quarta-feira, 28 de maio de 2014

Números e curiosidades do Paulistão de Futmesa

Muitos fatos marcaram a última rodada do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa, disputada no dia 18 de maio. A alta média de gols continua sendo a tônica da competição. Além disso, saiu também o jogo com o maior número de gols do torneio: 21.
            Que Faccio, botonista do Meninos, foi o principal nome da rodada, não há dúvidas. Afinal, não é sempre que se faz 12 pontos (100% de aproveitamento) contra o Círculo Militar. Porém, a 4ª rodada da Primeira Fase do Paulistão teve jogos interessantes e que merecem ser registrados.
            Na partida entre Meninos e Círculo Militar, disputada no ABC, ocorreu o embate entre o melhor ataque da competição (Vinícius) e a melhor defesa (Lê). E o ataque sobressaiu, com Vinícius vencendo o confronto por 6 a 3.
            Aliás, foi de Vinícius também a partida com o maior número de gols do campeonato até o momento. Uma vitória por 11 a 10 contra Giorgio, média superior a um gol por minuto.
            No confronto entre Corinthians e Noroeste, dois atletas do “Timão” também alcançaram dois dígitos em seus jogos. Justa anotou 10 a 3 em cima de Sérgio Filho e o atual campeão Sulamericano, Alex Bahr fez 10 a 5 contra João Victor.
            O botonista campineiro Marcio Costa também está curtindo sua fama de goleador, embora tenha vivido momentos distintos na última rodada. Após perder, logo na 1ª rodada, para Diney por 8 a 6, Marcio se recuperou e descontou sua “raiva” em cima de Michilin, com uma incontestável vitória por 9 a 5.
            Em Americana, outro Marcio, desta vez o Lima, foi quem brilhou. O botonista do Maria Zélia jogou quatro partidas, venceu todas e anotou impressionantes 30 gols, média superior a 7 por jogo!

Super Open:
            Neste final de semana, dias 31 de maio e 1º de junho, a bola MF-200 volta a rolar pelas mesas paulistas. A cidade de Botucatu recebe o 1º Super Open do ano, competição individual que reúne botonistas das categorias Juvenil, Adulto e Master. Em ambos os dias, o torneio começa às 9h30 e será disputado na Associação Atlética Botucatuense. Mais de 110 atletas confirmaram presença no evento.
           “Será uma honra sediar o evento, por se tratar de um torneio deste porte. Significa que a Federação Paulista de Futebol de Mesa acredita na seriedade do nosso clube e dos atletas que irão organizar o evento. Esperamos que o evento seja um sucesso, para que em anos futuro, possamos sediar novamente. Além disso, é uma ótima oportunidade para divulgar ainda mais nosso esporte em nossa região”, frisa Alexandre Rubão, um dos organizadores do Super Open.

domingo, 18 de maio de 2014

Copa Estado de São Paulo registra o primeiro WO

A rodada deste final de semana do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa teve um fato negativo. A partida entre XV de Agosto e Jaboticabal não aconteceu. O adversário não foi até Socorro, ocasionando o chamado WO (quando um time não aparece para jogar). A reportagem do BLOG DO VALINI apurou, junto ao time do XV de Agosto, que a desistência já estava certa desde a última sexta-feira (16). Além disso, a própria FPFM (Federação Paulista de Futebol de Mesa) enviou um e-mail para a equipe de Socorro informando que a partida não seria disputada.
     "O Lei (botonista do XV de Agosto), recebeu um e-mail do Farah (presidente da FPFM) na sexta avisando que não haveria jogo, seria WO e que o adversário já tinha até pago a multa", informou Cesar Zuccato.
     O BLOG DO VALINI também entrou em contato com o diretor técnico da FPFM, Vinícius de Simoni, que explicou a situação. "Eles (Jaboticabal) avisaram durante a semana que não teriam equipe completa para disputar a partida e avisaram a FPFM que dariam WO". Vinícius também relatou que o clube não corre risco de eliminação. "Existe um limite de até três WOs para ser eliminado", completou.
     De acordo com o regulamento do Campeonato Paulista por Equipes, em seu Artigo 12, em caso de WO, a equipe deve pagar uma multa de R$ 300,00.

XV de Agosto e Clube 2004 se aproximam da classificação

A Copa Estado de São Paulo também teve rodada importante neste domingo (18). Seis partidas movimentaram a competição e, após os jogos deste final de semana, XV de Agosto, pelo Grupo A e Clube 2004, pelo Grupo B, ficaram próximos das semifinais.
            No Grupo A, Jacareí bateu Botucatu por 32 a 18, com destaque para Boy. O Sete de Setembro venceu, fora de casa, a Riopardense por 29 a 21, com grande atuação de Sérgio Moro; e em Socorro, o XV de Agosto derrotou Jaboticabal.
            Pelo Grupo B, o Clube 2004 fez mais uma vítima, desta vez o Cisplatina, vencendo por 32 a 18. Também no litoral, Dile comandou a vitória do Nacional, por 33 a 17 contra o Ocian. E em São Caetano, o Fundação foi derrotado pela Portuguesa Santista por 35 a 15.
            Faltando apenas duas rodadas para o término da Primeira Fase, a classificação, já com os critérios de desempate, é a seguinte:
GRUPO A
1º XV de Agosto: 09 pontos ganhos
2° Liga Jacareí, Riopardense e Sete de Setembro: 06 pontos
5º Botucatuense e Jaboticabal: 00 ponto

GRUPO B
1º Clube 2004: 09 pontos ganhos
2º Portuguesa Santista, Nacional e Fundação: 06 pontos
5º Cisplatina e Ocian: 00 ponto

Palmeiras e Meninos disparam na ponta


            Aconteceu neste domingo (18), a quarta rodada da Primeira Fase do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa. Palmeiras e Corinthians fizeram a “lição de casa”. Em Americana, o Maria Zélia finalmente venceu a primeira na competição e no principal jogo da rodada, o Meninos derrotou a equipe do Círculo Militar.
            A partida de São Bernardo do Campo teve como principal destaque o botonista Faccio, que anotou 12 pontos em 12 possíveis e com 100% de aproveitamento comandou o time do Meninos.
            Logo na primeira rodada, os donos da casa largaram na frente, com uma vitória por 08 a 04. Na rodada seguinte, vantagem ampliada, com novo triunfo, desta vez por 10 a 02. O Círculo Militar esboçou uma reação na terceira rodada, vencendo por 09 a 03 e o jogo foi para o intervalo com o placar apontando 21 a 15 para o Meninos.
            Na quarta rodada, a equipe do ABC aplicou 10 a 02, abrindo 14 pontos de diferença. Na penúltima rodada, o Círculo fez 08 a 04 e na sexta e última, o Meninos voltou a se impor, anotando 07 a 05 nas mesas e fechando o jogo em 42 a 30.
            No Palestra Itália, o atual campeão Palmeiras não tomou conhecimento do Clube do Botão e venceu por 61 a 11. O palmeirense Dentinho foi o destaque do jogo, com 12 pontos ganhos em 12 disputados.
            No Parque São Jorge, o Corinthians embalou a segunda vitória consecutiva, ao derrotar o Noroeste por 57 a 15, com destaque para Alessandro, do Corinthians, que fez 11 em 12 pontos possíveis. E no jogo que fechou a rodada, em Americana, o Maria Zélia derrotou o time da casa por 44 a 28.
Com os resultados, Palmeiras e Meninos, mantiveram os 100% de aproveitamento e dividem a liderança da competição, ambos com 12 pontos ganhos. Círculo Militar (09 pontos) e Corinthians (07 pontos) completam o grupo de classificados para as semifinais.
Em 5º Lugar, aparece o Maria Zélia, com 04 pontos, seguido pelo Noroeste, com 03 pontos. Clube do Botão e Flamengo ainda não pontuaram.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Paulistão de Futmesa entra na reta decisiva

            A bola MF-200 volta a rolar neste final de semana, pela 4ª rodada da Primeira Fase do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa. A competição começa a se afunilar e as brigas, tanto pela classificação para as semifinais, como contra o rebaixamento, começam a ser mais intensas. Todas as partidas começam às 10h deste domingo (18), com exceção do principal jogo da rodada, o duelo entre Meninos e Círculo Militar, que terá início às 9h, em São Bernardo do Campo.
            O jogo do ABC coloca frente a frente, as mesmas equipes que travaram um duelo espetacular por uma vaga na final, na edição de 2013. Quem vencer o confronto, praticamente se classifica para a próxima fase e segue firme na ponta da tabela.
            Para o botonista Lê, do Meninos, o jogo não deve ter um vencedor. “Acredito que o Círculo Militar tem um time muito forte, e com jogadores em boa fase. O duelo está com cara de empate”, resume. O atleta alerta porém, que em caso de vitória, o time deverá crescer na competição. “Acho que a motivação vem com os resultados positivos. Se vencermos o Círculo, aí vejo a equipe mais forte e mais motivada para os confrontos finais”.
            Lê, também diz que o fato de jogar em Rudge Ramos é um ponto positivo para o Meninos neste confronto. “O tor casa sempre ajuda. Para mim, que não treino, é tudo igual, mas para meus companheiros, é decisivo”, completa.
            Do outro lado, o Círculo Militar, que terá o desfalque de Bruno Varoli para o jogo, confia no grupo para fazer a diferença e vencer o confronto. “Já faz tempo que o Meninos é uma potência do Futebol de Mesa nacional. Logo, a postura será a mesma de jogos contra grandes equipes como Palmeiras, Corinthians e Maria Zélia, união ‘forte’, treino e respeito, que são premissas do professor Fabiano Pinna”, enaltece Victor Varoli.
            O botonista também prefere não fazer comparações com a derrota sofrida para o Meninos nas semifinais do ano passado. “Derrotas contra times desse porte são normais para qualquer equipe do Futebol de Mesa. Uma qualidade do Círculo Militar foi sempre saber lidar com elas e seguir em frente. Como sempre estamos focados na campanha desse ano, então damos a importância a essa partida, sem carregar peso da derrota do ano passado, principalmente por ser um jogo de equipes inteligentes que se conhecem muito bem”.
            O atleta do Ibirapuera também acredita que uma vitória nesse domingo, dará mais confiança para a equipe na competição. “Claro que o vencedor sai com mais confiança para a disputa do título, mas de forma alguma o derrotado pode se sentir menos capaz de derrotar qualquer outra equipe. Quatro equipes vão às semifinais e, certamente, todas têm condição de título, independente dos resultados da primeira fase”.

Duelo de opostos:
            No Palestra Itália, o Palmeiras recebe o Clube do Botão e tenta, não só se manter na ponta do campeonato, como também chegar ao 12° triunfo consecutivo em campeonatos paulistas. E o “segredo” para seguir vencendo é a força do grupo. “O Palmeiras tem a base bem definida, e independente do adversário, essa base deve sair jogando! O elenco é forte e o professor Michilin sabe que pode contar com todos a qualquer momento”, analisa Paolo. Apesar do amplo favoritismo, o botonista palmeirense procura manter os pés no chão sobre o jogo deste final de semana. “O importante é pensar a cada jogo! Acredito ser a melhor maneira de chegar nas semifinais focado. Pelo fato de não treinarmos, precisamos usar todas as oportunidades para jogar o máximo possível. Só para ter uma ideia, em 2014 já foram realizados dois treinos no Palmeiras”. O atleta também cita que, independente do adversário, o time não pode perder o foco. “Não podemos achar que está tudo ótimo e simplesmente parar de jogar. Manter a concentração o tempo inteiro é fundamental”, finaliza.
            Ir para as mesas com o intuito de se divertir. É exatamente esse o pensamento do Clube do Botão para o jogo contra o Palmeiras. Apesar da equipe ainda não ter somado ponto na competição, todos mantém a tranquilidade. “Sabemos que o Palmeiras é a grande equipe do Futmesa no cenário nacional, e com excelentes/excepcionais atletas, mas o nosso objetivo inicial é se divertir”, salienta
            Questionado se o CDB continua motivado para a disputa do Paulistão, o botonista campineiro cita que a maior motivação são os “pratas da casa”. “Já sabemos do ‘campeonato paralelo’ ou ‘torneio do interior’ que disputamos com o Flamengo de Americana e o Noroeste de Bauru. Mas acho que a grande motivação para o campeonato é a formação da equipe para este ano, a maioria pratas da casa, mesclando com os mais experientes”.
            Outro aspecto que o Clube do Botão pretende explorar neste domingo, é o ótimo desempenho que seus atletas tiveram na disputa do último Campeonato Brasileiro Individual, no Paraná. “Sempre contamos com o desempenho dos nossos principais atletas, como o João Pedro Gall, Pedro Neto, Márcio Costa, Schon, Nardy e sentimos muito a falta, seja por equipe ou individual, do amigo Rafa Santos”, completa.

Em busca do equilíbrio:
            Na cidade de Americana, o Flamengo recebe o Maria Zélia em um jogo que só a vitória interessa, para ambos os lados. O time da casa quer se encontrar no campeonato e vê nesse confronto, a chance de conquistar sua primeira vitória na competição. “O campeonato irá começar domingo para o Flamengo. Até agora, jogamos justamente contra os melhores do campeonato, acreditamos que podemos vencer”, analisa Fernando Hackmann.
            O botonista cita ainda que o time precisa evoluir e que o rendimento tem que ser igual ou superior ao apresentado contra o Palmeiras, na primeira rodada. “Contra o Palmeiras jogamos até que muito bem, os jogos foram todos decididos por um gol e o placar não mostrou o que foi o jogo. Já contra o Círculo e o Corinthians, realmente não conseguimos acompanhar”.
            Mesmo sem representantes no Brasileiro individual, o botonista de Americana afirma que o time não irá “sofrer” com a parada que o campeonato sofreu. “Acho que não vai interferir, continuamos aqui em Americana treinando normal, no nosso ritmo de sempre. A equipe está focada e treinada”, completou.
            Com apenas um ponto em nove disputados, o Maria Zélia sabe que uma derrota em Americana, praticamente elimina o time do Paulistão. E os jogadores não esperam “moleza” nesse confronto. “Na minha opinião todos os jogos são decisivos e este é mais um e ainda jogaremos fora dos nossos domínios não teremos vida fácil”, analisa Bruno Blois.
            O atleta do Belenzinho também aposta na união do time para conquistar o resultado positivo. “Acredito que temos que jogar unidos, no mesmo propósito, igual fizemos na nossa primeira partida do campeonato”. Sobre as chances de classificação para as semifinais, o botonista resume. “O objetivo é o resultado positivo”.

Timão quer embalar:
Fechando a rodada, o Corinthians recebe a equipe do Noroeste de Bauru. Após vencer seu último compromisso, diante do Flamengo, o equipe corintiana espera, enfim, conseguir sua segunda vitória consecutiva. “É mais uma chance que temos para emplacar duas vitórias seguidas. Nem lembro mais quando aconteceu conosco. Respeitamos muito o Noroeste, sabemos que têm bons jogadores e que são destaque do interior”, enaltece Barbosa.
            O botonista explica também as diferenças entre o Corinthians que iniciou o campeonato e o time que chega para a rodada deste final de semana. “A diferença é que estamos ainda mais ligados e os nervos estão mais equilibrados. Os nossos primeiros jogos foram contra equipes muito fortes. Os resultados foram normais, não houve tropeços”.
            Barbosa também confirmou que a equipe terá força máxima para engrenar de vez no Paulistão. “Iremos completos. Equipes do interior, da capital ou de outros estados, não importa. Todos querem jogar e estaremos todos lá, às 9h30, aquecendo e prontos pra encarar outro jogo por equipes”.
            Já o time de Bauru, joga toda a responsabilidade para o Corinthians e vê pouca chance de sucesso no jogo deste domingo. “Acho difícil surpreender o Corinthians. O nosso time tem duas linhas de pontuação que não são boas. Então fica complicado quando se enfrenta um time que tem vários jogadores no mesmo nível”, explica Sérgio Filho.
O botonista vê os próximo jogos da equipe como preparação para o confronto decisivo da última rodada. “Temos que fazer bons jogos, igual fizemos contra o Círculo, para chegar na última rodada e bater de frente com o Flamengo e ficar na Elite”.
            Para o atleta do Noroeste, a briga será mesmo para permanecer na primeira divisão. “Temos que se manter na Elite. Eu tinha convites do Maria Zélia, do Cisplatina, mas decidir ir para Bauru para somar, permanecer na primeira divisão e fazer um clube forte no próximo ano”.


terça-feira, 6 de maio de 2014

Tricampeão Brasileiro revela: “não sei se este título foi efetivamente o mais difícil”

Jefferson no lugar mais alto do pódio pela terceira vez

O botonista paulista Jefferson, atleta que defende as cores do Palmeiras na atual temporada, conquistou no último domingo (4), no estado do Paraná, o tricampeonato brasileiro individual de Futebol de Mesa. Ainda em clima de festa, o botonista conversou com o BLOG DO VALINI sobre o título alcançado. Jefferson destacou que as qualidades das mesas e bolinhas aumentaram o nível técnico da competição, revelou a concretização de um sonho em ser campeão pelo time do coração e falou ainda sobre a frieza e concentração nos momentos decisivos.

BLOG: Qual o significado desse título para você?
Jefferson: A sensação é maravilhosa, ainda mais pelo fato da conquista do Campeonato Brasileiro ter ocorrido no ano do centenário do Palmeiras. É um sonho realizado, uma alegria enorme, uma felicidade contínua.

BLOG: Dos três títulos brasileiros que você já conquistou, esse foi o mais difícil?
Jefferson: Cada conquista teve as suas dificuldades específicas e, na verdade, não sei se este título foi efetivamente o mais difícil. Cada um deles teve a sua dramaticidade própria. Mas é certo que a melhora nas condições de jogo (mesas em ótimo estado e bolinhas que permitem o toque de bola) proporcionou um aumento na qualidade técnica dos botonistas e tornou os jogos do Campeonato Brasileiro de 2014 muito mais disputados e imprevisíveis, sendo decididos nos detalhes. 

BLOG: Qual foi o momento mais marcante pra você dessa conquista?
Jefferson: São várias as imagens e as situações que ficam indo e vindo na minha cabeça em relação à conquista do Campeonato Brasileiro de 2014. Mas sem dúvida, o momento mais marcante para mim foi quando eu subi no pódio representando o Palmeiras como novo campeão nacional. Foi um momento de felicidade extrema.

BLOG: Você teve o segundo melhor ataque do campeonato, e tanto na semifinal como na decisão, anotou 9 gols em cada jogo. A que você credita isso?
Jefferson: Eu sempre joguei de forma ofensiva. Acho que faz parte da minha natureza e do jeito que eu aprendi a ver o futebol quando era criança. Nas partidas finais consegui focar somente no jogo e desliguei de tudo o que estava além da mesa. Não escutei mais as pessoas falarem, barulhos etc. Apaguei o que estava ao redor e visualizei somente o campo de jogo e as jogadas que tinha que fazer para vencer. Sabia que cada ataque tinha que ser eficaz, pois os adversários estavam jogando bem e fazendo muitos gols. Com isso, minimizei os erros e consegui potencializar meus acertos. Acho que a concentração e a frieza que tenho em jogos finais advém da fé de que, jogando no meu melhor nível, posso vencer e alcançar o objetivo de ser campeão.

BLOG: Muitos botonistas passaram a comentar, após esse Brasileiro, que deveria se pensar em algo para tentar "modificar" o jogo, pois com as novas bolas (MF-200), ficou muito mecânico. O que você pensa disso?
Jefferson: Não penso que deva haver mudanças na maneira como jogamos o Futebol de Mesa. As novas bolinhas tornaram as partidas mais disputadas e a competição mais acirrada e, por consequência, o jogo ficou mais dinâmico e ao mesmo tempo mais democrático. Daqui a pouco todos estarão acostumados com a diminuição da diferença técnica entre os botonistas e as críticas irão diminuir.

Flagrante da grande decisão do Campeonato Brasileiro de 2014

domingo, 4 de maio de 2014

Após seis anos, São Paulo volta a ter um campeão brasileiro de Futebol de Mesa

Jefferson (de amarelo) celebra o título com a delegação palmeirense
Demorou seis anos para um paulista voltar a soltar o grito de campeão brasileiro. O botonista do Palmeiras Jefferson, conquistou neste domingo (4) o tricampeonato (1991, 2002 e 2014) e encerrou a hegemonia paranaense que durava desde o ano de 2009. E quis o destino que a conquista viesse exatamente em cima de um atleta do Paraná, numa final disputada em Curitiba. O vice-campeão foi Ricardinho (PR). Já na disputa “carioca” pelo 3º lugar, Thiago Penna levou a melhor sobre Marquinhos.
            O domingo começou com os 16 finalistas divididos em quatro grupos de quatro. No Grupo A, Thiago Penna (RJ), com uma vitória e dois empates, assegurou a 1ª colocação. Em 2º lugar, ficou o paulista Quinho, que obteve uma vitória, um empate e uma derrota, mesmos números de Faro (PR), que acabou eliminado nos critérios de desempate. O 4º do grupo foi o também paranaense Elds, com dois empates e uma derrota.
            No Grupo B, o carioca Christofer largou na frente, com duas belas goleadas (9 a 2 e 8 a 2) e com um empate em 5 gols na última partida, confirmou a 1ª posição da chave. Em 2º ficou Marquinhos (RJ), que somou duas vitórias, contra uma derrota. Ficaram de fora: Hiêgo (RJ), com dois pontos e Victor Varoli (SP), com apenas um ponto ganho.
            No Grupo C, Igor (RJ) anotou duas vitórias e um empate e carimbou a 1ª colocação do grupo. O segundo posto ficou com Jefferson (SP), de forma dramática. Na última rodada, Jefferson tinha 3 pontos, Dênis (PR) estava com 0 (mas levava vantagem no desempate em cima dos demais concorrentes) e Farinha (SP) também estava com 3 pontos ganhos. Jefferson empatou com Igor (já classificado) e foi a 4, porém, Dênis derrotou Farinha por 5 a 4 e o resultado acabou deixando ambos de fora.
            No Grupo D, quem comandou de começo ao fim, foi Ricardinho (PR), que venceu os três jogos, quebrando inclusive, a invencibilidade de Robertinho, com um sonoro 9 a 6. Mas o pentacampeão brasileiro se recuperou e confirmou duas vitórias, assegurando a segunda vaga do grupo. Evandro Gomes (RJ) e o atual campeão mundial Rogério (PR), caíram fora. O detalhe foi o confronto entre Robertinho (melhor ataque) contra Rogério (melhor defesa), que terminou com a vitória de Robertinho por 6 a 5.

Começa o “mata-mata”
            Com os oito classificados definidos, os botonistas foram às mesas para as quartas de final. Na primeira mesa, Thiago Penna (RJ), campeão brasileiro de 2008 enfrentava o multicampeão Robertinho (PR), que jogava com a vantagem do empate. E o carioca fez uma partida perfeita, não dando chances para o adversário, vencendo o confronto por 7 a 4 e se garantindo na semifinal.
            Em outro jogo, Christofer (RJ), que vinha voando nas mesas, encarava Jefferson (SP), que com muita inteligência, usou a vantagem do empate a seu favor, “segurou” um 6 a 6 e também carimbou sua passagem para a semifinal.
            Igor e Marquinhos fizeram o clássico carioca das quartas de final. Mais um jogo tenso, totalmente equilibrado, que acabou empatado em 4 gols, fazendo com que Marquinhos avançasse de fase, graças a melhor campanha.
            O último semifinalista não veio de um jogo normal, e sim, de uma verdadeira batalha. O tricampeão brasileiro Quinho (SP) tentava por fim ao jejum que dura desde 2007 (seu último título nacional) contra o embalado Ricardinho (PR). Nem mesmo o empate, que favorecia o paulista foi suficiente para contar o paranaense, que encaixou seu ataque e venceu com um expressivo placar de 9 a 7, em um dos melhores jogos da competição.
            Com os favoritos Quinho e Robertinho de fora, as atenções das semifinais se voltaram para o confronto de ex-campeões: Thiago Penna (RJ) enfrentou Jefferson (SP), por uma vaga na grande decisão. E o paulista não deu chance ao adversário, que jogava pelo empate, anotando 9 a 5 no placar e garantindo sua presença na grande decisão.
            Do outro lado, Marquinhos (RJ) e Ricardinho (PR) duelavam pela outra vaga, que ficou com o botonista do Paraná, que empatou em 5 a 5 e se garantiu em virtude da melhor campanha.
            Na decisão, Jefferson (SP) cresceu, mostrou porque já havia levantado a taça por duas vezes, exibiu um Futmesa preciso e eficiente, ignorou a vantagem do empate que era do adversário e pouco a pouco foi construindo o placar, que acabou com um bela vitória por 9 a 6 e o tricampeonato brasileiro para o botonista do Palmeiras.
            Na decisão do 3º lugar, melhor para Thiago Penna (RJ) que derrotou Marquinhos (RJ) por 7 a 6.
            Confira a classificação final do XXVI Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa:
CAMPEÃO: JEFFERSON (SP)
Vice-campeão: Ricardinho (PR)
3º Lugar: Thiago Penna (RJ)
4º Lugar: Marquinhos (RJ)
5º Lugar: Robertinho (PR)
6º Lugar: Quinho (SP)
7° Lugar: Igor (RJ)
8º Lugar: Christofer (RJ)
9º Lugar: Rogério (PR)
10º Lugar: Dênis (PR)
11º Lugar: Victor Varoli (SP)
12º Lugar: Farinha (SP)
13º Lugar: Evandro Gomes (RJ)
14° Lugar: Faro (PR)
15º Lugar: Hiêgo (RJ)
16º Lugar: Elds (PR)
17º Lugar: Vinícius Ramalho (SP) – Campeão da 2ª Divisão
18º Lugar: Albarello (SP)
19º Lugar: Faccio (SP)
20º Lugar: Nando (RJ)
21º Lugar: Espel (SP)
22º Lugar: Alex Bahr (SP)
23º Lugar: Vinícius (SP)
24º Lugar: Fabrício (PR)
25º Lugar: Vanno (SP)
26º Lugar: Celsinho (SP)
27º Lugar: André Leal (PR)
28º Lugar: Bruno Varoli (SP)
29º Lugar: Bira (RJ)
30º Lugar: Duda (SP)
31º Lugar: João Victor (RJ)
32º Lugar: Marcio Costa (SP)
33º Lugar: Valbono (SP) – Campeão da 3ª Divisão
34º Lugar: Tadeu (SP)
35º Lugar: Barbosa (PR)
36º Lugar: Moacir (RJ)
37º Lugar: Fernando (PR)
38º Lugar: Dudu Costa (RJ)
39º Lugar: Victor (PR)
40º Lugar: Rhaniery (RJ)
41º Lugar: Hylson (SP)
42º Lugar: Reizinho (RJ)
43º Lugar: Sérgio Nenê (SP)
44º Lugar: Michilin (SP)
45º Lugar: Roger (PR)
46º Lugar: Alessandro (SP)
47º Lugar: Cléo Junior (SP)
48º Lugar: Paolo (SP)
49º Lugar: Pablo (RJ)
50º Lugar: Cássio (SP)
51º Lugar: Ton (SP)
52º Lugar: Renato Borges (GO)
53º Lugar: Muratore (SP)
54º Lugar: Diogo (RJ)
55º Lugar: Batistinha (PE)
56º Lugar: Ricardo (GO)
57º Lugar: Bruno Vasko (SP)
58º Lugar: França (SP)
59º Lugar: Fabinho Israel (SP)
60º Lugar: Mantena (PR)
61º Lugar: Rodrigo Moro (SP)
62º Lugar: Pedro Geronasso (PR)
63º Lugar: Daniel (PR)
64º Lugar: Eliandro (SP)
65º Lugar: Alessandro (SC) – Campeão da 4ª Divisão
66º Lugar: Maicon (PR)
67º Lugar: Luiz Ricardinho (PR)
68º Lugar: Marcelinho (RJ)
69º Lugar: Gonzo (PR)
70º Lugar: Rafael Moreira (CE)
71º Lugar: Carioca (MG)
72º Lugar: André Santos (CE)
73º Lugar: Kleber (SP)
74º Lugar: Renato (AL)
75º Lugar: Ferreirinha (SC)
76º Lugar: Kinal (SC)
77º Lugar: Leandro Dias (PR)
78º Lugar: Bruno Blois (SP)
79º Lugar: Marcelo Aranha (SP)
80º Lugar: Papa (PE)
81º Lugar: Og Girão (SP) – Campeão da 5ª Divisão
82º Lugar: João Paulo (RS)
83º Lugar: Chico (PR)
84º Lugar: Jean (PR)
85º Lugar: Paroski (PR)
86º Lugar: Sydnei (SC)
87º Lugar: Denis Constantino (SP)
88º Lugar: Lucas Jaka (PR)
89º Lugar: Bad (RJ)
90º Lugar: Fernando Dézio (SP)
91º Lugar: Sandro (RS)
92º Lugar: Dario (RJ)
93º Lugar: Lediel (SC)
94º Lugar: Judson (SC)
95º Lugar: Daiam (RS)
96º Lugar: Rodrigo Ferreira (SC)

Demais campeões:
Na categoria Master, o campeão foi Fernando Gradowski (RJ), que na final venceu Argolo (RJ), por 6 a 5. Em 3º Lugar ficou Dalla Stella (PR), com Henrique (SP), na 4 posição.
            Pela categoria Sub-18, o título ficou com o paulista João Pedro Gall, que venceu na decisão, o pernambucano Igor, pela contagem de 2 a 0. Leonardo (PR) foi o 3º colocado, com Guru (RJ), terminando na 4ª colocação.

            Por fim, pela Sub-15, Soneca (PR) sagrou-se campeão, ao vencer na final Thiel (RJ), por 6 a 3. Na disputa pelo 3º Lugar, Pedro (SP) levou a melhor sobre Kleyson (PE), com uma vitória por 3 a 2.

sábado, 3 de maio de 2014

Definidos os 16 botonistas que brigam pelo título do Brasileiro de Futmesa

Foto: Jorge José Farah
Eram 96 botonistas, mas após três dias de disputas, apenas 16 continuam na luta pelo título de Campeão Brasileiro de Futebol de Mesa. Neste sábado (3), foi disputada a Terceira Fase da competição e o paranaense Robertinho continua invicto no torneio. O sábado foi ainda o dia com a maior média de gols do Brasileirão. Confira quem são os classificados:
            No Grupo 25, o chamado “Grupo da Morte”, os classificados foram: 1º Quinho (SP), com 19 pontos, com Robertinho (PR), em 2º, com 15 pontos, Igor (RJ), na 3ª posição, com 10 pontos e Victor Varoli (SP), em 4º, com 09 pontos ganhos. Foram eliminados: Celsinho (SP), Bruno Varoli (SP), Marcio Costa (SP) e Vinícius Ramalho (SP).
            No Grupo 26, o mais “equilibrado do dia”, Christofer (RJ) fechou em 1º lugar, com 12 pontos ganhos, sendo seguido por Elds (PR), com 11, em 2º. O 3º colocado foi Ricardinho (PR), com 10 pontos, mesmo número de Jefferson (SP), que ficou em 4º (os classificados) e de Vinícius (SP), que acabou eliminado. Também ficaram de fora: Alex Bahr (SP), Nando (RJ) e Faccio (SP).
            Pelo Grupo 27, Dênis (PR) garantiu a 1ª posição, com 15 pontos. Em 2º lugar, ficou Hiêgo (RJ), com 12, mesma pontuação de Faro (RJ), que acabou em 3º. O quarto e último classificado do grupo foi Evandro Gomes (RJ), com 10 pontos ganhos. Estão fora: Vanno (SP), André Leal (PR), João Victor (RJ) e Bira (RJ).
            O Grupo 28 teve os seguintes classificados: Rogério (PR), em 1º, com 15 pontos. Farinha (SP), em 2º, com 13, Marquinhos (RJ), em 3º, com 11 e Thiago Penna (RJ), na 4ª colocação, com 10 pontos ganhos. Foram eliminados: Albarello (SP), Espel (SP), Duda (SP) e Fabrício (PR).

