sábado, 5 de dezembro de 2015

Copa dos Campeões pode ter um campeão que não ganhou nada

A Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM) realiza neste sábado (5), um torneio “inovador” e inédito no Futmesa paulista: a Copa dos Campeões, que vem sendo chamada de “Champion’s Cup”. O curioso é que a competição, ao invés de reunir apenas os botonistas que foram campeões em 2015, foi aberta para quem não ganhou nada, sendo que alguns vencedores (como os campeões do interior), acabaram ficando de fora. Sem um regulamento definido, a competição acabou ficando critério. A única vantagem é que nesta primeira edição não houve cobrança de taxa de inscrição.
            Na própria nota, publicada pela FPFM na rede social Facebook, ocorre uma contradição, quando a federação informa que “será um campeonato de ‘tiro curto’, válido somente para os grandes campeões (?!?!) da temporada”. Porém, a competição terá a participação até de botonista que nem vice foi. A justificativa alegada pela FPFM foi a seguinte. “Quando um atleta já possui uma vaga e ganha uma segunda, esta vai para o segundo colocado deste campeonato, e assim sucessivamente, quando necessário”. O que a Federação Paulista não foi capaz de explicar é que nesse caso, qual seria o torneio mais importante a ser levado em conta...

Botonistas comentam
           Principal botonista paulista do ano, Lê (Meninos), não irá disputar a competição, mas criticou o formato. “Chama-se Copa dos Campeões, mas sem ter campeões? Meio estranho o formato e jogadores diversos que não foram campeões disputando”, questionou.
            Outro botonista que se mostrou incomodado com a fórmula de disputa foi Justa, atleta do Cortinthians. “Honestamente eu ainda não me convenci, apesar de querer jogar. Jogar a Copa dos Campeões sendo vice sul-americano não me deixa confortável a aceitar o convite. A ideia deveria ser privilegiar apenas os campeões dos torneios estaduais”, sugeriu.
            Já Sammartino, atleta do XV de Agosto, lamentou o tratamento dado pela FPFM para a categoria Máster. “Parece ser algo, de novo, precipitado, ansioso, de improviso e que nada acrescenta.Poderia então chamar esta Copa de quase campeões... já que a categoria Máster é tão desprestigiada”, afirmou.

Nenhum comentário: