segunda-feira, 28 de abril de 2014

Chuva de gols marca o 2º Open Paulista

Marcar 99 gols em apenas 13 jogos, uma média superior a 7,6 gols por partida. Números dignos de um campeão, certo? Errado! No último final de semana, durante a disputa do 2° Open Paulista, o “artilheiro” do Paulistão por Equipes, Vinícius de Simoni, mais uma vez foi o grande destaque anotando os números acima descritos, porém, o botonista do Círculo Militar acabou sem o título de campeão. E mais, Vinícius sequer disputou a final de sua série (2ª Divisão). Motivos para chateação? Nenhum. O craque do Ibirapuera enalteceu seu adversário nas semifinais e se disse orgulhoso com o futebol de mesa praticado no Clube 2004. “Sem dúvida eu estava muito confiante e esperava chegar na final, mas não me decepcionei não, aliás perdi para um grande adversário (Lopes) que jogou muito bem contra mim nas semifinais e com méritos foi para a final tanto é que acabou sendo campeão”, ressaltou.
            Das 13 partidas disputadas por Vinícius no Open, em quatro delas, o atleta atingiu a marca de 10 gols ou mais. Na Primeira Fase, por exemplo, o botonista do Círculo Militar chegou a fazer 12 gols em um jogo, sendo 8 apenas no primeiro tempo. “Atingir uma marca dessa, vale com um título para mim”, destaca.
            Vinícius também engrandeceu a brilhante performance de Jefferson, botonista do Palmeiras, que foi o grande campeão do Open, vencendo a Primeira Divisão. O atleta também rompeu a casa de 90 gols no torneio e teve em seu ataque o ponto forte do torneio. “O Jefferson também jogou muito bem e fez 92 gols. Aliás 92 gols na 1ª Divisão, certamente é mais difícil do que 99 na 2ª Divisão”, afirmou Vinícius.
             
Números do Open:
            O BLOG DO VALINI destaca os botonistas/artilheiros que atingiram dois dígitos nos jogos do final de semana. Confira os resultados:
PEDREIRA (Círculo Militar) 10 X 3 Guilherme Gomes (Maria Zélia) – 3ª Divisão
BRUNO VASKO (Maria Zélia) 10 X 5 Mario (Portuguesa Santista) – 2ª Divisão
VINICIUS (Círculo Militar) 12 X 4 Barthez (Maria Zélia) – 2ª Divisão
VINÍCIUS (Círculo Militar) 10 X 3 Bartolo (Portuguesa Santista) – 2ª Divisão
VINÍCIUS (Círculo Militar) 11 X 6 Diogo (Ocian) – 2ª Divisão
LOPES (Corinthians) 10 X 7 Vinícius Souza (Clube 2004) – 2ª Divisão
LOPES (Corinthians) 10 X 6 Bartolo (Portuguesa Santista) – 2ª Divisão
VINÍCIUS (Círculo Militar) 10 X 3 Muratore (Maria Zélia) – 2ª Divisão

Confira também a campanha do grande campeão da 1ª Divisão:
Primeira Fase:
JEFFERSON (Palmeiras) 9 X 4 Cleo Junior (Ocian)
JEFFERSON (Palmeiras) 6 X 4 Garcia (Maria Zélia)
JEFFERSON (Palmeiras) 7 X 7 Rodrigo Ribeiro (Maria Zélia)
JEFFERSON (Palmeiras) 4 X 3 Pietro Varoli (Círculo Militar)
JEFFERSON (Palmeiras) 7 X 5 Vinícius Ramalho (Meninos)
JEFFERSON (Palmeiras) 6 X 6 Faccio (Meninos)
JEFFERSON (Palmeiras) 7 X 7 Schalke (Meninos)
Segunda Fase:
JEFFERSON (Palmeiras) 6 X 7 Diney (Palmeiras)
JEFFERSON (Palmeiras) 9 X 8 Michilin (Palmeiras)
JEFFERSON (Palmeiras) 8 X 6 Farinha (Círculo Militar)
Quartas de Final:
JEFFERSON (Palmeiras) 8 X 4 Sérgio Ricardo (Meninos)
Semifinal:
JEFFERSON (Palmeiras) 5 X 5 Tc (Sete de Setembro)
Final:
JEFFERSON (Palmeiras) 9 X 7 Bruno Varoli (Círculo Militar)

A dupla de artilheiros (Jefferson e Vinícius) é presença confirmada no Campeonato Brasileiro Individual, que começa nesta quinta-feira (1° de maio), no Paraná. O BLOG DO VALINI fará a cobertura completa do "Brasileirão de Futmesa", com atualizações diárias dos jogos.

domingo, 27 de abril de 2014

Conhecido os campeões do 2° Open Paulista

Neste final de semana, dias 26 e 27 de abril, foi realizado o 2° Open Paulista (antigo Torneio Aberto), evento promovido pela Federação Paulista de Futebol de Mesa. A competição aconteceu simultaneamente nas cidades de Santos e Botucatu. No litoral paulista foram disputadas as Séries Master e Adulto (1ª, 2ª e 3ª divisão), enquanto que no interior, aconteceu a disputa de uma série única, apenas no sábado (26).
            E no Open do Interior, que contou com apenas 21 participantes, o Noroeste de Bauru dominou as primeiras colocações, com três botonistas ocupando os quatro primeiros lugares. O grande campeão (invicto) foi Ton Armani (Noroeste), que na final venceu Marcio Rangel, também de Bauru. Vinícius Caiçara, do Flamengo, também invicto, foi o 3º colocado, com Gustavo GB (Noroeste) na quarta posição. Os demais premiados foram: 5º Colocado - Marcelo Aranha (América-SP), 6° Colocado - Alex Bahr (Corinthians), 7° Colocado - Alexandre Rubão (Botucatuense) e 8º Colocado - João Victor (Noroeste).
            O sábado também foi movimentado no Clube 2004, com a disputa de duas categorias. Pela 3ª Divisão da categoria Adulto, o título ficou Pedreira (Círculo Militar), que na grande final derrotou seu companheiro de clube Carlos Roberto. Em 3º Lugar ficou Ruas, da Portuguesa Santista, com Adriano (Clube 2004), na 4ª posição. Completaram a lista de premiação: 5º Lugar - Dente (Sete de Setembro), 6º Lugar - Walnir (Clube 2004), 7º Lugar - Vitor Luiz (Fundação) e 8º Lugar - Diego Banfi (Sete de Setembro).
            Já pela Série Master, o título de campeão ficou com Erismar, do Maria Zélia, que na final superou Henrique (Corinthians). Mauro Figueiredo (Corinthians) foi o terceiro, com Bergamini (Clube 2004), em quarto lugar. Detalhe: dos quatro primeiros, três estavam no mesmo grupo na Primeira Fase.

Domingo de feras:
            Os principais botonistas do Estado de São Paulo foram às mesas neste domingo (27). As disputas, novamente, aconteceram na sede do Clube 2004. Pela 2ª Divisão da categoria Adulto, o título ficou com Lopes (Corinthians), que na decisão venceu Fabinho Israel (Nacional). Vinícius (Círculo Militar) foi o 3º Colocado, com Muratore (Maria Zélia) na 4ª posição. Terual (Meninos) terminou em 5º Lugar, Marcio Lima (Maria Zélia) foi o 6º Colocado, Zero (Corinthians) acabou em 7º Lugar e Bartolo (Portuguesa Santista) fechou na 8ª posição.
            Já na principal Divisão do Estado, a final reuniu Jefferson (Palmeiras) e Bruno Varoli (Círculo Militar), que jogava pelo empate. Em uma partida de 16 gols, o palmeirense venceu por 9 a 7 e faturou o caneco. TC (Sete de Setembro) ficou em 3º Lugar, com Diney (Palmeiras) em 4º. O pódio se completou com: Quartim (Corinthians) – 5º Lugar, Alessandro (Corinthians) – 6º Lugar, Thiago (Círculo Militar) – 7º Lugar e Sérgio Ricardo (Meninos) – 8º Lugar.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Rafael Mello é o novo reforço do Círculo Militar


Após 10 meses afastado das competições oficiais da Federação Paulista de Futebol de Mesa, Rafael Mello está de volta. O botonista acertou com o Círculo Militar. Após passagem por Bloco do “R”, onde conquistou a Copa Estado de 2010, Rio Branco de Americana e Clube do Botão, seu último clube, Rafael encara sua primeira “aventura” por um time da Capital.  “Sempre tive essa vontade de jogar pelo Círculo Militar. Quem sabe não arrebento nesse ano e eles me ‘puxam’ para o A em 2015”, projeta.
            O botonista ituano também falou sobre as dificuldades que irá encontrar nesse retorno às mesas. “Talvez a falta de treino, mas no Aspirantes, conheço a maioria dos adversários. Dá pra encarar de igual para igual”. Por fim, Rafael Mello destacou que o foco é homenagear o herdeiro da família. “Quero ser campeão paulista no Aspirantes. Seria show de bola dedicar esse título ao meu filho”.
            A estreia de Rafael Mello com a camisa do Círculo Militar está prevista para o dia 7 de junho, contra o Maria Zélia, jogo válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista de Aspirantes.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Destaques do Paulistão revelam os “segredos” do bom desepenho

Conforme o BLOG DO VALINI divulgou no último dia 12, os botonistas Lê (Meninos) e Vinícius de Simoni (Círculo Militar) são os grandes destaques do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa até o momento. O botonista de São Bernardo é o maior pontuador do Paulistão, está invicto nos jogos por Equipes e, de quebra, ainda possui a melhor defesa da competição. Já o botonista do Ibirapuera apresenta, neste início de temporada, um ataque arrasador. Visando descobrir os “segredos” dos craques, o BLOG conversou com a dupla, que explicou fatores interessantes que os levam a se destacar nos jogos.

BATE BOLA COM LÊ:
BLOG: Muitos o conhecem por ser um botonista que ataca bastante e tem facilidade nos chutes a gol. Mas você apresenta, no momento, a melhor defesa da competição, jogando a principal divisão do Estado e mantendo uma média de 2,5 gols sofridos por jogo. A que você atribui esse desempenho? Qual é o segredo para se montar uma defesa eficiente no Futebol de Mesa?
LÊ: O desempenho na defesa até o momento tem dado certo, ainda estou invicto por equipes no ano, inclusive contando o Torneio Início. Talvez porque eu esteja com um pouco mais de calma durante as partidas, não ando só atacando e querendo fazer gols, ando mais preocupado em controlar a partida. Também tem o fato de pegar algumas equipes com menor poder de fogo. O segredo mesmo para montar uma defesa eficiente no Futebol de Mesa é, no momento da partida, onde você tem que achar durante os 20 minutos, algum esquema tático que dê certo, alguma falha do adversário naquele momento, ou até mesmo arriscar algo ousado para dificultar o adversário.

BLOG: Você detém ainda o maior número de pontos na competição e, ainda está invicto no campeonato. Isso te traz uma responsabilidade maior dentro do time? Você se vê como o botonista a ser batido?
LÊ: Na verdade, essa questão de estar invicto atrapalha um pouco. Acho que quando o jogo está bem disputado, o nervosismo aumenta por causa da pressão de perder a invencibilidade. Eu senti isso no meu último jogo, quando o adversário fez 3 a 1, mas consegui no segundo tempo virar o jogo para 6 a 4. Também sinto sim uma responsabilidade maior, pois quando o campeonato apertar, talvez a cobrança, tanto do time, quanto minha, sejam maiores mesmo, mas não me vejo como adversário a ser batido. Todos os jogadores têm quase o mesmo nível entre os favoritos. Talvez o Palmeiras seja o time a ser batido, por causa da seleção formada.

BLOG: Você tem alguma meta pessoal para esse Campeonato Paulista? Acredita que pode terminar a competição com o melhor ataque e também a melhor defesa?
LÊ: Não tracei uma meta. Analisando o campeonato, acho difícil eu alcançar a meta de ser o melhor ataque, pois estou jogando mais devagar, sem me preocupar em fazer gols, e sim, ganhar os três pontos. Acredito no potencial de voltar a ser 1 do ranking até o meio do ano, pois não perco tantos pontos. Já quanto ter a defesa menos vazada, é difícil, pois nunca foi meu forte, apesar de ter sim melhorado nos últimos anos.

BATE BOLA COM VINÍCIUS:
BLOG: Essa facilidade que você vem demonstrando em marcar gols é fruto de que?
VINÍCIUS: Considero este resultado um conjunto de itens, tais como a facilidade do chute devido a rápida adaptação com a nova bolinha, a qual melhorou em muito a qualidade do jogo. Existem sim outros fatores que influenciam a favor de um bom desempenho, como por exemplo, o treino que é muito importante, estar em um dia tranquilo, qualidade das mesas, o clima como um todo (temperatura, umidade), e alguns outros fatores. Este ano, exclusivamente, não tenho conseguido treinar quanto eu gostaria, pois estou tendo que me dedicar mais ao trabalho, e aos estudos, itens os quais são prioritários em meus objetivos atuais e de longo prazo.

BLOG:No jogo contra o Flamengo, você anotou 46 gols em seis partidas, ultrapassando uma média de 7,5 gols por jogo. Foi sua melhor atuação no Futmesa em um jogo por Equipes?
VINÍCIUS: Sim, estatisticamente foi minha melhor atuação em um jogo por Equipes. Felizmente, é nessas horas que vale a pena a paciência de eu anotar todos os resultados de todo os meus jogos, desde que comecei a jogar em 1996. Caso contrário, não teria a certeza dos números para responder esta pergunta. (Vinícius ressalta que em 18 anos praticando o Futmesa, disputou 2861 partidas oficiais, sendo 805 por Equipes). Já tive outras grandes atuações em fases finais de campeonatos por Equipes na Série A-1 , como também, em 2007 quando terminei o Campeonato de Aspirantes sem perder nenhuma partida durante o ano todo, mas como estando falando de números, este jogo contra o Flamengo foi estatisticamente minha melhor atuação.

BLOG Nas duas partidas que o Círculo Militar fez no Ibirapuera, você ultrapassou a marca de 40 gols. Isso significa que, pra você, é mais fácil jogar em casa do que fora?
VINÍCIUS: Jogar em casa, sem dúvida, ajuda a ter um melhor desempenho pelo fato de conhecer melhoro estado de cada mesa, assim como a sequência de mesas que você vai jogar. Não vou dizer se as mesas do Círculo são melhores ou piores, até porque, de um tempo para cá, temos encontrado mesas padronizadas pelo mesmo fabricante na maioria dos clubes. Logo, o que varia de um clube para outro é o tempo de uso, desgaste, forma de armazenamento, nivelamento e alguns outros itens.

sábado, 12 de abril de 2014

Conheça quem são os destaques do Paulistão de Futmesa

O Campeonato Paulista de Futebol de Mesa está chegando à metade de sua Primeira Fase. Após três rodadas completas, alguns destaques começam a aparecer. Qual time mais balançou as redes? Quem é o artilheiro da competição? E a defesa menos vazada, a quem pertence? Quem seria o “craque” do interior? O BLOG DO VALINI fez um “scout” com tudo o que aconteceu até aqui na competição e apresenta os números do Paulistão. Confira:

ATAQUES:
            Ninguém balançou tanto as redes dos adversários como o MENINOS. A equipe de São Bernardo do Campo é, até aqui, o melhor ataque do Paulistão com 550 gols marcados. Com três rodadas disputadas, apenas três dos oito clubes participantes, romperam a casa dos 500 gols marcados. São eles: Círculo Militar (548 gols) e Palmeiras (502). O Corinthians já anotou 469; em seguida, aparece o Noroeste de Bauru, com 392 gols marcados. Completam a lista: Maria Zélia (389), Flamengo (361) e Clube do Botão (357).

ARTILHEIRO:
            Se o Meninos tem o melhor ataque, o CÍRCULO MILITAR possui o artilheiro do campeonato. O nome da fera é VINÍCIUS DE SIMONI, com 119 gols marcados em 18 jogos disputados, uma média (espetacular) de 6,61 gols por jogo. É de Vinícius também o recorde de gols em uma partida do equipes. Contra o Flamengo de Americana, no dia 23/03, o artilheiro do Círculo anotou 46 gols em 06 jogos, com 7,66 gols por jogo. A lista do “top five” da artilharia, tem ainda os seguintes botonistas:
2° Lugar: Quinho (Palmeiras) = média de 5,75 gols por jogo (69 gols em 12 jogos)
3° Lugar: Lê (Meninos) = média de 5,72 gols por jogo (103 gols em 18 jogos)
4° Lugar: Hylson (Palmeiras) = média de 5,58 gols por jogo (67 gols em 12 jogos)
5° Lugar: Giorgio (Meninos) = média de 5,57 gols por jogo (78 gols em 14 jogos)

Observação: O BLOG DO VALINI levou em conta apenas os botonistas que jogaram, pelo menos, metade mais um dos jogos já realizados, ou seja, 10 jogos.

REI DO INTERIOR:
            A dupla de Bauru, Sérgio Filho e Ton Armani, travam um duelo particular pelo rótulo de “craque do interior”. A diferença entre ambos é de cinco gols, a favor do primeiro. Sérgio Filho já foi às redes 88 vezes neste Paulistão, uma média de 4,88 gols por jogo, considerando que ele atuou em 18 jogos. Já Ton Armani, vem logo atrás, com 83 gols anotados nos mesmos 18 jogos. O 3º posto é do campineiro Marcio Costa. O botonista é o principal goleador do Clube do Botão, com 82 gols em 18 jogos, média de 4,55 por jogo. A lista dos cinco melhores se fecha com Marcio Stipp (Flamengo), na quarta posição, com 4,16 gols por jogo (75 gols em 18 jogos) e João Pedro Gall (Clube do Botão), com 4,00 gols por jogo (60 gols em 15 jogos).

DEFESA:
            Além de ostentar o melhor ataque da competição, o MENINOS é detentor também da melhor defesa. O time de São Bernardo do Campo sofreu até o momento 357 gols. Apenas com um gol a mais sofrido, aparece o Círculo Militar. Em terceiro lugar está o Palmeiras, com 387 gols sofridos. Na quarta posição vem o Corinthians, com 392 e depois o Maria Zélia, com 454 gols sofridos.
            Entre os times do interior, quem apresenta a melhor defesa é o Noroeste, com 504 gols sofridos. O clube de Bauru é seguido pelo Clube do Botão, que sofreu 527 gols e o Flamengo de Americana fecha a lista, com 582 sofridos até aqui na competição.

ESTRATEGISTA:
            LÊ, botonista do Meninos, é o atleta que menos gols sofreu no Campeonato Paulista. Com 18 jogos disputados, sua defesa só foi vazada 45 vezes, o que representa uma espetacular média de 2,5 gols tomados por jogo. Além disso, foi logo na primeira rodada da competição que o botonista teve o melhor desempenho em um jogo por equipes. Na partida contra o Noroeste, durante as seis rodadas, Lê sofreu apenas nove gols, média de 1,5 gol por jogo.
            A lista dos cinco melhores botonistas, no quesito Defesa, ainda apresenta:
2° Lugar: Dentinho (Palmeiras) = média de 2,66 gols por jogo (40 gols em 15 jogos)
3° Lugar: Sérgio Ricardo (Meninos) = média de 2,72 gols por jogo (30 gols em 11 jogos)
4° Lugar: Duda (Círculo Militar) = média de 2,83 gols por jogo (34 gols em 12 jogos)
5° Lugar: Diney (Palmeiras) = média de 2,94 gols por jogo (53 gols em 18 jogos)

Observação: O BLOG DO VALINI levou em conta apenas os botonistas que jogaram, pelo menos, metade mais um dos jogos já realizados, ou seja, 10 jogos.

NO INTERIOR:
            Levando em consideração apenas os botonistas dos times do interior, Sérgio Filho, do Noroeste, também leva vantagem e possui a melhor defesa. O atleta de Bauru tem uma média de 3,88 gols sofridos por jogo (70 gols em 18 jogos disputados). Em seguida, aparece Marcio Rangel, também do Noroeste, com média de 4,05 gols sofridos (foram 69 gols tomados em 17 jogos). O terceiro colocado também é de Bauru. Léo Armani sofreu 75 gols em 18 jogos, resultando em uma média de 4,16 gols por jogo.

ALERTA:
            Além de possuir a defesa mais vazada da competição, o Flamengo de Americana é também o clube que, entre os seis jogadores considerados titulares, todos possuem uma média superior a 5 gols sofridos por jogo.

PONTUADORES:
            E no quesito “aproveitamento”, o botonista LÊ, do Meninos, vai fazendo um campeonato perfeito. O atleta tem um aproveitamento de 94,4% dos pontos disputados. Invicto, Lê soma até o momento, 18 jogos (jogou todas), com 16 vitórias e apenas dois empates. Na sequência, empatados, estão os palmeirenses Diney e Quinho. Ambos têm 91,6% de aproveitamento, porém, Diney fez seis jogos a mais que seu companheiro. Diney soma 16 vitórias, um empate e uma derrota, enquanto Quinho, que não jogou em Americana na estreia do Palmeiras, tem 11 vitórias e uma derrota em 12 jogos disputados.

            Entre os times do interior, destaque novamente para Sérgio Filho. Com 63,8% de aproveitamento, o botonista do Noroeste é o principal pontuador entre as equipes do interior. Empatados em segundo lugar, estão Marcio Costa (Clube do Botão) e Léo Armani (Noroeste), com 52,7%.

domingo, 6 de abril de 2014

Líderes vencem mais uma e se aproximam das semifinais

Crédito: Alexandre Guerra
O Campeonato Paulista de Futebol de Mesa viveu neste domingo (6) a sua terceira rodada. E após o término dos quatro jogos, Palmeiras, Meninos e Círculo Militar, não só mantiveram a campanha com 100% de aproveitaram, como deixaram suas classificações para as semifinais encaminhadas. Por outro lado, o Maria Zélia, perdeu novamente e se afastou do grupo de classificação.
            E foi justamente o jogo do Belenzinho (foto acima) que abriu a rodada. Como não envolvia times do interior, a partida teve seu início uma hora mais cedo que os demais. Tentando alcançar seu primeiro triunfo no Paulistão, o Maria Zélia recebeu o “poderoso” Palmeiras. E o alviverde atropelou. Mandando na partida desde o início, o Palmeiras fechou a primeira rodada em 08 a 04. Na rodada seguinte, novo triunfo palmeirense, desta vez por 10 a 02. E na terceira rodada, com mais facilidade ainda, o time de Palestra Itália aplicou 12 a 00, levando o jogo para o intervalo com uma expressiva vantagem de 24 pontos: 30 a 06.
            Na volta para a quarta rodada, o Palmeiras matou o jogo, ao fazer 09 a 03. Na rodada seguinte, o time do Belenzinho venceu por 07 a 05, mas o alviverde voltou a impor seu jogo e venceu a sexta e última rodada também por 07 a 05, fechando a partida em 51 a 21.
            O Maria Zélia atuou com: Rodrigo Ribeiro (00/04), depois Bruno Blois (04/08); Garcia (06/12); Marcio Lima (01/06), depois Bruno Vasko (02/06); Barricelli (00/04), depois Guerra (01/08); Muratore (04/12) e João Pedro (03/10), depois Fabio Januário (00/02).
            Já o Palmeiras formou e venceu com: Jefferson (09/12); Mauro (02/06), depois Paolo (05/06); Quinho (10/12); Dentinho (08/12); Michilin (04/06), depois Hylson (03/06) e Diney (10/12).
            Ainda na Capital paulista, o Corinthians recebeu o Flamengo de Americana e conquistou sua primeira vitória na competição, ao vencer por 61 a 11. O resultado colocou o time do Parque São Jorge entre os quatro primeiros da competição.

No interior:
            Em Campinas, o Clube do Botão recebeu o Meninos. A equipe de São Bernardo, mesmo sem a presença de Edu Santos, que retornava da terra do "Tio Sam", onde foi comemorar a chegada do primeiro herdeiro, não encontrou dificuldades para derrotar o time da casa por 62 a 10. As parciais foram: 02 X 10, 03 X 09, 00 X 12, 03 X 09, 00 x 12 e 02 X 10. Lê e Faccio, foram os destaques do jogo, com 12 pontos conquistados em 12 possíveis.
            Já em Bauru, o Círculo Militar, recheado de desfalques, encarou horas de estrada para enfrentar o Noroeste. Apesar da longa e cansativa viagem, o time do Ibirapuera mostrou sua força, mesmo com as ausências de Bruno Varoli, Thiago, Pedreira e Perrotti, e conseguiu uma importante vitória por 44 a 28. Apesar do placar, o jogo começou bem equilibrado, com a primeira rodada terminando empatada em 06 a 06. Na rodada seguinte, vitória do Círculo por 10 a 02, mas o Noroeste reagiu e venceu a terceira rodada por 08 a 04. Com isso, a partida foi para o intervalo com o time do Ibirapuera vencendo por apenas dois pontos. Mas, a partir daí, o Círculo imprimiu seu ritmo forte e foi abrindo vantagem, vencendo a quarta rodada por 09 a 03 e a quinta por 12 a 02. Na última, o Noroeste conseguiu um novo triunfo, desta vez por 07 a 05, mas já era tarde. Arthurzinho, com 10 pontos ganhos em 12 disputados, foi o nome do jogo.
            Com esses resultados, a classificação do Campeonato Paulista passou a ser a seguinte:
1° Palmeiras, Meninos e Círculo Militar: 09 pontos ganhos
4° Corinthians: 04 pontos
5° Noroeste: 03 pontos
6º Maria Zélia: 01 ponto
7° Clube do Botão e Flamengo: 00 pt
            A próxima rodada acontece apenas no dia 18 de maio.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Paulistão de Futmesa tem rodada importante no final de semana

O Campeonato Paulista de Futebol de Mesa entra neste domingo (6), em sua terceira rodada da Primeira Fase. Quatro jogos movimentam a competição, com destaque para o confronto do Belenzinho entre Maria Zélia e Palmeiras, jogo marcado para às 9h. Nas demais partidas, todas com início previsto para às 10h, em virtude de envolverem equipes do interior, o Círculo Militar viaja até Bauru para enfrentar o Noroeste; o Clube do Botão recebe, em Campinas, o Meninos e o Corinthians enfrenta o Flamengo de Americana no Parque São Jorge.


Tensão X Tranquilidade
            De um lado, uma equipe que, há mais de um ano, não sabe o que é perder. Do outro, um time inseguro que busca se encontrar na competição. Assim pode ser definido o confronto entre Maria Zélia e Palmeiras, programado para acontecer no Belenzinho.
            Precisando vencer para tentar continuar sonhando com uma vaga na fase semifinal, o Maria Zélia chega para essa partida sob desconfiança, em virtude do tropeço sofrido na última rodada, quando foi derrotado, com facilidade, pelo Meninos. “O Maria Zélia chega sem confiança para esse jogo devido à péssima exibição em São Bernardo”, destaca Barricelli, que pede atitude ao time para o jogo diante do Palmeiras. “Precisa mudar a postura! Por ser inferior ao adversário, é necessária mais determinação, mais raça, mais transpiração”. Além disso, o botonista vê um novo revés como fator decisivo para uma eliminação precoce. “Em caso de derrota, a temporada termina”, completa.
            Já do lado palmeirense, o clima é de otimismo. Após vencer o arqui-rival Corinthians na última rodada, o time chega com a moral elevada para esse confronto. “A vitória contra o Corinthians nos deu mais confiança, principalmente por que resolvemos o jogo na quinta rodada”, destaca Dentinho. Porém, o atleta prevê dificuldades na partida deste final de semana. “Acho que será o jogo mais difícil da primeira fase, por ser lá (Belenzinho) e por ter um elenco novo e motivado. Eles treinam com regularidade e nós pegamos a palheta no dia do jogo, isso cria muita dificuldade e a primeira rodada é decisiva”.

Seguir acreditando:
            Na cidade de Campinas, o Clube do Botão terá a dura missão de tentar parar o fortíssimo Meninos, que não terá força máxima no confronto. E nem mesmo a derrota, em casa, para o Noroeste na última rodada, abalou o grupo campineiro. “Acho que qualquer resultado poderia acontecer naquele jogo, sabíamos que se fossemos derrotado não seria nada anormal, considerando a reformulação que estamos passando”, avalia Marcio Costa.
            O botonista também acha complicado o time repetir a atuação de 2013, quando exatamente contra o mesmo Meninos, o CDB conseguiu uma de suas melhores partidas na temporada. “Será difícil, mas se considerarmos que no ano passado também era e acabou saindo um jogo equilibrado, quem sabe a história não se repete”. E mesmo diante de todas as dificuldades neste início de ano, o atleta se mostra confiante na permanência da equipe na Elite do Futmesa paulista. “Acho que dá sim, pode acontecer um tríplice empate entre nós, o Noroeste e o Flamengo, acho que qualquer um destes três times tem condições de vencer o outro. Vamos lutar, continuamos tendo um objetivo no campeonato”.
            Atual vice-campeão paulista, a equipe de São Bernardo do Campo tem motivos de sobra para continuar a caminhada em busca do histórico título dói Paulistão. Já nas duas primeira rodadas, o time mostrou força e venceu, com facilidade, seus adversários. Para o comandante do Meninos, Vinícius Ramalho, o grupo se encontra nivelado por cima. “Acho que o Meninos é mais forte não pelas duas primeiras rodadas com vitórias, mas sim pelo fato de a cada ano ficarmos mais experientes e também o fato de termos oito jogadores que tem condições de jogar nas seis vagas que formam o time titular”. O botonista também comentou sobre os “problemas” de se jogar no interior e ressalta que a partida de 2013, contra o mesmo CDB, foi um divisor de águas para o time. “Não sei se podemos falar entre vantagens e desvantagens. É claro que a viagem proporciona momentos de descontração entre a equipe, mas mesmo indo para Campinas, que não é tão longe, o cansaço sempre bate. No ano passado o jogo contra o CDB foi muito difícil e acabou sendo um divisor de águas para a grande campanha que fizemos em 2013, pois naquele jogo superamos adversidades, buscamos a vitória e saímos mais fortes daquele confronto”.
            Vinícius Ramalho cita ainda que o fator casa e as características dos botonistas, podem fazer a diferença para o Meninos na competição. “Acho que o fator casa sempre foi algo que usamos a nosso favor. O fato de conhecer nossas mesas, do apoio dos jogadores das equipes Aspirantes e C, sempre nos fizeram muito fortes na Sala Márcio Roberto Ramalho. Outro fator que nos faz forte é que temos um elenco com jogadores de diferentes características e isso complica muito os adversários. Uma hora joga com um jogador que é rápido, outra com um jogador mais cadenciado. Uma hora pega um jogador mais técnico que chega na cara do gol e outra um jogador mais chutador. Isso tem feito do nosso time cada vez mais forte a cada temporada”.

