terça-feira, 16 de abril de 2013

Flamengo e Liga Jacareí são os destaques da Copa Estado

No último dia 07 de abril chegou ao fim o primeiro turno da Copa Estado de São Paulo, a segunda divisão do Futebol de Mesa paulista. A competição deste ano reúne oito clubes, que nesta primeira fase estão divididos em dois grupos quatro. De acordo com o regulamento, as equipes jogam em turno e returno dentro de seus respectivos grupos, classificando-se as duas primeiras de cada chave para as semifinais.
O Flamengo é o único time com 100% de aproveitamento. Até o momento, o clube de Americana jogou e venceu seus três compromissos e lidera isoladamente o Grupo B com 09 pontos ganhos. Principal pontuador da equipe na Copa Estado, o botonista Fernando Hackmann destaca o bom momento do time. “A equipe tem mostrado muita garra, temos 8 jogadores com nível muito parecido e isto complica para os adversários. Não temos nenhum ‘gênio’ do botão, mas é ‘pauleira’ toda rodada”. O atleta enfatiza que o foco do Flamengo é o título da competição. “A equipe ainda vai melhorar até o final do ano, estamos com um planejamento para isto. Nosso objetivo é ser campeão da Copa Estado, pois já fomos vices duas vezes”. Apesar do otimismo, Hackmann acrescenta ainda que a briga pelas semifinais será muito equilibrada. “Vejo com muita força no campeonato a Liga Jacareí e o Nacional, mas não dá para esquecer a tradição do XV de Socorro. As semifinais e finais serão muito disputadas, diferente dos últimos anos que sempre tinha uma equipe que sobrava no campeonato. E lembro ainda que tem o pessoal de Bauru. Pode ter certeza, eles (Noroeste) melhoraram muito, estão treinando forte e vão dar muito trabalho nas semifinais”.

NOROESTE:
Na vice-liderança do grupo, aparece o Noroeste. O time de Bauru, capitaneado por Ton Armani, demonstra confiança sobre as chances de avançar para as semifinais da competição. “O desempenho está muito satisfatório, dentro das nossas previsões. O jogo chave para nós era vencer a equipe de Rio Pardo em casa, e agora, temos que vencer Botucatu no início do returno”. O botonista acrescenta ainda que os resultados desta temporada estão atrelados a experiência do time. “Nossa equipe está mais experiente, tendo em vista que em 2012 foi nossa estreia no equipes e perdemos muitos jogos bobos, principalmente dentro de casa”. Sobre o nivelamento dos grupos nesta primeira fase, Ton acredita não existe diferença. “Não acho o grupo nosso mais fraco, tendo em vista que a melhor equipe da Copa Estado é o Flamengo. No outro grupo, só a Portuguesa acho que surpreende, pelos resultados ate então. As demais equipes estão equilibradas”.

RIOPARDENSE:
De volta ao Futebol de Mesa paulista após um longo período, a Riopardense ocupa a terceira posição do grupo e ainda sonha com uma vaga nas semifinais da Copa Estado. Para o botonista Alfredo Nicolas, o principal objetivo da equipe é motivar os botonistas da cidade. “Como cidade pequena temos dificuldades em renovação de elementos para praticar o Futmesa e estamos tentando motivar um pouco mais as pessoas por aqui, voltando a disputar a Copa do Estado”. O atleta destaca ainda que apesar do pouco treino, a equipe irá se agarrar nas chances de classificação. “Como treinamos uma vez por semana é pouco para o nível de exigência do Paulista uma vez que já estivemos na A1 e sabemos que para essa disputa necessita de pelo menos 10 bons elementos se quiser obter algum resultado. Nós temos ainda chance numérica e precisamos vencer todas no segundo turno”. Questionado se a Riopardense veio para ficar, o botonista prega cautela e diz que os custos são altos para a pratica do esporte. “Não sei ainda te dizer se a Riopardense veio prá ficar, pois precisamos de ajuda de custo e para este ano tudo foi confirmado”.

BOTUCATUENSE:
            Única equipe que ainda não pontuou no torneio, o Botucatuense ressalta que as adversidades estavam previstas para este ano. Segundo Alexandre Rubão, o objetivo em 2013 é adquirir experiência. “Apesar de perder os três jogos, sei que jogamos muito mais do que imaginávamos. Quando resolvemos filiar junto a FPFM, sabíamos que não seria nada fácil, o comprometimento com as datas, as duas viagens longas que teríamos, além de enfrentar adversários competitivos. Entramos com o propósito de adquirir experiência e crescimento no esporte, e terminamos essa primeira fase com a missão cumprida. Surpreendemos nossa equipe rival e recebemos elogios de uma das melhores equipes da competição. Todos da nossa equipe sabem que o placar final na súmula não reflete o que os atletas fizeram nas mesas. Isso deixa um gostinho de querer mais”. O botonista deixa claro que a classificação ficou distante, mas mantém o foco em obter a primeira vitória na competição. “A classificação será praticamente impossível de alcançar, já que dependerá de muitos fatores além de três vitórias, mas sabemos que isso não era o nosso maior objetivo. Vamos sim, buscar a primeira vitória na competição, para dar mais ânimo a nossa equipe. E mesmo que a ela não venha, vamos tentar fazer o melhor nas mesas”. Apesar de ser a menor equipe, em número de atletas, na Copa Estado, Alexandre ressalta que a cidade possui muitos botonistas e já avisa que a continuidade nos torneios promovidos pela Federação Paulista dependerá de apoio. “Nossa equipe foi formada de última hora, temos poucos atletas filiados, mas todos comprometidos com esse objetivo. A cidade de Botucatu possui muito mais jogadores que Bauru, porém esses preferem jogar mais por diversão, do que por competição, por isso o número baixo de filiados. Temos um clube que está nos apoiando, e se manter esse apoio para 2014, com alguns atletas que poderão representar nossa equipe, iremos jogar no ano que vem”.

GRUPO A:
            No Grupo A, a liderança é da Liga Jacareí, que nos critérios de desempate supera o time do Nacional. O comandante da equipe, Edu Redondo, credita o bom rendimento da equipe a chegada de importantes reforços. “Trouxemos três reforços que estão nos ajudando bastante, são eles o Da Silva, Edson Sírio e Dede Sírio”. Edu também destaca as melhorias que o clube obteve para essa temporada. “Em 2012, duas semanas antes de começar a Copa do Estado, ficamos sem sede, tivemos que deixar o lugar onde alugávamos de um dia para o outro e ficamos sem espaço de treino. Com muito sacrifício consegui emprestar uma sala no SESI/Jacareí para mandar os jogos da equipe, mas somente para os dias de jogos, no ‘monta desmonta’ e isto acabou nos prejudicando e muito! Agora para 2013 consegui um salão onde conseguimos treinar duas vezes por semana, o que nos dá mais tranquilidade pro nosso trabalho”. O fato de no segundo turno, a equipe fazer dois jogos fora de casa, não preocupa o comandante. “É sempre melhor jogar em casa, mas nossa equipe é experiente e, o mais importante, sinto que ela está com alegria, com vontade de ganhar”.

NACIONAL:
Na segunda colocação do grupo, com o mesmo número de pontos que a Liga Jacareí, mas perdendo nos critérios de desempate, o Nacional não esconde de ninguém que o objetivo é o acesso. Para o botonista Og Girão, até o time Máster acabou sendo ofuscado devido a obsessão pela elite do Futmesa paulista. “Este ano resolvemos priorizar o acesso para a primeira divisão, haja visto que trouxemos alguns reforços que não estavam na ativa e até dentro do plantel do Nacional que compunha a equipe Máster. O caminho é difícil, mas lutaremos para alcançar este objetivo. Aliás, resolvemos ‘sacrificar’ a equipe Máster com este intuito”. Og Girão ressalta ainda que o bom desempenho da equipe é fruto do ótimo trabalho desenvolvimento pela diretoria do clube. “Jogamos com muita responsabilidade, tendo em vista o nosso planejamento traçado e encabeçado pelo Élcio e o Laércio, que é o técnico da equipe, e vivemos todas as emoções que as rodadas e os jogos nos proporcionam. Estamos conscientes das nossas responsabilidades”. Sobre as chances de título, o botonista prefere manter os pés no chão. “Não queremos passar aquela falsa imagem de humildade, mas a prioridade é o acesso, pois temos consciência que existem adversários potencialmente capazes e que querem conquistar o mesmo objetivo que nós. Caso consigamos conquistar o título, será a ‘cereja do bolo’ para fechar com chave de ouro”.

XV DE AGOSTO:
            Ocupando o terceiro lugar, com apenas uma vitória, o Xv de Agosto da cidade de Socorro terá que mostrar poder de reação no segundo turno. Porém, o botonista Zuccato ressalta que a equipe tem atuado “no limite” dentro da Copa Estado. “Acredito que fizemos o que podíamos, pois nos jogos fora de casa não fomos com a equipe inteira e, foram jogos muito equilibrados e faltaram alguns jogadores fundamentais. Mas em casa fizemos a obrigação”. O botonista confia no fator casa neste segundo turno e ainda espera “beliscar” algum ponto fora de Socorro. “Temos que vencer, no mínimo, os jogos dentro de casa para tentarmos algo no campeonato, mas se conseguirmos algo fora de casa também ajudaria, e muito, para aliviar a pressão em casa”. Zuccato destaca ainda que gostou da regionalização proposta pela Federação Paulista nesta temporada. “A regionalização foi boa sim, na medida em que nosso esporte caminha e tende a ser uma evolução para a participação de novas equipes”.

PORTUGUESA SANTISTA:
De grande favorita a última colocada do grupo, a Portuguesa Santista terá que correr atrás do tempo perdido na Copa Estado. O botonista Norberto Bergamini diz que o fato da equipe não conseguir reunir seus principais jogadores afetou o rendimento. “A Portuguesa sofreu uma série de desfalques desde o começo do ano. A começar pelo Waguinho que fraturou uma perna e passou por operação, devendo voltar apenas no segundo semestre. Sua ausência repercutiu muito no ânimo da equipe”. Outro ponto citado pelo atleta é falta de experiência de alguns botonistas. “A equipe da Briosa tem jogadores que, apesar da idade, tem pouca experiência em jogos federados como eu, Chagas, Ullysses e o Marcelo Loyacono. Na segunda partida, em Jacareí, por exemplo, o Charleaux e o Bartolo não puderam comparecer e, convenhamos, são atletas que pontuam. No último confronto, com o Nacional, somente estes dois se saíram bem. Os demais componentes estão irregulares”. Outro ponto abordado pelo botonista foi a questão da mudança de sede. “A equipe ainda se ressente da mudança do clube (troca do Santos pela Portuguesa) e da saída de alguns indivíduos que a integravam e já estavam com o grupo há algum tempo. O primeiro turno já acabou, mas, com certeza, no segundo faremos o nosso melhor. Eu ainda acredito na classificação para as semifinais”.

Nenhum comentário: