sábado, 31 de março de 2012

Números da “Era Fonseca” colocariam Ituano no G-8 do Paulistão


O técnico Roberto Fonseca completa neste domingo (1º) contra o São Paulo, dez jogos no comando do Galo Ituano. E o desempenho do treinador merece elogios. Fonseca assumiu o time na última colocação do Paulistão e, nove rodadas depois, não só livrou o Ituano do rebaixamento, como colocou o time na briga por uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
O aproveitamento do Rubro-Negro, desde que Roberto Fonseca chegou à Itu é de 55,5%, ou seja, se a média tivesse sido mantida desde o início do Paulistão, o Ituano estaria no grupo dos 8 que vão se classificar para as quartas de final do Campeonato Paulista. Prova disso, é que o Bragantino, atual 8º colocado e seis pontos a frente do Paulista (9º) e do próprio Ituano (10º) possui apenas 54,2% de aproveitamento.
Mas os números da “Era Fonseca” impressionam. Sob seu comando, o Galo disputou cinco jogos fora de casa, vencendo três (Xv de Piracicaba, Comercial e Botafogo), empatando um (Mogi Mirim) e perdendo apenas uma partida (Ponte Preta). Aliás, a equipe de Itu não perde como visitante desde o dia 22 de fevereiro (quatro jogos).
Em casa o desempenho é modesto, com uma vitória (Paulista), dois empates (Catanduvense e São Caetano) e uma derrota (Linense).
O ataque também evoluiu com Fonseca. Se nas sete primeiras rodadas do Paulistão, o Ituano havia feito apenas seis gols, em nove jogos sob o comando do novo treinador a equipe marcou 14 vezes, aliás, com Roberto Fonseca no banco, o Galo só não fez gol na partida contra a Ponte Preta (dia 22 de fevereiro).
A defesa melhorou significativamente neste período. Com Ruy Scarpino, o time levou 13 gols em sete jogos, uma média de quase dois por partida. Com Roberto Fonseca, foram 12 gols sofridos em nove jogos, uma média de 1,33 gol por jogo.
Faltando apenas três rodadas para o término da primeira fase do Paulistão, o Ituano não terá vida fácil pela frente. Além do compromisso de amanhã contra o líder São Paulo, no estádio Novelli Junior, o Galo terá o Mirassol, em casa no próximo dia 7/04 e o Oeste fora no dia 14/04. As chances de classificação no G-8 são remotas, no Torneio do Interior, improváveis e na Série D do Brasileiro, razoáveis, mas para quem tirou a equipe, literalmente da lama, é bom não duvidar do potencial de Fonseca e acreditar até mesmo, no improvável.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Rodada do Paulista de Futmesa promete muitas disputas nas mesas


Três grandes jogos marcam a terceira rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa, que será realizada na manhã deste domingo (1º). Em disputa, a briga pela ponta da tabela e também a luta para se livrar da incômoda zona do rebaixamento. O principal jogo da rodada, já se tornou um “clássico” do Futmesa paulista. No Ibirapuera, o atual bicampeão Círculo Militar recebe o líder Palmeiras, que tenta manter os 100% de aproveitamento e quebrar um tabu que já dura quatro anos.
“Acho que pelas duas últimas rodadas que jogamos contra o Santos (ambas vencidas por 14 a 2), o time deu uma empolgada pra pegar o Círculo, que vem de derrota e que perdeu alguns nomes importantes do time principal”, analisa o craque palmeirense Quinho. Sobre o fato do time de Palestra Itália não vencer no Ibirapuera desde 2007, Quinho resgata o passado para analisar a situação. “O tabu incomoda, pois sempre que a nossa equipe ganha do Círculo nos dá um ânimo maior pra seguir em frente e ganhar as outras partidas. Espero que neste domingo seja diferente, pois da última vez que ganhamos o Paulista de Equipes foi em cima do Círculo na sala deles”, acrescenta.
O atleta palmeirense também ressalta a participação decisiva que os reservas tiveram na virada sobre o Santos na última rodada. “Acho que contra o Santos nós ganhamos principalmente com o apoio dos reservas que estavam lá, pois na hora do aperto vimos que podemos contar com eles e eles não decepcionaram. Ganhamos porque acertamos na hora da substituição”, completa.
Do outro lado, Vinícius de Simoni prevê jogo complicado neste domingo. “O Palmeiras é uma grande equipe e muito experiente também, tem tudo para ser mais uma grande partida”, analisa. Para o atual campeão paulista individual, a derrota para o Meninos, no ABC, não abala a confiança do time. “Em um campeonato muito equilibrado é normal perdermos um ou outro jogo como também aconteceu nos anos anteriores. O time é experiente, os últimos anos mostram quem uma derrota não abala o time, muito pelo contrário, serve de lição aprendida para corrigirmos o que for necessário”, finaliza.
No Parque São Jorge, acontece o clássico dos opostos. De um lado, o líder Corinthians, que segue em busca do título do turno; do outro, o Santos, que tenta deixar a lanterna. O Timão aposta na força dos treinos para se manter na liderança. “O Corinthians respeita demais a equipe do Santos e por isso treinou forte durante a semana para tentar ganhar em casa”, fala Tadeu. O botonista corinthiano também alerta para o fato da equipe praiana ter perdido seus dois primeiros jogos. “O fato do Santos ter perdido as duas partidas, mais atrapalha do que ajuda, pois a responsabilidade da vitória aumenta”, afirma. Tadeu também reforça que o time está focado em vencer o primeiro turno e já se garantir na final, mas descarta o favoritismo. “Não consideramos o Corinthians como o time a ser batido, até porque existem grandes equipes tão fortes quanto a nossa, mas estamos focados para vencermos o primeiro turno já que teremos os próximos três jogos em casa, e assim tentar garantir uma vaga para a grande final”, analisa.
Já o Santos, vai em busca da regularidade. Após estar vencendo o Palmeiras e sofrer a virada nas duas últimas rodadas, a equipe da Vila Belmiro reconhece a superioridade do adversário no confronto deste domingo. “Pra falar a verdade, não estou com muitas expectativas para este jogo. Acho que o fator treino tem impedido nossa equipe de ter um bom rendimento. Além disso, o time do Corinthians está mais forte que o Santos no momento”, justifica o atleta do Peixe, Sérgio Ricardo. Mas apesar das dificuldades, o botonista santista espera surpreender “Espero que possamos ter um bom desempenho. E quem sabe beliscar nossa primeira vitória, não é?”.
Por fim, na Vila Maria Zélia, o time do Belenzinho, que também vem de duas derrotas seguidas, espera reencontrar o caminho das vitórias contra o embalado Meninos. O time do ABC chega para o confronto esbanjando confiança, depois da brilhante vitória sobre o atual campeão Círculo Militar na última rodada. “Depois da grande vitória sobre o Círculo, a expectativa é muito grande, pois para muitos já estávamos rebaixados. Mas, nós sabemos da capacidade de cada um”, explica o botonista de Rudge Ramos, Lê. O atual número 1 do ranking paulista também frisa o equilíbrio da competição. “Os times estão bem nivelados e todos os jogos são complicados, portanto, penso que temos chance contra todos os times, mas creio que o jogo deste domingo será um dos mais difíceis, pois jogar lá no Maria Zélia não é nada fácil, afinal eles dominam muito bem as mesas e tem um ótimo time. Creio que vai ser um grande jogo”, completa.

terça-feira, 13 de março de 2012

Palmeiras e Corinthians dividem a liderança do Paulistão de Futebol de Mesa


Foi realizada neste domingo (11), a segunda rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 2012. Palmeiras e Corinthians repetiram as boas atuações da estreia e já despontam como favoritos ao título. Mas o grande jogo da rodada aconteceu na cidade de São Bernardo do Campo, onde o Meninos se recuperou do tropeço na rodada inaugural e derrotou o atual campeão Círculo Militar. O atual número 1 do ranking paulista, o botonista Lê foi o nome do jogo anotando 13 dos 18 pontos disputados.
Ficha Técnica:
MENINOS 62 X 41 CÍRCULO MILITAR
Parciais: 05X11; 10X07; 12X06; 09X09; 10X07 e 16X01.
Meninos: Faccio (10/18), Vinícius Ramalho (09/18), Velho (03/12), Marcelo Wagner (11/18), Teruel (10/18) e Lê (13/18). Entrou: Schalke (06/06).
Círculo Militar: Bruno Varoli (00/09), Vinícius (03/09), Cássio (10/18), Farinha (04/12), Muratore (03/09) e Thiago (09/18). Entraram ainda: Perrotti (06/09), Rafael Santos (00/09), Duda (03/09) e Espel (00/06).

Na Vila Belmiro, o Santos recebeu o Palmeiras disposto a apagar a má atuação da primeira rodada. O jogo esteve empatado nas duas primeiras rodadas, quando a equipe praiana conseguiu abrir seis pontos de vantagem. Mas, nas duas últimas rodadas, o time de Palestra Itália reagiu, virou a partida em grande estilo e fechou o jogo com uma vantagem de 18 pontos.
Ficha Técnica:
SANTOS 41 X 59 PALMEIRAS
Parciais: 09X09; 08X08; 10X07; 10X07; 02X14 e 02X14.
Santos: Edu Santos (12/18), Rafa (05/18), Dentinho (02/15), Sérgio Ricardo (11/18), Limão (00/12) e Alex Bahr (10/18). Participaram também: Valini (00/03), Pierrinho (00/03) e Charleaux (01/03).
Palmeiras: Michilin (13/18), Diney (03/09), Guga (03/09), Quinho (13/18), Dema (10/18) e Mauro (08/18). Entraram: Artur (03/09) e Melli (06/09).

E no Belenzinho, em um dos confrontos mais acirrados da rodada, o Corinthians comprovou seu favoritismo e derrotou seu algoz, o Maria Zélia. O corinthiano Valbono, em uma manhã inspirada foi o destaque do jogo e da rodada, com 15 pontos anotados. Do outro lado, Jefferson somou 14 pontos e foi o único botonista que terminou a rodada invicto.
Ficha Técnica:
MARIA ZÉLIA 43 X 58 CORINTHIANS
Parciais: 10X07; 03X12; 09X09; 03X12; 12X06 e 06X12.
Maria Zélia: Jefferson (14/18), Garcia (11/18), Barricelli (03/12), Dile (00/06), Fernando Santos (01/09) e Marcio Lima (10/18). Entraram na partida: Belini (01/09), Pica Pau (00/06) e Rodrigo Ribeiro (03/09).
Corinthians: Galdeano (10/18), Valbono (15/18), Renan (08/18), Tadeu (07/18), Alessandro (07/09) e Justa (08/18). Entrou ainda: Barbosa (03/09).

sexta-feira, 9 de março de 2012

Segunda rodada do Paulista de Futmesa promete grandes jogos e muitas emoções


Será disputada neste domingo (11), a 2ª rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa. Os jogos prometem equilíbrio e todos os mandantes perderam na rodada inaugural.
De acordo com a enquete feita pelo BLOG DO VALINI, o destaque fica para o jogo que acontece no Belezninho, entre Maria Zélia e Corinthians. O atual campeão do Torneio Início espera contar com o talento de seus principais atletas (Marcio Lima, Jefferson, Garcia e Sérgio Nenê) para voltar a vencer.
"Esperamos um jogo bastante dificil contra o Corinthians. Imagino que eles virão com outro espírito este ano, pois eles foram surpreendidos no ano passado e acabaram perdendo a chance de conquistar o título no final", ressalta Mura.
O "capitão-mor" do Belenzinho destaca ainda que o fato do Corinthians possuir em seu elenco jogadores que já passaram pelo Maria Zélia, pode deixar o jogo mais competitivo. "Imagino que o jogo será bastante equilibrado, já que alguns botonistas que estão no Corinthians, já jogaram conosco em anos anteriores e o pessoal conhece bastante o jogo de cada um, por isso acredito em equilíbrio e decidido em pequenos detalhes".
Mura também ressalta que apesar da derrota na estreia, o ambiente do clube modificou, para melhor, após o título do Torneio Início. "O clima após a conquista do Torneio Início está ótimo! Os nossos botonistas estão procurando treinar mais, os novos praticantes estão empolgados e até gostariam de participar da série C, mas achei um pouco prematuro para assumir uma responsabilidade dessas apenas com os novatos".
Por outro lado, o time de Parque São Jorge, quer mais uma vitória para continuar na briga pela ponta da competição. “A preparação para o jogo com o Maria Zélia não foge ao que sempre é feito internamente, pois no torneio só temos times fortes como adversários. Porém, na intenção de buscar o título, pretendemos buscar os 3 pontos no Belenzinho”, destaca o botonista corinthiano Justa.
Aliás, as atividades do Departamento de Futebol de Mesa do Corinthians neste início de ano estão a pleno vapor. “O Corinthians está treinando forte desde a entrega das bolinhas novas. A sala nova, contando com excelente infra-estrutura, está sempre cheia às quintas-feiras”.
O craque do “Timão” também destaca que o time do Maria Zélia tem sido o algoz corinthiano nos últimos confrontos. “O Corinthians vem de duas derrotas seguidas para o Maria (equipes 2011 e Torneio Início) e isto oferece mais um ingrediente para o excelente jogo deste domingo”.

MENINOS X CÍRCULO MILITAR

Na cidade de São Bernardo, a equipe do Meninos, que em fevereiro completou 10 anos de atividades, busca a reabilitação diante do remodelado Círculo Militar. E o foco do time do ABC está relacionado ao bom desempenho que o clube apresentou na estreia. “Depois do ótimo jogo que fizemos contra o Corinthians, nossa expectativa é grande em relação a repetir o feito, até uma vitória, já que além da boa atuação da primeira rodada, nossos jogadores estão passando por uma boa fase individualmente”, frisa o capitão Maurício Faccio.
O atleta do Meninos prega respeito ao adversário, mas promete um time agressivo em busca dos primeiros pontos na competição. “Respeitamos muito o Círculo, pela grande equipe que tem, mas domingo, em nossa casa, vamos pra cima em busca da vitória”, conclui.
Após reformular a equipe para 2012, o Círculo Militar chega para essa partida, empolgado com a vitória obtida na rodada inaugural. “Acho que o time está bem. Embora tenha mudado muito do ano passado para este, acho que o time está num ótimo nível. E contra o Meninos, a gente espera sempre uma partida difícil. A gente sabe que é favorito, mas temos consciência que é sempre um jogo complicadíssimo, pois o Meninos tem excelentes jogadores”, analisa o técnico Duda Paiva.

SANTOS X PALMEIRAS

E na Vila mais famosa do Mundo, Santos e Palmeiras levam para as mesas a rivalidade dos gramados. Será a primeira partida da equipe santista em sua casa, na volta à divisão principal do Futmesa Paulista. O alviverde aposta, mais uma vez, no conjunto e na categoria de atletas como Mauro, Quinho, Michilin, Diney e companhia para conquistar mais um triunfo. Já o time da Baixada quer esquecer o tropeço da primeira rodada e para isso, espera foco total dos botonistas no jogo.
“Precisamos começar o jogo mais ligado, porque se deixarmos o adversário abrir vantagem e ganhar confiança, as coisas vão se complicar de novo. A expectativa é de um jogo bastante equilibrado, diferente do que aconteceu na estreia”, alerta Eduardo Santos.
Já o botonista e comandante palmeirense, Michilin, acredita que a partida deste domingo será decidida nos detalhes. "Acho que esse ano cada partida é ainda mais decisiva que nos outros anos, pois como teremos final entre os vencedores dos dois turnos, cada partida é uma verdadeira decisão para conquistar o turno. Começamos bem, vencendo o Maria Zélia e vamos enfrentar o Santos sabendo que será um jogo muito equilibrado, decidido nos detalhes".

segunda-feira, 5 de março de 2012

Site diz que Ituano tem 22% de chance de ser rebaixado


Apesar da pífia atuação do último sábado (3), quando perdeu em casa para o Linense por 3 a 2, o Ituano é a equipe que tem mais chances de se livrar da Série A-2 do Campeonato Paulista em 2013. Segundo o site chancedegol.com.br, o Galo de Itu tem apenas 22,1% de chance de rebaixamento. Faltando sete rodadas para o término da primeira fase do Paulistão, o Ituano ocupa a 14ª posição, com 11 pontos ganhos. Matematicamente, a equipe precisa somar 20 pontos para se livrar da degola.
Na próxima rodada, o Rubro-Negro viaja até Ribeirão Preto, onde enfrenta o Comercial, partida que acontece no sábado (10), às 16h no estádio Palma Travassos. Na sequência, o Ituano terá pela frente o São Caetano (em casa), Botafogo (fora), Mogi Mirim (fora), São Paulo (casa), Mirassol (em casa) e Oeste (fora).
De acordo com o chancedegol.com.br, outros seis times estão ameaçados pelo fantasma do rebaixamento. Entre eles, a pior situação é do Xv de Piracicaba, que tem 94,4% de cair. A equipe piracicabana soma apenas cinco pontos em 36 disputados, um aproveitamento de apenas 13,9%. Em seguida, aparece o Comercial, próximo adversário do Ituano, que registra 79,6% de ser rebaixado. A equipe de Ribeirão Preto somou até aqui, sete pontos. Na 18ª colocação, com oito pontos somados, a Catanduvense está com 63% de chances de degola. Coincidentemente, Xv, Comercial e Catanduvense subiram para a divisão principal do futebol paulista nesta temporada.
Os demais times com chances de rebaixamento são, pela ordem, os seguintes: Botafogo (60,8%), Guaratinguetá (48%) e Oeste (30%).

CLASSIFICADOS:
Já a briga pela parte de cima da tabela, registra cinco definições, de acordo com o site chancedegol.com.br. Segundo as estatísticas, Santos e Corinthians estão com 99,9% de chances de classificação, mesmo faltando sete rodadas para o final da primeira fase. O Palmeiras, atual 3º colocado, possui 99,8% de chances de avançar de fase. O outro time na casa dos 99% de classificação é o São Paulo (99,1%). O 5º colocado, Mogi Mirim, também se aproxima das quartas de final, com 97,7% de chances. Outro time do interior bem cotado para avançar de fase é o Bragantino, com 81,2%.
Logo após aparece os dois campineiros: Guarani, com 73,6% de possibilidade de classificação e Ponte Preta, com 67,1%.
Continuam na briga por uma vaga na fase seguinte, Linense (43,3%), Mirassol (20,4%), Paulista (6,5%), São Caetano (6,1%) e Portuguesa (5%).