Nos embalos de Bauru:
            Percorrer 350 quilômetros num domingo pela manhã, para jogar botão. Essa será a “ingrata” missão que o Círculo Militar terá que enfrentar neste final de semana para se deslocar atpé Bauru, onde irá medir forças com o Noroeste. Além da cansativa viagem, o time do Ibirapuera deverá sofrer com os desfalques para a partida. Recém campeão europeu pela Itália, Paulo Perrotti é aussência certa para o jogo deste domingo. E os “prejuízos” não param por aí. “Ainda não sabemos os efeitos da viagem, mas por motivos diversos iremos com desfalques”, alerta Duda.
            O botonista do Círculo Militar ressalta também que o clube precisa e deve melhorar ao longo da temporada. “Com certeza o time ainda precisa evoluir. São apenas três meses jogando com a bolinha nova, ainda precisamos aprender um pouco mais sobre ela. Mas parece que estamos no caminho certo”. Além disso, Duda destaca que o pensamento do time é recuperar a hegemonia no Estado. “O pensamento do Círculo Militar é sempre de lutar pelo título. Ainda mais em um ano que não tivemos o gostinho de estar na final anterior. Mas também sabemos que ainda não confrontamos os principais rivais. Então é cedo pra dizer onde iremos chegar nesse ano. Mas o pensamento é sempre de título, e vamos lutar por isso”.
            Embora a partida tenha sido ratificada para este domingo, nas últimas semanas o time do Ibirapuera tentou o adiamento do jogo para outra data ou até mesmo para que a partida fosse antecipada para o sábado, porém não houve acordo com a equipe de Bauru, que através de seu capitão, Ton Armani, explicou a situação. “Quanto a antecipação, tentamos mudar para o sábado, mas como nosso elenco é muito reduzido, não tivemos como. Pois preciso colocar na mesa o que tenho de melhor e o time titular já estava comprometido para este jogo no domingo”.
Sobre o jogo, o pensamento da equipe é somar o maior número de pontos possíveis. Vamos jogar no nosso local de treino e esperamos fazer melhor do que fizemos em São Bernardo (derrota para o Meninos). Com os grandes o que vier é lucro, lembrando que o nosso maior foco agora é vencer o Flamengo no Ninho da Araponga”, finaliza Ton.

Só a vitória interessa:
            No Parque São Jorge, o Corinthians recebe o Flamengo disposto a colocar um ponto final nos tropeços e, com isso, alcançar sua primeira vitória na temporada. A palavra de ordem no clube é “erro zero”. Aliás, para o campeão sul-americano Alex Bahr, o sinal de alerta já foi ligado. “Sem dúvida a equipe do Corinthians, acostumada com vitórias e que em duas rodadas não as consegue, tem que estar em estado de atenção neste momento, pois não podemos mais vacilar nas próximas rodadas”.O botonista destaca que o time precisa de mais foco para que os atletas possam render mais nas partidas. “Para retornar as vitórias é preciso estar mais concentrado para os jogos, a equipe ainda não rendeu todo o potencial que tem e isso tem que ocorrer agora”.
            Alex Bahr também ressalta que as próximas três partidas, a começar por esse domingo, serão fundamentais para as pretensões da equipe no Paulistão. “Teremos três jogos em sequência contra as equipes do interior, cada uma com o seu valor, mas precisamos estar preparados para vencê-las e decidirmos nossa situação contra Meninos e Circulo nas últimas rodadas. Entendo que a equipe precisa de ajustes e que o faremos nestes três jogos”.