quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Papo de Craque: “A importância de Walmir Charleaux”


Após ficar no quase em 2010, o Santos Futebol Clube termina a temporada 2011 com o título de Campeão da Copa Estado de São Paulo. Além disso, a equipe da Vila mais famosa do Mundo se credenciou para disputar a elite do Futebol de Mesa paulista no próximo ano. Como se não bastasse, o clube saiu em busca de reforços e se prepara para o ano de seu centenário. O responsável por essa estrutura atende pelo nome de WALMIR CHARLEAUX, que hoje participa do “Papo de Craque”

BLOG: Quando e onde você começou a praticar o Futebol de Mesa?
Charleaux: Oficialmente comecei em 1975 aqui em Santos na Praça José Rebouças, lá havia um clube que se chamava Grup`s Club, onde tinha muitas feras como Gravina, David, Alfredo Molinari entre tantos.

BLOG: Após bater na trave em duas ocasiões (2007 e 2010), o que significou para o Santos o título da Copa Estado de São Paulo nesta temporada?
Charleaux: Ganhar títulos é sempre bom, mas o que mais significou pra mim foi o empenho, união, determinação do grupo. Esse grupo se fechou num objetivo no início do ano que era levar o Santos FC de volta a elite do Futebol de Mesa paulista em 2012, e não mediram esforços para essa conquista.

BLOG: Em 2012, o Santos celebra seu centenário. O que você projeta para a próxima temporada? Quais serão as prioridades?
Charleaux: Projeto um ano de muito trabalho, de muita responsabilidade e isso, graças a Deus o nosso grupo tem. Criamos esse projeto ano passado e em 2011 deu tudo certo, a prioridade para 2012 é que os novos reforços que trouxemos, assimilem o quanto antes esse nosso projeto, e vamos em busca de títulos inéditos para o Santos FC.

BLOG: O clube já anunciou 9 reforços para 2012. Como foram essas negociações e mais gente pode chegar?
Charleaux: Alguns podem pensar que saímos atirando para todos os lados, mas todos os nomes foram escolhidos com base na qualidade técnica de cada um, e principalmente pelo caráter, pela hombridade, disso a gente aqui não abre mão, não basta ser bom na mesa, tem que ser bom fora delas principalmente. Todos os nomes que pensamos já acertaram conosco. É claro que todo bom jogador nos interessa, desde que esteja dentro do nosso perfil, mas o grupo está praticamente montado para o ano do centenário.

BLOG: Como foi a criação do blog (santosfutmesa.blogspot.com) voltado para o Futebol de Mesa?
Charleaux: Foi uma sugestão do Sergio Ricardo, aprovada de imediato. É um canal em que todos poderão acessar para saber sobre as notícias do nosso departamento, que em 2012 completa 15 anos de atividades ininterruptas. O blog já é um sucesso, teve muitas visitas inclusive internacionais.

BLOG: Qual a avaliação que você faz do Futmesa praticado hoje no Estado de São Paulo?
Charleaux: É difícil falar de avaliação, o que posso dizer é que com prazer vejo o nosso esporte crescer e se organizar no interior do Estado. Acho esse trabalho bonito e fundamental, durante anos ficamos centralizados na Capital, mas é como eu sempre falo, a FPFM é do Estado e não da Capital, e dentro da disponibilidade de recursos humanos, até que estamos conseguindo crescer, mas ainda é pouco.

BLOG: O formato do Campeonato Paulista do próximo ano, com seis clubes jogando entre si em turno e returno, caindo um e subindo três e a possível redução para cinco jogadores por equipes, lhe agrada? Acha isso um avanço no esporte?
Charleaux: Ouvi muitos comentários esse ano, que essa fórmula não vem dando certo, pois chegando ao meio da competição temos 3 times lutando pelo título, um já praticamente rebaixado e os outros 2 praticamente ficam esperando o torneio acabar. Acho que o torneio com 8 equipes poderia ser melhor disputado, e quanto a subir três equipes sou contra, deveria no máximo, subir duas e cair uma, até chegarmos as oito na divisão principal. Quanto a redução para cinco no início fui favorável, mas depois analisei melhor e conclui que com seis ainda é melhor para o esporte.

BLOG: Em termos de estrutura, o que você pode falar do Futebol de Mesa? Onde você acha que precisa melhorar?
Charleaux: Os clubes e a FPFM fazem o que podem, acontece que quem pratica o nosso esporte, tem que ser atleta e dirigente, além disso o nosso calendário é muito grande, não sobrando tempo para se pensar em estrutura, divulgação, no crescimento em geral da modalidade. Na minha opinião precisa se melhorar os torneios individuais, acho que poderia se pensar numa oportunidade de sempre se realizar como um evento esportivo, cansa um pouco aquela história de que mesa eu jogo, quantos pontos vou fazer no ranking, deveria se pensar em vender o evento, do jeito que está, fica muito no amadorismo.

BLOG: O que você considera mais importante no Futebol de Mesa: saber atacar ou saber defender?
Charleaux: Como em qualquer esporte o mais importante é o equilíbrio entre atacar em defender, quem sabe fazer isso tem grandes chances de se tornar um grande jogador.

BLOG: O que o Futebol de Mesa representa na sua vida?

Charleaux: Representa muito, conheci muitos lugares e pessoas sensacionais através do Futebol de Mesa. Criei vários departamentos em clubes, tais como o Saldanha da Gama, agora tenho a responsabilidade de comandar o meu time de coração, o Santos FC. Vi o nosso esporte se tornar modalidade esportiva pelo CND em 1988, a criação de outras federações pelo país, a realização de torneios nacionais e internacionais, tudo isso me deixa muito feliz hoje em dia.

O PERFIL DO CRAQUE:

Nome Completo: Walmir Charleaux Blanco Esteves
Data de Nascimento: 22/06/1960
Local: Santos-SP
Estado Civil: Solteiro
Profissão: Autônomo
Time do coração: Santos FC
Hobby: Praia e clube
Prato preferido: Filé a Parmegiana.
Carro: Fiat
Filme: Ases Indomáveis
Ídolo no Futebol de Mesa: Robertinho
Ídolo fora do Futebol de Mesa: Ayrton Senna
Mulher bonita: A brasileira
Uma tristeza: Quando não alcanço meus objetivos
Uma alegria: Minha família
Um jogo inesquecível: Charleaux 5 X 4 Robertinho – Copa do Brasil em Blumenau.
Um sonho: Santos FC Campeão Paulista de Futebol de Mesa

2 comentários:

joão pedro disse...

Boa sorte aos nossos ao Santos em 2012! Espero logo um confronto Bloco x Santos pela divisão principal.

E tomara que novamente com vitória ituana.

abç,

João Pedro

rafael disse...

Parabéns ao Charleuax por tudo que fez pelo futebol de mesa paulista e brasileiro, com certeza é um nome respeitado nesse meio.

Abraço.