domingo, 24 de fevereiro de 2013

Após ser dispensado pelo Corinthians, Sandro Pirikito acerta com o CDB



Uma semana após ter sido dispensado pelo Corinthians, Sandro Pirikito (foto) acertou neste final de semana com um novo clube. O botonista indaiatubano irá defender a equipe principal do CDB (Clube do Botão) de Campinas. Porém, ao revelar para o BLOG DO VALINI seu novo clube, Pirikito anunciou que esta deverá ser sua última temporada no Futebol de Mesa;
            O botonista explicou que sua saída do Corinthians ocorreu devido ao excesso de militantes. “Saturou o Departamento de Futmesa e tinha que acontecer cortes. Aí, os que menos apareceram foram dispensados e eu acabei entrando na lista. Fiquei muito triste em ter saído, pois se eles (Corinthians) deixassem me aposentaria lá!”. Pelo clube de Parque São Jorge, Pirikito que havia adotado o apelido de Gavião, conquistou um quinto lugar no Super Open de 2012 em Socorro e o título invicto do Torneio Início por Equipes neste ano. “Pelo menos nesse pouco tempo que fiquei no Corinthians (um ano), tive o prazer de jogar com dois botonistas que admiro muito. O Tadeu e o Justa”, completou.
            Sobre sua transferência para o time campineiro, Pirikito revelou que pesou bastante a proximidade de sua casa e o fato de poder treinar durante a semana. “O João Pedro está indo duas quartas por mês para o CDB, e como ele passa em frente a minha casa, fica mais fácil pra mim”. Com isso, Sandro Pirikito será inscrito na equipe principal do Clube do Botão.
            Além disso, o botonista disse que esta pode ser sua última temporada no Futebol de Mesa. “Estou treinando forte, ano que vem vou começar a correr de Montain Bike, e todas provas são aos domingos. Somos em oito ciclistas aqui em Indaiatuba. Esse também foi um motivo de ir pro CDB , quero encerrar a carreira jogando na série A”.

Em tempo: o BLOG DO VALINI apurou que além de Sandro Pirikito, o Corinthians dispensou também os botonistas Tati, Isaías e Magalhães.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Lely: o maior roqueiro do Futmesa paulista está de volta às mesas


Quem compareceu a sala de jogos “Marcio Roberto Ramalho” em São Bernardo do Campo, no último sábado (16), teve uma grata surpresa. Enquanto Meninos e Maria Zélia se enfrentavam pela primeira rodada do Campeonato Paulista de Aspirantes, um “craque” do Futebol de Mesa fazia sua “reestréia” após quase sete anos afastado do esporte. O nome dele: Lely (foto). E para quem estava há tanto tempo longe das mesas, o desempenho foi acima do normal. 80% de aproveitamento nos pontos disputados (08/10) e uma extraordinária média de 4,6 gols por jogo (23 em 05 partidas).
            Lely é ainda integrante da banda cover mais famosa do Iron Maiden (The Best Maiden) e entre ensaios, shows e treinos, encontrou um espaço em sua apertada agenda para falar com o BLOG DO VALINI sobre seu retorno ao Futebol de Mesa, os desafios para a temporada, as possibilidades do Maria Zélia no campeonato e claro, como conciliar música e botão. Confira o bate papo:

BLOG: Após um período longe das mesas, o que te motivou a retornar para o Futebol de Mesa?
Lely: Antes de mais nada, obrigado pela entrevista meu grande amigo Ivan! Fiquei longe das mesas praticamente por 7 anos. Estava com muitas tarefas e tive que me afastar. Mas não tem jeito, senti uma falta imensa de jogar. Meu irmão Lennon (botonista do Maria Zélia) também é um dos responsáveis pela minha volta, ele me incentivou muito. Não pensei duas vezes, peguei meu time e fui treinar no Maria Zélia e, posso lhe garantir, não sei como eu consegui ficar todo esse tempo afastado de um esporte tão maravilhoso que é o Futebol de Mesa. E claro, rever meus amigos!!!

BLOG: Pretende levar a temporada 2013 a sério ou irá jogar em apenas algumas ocasiões?
Lely: Com certeza vou levar a sério esse ano de 2013! Mas, infelizmente, não tenho como jogar todos os jogos e torneios anuais. Estou procurando treinar durante a semana quando não tenho tantas tarefas pessoais. É evidente que não conseguirei jogar todas as partidas, mas, acredito que em mais de 70 por cento dos jogos estarei presente ajudando a equipe do Maria Zélia. Vou até me arriscar a jogar alguns torneios abertos.

BLOG: Como pretende conciliar as apresentações da banda com o Futmesa?
Lely: Estou realmente tentando conciliar os shows e o Futmesa. Já fiz um pré-agendamento levando em conta os shows, principalmente aqueles que forem realizados em São Paulo. Desta maneira vai ficar mais fácil realizar as duas atividades.

BLOG: Gostou da bolinha que está sendo usada neste início de ano?
Lely: Pelo que senti da bolinha desse ano, ela está mais leve. Não a achei tão irregular quanto aquela dos anos anteriores. Talvez pelo fato de eu ter ficado um bom tempo parado, não senti tanta diferença como o pessoal que já vem jogando.

BLOG: No meio botonístico você é considerado um jogador acima da média. Por que optou por jogar no time Aspirantes do Maria Zélia?
Lely: Obrigado pelo elogio! Hoje ainda estou em fase de adaptação, pois a competitividade é muito alta, os demais jogadores também são acima da média, mas eu optei pelo time Aspirante por dois motivos: o primeiro porque os jogos são realizados aos sábados, o que irá me permitir jogar e conciliar com alguns shows. Na categoria principal, os jogos são realizados de domingo e eu jamais conseguiria participar, pois chego bem tarde dos eventos. E o outro motivo é ainda a adaptação, preciso subir novamente degrau por degrau, sei que estou ainda precisando melhorar muito o meu futebol e acredito que só o tempo vai me proporcionar maior competitividade.

BLOG: Embora a equipe tenha perdido na primeira rodada, você considera que o Maria Zélia pode brigar pelo título da categoria Aspirantes nesta temporada?
Lely: Senti que na primeira rodada do campeonato a equipe estava um pouco ansiosa, não conseguimos encaixar o jogo. Vale salientar o grande time montado pelos Meninos para esse ano. Eu acredito demais no nosso time. Precisamos agora nos concentrar, esquecer esse jogo e voltar com tudo para a próxima rodada. Acredito que esse ano vão ocorrer vários jogos super disputados, com grande times também, mas podemos sim brigar pelo título, eu particularmente acredito muito!

BLOG: É mais fácil fazer cover do Iron Maiden ou jogar botão?
Lely: Olha, para falar a verdade, ambos são muito difíceis! Cada um de um modo diferente. No cover do Maiden é aquela concentração antes, durante o show e pós show, você tem que estar ligado em tudo: nas músicas, no set list, no script do show, etc. No caso do Futebol de Mesa, qualquer falta de concentração, mesmo que seja por alguns segundos, pode acabar colocando tudo por água abaixo. Os dois realmente exigem muito, acredito que sejam bem difíceis. (risos).

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Favoritos estreiam com vitória no Paulista de Futmesa

            Aconteceu neste domingo (17), a 1ª Rodada do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa 2013. Círculo Militar e Corinthians confirmaram o favoritismo e venceram com tranquilidade. O Maria Zélia derrotou o Fundação e no jogo mais aguardado da rodada, o Palmeiras passou pelo Meninos.
            No Ipiranga, o atual campeão estreou em grande estilo e confirmou que está muito forte para esta temporada. O Corinthians não tomou conhecimento do Cisplatina e aplicou sonoros 64 a 08. O destaque do jogo foi Galdeano.
            No Ibirapuera, o Círculo Militar, com força máxima, venceu sem maiores dificuldades o caçula Clube do Botão por 54 a 18. O maior pontuador do jogo foi Thiago (Círculo Militar) com 10 pontos em 12 disputados. Mas, Bruno Varoli obteve 100% de aproveitamento e anotou 08 pontos em quatro jogos.
            O Maria Zélia encarou o campeão da Copa Estado de 2012 e também venceu. Com Marcio Lima inspirado (100% de aproveitamento), a equipe do Belenzinho aplicou 44 a 28 em cima do Fundação.
            No “novo” Palestra Itália, aconteceu o principal jogo da rodada. E com uma grande atuação de Quinho, o time da casa venceu todas as rodadas e derrotou a equipe do ABC por 44 a 28. As parciais foram: 08 X 04; 07 X 05; 07 X 05; 07 X 05, 08 X 04 e 07 X 05.
O Palmeiras atuou e venceu com: Quinho 11/12, Diney 09/12, Michilin 06/10, Dema 04/10, Mauro 06/08, Jefferson 06/12. Entraram ainda: Dentinho 00/02, Hylson 02/02, Paolo 00/02 e Melli 00/02.
O Meninos jogou com: Teruel 00/06, Lê 04/12, Faccio 05/12, Edu Santos 05/12, Vanno 03/12 e Cássio 09/12. Entrou: Vinicius Ramalho 02/06.
Com isso, a classificação do Paulistão 2013 é a seguinte:
Grupo A: 1º Corinthians, Palmeiras e Maria Zélia: 03 pontos ganhos. 4º Clube do Botão: 00 ponto; No Grupo B: 1º Círculo Militar: 03 pontos. 2º Meninos, Fundação e Cisplatina: 00. Lembrando que no primeiro turno, acontece o cruzamento dos grupos. A próxima rodada será disputada no dia 17 de março.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CÍRCULO MILITAR: “A ordem é recuperar a hegemonia”

 Em 2012 a equipe do Ibirapuera subiu vários botonistas do time Aspirantes para o principal. O resultado? Uma equipe que cresceu demais na reta final, chegou a final e empatou a decisão, perdendo o título em virtude da melhor campanha do adversário. Com isso, o Círculo Militar entra em 2013 com uma base sólida e forte e reforçada por três grandes jogadores. Celsinho, retorna após boa passagem pelo Futmesa carioca. Do Rio de Janeiro também o atual campeão sul-americano Fabio Borges, que espera obter em São Paulo e mesmo brilho que teve na cidade maravilhosa. E a última boa notícia, foi o retorno de Victor Varoli às mesas. Dessa forma, nem mesmo a saída do vovô Cássio parece preocupar o clube, que também mudou seu treinador para esta temporada. Saiu Duda e entrou o ex-número 1 do ranking paulista Farinha. Resumindo: o Círculo Militar está pronto para voltar a vencer!

ELENCO: Bruno Varoli, Celsinho, Duda, Fabio Borges, Farinha, Muratore, Perrotti, Thiago, Vinícius e Victor Varoli.

OLHO NELE!
THIAGO: Frieza e técnica. Um dos melhores defensores de São Paulo. Marca muito bem e sua calma torna o jogo com menos chances de gol, o que dificulta muito, pois tem ótimo aproveitamento de ataques.





BLOG: Quais as lições que o Círculo Militar tira do vice-campeonato do ano passado?
Duda: A lição é a certeza de continuar fazendo o que sempre fizemos. Ano passado perdemos jogadores importantes e subimos quatro jogadores preparados no B, como tantas vezes aconteceu, na rotina de perder e criar craques dos últimos 15 anos. O Bruno Varoli acabou o ano como 3º do ranking, Muratore e Espel cresceram muito e infelizmente o Petha teve que sair. Estamos há 6 partidas invictos e perdemos o título com um empate, perdendo um gol na campainha. Uma pena. Mas continuamos fortes, apenas com "uma cicatriz a mais".

BLOG: O que a equipe precisa ter nesse ano que não tinha em 2012?
Duda: Opções de banco. Ano passado planejamos uma equipe com 11 e acabamos numa final com 8. Fora isso, condições melhores de treino e jogo na nossa sala, o que nos prejudicou muito e que já estamos providenciando.

BLOG: Quem são os principais adversários do Círculo Militar nesta temporada?
Duda: Posso estar enganado, mas acredito que esse ano teremos o campeonato mais difícil da história. O Meninos já tinha um time muito forte e se reforçou brilhantemente. O Corinthians ganhou tudo e vem cheio de gás, com reforços. O Palmeiras vem com Jefferson, além do time sensacional que já tem, e agora novamente com uma "casa". E nunca se pode menosprezar o Maria Zélia. Fora os times que subiram, que não irão vencer, mas podem "atrapalhar" qualquer um. Acredito realmente num campeonato imprevisível. Mas como dizia Jorge Aragão: "Respeite quem pôde chegar onde a gente chegou".

MENINOS: “Velho sonho vira realidade”


Todo botonista que defende o Meninos sabe que a meta do time para este ano é ser campeão. E no papel, o time está preparado. Sob a capitania de Vinícius Ramalho, a equipe de São Bernardo do Campo fez contratações de impacto para esta temporada. O trunfo está em uma dupla de supercampeões: Cássio e Eduardo Santos. O primeiro chega para ser o líder do time e o segundo é garantia de bons resultados. Fora isso, a equipe também “roubou” do rival Fundação, Giorgio, que fez uma temporada excepcional em 2012. Tudo isso, somado a Lê, Faccio, Vanno, Teruel e companhia, tornam o Meninos um dos grandes favoritos ao título. Alguém duvida?

ELENCO: Teruel, Cássio, Vanno, Lê, Eduardo Santos, Vinicius Ramalho, Faccio e Giorgio.

OLHO NELE!
: Possui um toque de bola infernal. Tem uma habilidade fora de série e chuta muito bem nos cantos. O fato de jogar com times "fora do padrão" dificulta ainda mais sua marcação.






BLOG: O time do Meninos deste ano é melhor ou pior que os dos anos anteriores?
Edu Santos: Na teoria melhor. Agora temos que ver se os resultados serão melhores dos que os já alcançados. Esse é o objetivo.

BLOG: Em que a vinda do Cássio, maior contratação da temporada, pode ajudar o Meninos?
Edu Santos: Ajuda muito, porque além de conhecer demais sobre o jogo, joga demais também. Então ajuda nos dois pontos.

BLOG: Você se considera um jogador diferenciado?
Edu Santos: Não. Sou um bom jogador, capaz de ajudar bem numa equipe, mas bons degraus abaixo dos diferenciados.

FUNDAÇÃO: “Pra manter o embalo”

 
Um time em busca de reconhecimento. Assim promete ser o CREF no Paulistão 2013.
O grande campeão da Copa Estado de 2012 não só quer permanecer na divisão principal do Futmesa paulista, como pretende incomodar os grandes nesta temporada. Do vitorioso time do ano passado, apenas uma baixa: a saída de Giorgio para o “arqui-rival” Meninos. O time perdeu ainda Ícaro, que seguiu para o Maria Zélia. Porém, o Fundação se reforçou, e bem! Da equipe do Santos, chegaram o experiente Kiko e o ótimo Vitor Luiz. De Itu, veio o “Rei do Interior” Tchaka. Somados a Aldecoa, Coruja, Arthurzinho

ELENCO: Kiko, Feliciano, Tchaka, Vitor Luiz, Brambilla, Coruja, Claudio Roberto, Hélio, Miguel, Michelacci, Luiz Mab, Arthurzinho, Aldecoa e Almeida.

OLHO NELE!
VITOR LUIZ: Chuta muito bem das pontas, joga tranquilo e tem bom toque de bola. Sempre pode surpreender.





BLOG: O time deste ano é mais forte que o do ano passado?
Aldecoa: Sim, Apesar de perdermos até então nosso principal jogador do ano passado (Giorgio), ganhamos três reforços de peso (Tchaka, Kiko,Victor Luiz),que podem brigar por vagas com qualquer um que foi titular no ano passado e podem compor um banco de reservas competitivo, coisa que fez falta no ano passado. Diferente de 2012, agora são 6 jogadores. Para este ano temos uma equipe maior e mais completa que no ano passado, vamos dar trabalho para os "grandões".

BLOG: Você ainda vê alguma carência na equipe?
Aldecoa: Apesar de jogadores experientes na equipe, acredito que ainda falta um jogador que dê o puxão na equipe.

BLOG: Até onde o time pode chegar no Paulista?
Aldecoa: Sabemos do potencial de todas as equipes do campeonato que esta cada ano mais forte. Porém, o Fundação não voltou apenas para compor o campeonato e vai surpreender muita gente.

CISPLATINA: “O que vier é lucro!”

O Cisplatina fica na “bolsa de apostas” como forte candidato ao rebaixamento. Mas quem depositar as fichas nisso, pode ficar no prejuízo. É bem verdade que a vaga para a elite só veio fora das mesas, com a desistência do Bloco do “R”, mas o time do Ipiranga quer surpreender. Embora nenhum jogador “de nome” tenha sido contratado para esta temporada, a equipe confia em um nome de peso: Toninho, jogador experiente e que pode colaborar com o crescimento do time na competição. Outro jogador que pode crescer ao longo da temporada é Chico Rojo, cujo Futmesa vem em constante evolução. Guerra, De Franco, Eliahou, Hideo e o presidente Farah são botonistas do Máster que podem ajudar a equipe em algumas partidas. Se no papel, o time para o Paulistão não é muito animador, acreditar é preciso.

ELENCO: Agra, Cambraia, Chico Rojo, Nannini, Picolino, Régis, Toninho, Alex, Celso Luiz e Edu Bola.

OLHO NELE!
RÉGIS: É um dos botonistas que mais evoluiu nos últimos meses. Tem um jogo rápido e chuta tanto de longe, como de perto com a mesma precisão. Deve crescer ainda mais ao longo da temporada.
 




BLOG: Em sua opinião, o Cisplatina caiu em um grupo difícil?
Chico Rojo: Acredito que não existe grupo fraco, até pelo fato dos critérios de divisão da Federação Paulista serem bem justos. Mas dos dois grupos vejo o nosso como o menos "pedreira", afinal fugimos do Corinthians (atual campeão paulista e torneio início 2013) e do Palmeiras, os bichos-papões de equipes na minha opinião.

BLOG: Você está otimista com o time montado para esta temporada?
Chico Rojo: O Cispla manteve o time que brigou pelo acesso conquistado nas últimas possibilidades. Na Copa Estado são cinco titulares, com seis agora no A-1, creio que perdemos um pouco de força. Mas no meu ponto de vista não pode-se dizer que um elenco comandado pelo professor De Franco, com Guerra, Edinho, Chico Rojo, Cambraia, Alex Machado, Agra, Nannini, Régis e demais companheiros é fraco. Temos um bom time, coeso e que joga junto há três temporadas, sempre brigando pelo acesso.

BLOG: O Cisplatina tem ambição de permanência na elite do Futmesa Paulista?
Chico Rojo: O Cispla entrou pela porta da cozinha e quer sair pela porta da frente. A oportunidade apareceu e queremos incomodar os grandes. Com certeza temos noção que o pensamento é entrar para lutar pela permanência na elite, mas nunca devemos desistir do otimismo e acreditar sempre que podemos mais que isso. Mas daremos o sangue pra mantermos o tricolor do Ipiranga no lugar que ele sempre mereceu estar.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CORINTHIANS: “Pronto para o Bi”

 
Para o Paulistão 2013, o Corinthians larga como favorito pela simples razão que o elenco segue muito acima da média. Se não bastasse isso, a equipe de Parque São Jorge trouxe dois ótimos reforços, que faz com que o time tenha no banco, atletas do mesmo nível que os titulares. Após jogar o 2012 no Santos, time do coração, Sérgio Ricardo está de volta ao Parque São Jorge. A segunda novidade foi a contratação, confirmada apenas neste início de ano, de Alex Bahr, atual Campeão Paulista Individual, que tinha quase tudo acertado com o Palmeiras e acabou indo para o rival. Outro destaque é Valbono, atual unúmero 1 do ranking paulista. E se 2012 foi o “ano corintiano”, 2013 já começou do mesmo jeito, com a equipe levantando, de forma invicta, o Torneio Início. Ou seja, os adversários terão que se desdobrar se quiserem parar o “Todo Poderoso”.

ELENCO: Renan, Zero, Justa, Valbono, Sérgio Ricardo, Quartim, Galdeano, Tadeu, Alessandro e Alex Bahr.

OLHO NELE!
VALBONO: jogador com um chute excepcional. Não "inventa" no toque de bola e tem como virtude um jogo variado, explorando bem as duas pontas, o que torna muito difícil de marcar.




BLOG: O Corinthians começa o campeonato como favorito?
Tadeu: Não é porque o Corinthians ganhou no ano passado que irá começar como favorito, de maneira alguma. Mas, pode ser considerado um dos favoritos. Depois de uma conquista fica mais difícil de vencer na próxima.

BLOG: Qual o segredo para se dar bem no Campeonato Paulista?
Tadeu: O segredo é ter uma equipe consistente, que treine bastante. Tem que ter um bom elenco, com no mínimo três bons reservas em todos os jogos, e na hora da final ter concentração total, porque um detalhe pode definir uma partida equilibrada.

BLOG: Quem pode atrapalhar os planos do bicampeonato neste campeonato?
Tadeu: São várias equipes que podem atrapalhar um eventual bi-campeonato. O Círculo Militar vem com grandes reforços, um deles é o Fábio Borges, que é grande jogador, e sempre faz partidas equilibradas com o Corinthians. Nas últimas 10 partidas acho que empatamos umas 4 ou 5; o Palmeiras que sempre foi forte e agora com o Jefferson dificultará ainda mais; o Meninos que também já era forte, agora conta com ótimos reforços, um deles é o Cássio que vai levar a sua experiência e é um estudioso do Futebol de Mesa, podendo levar a equipe à final, tranquilamente. E ainda tem o Maria Zélia, que tem tradição e ótimo elenco, só precisam ter comprometimento durante o ano todo que serão fortíssimos, com certeza, podendo superar qualquer um desses times. Resumindo, será um campeonato eletrizante pela sua forma de disputa, onde um detalhe de um jogo poderá levar uma equipe ao título.

PALMEIRAS: “Casa nova para acabar com o jejum”



O Palmeiras entra na disputa do Paulista tentando relembrar 2007 e esquecer 2012. A campanha do ano passado foi pífia para o alviverde, que permaneceu durante todo o campeonato na parte de baixo da tabela. Entre os chamados grandes do Futebol de Mesa paulista, a equipe de Palestra Itália é a que está mais tempo na fila: 5 anos. Para encerrar esse incômodo jejum, o time trouxe “o reforço”, Jefferson. O atleta irá se juntar a craques como Mauro, Quinho, Diney e companhia. Resta saber se o técnico Michilin conseguirá fazer um time que é praticamente imbatível jogando com uma linha de quatro (basta ver os títulos brasileiros) se tornar vencedor jogando em uma linha de seis. Outro ponto positivo é que com as reformas do novo estádio de futebol, o Departamento de Futmesa do clube voltou a funcionar na Turiassu.

ELENCO: Arthur, Dema, Melli, Dentinho, Bolla, Hylson, Jefferson, Quinho, Mauro, Paolo, Michilin, Narduche e Diney.

OLHO NELE!
QUINHO: Um dos melhores tocadores do Brasil. Seu excelente toque de bola faz com que seu aproveitamento de ataques seja muito acima da média. Além disso, é bom chutador nos cantos e por cima, o que o torna quase impossível de ser marcado eficientemente.




BLOG: O Palmeiras entra neste campeonato com boa chance de título?
Michilin: Temos boas chances de título. As mesmas das outras grandes equipes. Voltaremos a jogar "em casa", já que nos últimos dois anos não tivemos sala para mandar nossos jogos e isso motivou nossos jogadores. Não vencemos um Paulista por Equipes desde 2007 e vamos lutar para voltar a conquistar esse título.

BLOG: O Palmeiras se reforçou menos que outros concorrentes. O time entra mais fraco que nos anos anteriores?
Michilin: Muito pelo contrario, acho que temos o melhor grupo do Palmeiras dos últimos anos. Temos uma equipe tetracampeã brasileira (apesar do Brasileiro ser disputado por apenas 4 jogadores) e trouxemos dois reforços de ótima qualidade (Jefferson e Dentinho).

BLOG: Qual a sua motivação para mais um Paulista de Futmesa?
Michilin: A motivação é sempre a conquista de mais um título. Quem já ganhou algum título importante, sabe o gosto da conquista. E vamos lutar para sentir mais uma vez  esse gostinho.

MARIA ZÉLIA: “Projeto 2014 começa agora”


O clube ficou sem seu grande jogador, o craque Jefferson, que deixou o Belenzinho “seduzido” pelo time do coração, o Palmeiras. Com isso, a equipe do Maria Zélia terá que se reconstruir novamente. A espinha dorsal está mantida, o quarteto Barrcelli, Marcio Lima, Dile e Garcia, continua figurando entre os 25 melhores colocados do ranking estadual. A dúvida é saber se botonistas como Belini e Sérgio Nenê irão se dedicar ao máximo nesta temporada. O clube aposta ainda em Fernando Santos, Thiago Roman e Jorge Luis. Outra esperança é que os “santos de casa” Vitor Hugo e Pica Pau façam milagres neste Paulistão. A novidade foi a chegada de Ícaro (ex-Fundação). Nomes como Erismar e Mura, que integram a equipe Máster, podem aparecer em alguns jogos.

ELENCO: Barricelli, Fernando Santos, Sérgio Nenê, Dile, Belini, Pica Pau, Thiago Roman, Jorge Luis, Garcia, Ícaro, Vitor Hugo e Marcio Lima

OLHO NELE!
MARCIO LIMA: Eficiência. Chuta bem de qualquer ponto próximo à área. Joga rápido e tem um aproveitamento excelente em seus chutes, o que faz com que seus jogos costumem ser muito movimentados.




BLOG: Em sua opinião, quem são os favoritos ao título?
Barricelli: Creio que os favoritos são, pela ordem, Corinthians, Palmeiras e Círculo Militar. Acho que a disputa será acirradíssima, pois as forças se equivalem.

BLOG: É muita pretensão afirmar que o Maria Zélia podfe chegar à uma semifinal?
Barricelli: Podemos até chegar às semifinais, mas o momento é de renovação. Portanto, acredito que o Maria Zélia será competitivo em 2014.

BLOG: Qual a expectativa em torno de seu desempenho?
Barricelli: No mínimo, ficarei entre os dez do ranking. Meu objetivo é ficar, pelo menos, entre os cinco primeiros!

CLUBE DO BOTÃO: “Caçula Atrevido”

 
O discurso é o de que o time irá incomodar os grandes, mas ninguém em Campinas ficará triste se o CDB “apenas” conseguir se manter na elite do Futmesa paulista. Evitar o “efeito ioiô” tão comum entre as equipes que sobem para a primeira divisão, mas caem no ano seguinte é a preocupação. Do time que conquistou o vice-campeonato da Copa Estado em 2012, houve apenas uma baixa: a saída de Beto Magrini. Porém, a equipe campineira foi buscar em Itu seus reforços. Do Bloco do “R” vieram, em uma só tacada, três atletas: Fabio Januário, Rafael Mello e o craque João Pedro (8º colocado no Mundialito de 2012 e atual top 20 do ranking paulista). Além disso, o time repatriou da França, Rafael Santos (Petha). O botonista desembarcou no interior para ser o comandante da equipe e usar toda sua experiência adquirida ao longo dos anos em que defendeu o Círculo Militar.

ELENCO: Cristiano Paffrath, Fabio Januário, João Castilho, João Pedro, João Pedro Gall, Rafael Mello, Rafael Santos, Sérgio Filho e Marcio Costa.

OLHO NELE!
RAFAEL SANTOS: Com um jogo cadenciado e com boa defesa, tem bons chutes de média distância. De cabeça fria é um adversário difícil de ser batido.




BLOG: Você acredita na tese de que o Paulistão e a Copa Estado são campeonatos bem diferentes? Ou isso não tem nada a ver?
João Pedro: São completamente diferentes. Primeiro, na Copa Estado são 5 jogadores e no Principal são 6. Segundo, o nível dos jogadores do Principal é bem superior ao nível dos jogadores, tanto do Aspirantes quanto da Copa Estado. Terceiro, o formato de disputa é diferente.

BLOG: Esse vai ser seu primeiro Paulista jogando na elite. Está preparado? Teme algum tipo de cobrança?
João Pedro: Acredito que estou preparado, mas dificilmente serei um dos destaques do campeonato como fui na Copa Estado e no Aspirantes. Com relação a cobrança, nunca temi, pois a cobrança existe em qualquer universo de nossa vida. E as vezes é até saudável, pois no faz crescer.

BLOG: Hoje você colocaria o CDB como candidato a que no campeonato?
João Pedro: Sou um cara otimista, acredito que se todos treinarem um pouco a mais e não faltarem aos jogos, o CDB poderá surpreender. Porém, se for colocar no papel, e for um pouco realista, apenas acredito que o CDB brigue para, no máximo, ficar em 5º no campeonato. Coloco este ano três times como favoritos: Corinthians, Palmeiras e Meninos. Mas vale lembrar da força do Círculo Militar e também do Maria Zélia.

Paulistão 2013: A festa promete!

Quinta-feira, 14 de fevereiro. Hoje, os amantes do Futebol de Mesa estão eufóricos, afinal, se comemora o Dia do Botonista! A data faz referência ao nascimento do “pai do Futmesa”, o campineiro Geraldo Cardoso Décourt. E para celebrar esse dia, o BLOG DO VALINI preparou uma matéria especial sobre o maior campeonato de Futebol de Mesa do país...

...O Campeonato Paulista de Futebol de Mesa de 2013 promete ser um dos mais emocionantes dos últimos tempos. A competição que começa neste domingo (17) tem, pelo menos, quatro equipes com condições de levantar o troféu de campeão.
A lista de favoritos se inicia justamente pelo atual detentor da taça. O Corinthians, com um elenco ainda mais forte que no ano passado, pinta como principal postulante ao título. O segundo candidato é o Palmeiras. A equipe vem embalada pelo tetracampeonato brasileiro e tem um elenco que é digno de seleção brasileira.
            O terceiro favorito vem do ABC. O Meninos chega para a competição com um elenco muito forte, misturando experiência e qualidade. Já o Círculo Militar, se reforçou e chega para o torneio com uma equipe “cascuda” e de ótimo nível técnico.
            No segundo pelotão está o Maria Zélia. Sem o seu “craque”, o time do Belezinho, apesar de contar com jogadores experientes no elenco, não poderá sofrer com a inconstância de alguns botonistas.
            Em um bloco intermediário, Fundação, Clube do Botão e Cisplatina, que chegaram da Segundona (Copa Estado), terão que provar que montaram de fato times de primeira e se estão mais pra lá do que pra cá. Nesse caso, o “para lá” atende pelo nome de Rebaixamento! Ou seja, as peças estão todas na mesa, faltando apenas montar o quebra-cabeça.
            O regulamento deste ano foi alterado. Na primeira fase, os times foram divididos em dois grupos de quatro. No Grupo A, ficaram Corinthians, Palmeiras, Maria Zélia e Clube do Botão; No B estão: Círculo Militar, Meninos, Fundação e Cisplatina. No primeiro turno, os times do Grupo A enfrentam os do B. No segundo turno, jogam dentro de seus grupos, sempre em turno único. As duas primeiras equipes de cada chave avançam para a semifinal, sendo que o 1º A pega o 2º do B e o 1º do B enfrenta o 2º do A; os vencedores decidem o título.
            A rodada inaugural terá os seguintes confrontos, todos com início às 9h:
Cisplatina X Corinthians – no Ipiranga
Círculo Militar X Clube do Botão – no Ibirapuera
Palmeiras X Meninos- no Palestra Itália
Fundação X Maria Zélia- em São Caetano

FIQUE POR DENTRO

EM 2012:
Campeão: CORINTHIANS
Vice: Círculo Militar
Craque do campeonato: Quinho (Palmeiras)
Quem caiu: Santos
Quem subiu: Fundação, Clube do Botão e Cisplatina
Como foi: No primeiro turno, a equipe do Parque São Jorge venceu todos os seus jogos. No segundo turno, em uma grande recuperação, o time do Ibirapuera levou a melhor. Na final, em jogo único disputado dia 25 de novembro na sala do Cisplatina, empate em 50 a 50 e título para o Corinthians por ter tido a melhor campanha durante todo o campeonato.

