terça-feira, 16 de outubro de 2012

Itu se prepara para receber o último Open de Futmesa do ano


A cidade de Itu inicia a semana como a “capital paulista” do Futebol de Mesa. Após 20 anos, o município volta a receber um torneio Aberto da Federação Paulista. No próximo sábado (20) e também no domingo (21), o Ginásio Municipal Prudente de Moraes será palco do II Super Open de Futebol de Mesa, competição que irá reunir 108 botonistas das categorias Adulto, Juvenil e Máster. A organização do evento é do Bloco do “R”, sob responsabilidade dos atletas João Pedro e Robson Mota.
Penúltimo torneio individual do ano, a disputa será, em sua primeira fase, diferente dos demais Opens. Tanto no sábado, como no domingo, as séries terão cinco grupos com sete botonistas (alguns grupos haverá WO), se classificando apenas os três primeiros colocados de cada chave, mais o melhor quarto colocado no geral. Na segunda fase, os dezesseis botonistas se dividem em quatro grupos de quatro botonistas, passando os dois melhores de cada grupo. A partir daí inicia o mata-mata até que seja conhecido o campeão de cada série.
O Bloco do “R”, time da cidade, será representado na competição por seis atletas: Celinho, Robson Mota e Zé Mario jogarão no sábado; Fabio Januário, João Pedro e Rafael Mello competem no domingo. Estarão presentes ainda botonistas dos principais clubes do Estado, como Palmeiras, Corinthians, Santos, Círculo Militar, entre outros.
O Ginásio Municipal Prudente de Moraes está localizado na Praça Washington Luiz, no bairro Vila Nova, ao lado do portão principal de entrada do Estádio Municipal Dr. Novelli Junior (campo do Ituano).

HISTÓRIA: A última vez que Itu recebeu um torneio desse porte foi nos dias 24 e 25 de abril de 1992. A competição aconteceu no Salão Social do Ituano Futebol Cube (hoje o local é usado como alojamento de jogadores do clube) e foi organizado pelo saudoso Gildo Guarnieri, que na época comandava o time de Futebol de Mesa do Ituano. Na ocasião, o pai deste blogueiro (Octavio Valini) sagrou-se vice-campeão da Série Prata, ao perder a final para o botonista Tati (na época do clube 7 de Setembro) por 4 a 3. O árbitro da final (sim, naquele tempo todas as partidas tinham juízes) foi o glorioso Fabio Bolla. Abaixo a foto da taça.



Nenhum comentário: