quinta-feira, 20 de maio de 2010

Super Open Plus: O torneio da "confusão"


O que era para ser o maior torneio de futebol de mesa da história, acabou se tornando alvo de críticas e muita confusão. No último final de semana, dias 15 e 16 de maio, mais de 110 botonistas estiveram na sede do Meninos, em São Bernardo do Campo, para a disputa do I (e último) Super Open Plus Paulista, organizado pela Federação Paulista.
No sábado, primeiro dia de disputas, os botonistas foram divididos em grupos em 14 grupos, sendo que 7 chaves foram disputadas no período da manhã e outras 7 à tarde. Os quatro melhores de cada grupo (56 no total) avançavam para o domingo.
O Bloco do "R"/Ituano esteve representado por 4 botonistas, sendo eles: João Pedro, Valini, Zé Mario e Robson Mota.
João Pedro, somou 8 pontos, com uma vitória, cinco empates e apenas uma derrota e acabou eliminado. Zé Mario e Robson, em um dia irreconhecível, também não avançaram. O único botonista que conseguiu se classificar para o domingo foi Valini.
Porém, até o encerramento do período da manhã, ninguém ainda havia divulgado como seria a disputa no domingo, nem como seria feita a pontuação do ranking. No almoço, em conversa com o presidente Farah, recebemos a informação que no domingo os botonistas seriam divididos em 7 grupos de 8, sendo que iriam se classificar os dois primeiros de cada grupo e mais dois terceiros por índice técnico.
No domingo, Valini, com problemas particulares não compareceu para a disputa e abandonou o torneio.
No dia seguinte, muitas reclamações e confusão sobre o último dia do torneio. Segundo informações obtidas pelo blog, quando os botonistas tomaram conhecimento de seus grupos e que apenas os dois primeiros se classificariam, houve uma revolta por parte de alguns atletas, que tentaram alterar a fórmula de disputa, e conseguiram! Isso acabou provocando muita confusão entre os participantes, inclusive com o pedido de saída do diretor técnico da federação Justa.
Após o tumulto, o regulamento do torneio foi modificado e o grande campeão foi o botonista Faccio do Meninos, que na final venceu Jefferson do Maria Zélia. Farinha do Círculo Militar foi o 3º colocado e Quinho do Palmeiras, o quarto.
Diante dos fatos, a Federação Paulista de Futebol de Mesa marcou uma reunião para esse sábado (22), visando apurar e resolver todos os problemas ocorridos em São Bernanrdo.

3 comentários:

rafael disse...

Esse episódio mostra o quanto nossa "federação" é amadora!!! Infelizmente...

joão pedro disse...

A culpa ñ foi da FPFM, nem do Justa,
pois bom ou não existia um regulamento.

O problema foi causado por alguns botonistas.

Valdivia!

rafael disse...

Se existia um regulamento, este tinha que ser respeitado por todos, independentemente da vontade própria de alguns.