GALERIA DOS CAMPEÕES

Círculo Militar: 10 (1996/1997/2000/2001/2002/2004/2005/2006/2010/2011)
Colégio São Judas: 05 (1981/1982/1983/1984/1985)
Palmeiras: 05 (1990/1992/1998/2003/2007)
Maria Zélia: 05 (1987/1988/1989/1999/2008)
Corinthians: 03 (1991/2009/2012)
SESI/Perrotti: 02 (1994/1995)
Paulistano: 01 (1986)
Cesp/Perrotti: 01 (1993)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ex-botonista brilha nas mesas... de Poker



Ele começou na Superliga (2001/02), passou pelo Tietê (2003/04), Nacional (2005/06), Meninos (2009/10) e, por duas vezes, vestiu as cores do Bloco do “R” (2007/08 e 2011). Hoje continua brilhando, só que em outro tipo de mesa. Rodrigo Pires se tornou um amante do Poker. Pratica o esporte há cerca de três anos, mas foi no último mês de janeiro que conseguiu seu maior feito: Vencer o Capital Poker Fest (foto). Nesta entrevista, o ex-botonista fala sobre os motivos que o tiraram do Futmesa, seu ingresso no mundo do Poker, o crescimento desse “perigoso” esporte, sua semelhança com o Futebol de Mesa e claro, seus projetos futuros. O BLOG DO VALINI foi recepcionado por Pires, na mansão que o atleta, agora de Poker, ostenta na belíssima cidade de Sorocaba. Confira o bate papo:

BLOG: Por que você resolveu deixar o Futebol de Mesa?
Rodrigo Pires: Em 2010 comecei a ter menos tempo livre. Estava difícil conciliar trabalho, família e Futebol de Mesa e ainda por cima comecei a levar o Poker mais a sério. Não tinha mais tempo para treinar e os resultados já não eram mais os mesmos. Comecei a desanimar.

BLOG: É verdade que em 2011, quando você jogava pelo Bloco do "R" roubaram seu carro em Sorocaba e o bandido acabou levando todos os seus times que estavam no veículo? Poderia explicar essa história?
Rodrigo Pires: Sim, mas na verdade foi em São Paulo. Foi no dia do meu último jogo federado, contra o Corinthians, no Parque São Jorge. Esqueci meus botões dentro do carro e sai à noite. De madrugada, quando fui deixar minha namorada da época em casa, atrás do Shopping Morumbi, chegaram dois bandidos armados e levaram o carro. Felizmente não aconteceu nada conosco. Uns 20 dias depois acharam o carro inteiro, mas sem os pertencer que tinham nele.

BLOG: Hoje você não tem mais nenhum time de botão?
Rodrigo Pires: Não. Me levaram os três times que eu tinha na época, pois não era de fazer coleção. Mas a maior perda foi a palheta, que já jogava há uns 10 anos.

BLOG: O que te fez gostar do Poker? Quando passou a praticar?
Rodrigo Pires: O começo do Poker foi bem parecido com o Futebol de Mesa. Comecei jogando com os amigos do bairro, mas eles desanimaram antes de mim e aí tive que procurar outros jeitos de jogar. No caso do Futebol de Mesa fui procurar um clube e no Poker procurei uma casa de Poker, que é o que não falta em São Paulo.

BLOG: Muitos dizem que o Poker é um esporte que vicia e se perde muito dinheiro. Você concorda?
Rodrigo Pires: Concordo. Nesse meio conhecemos muitas historias de pessoas que perderam quase tudo no jogo. O Poker é um esporte que requer muita disciplina e estudo, os que fazem isso levam vantagem sobre os outros e dificilmente irão perder dinheiro. O mais importante é jogar torneios em que o valor de entrada seja o suficiente para te dar uma certa adrenalina, mas não te faça falta na vida pessoal.

BLOG: Em janeiro último, você venceu um torneio em São Paulo? Foi sua primeira conquista? O que isso significou pra ti?
Rodrigo Pires: Sim. Não foi a primeira conquista, mas com certeza a mais importante até agora. O torneio se chama Capital Poker Fest e é disputado uma vez por mês no H2, maior casa de Poker de São Paulo. Foi disputado em apenas um dia, mas foram mais de 14 horas de jogo. Tem que gostar!!! rs

BLOG: Existe alguma semelhança entre o Futebol de Mesa e o Poker?
Rodrigo Pires: Acho que a maior semelhança é a concentração que precisa se ter. Enquanto no Futebol de Mesa se pode perder um jogo em um ataque errado, no Poker se pode colocar em risco horas de torneio em apenas uma jogada errada.

BLOG: Como o Poker é visto no Brasil hoje? É um esporte em ascendência?
Rodrigo Pires: A cada dia que passa cresce mais o número de jogadores no Brasil. As maiores casas estão sempre cheias, não importa o dia da semana. Em São Paulo há torneios todos os dias e de vários níveis diferentes, é só escolher. Os jogos que passam na ESPN (canal de TV por assinatura) ajudam bastante a divulgar o esporte. Para se ter uma ideia, o maior torneio do Brasil acontece todo final de ano e reúne cerca de 1500 jogadores que terão que desembolsar este ano R$ 2,2 mil cada. É muito dinheiro envolvido.

BLOG: Quais são seus projetos futuros?
Rodrigo Pires: Então, sempre joguei torneios de nível mais baixo (entrada de R$ 100/150 em que o campeão ganha de R$ 2 a 3 mil) e arriscava uns três ou quatro torneios médios por ano (entrada de R$ 300/400 em que o campeão ganha entre R$ 10 e 15 mil). Dos de nível baixo já ganhei uns 10 torneios, mas é o primeiro que ganho de nível médio. Com essa conquista, pretendo jogar mais torneios de nível médio e encarar uns dois Campeonatos Paulistas no ano (entrada de R$ 800). E vamos subindo aos poucos de nível.

