quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Big Phil?

Que Luiz Felipe Scolari é, sem dúvida alguma, um baita treinador ninguém dúvida. Se destacou em 1992 no modesto Criciúma, depois ganhou projeção no Grêmio, alcançou o ápice no Palmeiras, sucumbiu no Cruzeiro e chegou a glória na Seleção Brasileira. Mas foi com seu trabalho em Portugal que chamou a atenção do futebol inglês e acabou sendo contratado pelo Chelsea.
Porém, com apenas 15 jogos na direção do milionário clube inglês, algumas dúvidas começaram a surgir sobre “Big Phil”. A primeira grande decepção dos torcedores dos ‘blues’, como o Chelsea é conhecido, foi a derrota em pleno Stamford Bridge para o Liverpool, momento em que o clube perdeu uma série de mais de 80 jogos de invencibilidade em seu próprio campo. Como se não bastasse, no último final de semana, a equipe de Felipão voltou a cair, desta vez frente ao Arsenal e novamente em Stamford Bridge. Isso, sem levar em consideração a Uefa Champions League, onde de todos os favoritos, apenas o Chelsea ainda não conseguiu se classificar para a Segunda Fase.
O que essas derrotas significam? Bem, imagine o São Paulo 3, 4 anos sem perder no Morumbi, muda-se o técnico e já na primeira temporada, cai diante do Corinthians. Alguns jogos depois, nova derrota em casa para o Palmeiras. Será que o treinador teria respaldo?
Em uma rápida comparação com o antecessor José Mourinho, os números são gritantes. Mourinho, jogando em Stamford Bridge conseguiu um aproveitamento de 78,2% em seus primeiros 15 jogos. Já Felipão tem um modesto 59,1%. Eu, particularmente, acredito no sucesso de Big Phil, mas é bom deixar claro, que a torcida inglesa é rigorosa, cobra resultados imediatos e hoje, o trabalho de Felipão vem sendo questionado. Mas, se o treinador conseguir o objeto de desejo dos ‘blues’... a Uefa Champions League, tudo isso será esquecido...

Nenhum comentário: