sexta-feira, 2 de julho de 2010

Papo com o craque


O blog volta a apresentar os botonistas de destaques no Futebol de Mesa paulista. Nesta semana conversamos com João Pedro, hoje, o principal personagem do Bloco do "R" no torneio por equipes da Federação Paulista neste ano de 2010. Apesar de jovem, Valdivia (como é carinhosamente conhecido) registra importantes conquistas em seu currículo. Bicampeão por Equipes do Interior, presença constante nas fases finais de Aberto, em 2010, João Pedro atingiu uma marca histórica, ao se tornar o primeiro botonista de Itu a figurar na Série Ouro da FPFM.
Confira abaixo o bate-papo:

BLOG: Quando e onde você começou a praticar o futebol de mesa?

Comecei a jogar futmesa em 1998 na sede do Bloco do “R”. Na oportunidade
quem me levou para dar as primeiras palhetadas foi meu cunhado Alexandre Bussaglia. Joguei durante um ano e depois fiquei um tempo parado devido aos estudos.

BLOG:Como foi ser o primeiro botonista de Itu a disputar a Série Ouro de um Torneio Aberto da FPFM?
Foi muito bom. Pensei que seria o saco de pancadas da ouro, mas joguei de igual para igual fazendo 13 pontos. Só não passei de fase por muito azar.

BLOG: Nos últimos abertos você sempre chega as finais, mas acaba sendo eliminado no primeiro mata-mata. O que está faltando para você ir mais adiante? O problema é psicológico?
Na verdade está faltando calma. Sou muito nervoso. Se tivesse a calma que tenho nos abertos da Liga Interior e nos jogos de Equipes deste ano, sem duvidas chegaria mais longe.

BLOG: O que significou para ti a passagem pelo Círculo Militar e como está sendo este retorno ao Bloco do "R"?
O CMSP foi uma grande escola pra mim. Joguei somente 1 ano por lá, não tinha muito tempo de treinar com os craques da ouro, pois trabalho e estudo em Itu.
Mas só de ir algumas vezes treinar, e participar dos jogos de equipes, aprendi muito com os craques do CMSP. Na verdade fiz muitos amigos por lá, somente voltei para Itu pensando em ajudar a equipe ituana a fazer boa campanha no Equipes. Pois no CMSP eu tinha uniforme e todas as taxas de torneios pagos, além de jogar com alguns do melhores jogadores do Estado. Sou muito grato a todos os amigo de Circulo, principalmente ao Chicus e o PP que foram os principais responsáveis pela pela minha ida a São Paulo.

BLOG: Na sua opinião, como está o Futebol de Mesa no interior hoje?
Acho que o futmesa do interior ainda está em um nível muito inferior ao da Capital.
Acredito que falta mais participação das turmas do interior nos abertos e torneios da FPFM. Por exemplo: No integração disputado no Meninos em 2010 apenas os botonistas do Bloco do R estiveram presentes. Outro fator que pode ajudar a melhorar o nível dos botonistas do interior, são os abertos da Liga Interior. Porém é necessário mais união entre os representantes dos clubes. Justamente por esse motivo
ano que vem será montado uma comissão com um representante de cada grupo, a qual montará o calendário e decidira a melhor forma de disputa.

BLOG: O que você considera mais importante no futebol de mesa: saber atacar ou saber defender?
Os dois são importantes. Fazer gol é sempre bom, mas é necessário saber a hora certa de acelerar ou gastar os toques. Já vi muitos jogadores virarem vencendo uma partida por 3 gols de diferença e no final perderem porque continuaram jogando rápido.

BLOG: Hoje você é o representante do Bloco do "R" junto à Federação Paulista e também se tornou o capitão da equipe. O que isso representa em sua vida?
Fico feliz de saber que meus amigos de bloco confiaram tal responsabilidade a minha pessoa. Na verdade desde 2008 venho tomando conta do interesses do Bloco junto a FPFM, mesmo em 2009 quando estava defendendo o CM. Fazia as inscrições, mandava fax, email, atualizava a página do Bloco no site futeboldemesanews. Porém isso só se tornou official em 2010.

BLOG: Em termos de estrutura, o que você pode falar do futebol de mesa? Onde você acha que precisa melhorar?
Acredito que os calendários tem que ser montados com antecedência, as bolinhas devem ser fabricadas com melhor qualidade e as taxas de inscrições devem ser menores, pois não é qualquer clube que pode pagar todas as taxas cobradas. Mas acredito que estamos no caminho certo, pois tivemos algumas melhorias no Mandato Farah, principalmente na parte de divulgação do esporte.

BLOG: O que você projeta para o segundo semestre deste ano?
Na verdade quero começar o semestre com boa participação na Copa Interior, o que me garantiria na série ouro, depois a vitória contra o Cisplatina no Equipes, que colocaria o Bloco em ótima situação no equipes.

BLOG: O que o Futebol de Mesa representa na sua vida?

Na verdade o futebol de mesa é um dos meus hobbys juntamente com o rock’n roll. Ambos são hobbys que levo tão a sério quanto o trabalho e os estudos, somente ficam atrás do bem estar meu e da minha família (que sempre vem em primeiro lugar)

O PERFIL DO CRAQUE
Nome Completo: João Pedro Januário Quirino da Silva (Valdivia para os amigos)
Data de Nascimento: 27/06/1985
Local: Salto de Itu - SP
Estado Civil: Solteiro
Profissão: Tecnólogo em Métodos e Processos
Time do coração: São Paulo
Hobby: tocar baixo e jogar futmesa
Prato preferido: parmegiana
Carro: Qualquer um que me leve onde eu preciso
Filme: “ O Ultimo dos Moicanos”, "Dança com Lobos", "Coração Valente", "O Último Samurai", enfim os filmes épicos são meus favoritos.
Ídolo no Futebol de Mesa: ‘PAULO SALVADOR RIBEIRO PERROTTI” o Perrotti
Ídolo fora do Futebol de Mesa: Senna, Rogério Ceni, Angus Young ( guitarrista do ACDC
Mulher bonita: Flavia Alessandra (Sei lá, são varias as mulheres bonitas)
Uma tristeza: A morte de Senna em 1994 e morte de meu pai quando eu tinha apenas 11 anos.
Uma alegria: O show inesquecível do ACDC que assisti em 2009.
Um jogo inesquecível: João Pedro 4 x 3 Perrotti no 2° Itu Open
Um sonho: Era comprar um time do Zé Mario, mas esse eu realizei esse ano. Conhecer as maravilhas do Mundo (Construções Maias no México, Torre Eiffel, Templo de Ártemis na Turquia, Coliseu de Roma, O Taj Mahal na Índia, Castela de Petra na Jordânia, monumentos chineses, Grand Canyon, etc..

2 comentários:

rafael disse...

Grande Pepito, apesar de vc não lembrar, judiei muito de vc e de seu irmão qdo começaram...hehehe....mas com vc foi por pouco tempo, pq depois de alguns anos qdo voltei a jogar vc já estava complicando bastante. Hoje fazemos grandes jogos e te respeito muito como botonista. Mas principalmente como homem, vc se tornou um cara de personalidade e te considero como um amigo em que posso confiar.
Um grande abraço e torço para que seu 1º título em um Aberto da FPFM venha ainda esse ano!!!
Rafael Mello!

joão pedro disse...

Valeu RAfa!!
Devo muito a todos vcs do BLOCO!
Alexandre Bussaglia, Daniel, Tchaka, Lui, Toledo, Zé, Valini, Robson, Tarchiani, Pirikito, Rafa,Otavio, Fabio Januário, Emerson,Pires, os novos integrantes da equipe 2010. Me desculpe se esqueci de alguem.
Aprendi um pouco com cada um de vcs..Tanto do futmesa, quanto sobre a vida.

Att,

João Pedro Valdivia!