segunda-feira, 25 de março de 2013

Após mais um vexame em casa, Ituano demite técnico


Nem mesmo o dilúvio que caiu em Itu na noite deste domingo (24), impediu que o Galo rubro-negro sofresse mais uma derrota, a sétima em 14 jogos, no Campeonato Paulista. Jogando em casa, o Ituano chegou a sair na frente do Oeste, com um gol de Tiago Bezerra logo no início da partida. Mas, apresentando inúmeras falhas, principalmente defensivas, cedeu o empate ainda na etapa inicial e, na segunda etapa, após uma chuva torrencial que atingiu a cidade e chegou a paralisar o jogo por 15 minutos, em virtude de uma queda de energia, o Oeste virou a partida e, de quebra, jogou o Galo para a 15ª posição na tabela, três pontos apenas à frente do primeiro time da Zona do Rebaixamento. Pior que isso, Roberto Fonseca, o técnico que salvou a equipe da degola em 2012, acabou sendo demitido após o jogo.
            Mas a crise do Ituano vai mais além do que as quatro linhas. O problema passa pela administração do clube. Afinal, um time que iniciou o século conquistando títulos (Paulistão, Série C do Brasileiro), não despenca de uma hora para outra. Desde que o ex-jogador Juninho Paulista assumiu o comando do Galo, a equipe nunca mais foi a mesma. Sempre brigando na parte de baixo da tabela, o time coleciona fracassos e a permanência na elite do futebol paulista parece ser a única coisa que “motiva os dirigentes”.
            A partida deste domingo foi a 71ª do Ituano dentro do Paulistão, sob a administração Juninho Paulista. São ridículas 19 vitórias (26,7%), 16 empates e sonoras 36 (50,7%) derrotas. O time tem 83 gols marcados (média de 1,16 gols por jogo), contra 127 sofridos (média de 1,78 por partida).
            A equipe fez também 33 partidas como mandante, obtendo nove vitórias, nove empates e 15 derrotas. Foram 46 gols marcados e 53 sofridos, um aproveitamento de 36,3% dos pontos disputados dentro do Novelli Junior.
            Se fora dos campos, o “chefe” do futebol em Itu fez a reforma do estádio municipal, ampliando a capacidade do mesmo, e está concentrado na criação de um Centro de Treinamento, em condições de abrigar uma seleção na próxima Copa do Mundo; é preciso lembrar que sem um time decente e com qualidade, nada disso surtirá efeito...

Os números da “Era Fonseca”
            Roberto Fonseca dirigiu o Galo em 25 partidas. A estreia no comando técnico do Ituano aconteceu no dia 22 de fevereiro de 2012, quando a equipe perdeu por 1 a 0 para a Ponte Preta, em jogo válido pela 9ª rodada do Paulistão daquele ano.
Sob sua direção, o rubro-negro obteve sete vitórias, sete empates e 11 derrotas (um aproveitamento de 37,3% dos pontos disputados). A equipe marcou 32 gols e sofreu 43, um saldo negativo de 11. Dentro do Novelli Junior, o desempenho é ainda mais fraco. Foram 11 jogos em casa, com apenas duas vitórias, com cinco empates e outras quatro derrotas (aproveitamento de 33,3%). O time marcou 18 gols e sofreu 21.  
 Roberto Fonseca deixa o time de Itu na 15ª colocação, com 13 pontos ganhos em 14 rodadas.
Fonseca foi demitido após derrota para o Oeste

Nenhum comentário: