sábado, 11 de fevereiro de 2012

O SHOW VAI COMEÇAR!


Tem início neste domingo (12), o Paulistão 2012 de Futmesa. A afirmação pode ser exagerada e carregada com uma dose extrema de pretensão, mas nunca o Campeonato Paulista de Futebol de Mesa valeu tanto. Motivação não falta aos participantes. Neste ano se comemora o cinquentenário da Federação Paulista (FPFM) e a elite do Futmesa do Estado terá o chamado “trio de ferro” (Corinthians, Palmeiras e Santos) reunido. Além disso, a competição conta com o multicampeão Círculo Militar, com o sempre bem armado Meninos e o emergente Maria Zélia. Nas mesas isso representa quatro títulos brasileiros por equipes, 19 paulistas individuais e mais 11 brasileiros individuais.
O regulamento para esta edição foi alterado. Tanto no primeiro, como no segundo turno, os clubes jogam entre si em turno único. Os campeões de cada turno fazem a final, em jogo único, com mando da FPFM. Se a mesma equipe vencer os dois turnos, levanta a taça sem a necessidade de uma final.
Enfim, o “Paulistão 2012” tem todos os ingredientes para ser o mais disputado da história.


CÍRCULO MILITAR:
Maior vencedor da história dos Campeonatos Paulistas e atual campeão, o time do Ibirapuera entra em 2012 mais enfraquecido. De todas as equipes da primeira divisão foi a que mais perdeu jogadores. Por conta disso, o Círculo Militar foi buscar no Aspirantes peças de reposição. Subiram para a equipe principal Muratore, Rafael Santos, Bruno Varoli e Espel. Parece pouco, mas todos estão convictos de que é mais do que possível ganhar o campeonato, outra vez. Outro fator importante é que o número 1 do ranking paulista, Farinha, continua, assim como o atual campeão paulista individual, Vinicius de Simoni.
Principais jogadores: Farinha, Thiago, Cássio, Perrotti, Vinícius, Duda, Espel, Bruno Varoli, Rafael Santos e Muratore.



CORINTHIANS:
Confirmar, enfim, o favoritismo. Eis o principal desafio do Corinthians no Campeonato Paulista deste ano. A equipe entra no Estadual com a mesma base do ano passado. A grande novidade foi a chegada do excepcional Barbosa, que após uma longa e vitoriosa carreira no Círculo Militar, chega para ser o destaque da equipe em 2012. O clube sabe que será visado durante toda a temporada e que enfrentará adversários cada vez mais motivados. Por tudo isso, talvez, nunca o Corinthians tenha se sentido tão poderoso. Problema dos adversários.
Principais jogadores: Alessandro, Justa, Galdeano, Valbono, Tadeu, Barbosa, Kleber, Tusura, Stan e Zero.



MARIA ZÉLIA:
A fantástica recuperação no Torneio Início, que culminou com o título da competição, recuperou a auto-estima que andava em falta no Maria Zélia. Diante deste cenário vitorioso, a ordem é seguir na onda das vitórias e para isso, o time do Belenzinho tem um trunfo, que faz a diferença: Jefferson! O craque do Maria Zélia terá a companhia de Marcio Lima, um artilheiro nas mesas. Outro destaque fica para o sempre competente Barricelli, além de Sérgio Nenê, atual vice-campeão brasileiro. Jogadores fundamentais no sucesso do Maria Zélia, que prometem ainda mais para esta temporada.
Principais jogadores: Jefferson, Marcio Lima, Dile, Garcia, Belini, Barricelli, Sérgio Nenê, Fernando Santos, Mura e Erismar.



MENINOS:
O Meninos comemora este ano uma década de amplo crescimento e quer continuar no topo da elite paulista. A aposta do clube do ABC será em um time guerreiro, em que o conjunto e a união farão a diferença. E o começo foi promissor. Afinal, a equipe abriu a temporada com uma campanha de destaque no Torneio Início. Em relação ao ano passado, o time perdeu muito mais peças do que ganhou. Confirmada a permanência do excelente Marcelo Wagner e a possível volta de Rubetta. Além disso, a equipe capitaneada pela dupla Vinícius Ramalho e Denis Constantino aposta suas fichas em outra dupla de sucesso: Lê e Faccio, os craques de São Bernardo.
Principais jogadores: Faccio, Lê, Marcelo Wagner, Velho, Vinícius Ramalho, Schalke, Ivan, Albarello, Alberto e Denis.



PALMEIRAS:
O Palmeiras encantou e decepcionou na última temporada. A equipe entra em 2012 na dúvida sobre qual das duas faces o time apresentará nesta temporada. As expectativas estão voltadas para a comprovada competência do grupo, que possui botonistas capazes de unir força, personalidade e equilíbrio nos momentos decisivos. Resta saber se Quinho, Diney, Mauro e Michilin serão capazes de resgatar o caminho das vitórias e devolver ao clube o titulo, que não vem desde 2007.
Principais jogadores: Quinho, Diney, Mauro, Michilin, Guga, Bolla, Dema, Hylson, Paolo e Melli.



SANTOS:
Todo mundo quer ganhar o Campeonato Estadual. Mas, talvez, nenhum outro clube tenha tantos motivos para se dedicar a essa conquista quanto o Santos. Afinal, a temporada 2012 é emblemática para o clube, que estará cumprindo 100 anos de fundação e nada melhor do que um título de expressão para marcar a data. Para isso, a equipe da Vila mais famosa do mundo trouxe nada mais, nada menos que nove botonistas. Rafa e Eduardo Santos vieram do Círculo Militar, Sérgio Ricardo do Corinthians, Alex Bahr do Palmeiras e Limão do Meninos, foram as principais. Se depender do empenho dos atletas, as perspectivas de uma boa temporada não poderiam ser melhores. É esperar e ver.
Principais jogadores: Rafa, Eduardo Santos, Sérgio Ricardo, Alex Bahr, Limão, Kiko, Bartolo, Repi, Pierrinho e Dentinho.


Confira os jogos da 1ª Rodada - Domingo (12), com início às 9h:
CÍRCULO MILITAR X SANTOS, no Ibirapuera
CORINTHIANS X MENINOS, no Parque São Jorge
PALMEIRAS X MARIA ZÉLIA, no Cisplatina

Um comentário:

Márcio Costa disse...

Excelente reportagem, um verdadeiro raio-x nos clubes que disputarão o Campeonato Paulista. Ficaria melhor ainda se falasse também da Copa Estado.