Poder de fogo:
            Os números mostram que Paraná e Rio de Janeiro seguem firmes na competição, enquanto São Paulo perdeu espaço. Dos 15 paulistas classificados para este sábado, apenas quatro seguem na disputa. Já o Paraná, mantém “vivo” seis dos nove que possuía e o Rio de Janeiro, entra ainda mais forte, com seis de oito. Um detalhe interessante é que dos 16 finalistas, seis já sentiram o gosto de ser campeão brasileiro. São eles: Robertinho (PR), Rogério (PR), Elds (PR), Quinho (SP), Jefferson (SP) e Thiago Penna (RJ).
            O chamado “Grupo da Morte” teve jogos memoráveis neste sábado: Logo na segunda rodada, os favoritos Quinho e Robertinho se enfrentaram em um jogo que acabou com o placar de 7 a 7. Mostrando estar com a pontaria calibrada, o paranaense, que hoje alcançou incríveis 8 gols por jogo de média, foi responsável por duas partidas com 10 gols. Venceu Victor Varoli por 10 a 7 e, na rodada seguinte, derrotou Celsinho por 10 a 6.
Quinho também chegou a uma dezena no jogo contra Bruno Varoli, ao vencer por 10 a 6. Outro jogo que merece total destaque foi o embate entre o carioca Igor e o paulista Vinícius Ramalho, cujo placar terminou 9 a 9.

Grupos do domingo:
            Neste domingo (4), último dia de competição, os 16 botonistas classificados foram divididos em quatro grupos de quatro atletas cada. Se classificam apenas os dois primeiros de cada chave, sendo que a partir daí, inicia-se os jogos de  “mata-mata”, até que se conheça o campeão. Os grupos de amanhã são os seguintes:
            Grupo A: Quinho (SP), Thiago Penna (RJ), Faro (PR) e Elds (PR);
            Grupo B: Marquinhos (RJ), Victor Varoli (SP), Hiêgo (RJ) e Christofer (RJ);
            Grupo C: Dênis (PR), Jefferson (SP), Farinha (SP) e Igor (RJ) e
            Grupo D: Robertinho (PR), Rogério (PR), Ricardinho (PR) e Evandro Gomes (RJ). Neste grupo destaque para o confronto entre o melhor ataque (Robertinho com 159 gols em 21 jogos) contra a melhor defesa (Rogério com 66 gols sofridos nos mesmos 21 jogos).

Fase final:
            Nas quartas de final, o 1º do Grupo A enfrenta o 2º do Grupo D (Jogo I), o 1º do Grupo B cruza com o 2º do Grupo C (Jogo II), o 1º do Grupo C encara o 2º do grupo B (Jogo III) e o 1º do Grupo D pega o 2º do grupo A (Jogo IV).
            Nas semifinais, o vencedor do Jogo I enfrenta o vencedor do Jogo II e o vencedor do Jogo III encara o vencedor do Jogo IV. Os que sobreviverem se enfrentam na grande decisão.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Brasileirão de Futmesa só tem um invicto


A bolinha MF-200 voltou a rolar nesta sexta-feira (2), nas mesas paranaenses. Dos 64 botonistas que se mantinham na disputa pelo título nacional, apenas 32 continuam na briga. E o equilíbrio foi a marca da Segunda Fase. Dos quatro botonistas que passaram invictos pela fase anterior, apenas o paranaense Robertinho continua na disputa sem perder. Além disso, a partir de agora o Campeonato Brasileiro ficou resumido a três estados, pois sobraram apenas botonistas de São Paulo, do Paraná e do Rio de Janeiro. Confira abaixo como foram as disputas no segundo dia da competição:
            Pelo Grupo 13, Celsinho (SP) foi o 1° colocado, com 17 pontos, sendo seguido por Alex Bahr (SP), com 14 pontos, Hiêgo (RJ), foi o 3°, com 11 pontos e Farinha (SP) fechou a lista de classificados, na quarta posição, com 09 pontos ganhos. Foram eliminados: Roger (PR), Reizinho (RJ), Alessandro (SP) e Moacir (RJ).
            No Grupo 14, os classificados foram: Jefferson (SP), em 1°, com 16 pontos ganhos, em 2° lugar ficou João Victor (RJ), com 14, seguido por Thiago Penna (RJ), com 13 e Marcio Costa (SP), em 4° lugar, com 08 pontos. Dudu Costa (RJ), Rhaniery (RJ), Fernando (PR) e Tadeu (SP), estão eliminados.
            Já no Grupo 15, a lista com os classificados teve em 1° lugar, Vanno (SP), com 16 pontos ganhos, em 2° ficou Marquinhos (RJ), com 12, mesma pontuação de Bruno Varoli (SP), que acabou em 3° e de Elds (PR), que foi o 4°. Valbono (SP), Muuratore (SP), Sérgio Nenê (SP) e Fabinho Israel (SP), foram eliminados.
            Os classificados do Grupo 16, foram: Espel (SP), em 1º lugar, com 16 pontos ganhos. Victor Varoli (SP), com 15 pontos na segunda posição; em 3° ficou Christofer (RJ) e fechando, no quarto lugar, Bira (RJ), com 11 pontos. Cássio (SP), Bruno Vasko (SP), Daniel (PR) e Eliandro (PR), estão eliminados.
            Pelo Grupo 17, avançaram os seguintes botonistas: Em 1° lugar, Rogério (PR), com 19 pontos. Igor (RJ) foi o 2°, com 13, seguido por Faccio (SP), com 12 e Denis (PR), com 10 pontos. Foram eliminados: Ton (SP), Hylson (SP), Michilin (SP) e Pedro Geronasso (PR).
No Grupo 18, Faro (PR) foi o 1° colocado com 15 pontos ganhos. Duda (SP) foi o 2°, com 14 pontos. Quinho (SP), terminou em 3° lugar, com 13 pontos e Vinícius (SP) foi o 4°, também 13 pontos todos classificados. Barbosa (PR), Pablo (RJ), Ricardo (GO) e Mantena (PR) caíram fora;
            O Grupo 19, teve Ricardinho (PR), na primeira colocação com 14 pontos ganhos, mesma pontuação de Evandro Gomes (RJ), que foi o 2°. Em 3° ficou Albarello (SP), com 13 e Vinícius Ramalho (SP), também com 13, fechou a lista de classificados. Foram eliminados: Victor (PR), Renato Borges (GO), Paolo (SP) e Rodrigo Moro (SP).
            Finalizando, a classificação do Grupo 20 teve Robertinho (PR), em 1° lugar, com 19 pontos. Nando (RJ), na 2ª posição, com 13 pontos, mesmo número de André Leal (PR), que foi o 3°. Fabrício (PR), fechou a lista de classificados, em 4°, com 10 pontos. Diogo (RJ), Batistinha (PE), França (SP) e Cleo Junior (SP), ficaram de fora.

Números do Brasileiro:
            A partir de agora, apenas três estados possuem representantes na disputa do Campeonato Brasileiro Individual. Dos 32 classificados, 15 são de São Paulo, 09 do Rio de Janeiro e 08 do Paraná. Aliás, o botonista paranaense Robertinho, começa a despontar como o grande favorito ao título. Até aqui, o pentacampeão brasileiro soma 12 vitórias e apenas dois empates na competição. É também o principal artilheiro do campeonato, tendo anotado a incrível marca de 103 gols em 14 jogos, média de 7,3 gols por partida.
            A lista de artilheiros ainda tem: Marquinhos (RJ), com 90 gols, Quinho (SP) e Bruno Varoli (SP), com 86 e Jefferson (SP), com 85 gols. Um detalhe interessante é que o também paranaense Barbosa, tem até aqui, o 3° melhor ataque do torneio, com 89 gols, mas acabou eliminado.
            Se os ataques andam funcionando, é bom ressaltar que o atual campeão do Mundo, Rogério (PR), detém a melhor defesa do Brasileirão, tendo sofrido apenas 42 gols até o momento.
            Nesta sexta-feira, apenas dois botonistas alcançaram dez gols em um jogo. Quinho (SP) anotou 10 a 7 em cima de Barbosa (PR) e Robertinho fez 10 a 6 contra Diogo (RJ). Vale destacar ainda a partida entre os paulistas Duda e Vinícius, que terminou com a vitória do primeiro por 9 a 8.

Terceira Fase:
            Neste sábado (3), penúltimo dia de competição, os 32 botonistas serão divididos em quatro grupos de oito, com os 4 primeiros de cada chave avançando para a reta final. Veja como ficaram os grupos:
Grupo 25: Robertinho (PR), Quinho (SP), Victor Varoli (SP), Celsinho (SP), Igor (RJ), Bruno Varoli (SP), Vinícius Ramalho (SP) e Marcio Costa (SP);
Grupo 26: Ricardinho (PR), Jefferson (SP), Nando (RJ), Alex Bahr (SP), Christofer (RJ), Faccio (SP), Elds (PR) e Vinícius (SP);
Grupo 27: Vanno (SP), Evandro Gomes (RJ), Denis (PR), Hiêgo (RJ), André Leal (PR), Bira (RJ), Faro (PR) e João Victor (RJ) e
Grupo 28: Rogério (PR), Marquinhos (RJ), Thiago Penna (RJ), Espel (SP), Duda (SP), Farinha (SP), Albarello (SP) e Fabrício (PR).

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Só quatro botonistas seguem invictos no Brasileirão de Futmesa

Flagrante do primeiro dia de disputa. Crédito: Bruno Varoli
Começou nesta quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, mais uma edição do Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa. A competição, que prossegue até o próximo domingo (4), está sendo disputada no estado do Paraná, mais precisamente, no Ginásio de Esportes do Clube Curitibano. Na categoria Adulto, 96 botonistas de 10 estados brasileiros brigam pelo cobiçado título de campeão. E após as disputas do primeiro dia, apenas Robertinho (PR), Renato Borges (GO), Thiago Penna (RJ) e Quinho (SP) ainda estão invictos, sendo que o paulista é o único que mantém 100% de aproveitamento. Confira os números da Primeira Fase:
            No Grupo 1, os classificados foram: 1º Farinha (SP), com 18 pontos ganhos; 2° Bira (RJ), com 15, mesma pontuação de Diogo (RJ), que acabou em 3º nos critérios de sempate. O 4º colocado foi Faccio (SP), com 12 pontos e em 5º ficou Sérgio Nenê (SP). Maicon (PR), em 6º, Chico (PR), em 7º e Renato (AL), em 8º lugar, foram eliminados.
            No Grupo 2, Thiago Penna (RJ) fechou em 1º lugar, invicto, com 17 pontos ganhos; Valbono (SP) foi o 2º colocado, com 14 pontos. Em 3º Lugar ficou Vinícius Ramalho (SP), com 13 pontos, com Faro (PR), na 4ª posição, com 11 pontos e Daniel (PR), em 5º lugar, com 10 pontos. Ferreirinha (SC), em 6º, Marcelinho (RJ), em 7º e Fernando Dézio (SP), em 8º lugar, estão eliminados.
            Pelo Grupo 3, os classificados foram: 1º Marquinhos (RJ), com 19 pontos ganhos, com Marcio Costa (SP), em 2º com 16 pontos; Duda (SP), na 3ª posição, com 15 pontos, Paolo (SP), em 4º, com 10 pontos e Pedro Geronasso (PR), em 5º lugar, com 07 pontos. Os eliminados foram: Gonzo (PR), em 6º, André Santos (CE), em 7º e Rodrigo Ferreira (SC), na 8ª posição.
            No Grupo 4, Victor Varoli (SP) foi o 1º, com 18 pontos ganhos. Em 2º lugar ficou Hiêgo (RJ), com 16 pontos, mesma pontuação de Igor (RJ), que ficou em 3º nos critérios de desempate. O 4º colocado foi França (SP), com 13 pontos e em 5º ficou Mantena (PR) com 09 pontos. Bruno Blois (SP), em 6º, Kinal (SC), em 7º e Lucas Jaka (PR), em 8º lugar, estão eliminados.
            Os classificados do Grupo 5 foram: 1º Ton (SP), com 18 pontos ganhos. Reizinho (RJ), em 2º, com 15 pontos, Cássio (SP), em 3º, com 14 pontos; André Leal (PR), em 4º lugar, com 13 pontos, mesmo número de Victor (PR), que ficou em 5º nos critérios de desempate. Os eliminados foram: Marcelo Aranha (SP), em 6º, Sandro (RS), em 7º e Papa (CE), em 8º lugar.
            Pelo grupo 6, os classificados foram: 1º Ricardo (GO), com 16 pontos; Em 2 ficou Dudu Costa (RJ), com 14 pontos, seguido por Muratore (SP), em 3º com 13, Rodrigo Moro (SP), em 4º com 12 pontos e Fabrício (PR), com 10 pontos em 5º lugar. Ficaram de fora: Jean (PR), em 6º, João Paulo (RS), em 7º e Denis Constantino (SP), em 8º lugar.
            No Grupo 7, Renato Borges (GO) foi o 1º colocado, com 19 pontos. Em 2º lugar ficou Bruno Varoli (SP), com 15 pontos, Jefferson (SP), foi o 3º com 14 pontos, com Barbosa (PR), em 4º, com 13 pontos, Cleo Junior (SP), em 5º, com 09 pontos e João Victor (RJ), em 6º, com também com 09 pontos, perdendo nos critérios de desempate. Foram eliminados: Luiz Ricardinho (PR), em 7º e Carioca (MG), em 8º lugar.
            Pelo Grupo 8, os classificados foram: 1 lugar Bruno Vasko (SP), com 14 pontos ganhos, em 2º ficou Moacir (RJ), também com 14 pontos, perdendo nos critérios de desempate. Em 3º lugar, Rogério (PR), com 13 pontos, mesma pontuação de Albarello (SP), que ficou em 4º nos critérios de desempate. Batistinha (PE), foi o 5º colocado, com 11 pontos e Alessandro (SP), ficou em 6º, com 09 pontos. Os eliminados foram: Paroski (PR), em 7º e Lediel (SC), em 8º lugar.
            Pelo Grupo 9, Robertinho (PR) foi o 1º colocado, invicto, com 19 pontos. Hylson (SP), foi o 2º, com 16 pontos, com Alex Bahr (SP), em 3º lugar, com 11 pontos, mesma pontuação de Christofer (RJ), que ficou em 4º nos critérios de desempate. Vinícius (SP) acabou em 5º lugar, com 07 pontos, mesma pontuação de Eliandro (PR), que ficou em 6º. Rafael Moreira (CE), em 7º e Daiam (RS), em 8º lugar ficaram de fora.
            No Grupo 10, os classificados foram: Evandro Gomes (RJ), em 1 lugar com 15 pontos ganhos, mesma pontuação de Pablo (RJ), que ficou em 2º nos critérios do desempate. Na 3 posição terminou Fernando (PR), com 13 pontos. Elds (PR) foi o 4 com 12 pontos e Michilin (SP), em 5º, com 11 pontos. Ficaram de fora: Alessandro (SC), em 6º, Og Girão (SP), em 7º e Kleber (SP), em 8º lugar.
            Pelo Grupo 11, Quinho (SP), único botonista a terminar o primeiro dia com 100% de aproveitamento, foi o 1º colocado, com 21 pontos ganhos. Em 2 lugar ficou Ricardinho (PR), com 16 pontos, mesmo número de Vanno (SP), que acabou em 3º nos critérios de desempate. O 4º foi Rhaniery (RJ), com 09 pontos, mesma pontuação de Roger (PR), que acabou em 5º nos critérios de desempate, com Fabinho Israel (SP) em 6º, com os mesmos 09 pontos, mas perdendo nos critérios. Ficaram de fora: Dario (RJ), em 7º e Judson (SC), em 8 lugar.
            Por fim, no Grupo 12, os classificados foram: 1 Dênis (PR), com 18 pontos ganhos. Em 2º ficou Nando (RJ), com 15 pontos. O 3º foi Espel (SP), com 14 pontos; Celsinho (SP) foi o 4, com 12 pontos e Tadeu (SP), ficou em 5º, com 11 pontos. Leandro Dias (PR), em 6º, Bad (RJ), em 7º e Sydnei (SC), em 8, foram eliminados.

Os números do primeiro dia:
            O XXVI Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa está sendo disputado por 36 botonistas de São Paulo, 23 do Paraná, 18 do Rio de Janeiro, 07 de Santa Catarina, 03 do Rio Grande do Sul, 02 do Ceará, 02 de Pernambuco, 02 de Goiás, além de 01 de Alagoas e 01 de Minas Gerais.
            Foram marcados nesta quinta-feira, 2986 gols em 336 partidas, uma média de 8,88 gols por jogo. O Grupo 7 foi o que mais marcou, com 307 gols em 28 jogos, média de 10,96 gols por partida, o único grupo que ultrapassou a casa dos 300 gols. Já o Grupo 6, foi o que menos balançou as redes, com 202 gols marcados nos mesmos 28 jogos, média de 7,21 gols por partida.
            Os artilheiros do dia foram: 1º Robertinho (PR) 54 gols marcados; 2º Marquinhos (RJ) com 52 gols e 3º Bruno Varoli (SP) com 51 gols marcados.
            Os jogos marcantes desta Primeira Fase foram os seguintes:
Bruno Varoli (SP) 12 X 6 Jefferson (SP) – jogo com o maior número de gols;
Rafael Moreira (CE) 10 X 1 Daiam (RS) e Marcelinho (RJ) 9 X 0 Ferreirinha (SC) – as maiores goleadas;
Hylson (SP) 11 X 5 Rafael Moreira (CE); Barbosa (PR) 11 X 6 Bruno Varoli (SP) e Marquinhos (RJ) 10 X 5 Paolo (SP) – jogos em que um botonista alcançou dez gols ou mais.
            Em contrapartida, Sandro (RS) 1 X 0 Papa (CE) e Fabinho Israel (SP) 1 X 0 Dario (RJ) – foram os jogos com menor número de gols.

Os grupos da Segunda Fase:
            A disputa pelo título nacional tem prosseguimento nesta sexta-feira (2), com os seguintes grupos:
Grupo 13: Farinha (SP), Alex Bahr (SP), Celsinho (SP), Alessandro (SP), Hiêgo (RJ), Rogério (PR), Roger (PR) e Reizinho (RJ);
Grupo 14: Thiago Penna (RJ), Dudu Costa (RJ), Rhaniery (RJ), João Victor (RJ), Marcio Costa (SP), Jefferson (SP), Fernando (PR) e Tadeu (SP);
            Grupo 15: Bruno Varoli (SP), Muratore (SP), Fabinho Israel (SP), Sérgio Nenê (SP), Valbono (SP), Vanno (SP), Marquinhos (RJ) e Elds (PR);
            Grupo 16: Victor Varoli (SP), Cássio (SP), Espel (SP), Daniel (PR), Eliandro (PR), Bira (RJ), Moacir (RJ) e Christofer (RJ);
            Grupo 17: Hylson (SP), Faccio (SP), Albarello (SP), Michilin (SP), Ton (SP), Dênis (PR), Igor (RJ) e Pedro Geronasso (PR);
            Grupo 18: Faro (PR), Barbosa (PR), Mantena (PR), Pablo (RJ), Ricardo (GO), Duda (SP), Vinícius (SP) e Quinho (SP);
            Grupo 19: Vinícius Ramalho (SP), Paolo (SP), Rodrigo Moro (SP), Renato Borges (GO), Evandro Gomes (RJ), Ricardinho (PR), Victor (PR) e Batistinha (PE);
            Grupo 20: Bruno Vasko (SP), França (SP), Cleo Junior (SP), Nando (RJ), Diogo (RJ), Robertinho (PR), André Leal (PR) e Fabrício (PR).

            Classificam-se para a Terceira Fase os quatro primeiros de cada grupo.