BLOG: Pensa em voltar a jogar Futebol de Mesa?
Rodrigo Pires: Apenas se eu tiver tempo para treinar, pois já estava cansado de acertar o pé dos goleiros adversários!..rs

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Bolla e Barthez são punidos pelo TJD


Aconteceu na última semana, o julgamento sobre o problema ocorrido na disputa da Série Cobre do Campeonato Paulista Individual, entre os botonistas Bolla (Palmeiras) e Barthez (Maria Zélia). Após ouvir os atletas, o TJD, composto pelos membros Fabiano Pinna, Francisco Junior e Ulisses Ferreira, decidiu pela punição dos botonistas. Conforme o BLOG DO VALINI já havia antecipado em janeiro, ambos foram penalizados com a suspensão em dois torneios individuais, promovidos pela Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM). O presidente da FPFM, Jorge Farah já foi avisado sobre a decisão, porém, o comunicado oficial deverá ser entregue nos próximos dias. De acordo com o calendário oficial da temporada paulista, a punição deve ocorrer nas disputas do 1º Open (dias 02 e 03 de março) e também no 2º Open (27 e 28 de abril).

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Corinthians inicia 2013 da mesma forma que terminou 2012: CAMPEÃO!




Com a participação de 15 times e mais de 200 botonistas, foi aberta oficialmente neste sábado (2), a temporada 2013 do Futebol de Mesa paulista. O ginásio do Meninos, em São Bernardo do Campo, recebeu o Torneio Início, evento organizado pela Federação Paulista. E nas mesas, após 8 rodadas, o que se viu foi um repeteco do que aconteceu ao longo de 2012, ou seja, o Corinthians campeão.
            Na primeira fase os clubes foram divididos em três grupos, com 5 equipes em cada. No Grupo A, o Corinthians terminou na primeira colocação com 12 pontos ganhos (100% de aproveitamento). Em segundo ficou Maria Zélia com 09 pts, seguido pela Portuguesa Santista (em terceiro) com 04 pts, Nacional (quarto) com 03 pts e Noroeste (quinto) com apenas 1 ponto ganho.
            Pelo Grupo B, o Círculo Militar, também com 100% de aproveitamento, foi o primeiro colocado com 12 pontos ganhos. A equipe do Fundação foi a segunda colocada com 09 pontos. Em terceiro ficou o Clube do Botão, com 04 pts, seguido pela Liga Jacareí com 03 pts e Xv de Agosto que anotou 1 ponto.
            E no Grupo C, os “donos da casa” Meninos anotaram a pontuação máxima, tendo ainda a melhor soma de pontos em jogos de toda a primeira fase. O Palmeiras foi o segundo, somando 09 pontos ganhos. O Cisplatina anotou 06 pontos, ficando na terceira colocação, seguido pelo Flamengo (quarto colocado) com 03 pontos e pelo Ocian (quinto) que terminou sem nenhum ponto.
Após um turno único dentro do grupo, classificaram-se para as quartas de final os dois primeiros de cada chave mais os dois melhores terceiros, pelo índice técnico. Os confrontos foram:
Corinthians (1° do A) 12 X 04 Clube do Botão (2º do Índice Técnico)
Círculo Militar (1º do B) 11 X 05 Cisplatina (1º do Índice Técnico)
Meninos (1º do C) 11 X 05 Maria Zélia (2º do A)
Fundação (2º do B) 04 X 12 Palmeiras (2º do C)
            Nas semifinais, as equipes que jogavam pelo empate acabaram sendo eliminadas. Em um confronto, o Corinthians venceu, apertado, o Círculo Militar pelo placar de 09 a 07. No outro jogo, o Palmeiras anotou 10 a 06 em cima do Meninos.
            Na final, frente a frente o atual campeão paulista da modalidade (Corinthians) contra o atual campeão brasileiro (Palmeiras). Se o alviverde apostava na estreia de Jefferson (ex-Maria Zélia), o alvinegro contava com o retorno de Sérgio Ricardo, além do campeão paulista individual Alex Bahr (que já jogou pelo Palmeiras).
Os confrontos da decisão foram: Galdeano 3 X 2 Jefferson; Justa 7 X 5 Dema; Kleber 0 X 1 Quinho; Sérgio Ricardo 3 X 3 Mauro; Alex Bahr 3 X 1 Hylson; Valbono 5 X 3 Michilin; Tadeu 4 X 5 Diney e Alessandro 2 X 3 Dentinho. Resultado final: Corinthians 09 X 07 Palmeiras e título invicto do Torneio Início, mostrando que o alvinegro de Parque São Jorge é, sem dúvida, o time a ser batido nesta temporada. A conquista deste sábado, em São Bernando do Campo, colocou ainda fim a um jejum que já durava 13 anos. A última e única vez que o "Timão" havia vencido o Torneio Início, tinha sido em 1999 na cidade de Piracicaba.
            A classificação final do Torneio Início foi a seguinte:
CAMPEÃO: CORINTHIANS
Vice-campeão: Palmeiras
3º Colocado: Meninos
4º Colocado: Círculo Militar
5º Colocado: Maria Zélia
6º Colocado: Fundação
7º Colocado: Cisplatina
8º Colocado: Clube do Botão
9º Colocado: Portuguesa Santista
10º Colocado: Flamengo
11º Colocado: Liga Jacareí
12º Colocado: Nacional
13º Colocado: Noroeste
14º Colocado: Xv de Agosto
15º Colocado: Ocian
            Vale destacar que dos clubes que irão disputar os campeonatos deste ano (Paulista e Copa Estado) as equipes de Botucatu e São José do Rio Pardo não compareceram e o time do Ocian irá jogar apenas a Série C.