quinta-feira, 20 de março de 2014

Paulistão tem rodada eletrizante neste domingo


Será disputada neste domingo (23), a segunda rodada da Primeira Fase do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa. E emoção é o que não deverá faltar. O destaque da rodada fica para o clássico Palmeiras e Corinthians, que se enfrentam no Palestra Itália. Outro jogo que promete muita disputa acontece em São Bernardo do Campo, reunindo Meninos e Maria Zélia. Na briga para permanecer na Elite do Futmesa paulista, o Clube do Botão recebe em Campinas, o Noroeste. E a rodada ainda terá o Círculo Militar medindo forças contra o Flamengo de Americana. Lembrando que as partidas que envolvem times do interior começam às 10h. As demais, o início está programado para às 9h.

Primeiro clássico do centenário:
            A rivalidade dos campos será, mais uma vez, posta a mesa entre Palmeiras e Corinthians. A partida deste final de semana, será o primeiro confronto entre as equipes no ano do centenário alviverde. Enquanto o alviverde busca se isolar na liderança, o Corinthians tenta sua primeira vitória na competição. Para o palmeirense Hylson, destaque da equipe na primeira rodada, motivação não falta para esse confronto. “O jogo por si só sempre tem um sabor diferente, acredito que por estarmos vivendo um ano festivo a motivação de ambos os lados será ainda maior. É um confronto de dois favoritos ao título, e qualquer resultado pode acontecer”. O botonista também destaca a frieza do time nos momentos decisivos. “Temos jogadores em grande fase, e um time muito frio, isso é o grande diferencial no momento”.
            Questionado sobre a adaptação do time a nova bolinha (MF-200), o atleta do Verdão ressaltou que a falta de treinos acaba favorecendo. “A adaptação vem sendo tranquila para todo mundo, é uma bola que facilita o jogo e como a grande maioria do nosso time joga pouco, quase não treina, acaba sentindo pouca diferença”. Por fim, Hylson relatou que uma vitória no clássico deixará o Palmeiras em uma situação confortável dentro do Paulistão. “Nos daria uma vantagem de 5 pontos sobre uma equipe que com toda certeza vai brigar pela classificação e pelo título”, completou.
            Já para o corintiano Tadeu, o tropeço na estreia, obriga a equipe ganhar o jogo deste domingo. “O empate não foi nada bom para nós, que jogamos em casa, então temos que buscar a vitória”. O botonista prefere não tratar o jogo como especial, pelo fato do adversário estar comemorando o ano do centenário. “O jogo para nós não tem tempero diferente por isso, mas sempre tem um tempero pela rivalidade que existe no futebol”. Sobre os “segredos” para se ganhar o clássico, Tadeu, que já teve uma passagem vencedora pelo Palmeiras, prefere não revelar. “Segredo não tem. Forma de equipe jogar não, a não ser individualmente o que não poderia contar. O que precisa é encaixar o jogo na hora certa e todos atletas pontuarem bem”. O atleta do Timão também ressaltou o bom momento que vive alguns botonistas do Corinthians. “Temos o Justa, Alessandro e o Alex (Bahr) que vivem um grande momento e o restante do grupo tem que pontuar acima da média. Sabemos que será um jogo extremamente difícil mas que temos competência para ganhar”.

Briga boa no ABC

            Em Rudge Ramos, o Meninos recebe o Maria Zélia em um jogo que coloca frente a frente dois candidatos a classificação. No time do ABC, que venceu com facilidade na estreia e faz a segunda partida consecutiva como mandante, a partida já é vista como decisiva em termos de classificação. “É um rival direto e jogamos em casa. Será um belo passo se vencermos”, destaca Edu Santos. O botonista também ressalta as qualidades do adversário e alerta para os perigos do jogo. “O Maria Zélia se reforçou, agora eles tem um time mais forte e com peças de reposição à altura. Então se sair um, vai entrar outro bom jogador. O que nunca pode acontecer é perder rodada por grande diferença, o que contra qualquer time forte, fica difícil de reverter”.
            No Maria Zélia, o foco é superar o “desgaste” pelos jogos que a equipe fará fora de casa neste Paulistão. ”Neste campeonato todo jogo é uma final, principalmente para nós do Maria, que faremos mais jogos fora do que em casa. E por sinal, começamos o campeonato pegando logo de cara três times que estão na briga direto pelo título. O foco é na vitória sempre”, revela João Pedro. O botonista destaca ainda a força do adversário e as dificuldades que o time irá enfrentar em São Bernardo. “Hoje está difícil enfrentar o Meninos em qualquer local, os caras estão evoluindo a cada ano. A grande dificuldade de jogar lá, é que as mesas são diferentes das do Maria Zélia”.
            Apesar do time do Belenzinho ter sido a equipe que mais contratou para a temporada, o atleta explica que o grupo já tem uma “nova cara” formada. “O grupo está sim entrosado. Claro que ainda não 100%, mas o bacana é que os novos contratados têm treinado com frequência e, no Maria, não tem panelinha, todos os novatos estão tendo sua chance de jogar desde o Torneio Inicio”.

Pra respirar aliviado:
            Na cidade de Campinas, o Clube do Botão recebe o Noroeste, para o primeiro confronto direto contra o rebaixamento. As duas equipes perderam na estreia e buscam reabilitação na competição. Quem vencer o duelo, dará um importante passo para permanecer na Primeira Divisão. Já o perdedor, ficará em uma situação delicada.
 “Estamos encarando como mais um jogo, mas, levando-se em consideração que os três clubes do interior disputam um campeonato à parte. Quem vencer dá um passo muito importante para a permanência na Primeira Divisão no ano de 2015. Vejo com certo equilíbrio esta disputa, estaremos jogando uma partida contra um adversário conhecido e que nos conhece também, porém espero que possamos sair vencedores deste confronto”, ressalta o campineiro Edson Fortuna. O botonista também destaca como prevê o reencontro com Sérgio Filho, que deixou o time neste ano. “O Serginho é um grande jogador, foi o maior pontuador do Noroeste em sua estreia. Será tratado com respeito e cordialidade como tratamos todos nossos adversários. Esperamos a mesma atitude dele”. Fortuna também explicou a turbulência que a equipe passou ao final da última temporada. “O final do ano passado foi conturbado para nós. Perdemos alguns botonistas por opção nossa e outros por convites recebidos de equipes bem mais estruturadas e com mais tradição. Tínhamos uma base que vinha disputando outras divisões da Federação (Série C e Aspirante) que se juntou ao Márcio Costa, João Pedro Gall e Rafa Santos, veio o Torneio Início e conquistamos a quinta colocação. Quer prova maior que assimilamos estas saídas? Nossa intenção e pretensão este ano é jogar botão com alegria sem o peso de termos que ganhar. Se a vitória vier, ótimo; se não vier, que venha o ‘terceiro tempo’. O mais importante é que passamos horas agradáveis ao lado de nossos amigos”.
            Em Bauru, o foco está voltado para a importância que o confronto de domingo tem para a permanência da equipe na elite. “Com certeza este jogo contra o CDB e o jogo na última rodada contra Americana , serão nossos objetivos principais para permanecer na elite”, afirma Ton Armani. O botonista também falou sobre o retorno de Sérgio Filho ao CDB e os destaques do adversário. “Além do Sérgio (Filho), todos nós do Noroeste somos muito ligados ao pessoal do CDB, além deles serem nossos amigos de viagem. Acho que chegou a hora para o Benevides, Fernando Dézio, Marcio Costa , que se empenham muito no esporte”.
            Ton também explicou se o Noroeste assimilou as dificuldades que irá enfrentar no Paulistão. “Acho que contra os grandes, podemos jogar melhor as partidas em Bauru, mas acho que o objetivo é tirar o máximo de pontos nos confrontos. Este ano, para nós, é só pegar experiência contra os gigantes de São Paulo, como foi na Copa Estado no primeiro ano, terminamos em último e, no ano seguinte, assimilamos e fomos buscar o título”.

Davi contra Golias:
            O confronto que aparenta ser o mais desigual da rodada, está marcado para o Ibirapuera. Após vencer o Clube do Botão na estreia, o Círculo Militar recebe o Flamengo de Americana. Embora assuma o favoritismo contra as equipes do interior, Bruno Varoli não vê vantagem da equipe enfrentar os jogos decisivos no decorrer da competição. “Nossa equipe veio muito animada pra temporada, treinando bastante e conhecendo bem a bola. Pegar adversários mais fortes no final, tira um pouco essa vantagem que teríamos enfrentando-os logo no começo. Mas começar fazendo bons jogos com certeza dá ânimo e confiança”, justifica. Bruno também falou sobre as mudanças internas do Círculo em relação ao ano passado. “O pessoal está muito mais animado pra treinar esse ano. Talvez o fato da nova bola tenha ajudado, os nomes que chegaram se entrosaram muito bem no time.. Depois do ano ruim que fizemos, o grupo está bem animado pra fazer um grande 2014”. O botonista negou que o fato da equipe, individualmente, não ter conseguido bons resultados no primeiro Open do ano, possa afetar o desempenho no Paulista. “A princípio não. Ano passado, individualmente, tivemos grandes resultados, porém no Equipes nada encaixou. Com os próximos jogos teremos um parâmetro melhor”.
            Jogar no limite. É assim que Robson Mota espera que o Flamengo atue neste domingo na Capital. “Para o Flamengo, uma equipe interiorana, é extremamente honroso jogar contra uma equipe tão importante como do Círculo Militar, maior campeã paulista da modalidade. Viajamos até São Paulo com a pretensão sempre de fazer a melhor apresentação possível dentro dos limites da equipe. Consciente de que o favoritismo é todo da equipe da capital, nosso objetivo é sempre fazer o jogo seguinte ser melhor que o anterior”. O botonista também destacou que o fato do Flamengo enfrentar os principais times do estado nas primeiras rodadas pode ajudar no momento decisivo da competição. “Analiso que enfrentar os favoritos nas primeiras cinco rodadas, será de certa forma positivo, pois estaremos mais adaptados aos jogos da elite e com a qualidade que temos em nossos jogadores, iremos ter o sucesso que queremos nas duas rodadas finais, que consideramos duelos pontuais e confrontos diretos para o objetivo principal deste ano que é permanecer na Primeira Divisão”.

COPA ESTADO:
             Também neste domingo (23), seis jogos movimentam a Copa Estado de São Paulo de Futebol de Mesa (Divisão de Acesso). Pelo Grupo A, em Socorro, Xv de Agosto e Liga Jacareí fazem um duelo importante, em que o vencedor ficará bem próximo da classificação. Em Jaboticabal, o time da casa tenta a reabilitação contra o Riopardense, que vai em busca da segunda vitória. Já em Botucatu, o time da casa enfrenta o Sete de Setembro, sendo que os dois perderam na estreia e precisam da vitória para continuar sonhando com a vaga.
             No Grupo B, Clube 2004 e Portuguesa Santista fazem o clássico da baixada, em que o vencedor dará um importante passo para a classificação. As duas equipes venceram na estreia. O Fundação também quer manter a boa fase e recebe o Ocian. Já no Ipiranga, Cisplatina e Nacional se enfrentam precisando da vitória.   

Nenhum comentário: