do Futebol promove o III Torneio Aberto de Futmesa


O Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, promove pelo terceiro ano seguido, o Torneio Aberto de Futebol de Mesa. A competição será disputada no próximo sábado, dia 3 de março e terá uma novidade: a categoria Adulto, que inclusive, poderá contar com atletas federados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira (2) pelo telefone (11) 3664-3855, pelo email eventos@museudofutebol.org.br ou no próprio Museu do Futebol.
As categorias serão divididas da seguinte forma: Infantil (de 7 a 15 anos, com os jogos acontecendo no período da manhã, das 9h às 12h) e Adulto (a partir de 16 anos, com os jogos sendo disputados entre 13h e 17h).
O campeonato terá acompanhamento da Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM). “O objetivo principal é conseguir adeptos”, esclarece o presidente da FPFM Jorge Farah.

I Open Paulista
A Baixada Santista sediou neste final de semana, dias 25 e 26 de fevereiro, o I Open Paulista de Futebol de Mesa. A competição foi disputada no Salão de Mármore do Santos Futebol Clube, na Vila Belmiro. O grande campeão da Série Ouro foi Alessandro (Corinthians) que na final superou Marcio Lima (Maria Zélia). Em 3º lugar ficou Marcelo Wagner (Meninos), seguido por Tadeu (Corinthians) na 4ª posição e Thiago (Círculo Militar) em quinto.
Na Série Prata, o título ficou com Teruel (Meninos); na Bronze o campeão foi Aldecoa (Fundação) e Carlos Roberto (Círculo Militar) venceu a Série Extra. Olímpio (Nacional) sagrou-se campeão da Máster. Paralelo ao Open de Santos, a cidade de Bauru foi sede do I Open do Interior, cujo campeão foi Ton (Noroeste).

Enquete:
Na enquete feita pelo BLOG DO VALINI sobre que venceria a Série Ouro do I Open Paulista, Farinha (Círculo Militar) e Valbono (Corinthians) foram apontados como favoritos por 33% dos participantes. Marcio Lima (Maria Zélia) e Quinho (Palmeiras) tiveram 13% das intenções de voto e Lê (Meninos) apenas 6%. O botonista Alex Bahr (Santos), assim como “outros” não foram citados. A enquete ouviu 15 botonistas entre os dias 14 e 26 de fevereiro.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

A crise sem fim do Galo de Itu e os números da "Era Juninho"


Mais uma rodada do Campeonato Paulista chegou ao fim e o Ituano, mais uma vez, está na Zona do Rebaixamento. Infelizmente, essa situação já se tornou rotina para o time de Itu. Em 2010 e em 2011, a equipe do “presidente” Juninho Paulista só se livrou do descenso na última rodada, com ares de dramaticidade. Ao que tudo indica o enredo deste ano não será diferente, ou será? Neste sábado (18), o Galo rubro-negro completou sete jogos sem vitórias no Paulistão. Pior que isso, é saber que o time não possui jogadores de qualidade, não tem padrão de jogo e que os exemplos dos anos anteriores de nada serviram, pois o time agoniza no campeonato. Hoje, o rebaixamento para a Série-A2 parece apenas uma questão de tempo, ou melhor, de rodadas.
Juninho Paulista assumiu o futebol do Ituano em 2010, ano em que encerrou sua carreira como jogador, no clube que o revelou. O BLOG DO VALINI fez um levantamento do desempenho do time de lá pra cá. Confira os números:
Até agora, foram 46 partidas no Campeonato Paulista, com 12 vitórias, 09 empates e 25 derrotas. Na administração Juninho Paulista, o Ituano marcou 51 gols e sofreu 84, com um saldo negativo de 33 gols. E os números revelam mais, até hoje, o Ituano só conseguiu duas vitórias consecutivas, uma única vez na “Era Juninho”. Isso aconteceu na temporada 2010, na 10ª e 11ª rodada com triunfos sobre o Sertãozinho (1 X 0) e Rio Branco (2 X 1), respectivamente. Cinco técnicos já passaram pelo Ituano, em Campeonatos Paulistas, desde que Juninho assumiu o comando do clube: Mazola Junior e Doriva (2010), Sérgio Ramirez e Ruy Scarpino (2011) e Ruy Scarpino, Doriva e Roberto Fonseca (2012).
A equipe fez também 22 partidas como mandante, obtendo sete vitórias, quatro empates e 11 derrotas. Foram 28 gols marcados e 32 sofridos, um aproveitamento de 37,8%. Nas últimas nove partidas que disputou no estádio Novelli Junior, válidas pelo Campeonato Paulista, o Ituano conseguiu apenas duas vitórias, contra dois empates e cinco derrotas.
Em 2010, nas oito primeiras rodadas, o Ituano somou 09 pontos ganhos; em 2011, também nas oito primeiras rodadas, foram 08 pontos conquistados e agora, em 2012, após oito jogos disputados, o time tem apenas 05 pontos obtidos.
Uma triste realidade para um time que há 10 anos se sagrou Campeão Paulista, venceu o Campeonato Brasileiro da Série C...
Diante de todo esse pífio quadro, a pergunta que não quer calar é: Será mesmo que o torcedor Ituano tem motivos para acreditar que o Ituano está no caminho certo?

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

14 de Fevereiro – “Dia do Botonista”


Inventado em 1930 pelo campineiro Geraldo Cardoso Décourt, o Futebol de Mesa está em festa. Nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, comemoramos o “Dia do Botonista”. A data foi instituída em 02 de julho de 2001, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), em alusão ao dia do nascimento de Décourt.
Geraldo Cardoso Décourt foi um incansável divulgador e organizador de eventos de Futebol de Mesa, o que propiciou o desenvolvimento do esporte, assim como sua popularização. Ele foi responsável ainda pelo primeiro regulamento da modalidade e pela criação do hino do botonista.
Neste dia especial, o BLOG DO VALINI, contatou diversos botonistas, para que expressem o que representa esse maravilhoso esporte. Que a magia continue sendo levada de pai para filho e que o encanto se renove em cada partida, em cada palhetada, em cada gol...

“Nascemos e fomos criados em uma terra em que se acostumou dizer ser o PAÍS DO FUTEBOL. Num país onde por muitas vezes o primeiro presente dado a um menino é uma bola. Num país onde um papel amassado ou uma tampinha de garrafa se transforma em uma bola e um bueiro é feito uma trave. Desta maneira, nada muito estranho, se a nossa imaginação fluir e possamos dar vida a pequenos discos de acrílico que deslizam sobre um pedaço de madeira, atrás de uma bola pequenina de feltro, em busca de um objetivo: o GOL! Estes discos de acrílico que nominamos como Pelés, Garrinchas, Zicos... ou que somente gravamos com os símbolos dos nossos times do coração. Que reunimos os antigos (ou atuais) amigos da escola ou da empresa; ou que nos dão a liberdade de sonhar e reunir craques do presente e do passado, de times rivais, formando a seleção dos nossos sonhos, ou ainda, até mesmo astros de outros esportes, de outras áreas como artistas, bandas, cantores ou outros personagens. Estes discos que ganham vida a cada toque, a cada palhetada, capazes de ganhar beijos após um chute certeiro, ou até mesmo ser arremessado para longe após uma falha. Este pedaço de madeira, feito campo de futebol. Enormes como o Maracanã de antigamente, ou simplesmente, o campinho de terra da várzea municipal. Enfim, cada disco, denominado botão; cada campo; cada jogo tem o tamanho e a dimensão da nossa imaginação. Ser botonista é isso!!! Dar asas a nossa imaginação... Fazer amigos... reais e imaginários... E como qualquer outro esporte, num misto de indivíduo e coletivo, extrair o melhor de si em torno de 11 botões e um goleiro. Parabéns a todos os desbravadores da imaginação... Parabéns a todos os botonistas!!!” Robson Mota (Bloco do “R”)

“Ser botonista é poder disputar um esporte maravilhoso, que nos possibilita fazer amigos que sofrem da mesma doença que a gente. É gastar horas decorando os times, e viver procurando o time da vida, que às vezes dura uma semana.” Francisco Junior (Santos)

“Ser botonista pra mim é ‘ser um apaixonado’. Apaixonado pelo prazer de ‘criar’ seu jogo de futebol, de enfrentar amigos e rivais com ‘aquela’ vontade de vencer, e de buscar suas próprias superações pessoais pelo simples prazer de ter o orgulho de fazer uma grande partida, e criar grandes novos amigos sempre. Perder o dia por um gol na campainha ou ganhar a semana com um simples e belo troféu. Enfim... Ser botonista é voltar um pouco a ser criança.” Duda (Círculo Militar)

“O botão para mim é um vício, uma paixão, ser botonista é dar asas a imaginação, é ser ao mesmo tempo técnico, diretor e atleta da minha equipe de coração!” Hylson (Palmeiras)

“Ser botonista é poder manter o espírito competitivo sempre aceso. É jogar um esporte de técnica, tática e controle emocional (que infelizmente pouca gente conhece). É jogar individualmente um esporte coletivo. E, por que não, jogar coletivamente um esporte individual. E, claro, é ter a EMOÇÃO DO GOL.” Edu Santos (Santos)

Círculo, Corinthians e Palmeiras estreiam com vitória no Paulista de Futmesa


Começou neste domingo (12), o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa 2012. A primeira rodada da competição foi marcada pelo equilíbrio entre as equipes, com exceção do atual campeão Círculo Militar, que estreou em grande estilo.
Jogando no Ibirapuera, o decacampeão paulista recebeu o Santos, campeão da Copa Estado e o que prometia ser o jogo mais disputado da rodada, acabou em fácil vitoriosa dos donos da casa por 65 a 38.
Desfalcado de Vinícius e Thiago, o Círculo Militar apostou nos atletas promovidos do Aspirantes e iniciou a partida com Espel e Bruno Varoli entre os titulares. E os botonistas não decepcionaram, somando importantes 23 pontos e contribuindo para uma grande vitória.
Já o Santos, que contou com força máxima no confronto, não conseguiu se encontrar nas mesas e, mesmo mexendo em praticamente todo o time, não foi capaz de buscar forças para reverter o placar.
Ficha Técnica:
CÍRCULO MILITAR 65 x 38 SANTOS
Parciais: 09X06; 11X05; 15X03; 09X09; 12X06 e 09X09
Círculo Militar: Perrotti (04/12), Espel (10/18), Farinha (12/12), Duda (11/18), Bruno Varoli (13/18) e Cassio (09/15). Entraram ainda: Rafael Santos (06/06), Muratore (00/03) e Thiago (00/06).
Santos: Bartolo (03/18), Rafa (13/18), Edu Santos (13/18), Limão (01/09), Alex Bahr (00/09) e Sergio Ricardo (02/09). Entraram: Valini (03/09), Pierrinho (00/03), Dentinho (03/09) e Repi (00/06).

Na Arena Parque São Jorge, o forte time do Corinthians recebeu o Meninos. E a equipe do ABC, com um grupo unido e focado, deu muito trabalho ao time da casa. O jogo se manteve equilibrado até a quinta rodada, quando a equipe da Capital encaixou uma rodada perfeita e selou a sorte do confronto. Pelo lado do Corinthians, Barbosa, o estreante do dia, não repetiu suas grandes atuações da época em que defendia o Círculo Militar e acabou deixando a partida após a quarta rodada. Na equipe de São Bernardo, o destaque ficou para a volta de Rubetta.
Ficha Técnica:
CORINTHIANS 59 X 44 MENINOS
Parciais: 10X07; 07X10; 09X09; 10X07; 16X01 e 07X10.
Corinthians: Galdeano (13/18), Justa (13/18), Valbono (09/18), Alessandro (09/18), Tadeu (12/18) e Barbosa (00/12). Entrou: Kleber (03/06).
Meninos: Teruel (04/18), Vinicius Ramalho (06/15), Faccio (07/15), Lê (12/18), Velho (03/12) e Marcelo Wagner (08/18). Entraram ainda: Rubetta (01/06), Denis Moreira (00/03) e Schalke (03/03).

Na Vila Maria Zélia, o time da casa recebeu o Palmeiras, que apesar de ser o mandante foi obrigado a jogar fora, uma vez que o Palestra Itália segue fechado para reformas. O jogo teve uma atuação de gala de Quinho, o craque da rodada. A partida, foi um “tira-teima” da final do Torneio Início, vencida pelo time do Belenzinho; mas desta vez, o Palmeiras foi mais preciso e soube controlar o jogo, conquistando uma grande vitória. O destaque do Maria Zélia foi Garcia, que entrou na terceira rodada e somou quatro vitórias em quatro jogos disputados. A grande partida da rodada foi Jefferson e Michilin, que terminou com o triunfo do botonista do Belenzinho por 7 a 6.
Ficha Técnica:
PALMEIRAS 58 X 46 MARIA ZÉLIA
Parciais: 12X6; 13X04, 07X10; 09X09; 12X06 e 05X11.
Palmeiras: Dema (03/12), Guga (05/15), Michilin (07/18), Quinho (15/18), Mauro (12/15) e Diney (13/18). Entraram: Artur (03/06), Hylson (00/03) e Paolo (00/03).
Maria Zélia: Jefferson (07/18), Dile (00/06), Barricelli (12/18), Fernando Santos (00/06), Sérgio Nenê (07/15) e Marcio Lima (07/18). Entraram ainda: Garcia (12/12), Belini (01/09), Rodrigo Ribeiro (00/03) e Pica Pau (00/03).

ENQUETE:
Entre os dias 2 e 11 de fevereiro, o BLOG DO VALINI realizou uma enquete sobre o favorito ao título de Campeonato Paulista por Equipes de 2012. Foram 15 votos computados, e Corinthians e Santos empataram com 33% da preferência (5 votos). O terceiro lugar ficou com o Palmeiras, que somou 20% dos votos (3). O atual campeão Círculo Militar registrou apenas dois votos (13%). Maria Zélia e Meninos não foram citados.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

O SHOW VAI COMEÇAR!


Tem início neste domingo (12), o Paulistão 2012 de Futmesa. A afirmação pode ser exagerada e carregada com uma dose extrema de pretensão, mas nunca o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa valeu tanto. Motivação não falta aos participantes. Neste ano se comemora o cinquentenário da Federação Paulista (FPFM) e a elite do Futmesa do Estado terá o chamado “trio de ferro” (Corinthians, Palmeiras e Santos) reunido. Além disso, a competição conta com o multicampeão Círculo Militar, com o sempre bem armado Meninos e o emergente Maria Zélia. Nas mesas isso representa quatro títulos brasileiros por equipes, 19 paulistas individuais e mais 11 brasileiros individuais.
O regulamento para esta edição foi alterado. Tanto no primeiro, como no segundo turno, os clubes jogam entre si em turno único. Os campeões de cada turno fazem a final, em jogo único, com mando da FPFM. Se a mesma equipe vencer os dois turnos, levanta a taça sem a necessidade de uma final.
Enfim, o “Paulistão 2012” tem todos os ingredientes para ser o mais disputado da história.


CÍRCULO MILITAR:
Maior vencedor da história dos Campeonatos Paulistas e atual campeão, o time do Ibirapuera entra em 2012 mais enfraquecido. De todas as equipes da primeira divisão foi a que mais perdeu jogadores. Por conta disso, o Círculo Militar foi buscar no Aspirantes peças de reposição. Subiram para a equipe principal Muratore, Rafael Santos, Bruno Varoli e Espel. Parece pouco, mas todos estão convictos de que é mais do que possível ganhar o campeonato, outra vez. Outro fator importante é que o número 1 do ranking paulista, Farinha, continua, assim como o atual campeão paulista individual, Vinicius de Simoni.
Principais jogadores: Farinha, Thiago, Cássio, Perrotti, Vinícius, Duda, Espel, Bruno Varoli, Rafael Santos e Muratore.



CORINTHIANS:
Confirmar, enfim, o favoritismo. Eis o principal desafio do Corinthians no Campeonato Paulista deste ano. A equipe entra no Estadual com a mesma base do ano passado. A grande novidade foi a chegada do excepcional Barbosa, que após uma longa e vitoriosa carreira no Círculo Militar, chega para ser o destaque da equipe em 2012. O clube sabe que será visado durante toda a temporada e que enfrentará adversários cada vez mais motivados. Por tudo isso, talvez, nunca o Corinthians tenha se sentido tão poderoso. Problema dos adversários.
Principais jogadores: Alessandro, Justa, Galdeano, Valbono, Tadeu, Barbosa, Kleber, Tusura, Stan e Zero.



MARIA ZÉLIA:
A fantástica recuperação no Torneio Início, que culminou com o título da competição, recuperou a auto-estima que andava em falta no Maria Zélia. Diante deste cenário vitorioso, a ordem é seguir na onda das vitórias e para isso, o time do Belenzinho tem um trunfo, que faz a diferença: Jefferson! O craque do Maria Zélia terá a companhia de Marcio Lima, um artilheiro nas mesas. Outro destaque fica para o sempre competente Barricelli, além de Sérgio Nenê, atual vice-campeão brasileiro. Jogadores fundamentais no sucesso do Maria Zélia, que prometem ainda mais para esta temporada.
Principais jogadores: Jefferson, Marcio Lima, Dile, Garcia, Belini, Barricelli, Sérgio Nenê, Fernando Santos, Mura e Erismar.



MENINOS:
O Meninos comemora este ano uma década de amplo crescimento e quer continuar no topo da elite paulista. A aposta do clube do ABC será em um time guerreiro, em que o conjunto e a união farão a diferença. E o começo foi promissor. Afinal, a equipe abriu a temporada com uma campanha de destaque no Torneio Início. Em relação ao ano passado, o time perdeu muito mais peças do que ganhou. Confirmada a permanência do excelente Marcelo Wagner e a possível volta de Rubetta. Além disso, a equipe capitaneada pela dupla Vinícius Ramalho e Denis Constantino aposta suas fichas em outra dupla de sucesso: Lê e Faccio, os craques de São Bernardo.
Principais jogadores: Faccio, Lê, Marcelo Wagner, Velho, Vinícius Ramalho, Schalke, Ivan, Albarello, Alberto e Denis.



PALMEIRAS:
O Palmeiras encantou e decepcionou na última temporada. A equipe entra em 2012 na dúvida sobre qual das duas faces o time apresentará nesta temporada. As expectativas estão voltadas para a comprovada competência do grupo, que possui botonistas capazes de unir força, personalidade e equilíbrio nos momentos decisivos. Resta saber se Quinho, Diney, Mauro e Michilin serão capazes de resgatar o caminho das vitórias e devolver ao clube o titulo, que não vem desde 2007.
Principais jogadores: Quinho, Diney, Mauro, Michilin, Guga, Bolla, Dema, Hylson, Paolo e Melli.



SANTOS:
Todo mundo quer ganhar o Campeonato Estadual. Mas, talvez, nenhum outro clube tenha tantos motivos para se dedicar a essa conquista quanto o Santos. Afinal, a temporada 2012 é emblemática para o clube, que estará cumprindo 100 anos de fundação e nada melhor do que um título de expressão para marcar a data. Para isso, a equipe da Vila mais famosa do mundo trouxe nada mais, nada menos que nove botonistas. Rafa e Eduardo Santos vieram do Círculo Militar, Sérgio Ricardo do Corinthians, Alex Bahr do Palmeiras e Limão do Meninos, foram as principais. Se depender do empenho dos atletas, as perspectivas de uma boa temporada não poderiam ser melhores. É esperar e ver.
Principais jogadores: Rafa, Eduardo Santos, Sérgio Ricardo, Alex Bahr, Limão, Kiko, Bartolo, Repi, Pierrinho e Dentinho.


Confira os jogos da 1ª Rodada - Domingo (12), com início às 9h:
CÍRCULO MILITAR X SANTOS, no Ibirapuera
CORINTHIANS X MENINOS, no Parque São Jorge
PALMEIRAS X MARIA ZÉLIA, no Cisplatina

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Após pesquisa com botonistas, FPFM volta atrás e regras não serão modificadas


A Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM) promoveu entre os dias 21 e 28 de janeiro, uma pesquisa de satisfação junto aos botonistas do Estado. Ao todo foram recebidos 131 formulários e o resultado final foi divulgado pela entidade neste final de semana. Os itens mais importantes eram sobre as alterações na regra, testadas oficialmente durante o Torneio Início, disputado no Círculo Militar no final do mês de janeiro.
Porém, das três mudanças sugeridas pela FPFM, duas foram rejeitadas pelos botonistas: a que elimina o gol de goleiro e a cobrança de falta técnica no rebote do chute a gol. Já a cobrança de falta com o goleiro foi aprovada pelos botonistas (70%) e estará valendo para o restante da temporada. É importante deixar claro, que após a cobrança de falta com o goleiro, o mesmo poderá ser posicionado dentro da grande área, desde que respeitando a distância mínima de 8 centímetros do botão adversário.
A cobrança de falta técnica no rebote do chute a gol foi rejeitada por 78% dos botonistas ouvidos pela FPFM. Com isso, após o chute a gol, o adversário continua tendo que buscar a bola onde ela parar. Já o fim do gol de goleiro teve rejeição de 53% e, portanto, continuará valendo.
O departamento técnico da Federação Paulista, sob o comando dos botonistas Duda e Vinicius Simoni, esclarecem que muitas ideias foram enviadas e estarão sendo analisadas em reuniões futuras da equipe de gestão da FPFM, que teve um índice de aprovação de 85% dos botonistas.
A pesquisa de satisfação mostra ainda, que de todos os torneios promovidos pela FPFM, o que tem mais aceitação são os Open’s, com 83% de aprovação dos botonistas. O resultado completo pode ser visto no site da FPFM, pelo endereço www.futmesa.com.br.
“Realmente tivemos um enorme número de sugestões e opiniões sinceras. Isso não tem preço para nós. Várias sugestões que recebemos foram muito interessantes. Acredito que poderemos melhorar muito nosso trabalho, e possivelmente testar algumas sugestões muito em breve. Nunca na história da FPFM tivemos um retorno tão bacana e conseguimos ouvir as opiniões dos atletas de maneira tão legal, desprovidas de "críticas puras e simples", e tentando ajudar com suas ideias. Isso foi sensacional”, destaca o diretor Duda.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ituano leva mais de 15 mil pessoas ao Novelli Júnior, mas perde para o Corinthians


Nesta quinta-feira (2), a cidade de Itu comemora 402 anos de sua fundação. Dentro da programação de aniversário estava o jogo entre Ituano X Corinthians, disputado na noite de quarta-feira (1º), válido pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista de futebol. Mais de 15 mil pessoas, a maioria esmagadora torcedores do Corinthians (foto), compareceram ao estádio Municipal Dr. Novelli Júnior, para acompanhar a partida, que terminou com a vitória da equipe corintiana pela contagem de 1 a 0. Com o resultado, o Ituano soma três derrotas seguidas no Paulistão e já flerta com a zona de rebaixamento. O Corinthians, por sua vez, manteve 100% de aproveitamento na competição.
O Ituano não contou com o lateral direito Alex, suspenso, e o atacante Otacílio Neto, que tem vínculo com o time de Parque São Jorge e uma cláusula contratual o impede de atuar contra o Corinthians, uma vez que o clube da Capital paga parte de seu salário. Já o time da “Fiel Torcida” veio para Itu com um ataque reserva. Sem Liédson e Emerson, restou a Tite apostar no ex-vascaíno Elton e em Gilsinho, que curiosamente, passou pelo Ituano no início da carreira.
O jogo começou equilibrado. O Ituano conseguiu marcar o meio campo corintiano e teve mais volume de jogo nos primeiros 20 minutos. A principal chance de gol do time de Itu ocorreu aos 18 minutos da primeira etapa, quando, em uma boa troca de passes, Alan deixou Kleyton Domingues na cara de Julio Cesar, porém, o camisa 10 do Galo chutou em cima do goleiro corintiano.
Aos poucos, o time de Tite foi se acertando em campo, principalmente quando Danilo começou a cair pela esquerda do ataque. E foi exatamente pelo setor esquerdo que o Corinthians criou chances de gol. Em uma delas, aos 32 minutos da etapa inicial, Elton centrou para a área, Paulinho resvalou de cabeça e a bola caiu nos pés de Gilsinho, que pela direita, fez novo cruzamento para um voleio preciso de Paulinho. Golaço! E assim, como já havia ocorrido em Campinas, na derrota para o Guarani, o Ituano sofreu o gol e um “apagão” em campo.
Na etapa final, já com Jefferson Luiz no lugar de Chapinha, o Ituano teve mais duas chances de gol. Aos 18 minutos, Jefferson Luiz invadiu a área corintiana pela esquerda e finalizou em cima de Julio Cesar. Dois minutos depois, novamente Jefferson Luiz, agora de cabeça, obrigou o goleiro do Corinthians a praticar uma bela defesa, tirando a bola, praticamente, em cima da linha.
Controlando a partida, como se estivesse treinando, o Corinthians encaixou um contra ataque, aos 29 minutos, quando Elton apareceu livre, quase na pequena área, e perdeu um gol incrível, chutando por cima da trave. Fim de jogo e o tabu continua: o Ituano nunca venceu o Corinthians jogando em Itu.

Ficha Técnica:
ITUANO 0 X 1 CORINTHIANS
Local: Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior
Data: 01/02/2012 – Horário: 21h50
Primeira Fase – 4ª Rodada
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Mauro André de Freitas
Assistentes adicionais: Vinícius Gonçalves Dias Araújo e Welton Orlando Wohnrath
Público: 15.079 torcedores
Renda: R$ 517.530,00
Gol: Paulinho 32’ do 1º Tempo.
Cartões Amarelos: Chapinha Evando e Kleyton Domingues (Ituano) e Victor Junior (Corinthians)
ITUANO: Roberto; Anderson Salles, Tiago Gomes, Vitor Hugo e Gustavo; Alan Mota, Rodrigo Costa (Escobar), Chapinha (Jefferson Luiz) e Kleyton Domingues; Alan (Hugo) e Evando. Técnico: Ruy Scarpino.
CORINTHIANS: Julio César; Alessandro, Chicão, Leandro Cástan e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo (Edenilson) e Alex (Luiz Ramirez); Elton e Gilsinho (Victor Junior). Técnico: Tite.

Próximos Jogos:
Neste sábado (4), o Ituano busca a reabilitação, em São Paulo, diante da Portuguesa. O jogo está marcado para às 19h30, no estádio do Canindé. Já o Corinthians, volta a campo no domingo (5), no estádio do Pacaembú, às 17h, contra o Bragantino.

Kia Motors do Brasil é a nova patrocinadora master do Palmeiras


O BLOG DO VALINI inicia hoje uma nova etapa. Mais dinâmica, voltada ao jornalismo, de preferência o esportivo, sem é claro, deixar de relatar o que de principal acontece no mundo do Futebol de Mesa. E nada melhor do que começar essa trajetória, com um assunto que tive a felicidade de ter sido o primeiro a abordar: a negociação entre Kia Motors do Brasil e Sociedade Esportiva Palmeiras. Quem me acompanha pelo Facebook, leu (ou pode ler) o tópico que publiquei dia 22 de novembro de 2011. Pois bem, na última terça-feira, dia 31 de janeiro, o fato se concretizou.
Kia Motors e Palmeiras assinaram nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o novo acordo de patrocínio master com o clube da Capital, em coletiva de imprensa na sede da concessionária Kia Comart, na região dos Jardins, em São Paulo. Como principal patrocinadora do time, a Kia terá três inscrições na camisa do uniforme e o contrato é válido por três temporadas. Dirigentes do Palmeiras e da Kia Motors do Brasil não divulgaram o valor do patrocínio, mas especula-se que seja em torno de R$ 72 milhões, ou seja, R$ 24 milhões/ano.
Segundo o empresário ituano, José Luiz Gandini, “as negociações foram muito rápidas porque no histórico da estratégia de marketing da Kia Motors, no Brasil e no mundo, o esporte – em geral – é prioridade. Valorizamos o esporte porque significa inclusão social, é educação, é formador de jovens, além de inibir a proximidade dos jovens às drogas”.
Para o presidente da Kia Motors do Brasil, o contrato de patrocínio com um dos times de futebol mais tradicionais do país faz parte da estratégia de manter a marca Kia em evidência, cujo histórico de 20 anos no mercado brasileiro a consolida entre as mais importantes players do setor.
O evento de assinatura do contrato contou com a participação do presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, do técnico Luíz Felipe Scolari e do ex-jogador Galeano, que pertence à comissão técnica da equipe alviverde (foto acima). Aliás, o contrato de patrocínio se estende ainda ao uniforme do técnico Felipão (boné, camisa e jaqueta), que – ao longo da temporada – pode participar também de eventos da Kia Motors no Brasil.
Durante a coletiva, José Luiz Gandini, que é palmeirense, deixou claro que novidades podem ocorrer ao longo do tempo. “Esse contrato é de patrocínio da camisa. Não quer dizer que no futuro não possamos estender a parceria. Vamos conversar a partir de agora”, completou.
A estreia da nova camisa palmeirense, com o logo da Kia Motors do Brasil, será domingo (5), no clássico contra o Santos, partida marcada para às 17h, em Presidente Prudente.