quinta-feira, 28 de novembro de 2013

“Vovô” Cássio: O senhor finais


São mais de 24 anos dedicados ao Futebol de Mesa. Ao longo desse tempo, José Cassio Ruiz Erbistise tornou um colecionador de títulos. É hoje, sem dúvida alguma, um dos, senão, o botonista mais respeitado de todo o país. E quando a bolinha de feltro rolar nas mesas do Cisplatina neste domingo (1°), “Vovô” Cássio, como é carinhosamente chamado, estará atingindo um recorde, que dificilmente será batido no mundo do Futmesa: ele disputará a sua 14ª final consecutiva de campeonatos Paulista. E a decisão deste final de semana poderá ter um sabor especial a mais, pois pela primeira vez, o Meninos estará disputando o principal título do Estado e, caso venha a conquistá-lo, Cássio estará escrevendo seu nome na história do clube de São Bernanrdo do Campo.
            Nesta entrevista, concedida exclusivamente para o BLOG DO VALINI, o “senhor finais” fala sobre a marca histórica, a expectativa desta final, e tudo o que cerca esta inédita decisão. Confira!
 
BLOG - Neste domingo, dia 1°/12, o senhor estará disputando sua 14ª final consecutiva do Paulista de Futebol de Mesa. O que isso representa?
Cássio: Não sou ligado em marcar resultados, então até o Meninos eliminar o Círculo nem sabia que eu e o Perrotti disputávamos o privilégio de disputar nossa décima quarta final seguida. Só descobri isso após o término da partida. Sinto-me com isso um predestinado e me toquei da importância desse feito quando percebi que esse recorde só poderá ser igualado daqui 13 anos. Acho que é um marco.

BLOG - Das 13 finais anteriores, o senhor venceu 8. Qual é o segredo para se ganhar uma decisão?
Cássio: Ter um time focado e manter a tranquilidade durante todo o jogo. Não é fácil, mas treina-se e participa-se de muitos torneios para se conseguir isso.

BLOG - Nas 13 finais anteriores, o senhor já enfrentou o Palmeiras na decisão? Sabe dizer qual é o seu retrospecto contra a equipe de Palestra Itália?
Cássio: Não sei dizer o retrospecto. Lembro-me de perder uma final no Círculo, mas lembro-me de ganhar duas nos campos neutros do São Judas e do Maria Zélia.

BLOG - Em que sua experiência pode e deve ajudar a equipe do Meninos nesta decisão, até porque, será a primeira final de um Paulista do clube?
Cássio: Insistir no foco, não desistir nunca e principalmente fazer com que todos acreditem que dicas de jogo são importantes numa decisão.

BLOG - Como o time deve se portar nesta final? O senhor vê uma equipe ansiosa pela conquista?
Cássio: Eu acho que quem diz que não fica ansioso perto de uma decisão nunca participou de uma. O Palmeiras, como equipe tem muito mais experiência em decisões, mas todos os jogadores do Meninos já participaram de inúmeras decisões individuais. Embora sejam experiências diferentes ajuda para que cada um jogue a decisão de forma menos nervosa.

BLOG - Em que o jogo deste domingo será diferente da partida que vocês fizeram com o Palmeiras logo na estreia do Paulista deste ano?
Cássio:Será muito diferente para os dois times. Primeiramente aquela partida foi disputada com mesas novas e bolinhas novas. A adaptação foi complicada para ambos. Aquela era a primeira partida do ano para o Meninos contra o time favorito do campeonato na casa deles. Havia uma ansiedade nossa para sabermos como iríamos nos sair ali e no resto do campeonato. Agora é uma decisão em um campo neutro, onde o Palmeiras continua favorito, mas como diria o filósofo decisão é decisão.

BLOG - O fato do jogo ser disputado em campo neutro, ajuda ou atrapalha o Meninos?
Cássio: Acho que o campo neutro torna-se um pouco de surpresa para ambos os times. Então, acho que nem atrapalha nem ajuda nenhum dos times. É igual para os dois. Acho que o que pode atrapalhar é se o ambiente estiver muito quente.

BLOG - A eliminação precoce no Brasileiro de Poços de Caldas pode afetar de alguma forma a empolgação da equipe?
Cássio: Não vejo relação nenhuma entre os dois campeonatos já que até o número de jogadores é diferente e o tipo de disputa também. O que nos atrapalhou é que se não tivéssemos sido eliminados poderíamos jogar mais alguns jogos visando a preparação para essa final.

BLOG - Quais são os pontos fortes do Palmeiras e como pará-los?
Cássio: Experiência, muitos jogadores em ótima fase e um como o Quinho em fase excepcional, é só ver a campanha individual dele no brasileiro.

BLOG - Esta será a última partida com a bola de feltro. Em sua opinião, a CBFM acertou ao trocar a bola de feltro pela MF-200?
Cássio: Conversei com o Waldomiro em Poços e ele não conseguiu fazer até agora uma bolinha de feltro que não fosse artesanal, então a MF200 na minha opinião era a única alternativa. A decisão está correta.

Nenhum comentário: