quinta-feira, 15 de maio de 2014

Paulistão de Futmesa entra na reta decisiva

            A bola MF-200 volta a rolar neste final de semana, pela 4ª rodada da Primeira Fase do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa. A competição começa a se afunilar e as brigas, tanto pela classificação para as semifinais, como contra o rebaixamento, começam a ser mais intensas. Todas as partidas começam às 10h deste domingo (18), com exceção do principal jogo da rodada, o duelo entre Meninos e Círculo Militar, que terá início às 9h, em São Bernardo do Campo.
            O jogo do ABC coloca frente a frente, as mesmas equipes que travaram um duelo espetacular por uma vaga na final, na edição de 2013. Quem vencer o confronto, praticamente se classifica para a próxima fase e segue firme na ponta da tabela.
            Para o botonista Lê, do Meninos, o jogo não deve ter um vencedor. “Acredito que o Círculo Militar tem um time muito forte, e com jogadores em boa fase. O duelo está com cara de empate”, resume. O atleta alerta porém, que em caso de vitória, o time deverá crescer na competição. “Acho que a motivação vem com os resultados positivos. Se vencermos o Círculo, aí vejo a equipe mais forte e mais motivada para os confrontos finais”.
            Lê, também diz que o fato de jogar em Rudge Ramos é um ponto positivo para o Meninos neste confronto. “O tor casa sempre ajuda. Para mim, que não treino, é tudo igual, mas para meus companheiros, é decisivo”, completa.
            Do outro lado, o Círculo Militar, que terá o desfalque de Bruno Varoli para o jogo, confia no grupo para fazer a diferença e vencer o confronto. “Já faz tempo que o Meninos é uma potência do Futebol de Mesa nacional. Logo, a postura será a mesma de jogos contra grandes equipes como Palmeiras, Corinthians e Maria Zélia, união ‘forte’, treino e respeito, que são premissas do professor Fabiano Pinna”, enaltece Victor Varoli.
            O botonista também prefere não fazer comparações com a derrota sofrida para o Meninos nas semifinais do ano passado. “Derrotas contra times desse porte são normais para qualquer equipe do Futebol de Mesa. Uma qualidade do Círculo Militar foi sempre saber lidar com elas e seguir em frente. Como sempre estamos focados na campanha desse ano, então damos a importância a essa partida, sem carregar peso da derrota do ano passado, principalmente por ser um jogo de equipes inteligentes que se conhecem muito bem”.
            O atleta do Ibirapuera também acredita que uma vitória nesse domingo, dará mais confiança para a equipe na competição. “Claro que o vencedor sai com mais confiança para a disputa do título, mas de forma alguma o derrotado pode se sentir menos capaz de derrotar qualquer outra equipe. Quatro equipes vão às semifinais e, certamente, todas têm condição de título, independente dos resultados da primeira fase”.

Duelo de opostos:
            No Palestra Itália, o Palmeiras recebe o Clube do Botão e tenta, não só se manter na ponta do campeonato, como também chegar ao 12° triunfo consecutivo em campeonatos paulistas. E o “segredo” para seguir vencendo é a força do grupo. “O Palmeiras tem a base bem definida, e independente do adversário, essa base deve sair jogando! O elenco é forte e o professor Michilin sabe que pode contar com todos a qualquer momento”, analisa Paolo. Apesar do amplo favoritismo, o botonista palmeirense procura manter os pés no chão sobre o jogo deste final de semana. “O importante é pensar a cada jogo! Acredito ser a melhor maneira de chegar nas semifinais focado. Pelo fato de não treinarmos, precisamos usar todas as oportunidades para jogar o máximo possível. Só para ter uma ideia, em 2014 já foram realizados dois treinos no Palmeiras”. O atleta também cita que, independente do adversário, o time não pode perder o foco. “Não podemos achar que está tudo ótimo e simplesmente parar de jogar. Manter a concentração o tempo inteiro é fundamental”, finaliza.
            Ir para as mesas com o intuito de se divertir. É exatamente esse o pensamento do Clube do Botão para o jogo contra o Palmeiras. Apesar da equipe ainda não ter somado ponto na competição, todos mantém a tranquilidade. “Sabemos que o Palmeiras é a grande equipe do Futmesa no cenário nacional, e com excelentes/excepcionais atletas, mas o nosso objetivo inicial é se divertir”, salienta
            Questionado se o CDB continua motivado para a disputa do Paulistão, o botonista campineiro cita que a maior motivação são os “pratas da casa”. “Já sabemos do ‘campeonato paralelo’ ou ‘torneio do interior’ que disputamos com o Flamengo de Americana e o Noroeste de Bauru. Mas acho que a grande motivação para o campeonato é a formação da equipe para este ano, a maioria pratas da casa, mesclando com os mais experientes”.
            Outro aspecto que o Clube do Botão pretende explorar neste domingo, é o ótimo desempenho que seus atletas tiveram na disputa do último Campeonato Brasileiro Individual, no Paraná. “Sempre contamos com o desempenho dos nossos principais atletas, como o João Pedro Gall, Pedro Neto, Márcio Costa, Schon, Nardy e sentimos muito a falta, seja por equipe ou individual, do amigo Rafa Santos”, completa.

Em busca do equilíbrio:
            Na cidade de Americana, o Flamengo recebe o Maria Zélia em um jogo que só a vitória interessa, para ambos os lados. O time da casa quer se encontrar no campeonato e vê nesse confronto, a chance de conquistar sua primeira vitória na competição. “O campeonato irá começar domingo para o Flamengo. Até agora, jogamos justamente contra os melhores do campeonato, acreditamos que podemos vencer”, analisa Fernando Hackmann.
            O botonista cita ainda que o time precisa evoluir e que o rendimento tem que ser igual ou superior ao apresentado contra o Palmeiras, na primeira rodada. “Contra o Palmeiras jogamos até que muito bem, os jogos foram todos decididos por um gol e o placar não mostrou o que foi o jogo. Já contra o Círculo e o Corinthians, realmente não conseguimos acompanhar”.
            Mesmo sem representantes no Brasileiro individual, o botonista de Americana afirma que o time não irá “sofrer” com a parada que o campeonato sofreu. “Acho que não vai interferir, continuamos aqui em Americana treinando normal, no nosso ritmo de sempre. A equipe está focada e treinada”, completou.
            Com apenas um ponto em nove disputados, o Maria Zélia sabe que uma derrota em Americana, praticamente elimina o time do Paulistão. E os jogadores não esperam “moleza” nesse confronto. “Na minha opinião todos os jogos são decisivos e este é mais um e ainda jogaremos fora dos nossos domínios não teremos vida fácil”, analisa Bruno Blois.
            O atleta do Belenzinho também aposta na união do time para conquistar o resultado positivo. “Acredito que temos que jogar unidos, no mesmo propósito, igual fizemos na nossa primeira partida do campeonato”. Sobre as chances de classificação para as semifinais, o botonista resume. “O objetivo é o resultado positivo”.

Timão quer embalar:
Fechando a rodada, o Corinthians recebe a equipe do Noroeste de Bauru. Após vencer seu último compromisso, diante do Flamengo, o equipe corintiana espera, enfim, conseguir sua segunda vitória consecutiva. “É mais uma chance que temos para emplacar duas vitórias seguidas. Nem lembro mais quando aconteceu conosco. Respeitamos muito o Noroeste, sabemos que têm bons jogadores e que são destaque do interior”, enaltece Barbosa.
            O botonista explica também as diferenças entre o Corinthians que iniciou o campeonato e o time que chega para a rodada deste final de semana. “A diferença é que estamos ainda mais ligados e os nervos estão mais equilibrados. Os nossos primeiros jogos foram contra equipes muito fortes. Os resultados foram normais, não houve tropeços”.
            Barbosa também confirmou que a equipe terá força máxima para engrenar de vez no Paulistão. “Iremos completos. Equipes do interior, da capital ou de outros estados, não importa. Todos querem jogar e estaremos todos lá, às 9h30, aquecendo e prontos pra encarar outro jogo por equipes”.
            Já o time de Bauru, joga toda a responsabilidade para o Corinthians e vê pouca chance de sucesso no jogo deste domingo. “Acho difícil surpreender o Corinthians. O nosso time tem duas linhas de pontuação que não são boas. Então fica complicado quando se enfrenta um time que tem vários jogadores no mesmo nível”, explica Sérgio Filho.
O botonista vê os próximo jogos da equipe como preparação para o confronto decisivo da última rodada. “Temos que fazer bons jogos, igual fizemos contra o Círculo, para chegar na última rodada e bater de frente com o Flamengo e ficar na Elite”.
            Para o atleta do Noroeste, a briga será mesmo para permanecer na primeira divisão. “Temos que se manter na Elite. Eu tinha convites do Maria Zélia, do Cisplatina, mas decidir ir para Bauru para somar, permanecer na primeira divisão e fazer um clube forte no próximo ano”.


Nenhum comentário: