terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Spinelli revela: “O título da Copa Estado foi meu momento máximo no Futebol de Mesa”


O que dizer de uma pessoa que viaja cerca de 200 quilômetros ‘apenas para jogar botão’? Esse é Tiago Spinelli, que em 2010 deixou a linda São José dos Campos para disputar a Copa Estado de São Paulo pelo Bloco do “R”/Ituano. Artilheiro do time na competição, Spinelli terminou o ano com a excelente média de 4,48 gols por jogo (ao todo foram 139 gols em 31 jogos disputados).
Tiago joga botão desde os 15 anos de idade e em 2004 passou a ser federado. Em 2009 surgiu o ‘namoro’ entre o atleta e o time de Itu. “No ano passado encontrei pela primeira vez um grupo bastante competitivo, porém muito agradável e de pessoas de bem. É difícil encontrar todas essas qualidades juntas, especialmente dentro do meio do esporte. Quando o Valini me falou do projeto e me convidou para participar não tive dúvida de que aquele seria o início de uma grande amizade com esse grupo e muito sucesso”, relata o botonista.
Em um ano de clube, Spinelli conquistou dois vices campeonatos individual (um Open Série Bronze e o Itu Open), mas foi o título da Copa Estado de São Paulo por Equipes que marcou a temporada. “Foi meu momento máximo no Futebol de Mesa. Em São José dos Campos, onde moro, já ganhei todos os campeonatos possíveis, inclusive ganhei os Jogos Regionais em Ubatuba uma vez. Porém, essa conquista, apesar de não ser individual, é a maior de todas.... até agora!”
Tiago ressalta ainda como foi a semana que antecedeu a grande decisão contra o Santos. “A semana da decisão foi bastante complicada. Minha cabeça estava a mil, pois não tinha jogado bem na primeira partida em Santos. Treinei três dias na semana, mas o nervosismo acabou atrapalhando no dia. Acabei fazendo apenas 3 pontos nos 4 jogos que disputei. Mas o importante é que pude ao longo do ano colaborar com a equipe, sabendo a hora de sair, de apoiar e de participar das partidas. Agradeço ao Bloco por me deixar fazer parte desse sonho e por jogar por todos nós quando algum de nós não rende o esperado”, acrescenta.
Ainda destacando o título inédito da Copa Estado, Spinelli cita duas partidas memoráveis da temporada. “Tenho dois jogos guardados na memória dessa campanha vitoriosa. O primeiro deles foi contra o Sírio, da Litovale, adversário antigo desde a época que eu jogava por São José. O jogo estava 3 a 2 para ele e devia faltar um pouco menos de dois minutos. Ele errou o ataque e eu consegui no contra-ataque empatar o jogo. Ele deu a saída de bola e já nitidamente nervoso errou de novo. Peguei a bola e consegui a virada. Na nova saída de bola a campainha tocou. O segundo jogo foi na final contra o Santos. Eu já tinha ganhado de 7 X 4 do Danilo e estava jogando contra o Charleaux. Eu estava vencendo por 4 a 3 no final do jogo quando errei o chute que me daria a vitória e ele empatou no contra-ataque. Dei a saída e consegui ajeitar a bola bem no meio da meia lua, era só fazer. Acertei o goleiro e a bola voltou no meu gol. Perdi por 5 X 4 e acredito que esse jogo acabou de vez com minha confiança naquele dia”, destaca.
Tiago Spinelli falou também qual a importância que o Futebol de Mesa tem na sua vida. “O Futebol de Mesa é acima de tudo distração e amizade. Claro que gosto de ganhar, porém sei que não dá para vencer todas, por isso se estiver entre amigos não há problema nenhum em perder. Como o Zé Mario me disse antes da decisão contra o Tchaka (no Itu Open): ‘o importante é que o título fique no Bloco’, e acho que é isso mesmo, somos uma equipe, um grupo, uma família. O Futebol de Mesa nos ensina a ganhar e perder, mas o que levamos no final são as amizades que fazemos no caminho”.
Para finalizar, Spinelli planeja a temporada 2011. “Espero continuar no Bloco e espero que o time continue com a mesma garra e vontade de vencer, pois foram essas qualidades que me fizeram ingressar nesse grupo vencedor. Boa sorte a todos nós em 2011. Feliz Ano Novo a todos!”.

Em Tempo: Nesta terça-feira (28), Tiago Spinelli passa por uma cirurgia, em São Paulo, para corrigir um problema de refluxo no estômago. Fica aqui nossa torcida e fé para que tudo corra bem e que a recuperação seja a mais rápida possível.

8 comentários:

joão pedro disse...

Grande Spinelli!!
Sem duvida nosso grande artilheiro!!

rafael disse...

Bemmmm Spinelli, além de bom nas mesas é um cara de cárater invejável. Boa sorte nessa cirurgia e "tamo junto" ano que vem!

Grande Abraço,

Rafa Mello

Valini disse...

Caros amigos, a cirurgia do Tiago foi muito boa. Nesta quarta-feira ele terá alta do hospital e já na próxima semana passará em consulta para avaliar a recuperação. A recuperação, a princípio, será de 10 dias de dieta líquida e uma semana de cremosa, mas, nosso campeão, deverá estar presente no Torneio Início para, assim como os demais, receber o troféu pelo título da Copa Estado.

Márcio Costa disse...

Força p/ o Spinelli na recuperação da cirurgia.

joão pedro disse...

boa recuperação ao nosso artilheiro!!

Ano q vem me afastarei das atividades relacionadas ao futmesa!!
Devido a motivos de trabalho e estudo.

abc..

joao pedro

Spinelli disse...

Valeu pela força pessoal. Já estou em casa, agora é esperar. Abraços e ano que vem tem mais ! Spinelli

Márcio Costa disse...

João, para com essas conversinhas de estudo. Quem vê pensa que vc tá fazendo Economia na FGV, que não sobra tempo, etc...
Ano que vem vc taí de novo, pode apostar.

rafael disse...

Que papo é esse João?