quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A desprezada Sul-Americana

Daqui a pouco, Internacional e Estudiantes estarão decidindo a Copa Sul-Americana 2008. E com certeza o Beira-Rio será pequeno para tanta emoção... Primeiro porque o ‘colorado’ é hoje o clube que registra o maior número de sócios pagantes do Brasil, e isso faz muita diferença. Segundo, porque nesta noite o Internacional poderá completar o ciclo de conquistas da América do Sul (Libertadores, Mundial, Recopa e Sul-Americana), feito este atingido apenas pelo Boca Juniors.
Mas, cabe aqui um parêntese. Na década de 90, o São Paulo também conseguiu essa proeza de ganhar tudo no continente. Venceu a Libertadores, o Mundial, a Recopa e as extintas Supercopa e Conmebol.
Caso o time gaúcho confirme o título, o torcedor brasileiro verá com outros olhos a competição a partir do próximo ano. Sim, porque se até hoje, ninguém valorizou a Sul-Americana. Durante o Brasileiro, a grande maioria dos clubes dizem que a vaga para o torneio é importante, mas quando se classificam, no ano seguinte, resolvem jogar com os times reservas. A extinta Conmebol e Mercosul também era assim, ninguém se importava até um time brasileiro ganhar, daí todos queriam. E isso, deverá ocorrer a partir de 2009.
Mas falando da decisão desta noite, o que pesa a favor do Internacional é o fato do time ter priorizado essa competição. Na Argentina, semana passada, o ‘colorado’ atuou de forma espetacular e conseguiu uma grande vitória. Hoje, o Inter não terá Guiñazu e Índio, que serão substituídos por Andrezinho e Danny Morais, respectivamente.
Leonardo Astrada, técnico do time argentino chegou ao Brasil confiante na conquista do título. "Chegamos na final por méritos. Só ganha quem tem mais intensidade", declarou. O Estudiantes deverá ter quatro mudanças nesta partida. Cellay deverá entrar no lugar de Díaz, para evitar as descidas de Nilmar. Braña e Moreno y Fabianesi devem formar o meio-campo nos lugares de Galvãn e Sanchez e no ataque Fernández começa na vaga de Salgueiro.
Vale destacar que o gol fora não tem validade na decisão e o Estudiantes terá que vencer, por pelo menos um gol de diferença, para levar a partida para prorrogação e se precisar, os temidos pênaltis. O Inter joga pelo empate e o time argentino só será campeão nos 90 minutos, se vencer por, no mínimo, dois gols de diferença.

Nenhum comentário: