domingo, 15 de agosto de 2010

Kia Motors inicia produção do Bongo K2500 no Uruguai


Na última quinta-feira (12/08), este blogueiro esteve em Montevidéu, no Uruguai, para acompanhar o lançamento da linha de produção do Bongo K2500. Trata-se do primeiro veículo da Kia Motors a ser fabricado na América do Sul. Segundo o empresário ituano, José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, empresa da holding Gandini Participações e Representações, que também controla a Kia Motors Uruguay, o investimento é de US$ 25 milhões.
O evento aconteceu na fábrica da empresa uruguaia Nordex e contou com a presença do presidente uruguaio, José Mujica, que em seu discurso, enalteceu o trabalho de José Luiz Gandini em seu país.
O primeiro lote do Kia Bongo K2500 sai da linha de produção, a partir de setembro, já de acordo com o protocolo e índice de localização do Mercosul, com cerca de 11 fornecedores do Brasil e seis do Uruguai e da Argentina. Com essa condição, a Kia Motors Uruguay pretende produzir 6 mil unidades em 2011, cuja oferta – no próximo ano – atenderá aos mercados brasileiro e uruguaio, na proporção 95% e 5% respectivamente.
Neste último quadrimestre de 2010 e ao longo de 2011, a Kia Motors Uruguay contará com cerca de 20 engenheiros e técnicos da Kia Motors Corporaion, que oferecerão suporte aos mais de 180 funcionários uruguaios e brasileiros. Alinha de produção do Bongo deve proporcionar ainda, cerca de 500 empregos indiretos, entre os atuais e futuros fornecedores.
Ainda neste último quadrimestre do ano, a Kia Motors Uruguay vai produzir cerca de 15 unidades por dia, totalizando 330 unidades por mês. A partir de janeiro e 2011, serão 25 unidades por dia e 550 unidades por mês, em apenas um turno de trabalho.
“Vamos iniciar nossas operações industriais aqui no Uruguai com igual padrão de linha de produção e de qualidade do veículo da Kia Motors Corporation na Coreia do Sul”, anunciou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e da Kia Motors Uruguay. “Nossos investimentos da ordem de US$ 25 milhões contemplaram todos os parâmetros estabelecidos pela direção da Kia sulcoreana”, acrescentou o empresário ituano.
Das oito versões da linha do caminhão leve Bongo, apenas o K2500, cabine simpls, tração 4x2, rodeiro simples, sem caçamba e motor turbo diesel 'intercooler' será produzido no Uruguai. Todas as demais versões serão mantidas, mas por meio da importção.
“Na segunda fase de produção do Bongo, a partir de 2012, vislumbramos alcançar os mercados argentinos e paraguaios”, afirma Gandini.

O veículo:
Ágil, prático e econômico, o Bongo foi desenvolvido para atender às mais diversas necessidades de uso diário, seja em trabalhos nos centros urbanos ou em áreas rurais. O comercial leve da Kia Motors permite instalar caçambas (metálicas ou de madeira) ou baús customizados por aplicação. Uma das principais vantagens do Bongo é a altura mínima da plataforma em relação ao solo, o que facilita o manuseio de carga e descarga de produtos. O veículo é perfeito para quem bsuca um comercial leve, com resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho.

Visita:
Após o lançamento do Bongo, houve o corte simbólico da fita inaugural da linha de produção, feita pelo presidente uruguaio José Mujica (foto). Em seguida, autoridades e imprensa visitaram as instalações da Nordex e conheceram todo o processo de fabricação do carro da Kia Motors, passando pela usina de solda, pintura, preparação da carroceria e montagem final, além da linha de teste final computadorizada.
“Aqui está 100% do trabalho de um ituano. Essa fábrica precisava acontecer”. Foi assim que o empresário ituano José Luiz Gandini resumiu a inciativa de fabricar um carro da Kia Motors na América do Sul. Ao final da apresentação, Gandini fez questão de enaltecer e agradecer seu pai, José Carlos (que não estava presente ao evento), sua mãe Maria de Loures, esposa Leila e filho Gustavo. “Eles são meus alicerces”, finalizou.

3 comentários:

Robson Candiani disse...

AHAM!!!!

rafael disse...

E o que isso tem a ver com futmesa???? uhauhauhauauhauauhauhauhauhauhauha

joão pedro disse...

E dai!!!
Eles vão patrocinar nossa equipe!!??


Valdivia!!