quinta-feira, 28 de março de 2013

Com críticas, Rio de Janeiro recebe a Copa do Brasil de Futebol de Mesa


Será disputada neste final de semana prolongado (feriado de Páscoa) a Copa do Brasil de Futebol de Mesa. A competição acontece em Nova Friburgo/RJ, no ginásio de esportes do Friburguense. Diferente das outras edições, em 2013 o torneio será uma espécie de “RJ X SP”, com um paranaense e um goiano como intrusos. Serão mais 19 botonistas cariocas e outros 11 paulistas.
O BLOG DO VALINI conversou com alguns botonistas envolvidos na disputa. O que chamou a atenção foram as reclamações sobre a data da competição, que coincide com um feriado santo da Igreja Católica, a distância e até mesmo a forma de disputa, como destacou o atleta carioca Pedreira, do América/RJ. “Particularmente, fiquei muito chateado com a mudança da fórmula. Só descobri depois de inscrito. Era muito legal ter 16 caras tops do brasil disputando o campeonato em pontos corridos. Agora a Copa do Brasil ficou sem nenhum diferencial para os outros torneios. Se soubesse que seria a fórmula, não teria nem me inscrito".
O botonista também lamentou a ausência de atletas de outros estados e disse que o calendário precisa ser revisto. “Acho que a não participação dos outros estados é uma coisa muito ruim. Alguma coisa precisa ser revista no calendário nacional. Não sei se foi a proximidade do Brasileiro Individual, o fato de ser o feriado de Páscoa, se foi a distância de Friburgo, ou por termos muitos torneios no ano, só sei que não houve muito interesse para essa Copa do Brasil”.
Com relação a parte técnica, Pedreira classifica que os botonistas saíram perdendo. “O Paraná é a grande potência do individual nos últimos tempos e só vem com o Robertinho. Muita gente boa fora do eixo ‘RJ XSP’ também ficou de fora. A medida dos botões e o estilo de jogo dos jogadores de cada estado variam muito. A falta dessa variedade joga contra o nível técnico da competição. Mas enfim, é claro que teremos muita gente boa e o que sair campeão vai ter que jogar muito”.

Favorito, mas nem tanto...
            Atual campeão da Copa do Brasil, o paranaense Robertinho também lamentou a ausência de mais botonistas fora do rixo Rio-São Paulo. “Uma  pena mesmo não ir mais gente aqui do Paraná. O campeonato acabou ficando numa data ruim pra galera daqui e ainda na contramão. O pessoal achou caro pra participar e tem muita gente com filho pequeno. Tudo complicou”. O multicampeão também reclamou sobre a mudança na forma de disputa. “Eu não gostei da Copa do Brasil seguir o modelo do Brasileiro (Individual). Eu acho que deveria continuar com todos contra todos na última fase”. Sobre sua expectativa para a competição, Robertinho diz que chega sem confiança para defender o “scudetto”. “Não sou mais o cara a ser batido, isso já passou. Troquei de time várias vezes e não achei outro pra jogar. Vou para prestigiar o campeonato, tentar fazer bonito e se o pessoal deixar, quem sabe belisco mais uma Copa. Decidi o time que vou jogar essa semana. Será a primeira vez desde 2007 que vou pra competição sem achar que vou ganhar. É triste, mas a má fase chega pra todos”, concluiu.

Otimismo e confiança
Figura ímpar no Futmesa brasileiro, Bad, botonista do Clube dos 500/RJ, está otimista para a competição e aposta na boa fase para fazer bonito. “A Copa do Brasil é um torneio de tiro curto que não nos permite falhas. Na minha opinião é o segundo torneio do Brasil, individualmente falando, e espero um bom desempenho da minha parte, pois venho de um 16º lugar no Brasileiro do ano passado e continuo jogando em alto nível”.
O também carioca Fabio Borges, campeão sul-americano de Futmesa e que estará defendendo as cores do Círculo Militar no torneio, diz que o segredo é saber dosar os dois primeiros dias da competição. “O segredo é manter uma média regular durante os dias de competição. Não se dá ao máximo nos primeiros dias e dosar as forças para o momento certo. Quando chegar na hora do ‘vamos ver’, ter sangue nos olhos e despejar todas as energias. Um detalhe importante: o clima frio ajudará todos os botonistas”.

3 comentários:

Fernando Cruz disse...

Parabens pelo trabalho meu caro, a divulgação do futmesa , se faz cada vez mais necessária. O assunto abordado, com toda razão é lamentável, mas bem entendido pela AFFM/FRIBURGUENSE, a situação está muito difícil, o brasileiro de modo geral encontra-se com dificuldades,carente de apoio dos Clubes e Patrocinadores. Fazer o que, né. Tivemos como exemplo recente, a dificuldade e a luta que foi levarmos onze atletas ao BRASILEIRO DE FUTMESA lá no PARANA. Algo precisa ser feito. Abração e obrigado

Fernando Cruz disse...

Parabéns pelo blog ,as observações são pertinentes, e entendemos as dificuldades em participações de representantes de outros Estados. Passamos por isso recente, foi uma luta muito grande levarmos 11 atletas ao Brasileirão lá no Paraná. Todos precisamos de mais apoio e algo precisa ser feito. Abraços Friburguenses e obrigado.

PM disse...

Comungo com a idéia daqueles que consideraram ruim a mudança do regulamento deste ano, em relação ao do ano passado. O pontos corridos é bem melhor, e justamente como citado, diferencia das outras competições. Quanto á questão do feriado católico. Aí eu já discordo. Mas cada um vê aonde dói seu pé. Por exemplo, neste ano não vou jogar o Brasileiro, por uma única razão: money...e a Copa do Brasil, quase sempre é vencida por quem tem money..., não duvido da capacidade técnica de nenhum vencedor da competição, mas se pagassem a viagem e inscrição para todos os melhores do ranking de cada estado, duvido que os campeões fossem os mesmos !!!! Abraços ! Paulinho Meira