segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sem Piracicaba e Socorro e com time que não existe teve início a Liga do Interior 2010


A cidade de Atibaia abriu a temporada 2010 da Liga do Interior. A competição aconteceu no último sábado, dia 1º de maio, no São João Tênis Clube e foi amplamente dominada pelos botonistas do Bloco do "R" de Itu, que colocaram 5 entre os 8 primeiros. João Pedro (foto) ficou com o título, invicdto, após empatar na final com seu companheiro de clube, Tiago Spinelli (João tinha melhor campanha). Tchaka foi o 4º colocado, Zé Mario terminou na 7ª posição e Fabio Januário foi o oitavo.
Infelizmente, o torneio não teve nenhum representante da cidade de Piracicaba e apenas um do Xv de Agosto de Socorro. Outro ponto foi a inclusão do Campinas Futebol de Mesa, clube que não existe e que foi apenas criado para que três botonistas da regra 3 toques de Campinas, pudessem disputar o torneio.
Outro ponto negativo foi a fórmula de disputa da competição. O torneio contou com grupos de apenas cinco botonistas, sendo que na primeira fase se classificavam apenas dois de cada chave e mais quatro terceiros do geral. Ou seja, vários botonistas pagaram a taxa de inscrição (R$ 10) para jogar apenas 4 jogos. Além disso, o terceiro lugar foi definido pela estatística, pois não estava prevista a partida que definiria a posição.
Além dos cinco premiados, o Bloco do "R" também foi representado pelos Daniel Roldan, Marcio Costa e Robson Mota.

Opinião do blogueiro:
A Liga do Interior foi criada em 2008 com o intuito de fortalecer o Futebol de Mesa no interior de São Paulo. A cada ano que passa fica mais claro a diferença no nível técnico dos botonistas da Capital e do interior. Porém, já nesta terceira temporada, fica evidente que o objetivo inicial foi deixado de lado. Hoje, a maior preocupação da Liga é com as competições individuais, onde cada um joga por si da maneira que der.
A importância do grupo, da união, da confraternização foi deixada de lado. E neste caso, vale lembrar que isso faz toda diferença. Haja visto o que acontece na LitoVale. Após alguns anos com campeonatos por equipes, sérios e bem organizados, conseguiram montar um time único e forte, capaz de representar a Liga deles junto a Federação Paulista de Futebol de Mesa.
Já na Liga do Interior, o que se vê é o contrário. Não se tem um campeonato por equipes ao longo da temporada, e sim, uma competição que dura apenas um dia, onde o campeão é definido pela "sorte" e não pela regularidade.
Como se não bastasse, ao vermos a atual situação da Copa Estado (uma segunda divisão do Campeonato Paulista) percebemos que entre os três últimos, dois times são da Liga do Interior (Flamengo e Xv). Ou seja, o crescimento do esporte não aconteceu.
É importante sim a criação de diversos torneios, porém, mais importante que isso, é ter conjunto, foco e principalmente companheirismo e poder de reação. Quem conhece ou já vivenciou a estrutura dos "grandes" de São Paulo, sabe muito bem do que estou falando. Enquanto isso não acontece, continua valendo a tese de que o importante é jogar botão, não se importando com a qualidade e sim com a quantidade. E aí fica valendo um velho ditado: "Para quem não tem onde ir, qualquer lugar serve".
E que fique claro, que essa opinião é APENAS deste blogueiro.

2 comentários:

joão pedro disse...

Grande Valini!!
Concordo com vc quando disse que deveria ser dado privilégio para um torneio de equipes. Além disso tbm senti muita falta de botonistas de Piracicaba no 1º aberto.
Porém não achei equivocada a forma de disputa, pois foram 4 grupos de 6 e dois de 5 devido a quantidade de mesas (vale lembrar q a liga não tem os recursos da FPFM). Infelizmente alguns jogaram apenas 4 ou 5 jogos. O legal foi que tivemos um torneio bem organizado e rapido, pois ao contrário dos opens da FPFM, a segunda fase não foi de grupos e sim o inicio do Mata-Mata.
Não acho que ser campeão em um unico dia seja apenas sorte. Mas sim a mistura entre competência e sorte (Bloco do "R" venceu ano passado com uma campanha de 100%, não achei que vencemos por sorte).
Vale lembrar que o calendário da liga é montado apenas depois que o calendário da FPFM 12 e 3 toques são definidos (vale lembrar q até agora ñ sabemos exatamente o dia em q cada série jogará).

Precisamos de união para fazer uma Liga do Interior mais forte.
Esse ano ja conseguimos a participação da equipe de Atibaia.

Att,

Valdivia,
O rei do chute no ar!!

Ricardo Nardy disse...

Ivan, suas declarações deixaram claro o quanto você ama o esporte, começando pelo título, depreciativo e provocativo, durante toda sua narrativa tenta de alguma forma denegrir a imagem da Liga, e consequentemente de todos os seus colaboradores que perdem horas e mais horas fazendo a mesma acontecer, sem contar o desmerecimento para com todos os integrantes, faltando com consideração em um momento de pura revolta pessoal e infelicidade, agredindo aquilo que ajudou a criar e por não estar do jeito que gostaria prefere minar ao arregaçar as mangas. Críticas são bem vindas, mas o que foi dito não são apenas criticas e sim um ataque sem escrúpulos, contra pessoas que praticam o mesmo hobby. Após mais de um ano afastado, por problemas particulares, retorna, toma atitudes e faz declarações mexendo com a estima do próximo. Se usasse toda essa energia, capacidade e formação em prol da Liga teria sido mais compreensivo e elegante, porque todos sabem o quanto é difícil, o quanto é trabalhoso. Fala de união, grupo, confraternização e companheirismo... Desculpe, nada mais a comentar. Sem palavras...
Ricardo