quarta-feira, 16 de abril de 2014

Destaques do Paulistão revelam os “segredos” do bom desepenho

Conforme o BLOG DO VALINI divulgou no último dia 12, os botonistas Lê (Meninos) e Vinícius de Simoni (Círculo Militar) são os grandes destaques do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa até o momento. O botonista de São Bernardo é o maior pontuador do Paulistão, está invicto nos jogos por Equipes e, de quebra, ainda possui a melhor defesa da competição. Já o botonista do Ibirapuera apresenta, neste início de temporada, um ataque arrasador. Visando descobrir os “segredos” dos craques, o BLOG conversou com a dupla, que explicou fatores interessantes que os levam a se destacar nos jogos.

BATE BOLA COM LÊ:
BLOG: Muitos o conhecem por ser um botonista que ataca bastante e tem facilidade nos chutes a gol. Mas você apresenta, no momento, a melhor defesa da competição, jogando a principal divisão do Estado e mantendo uma média de 2,5 gols sofridos por jogo. A que você atribui esse desempenho? Qual é o segredo para se montar uma defesa eficiente no Futebol de Mesa?
LÊ: O desempenho na defesa até o momento tem dado certo, ainda estou invicto por equipes no ano, inclusive contando o Torneio Início. Talvez porque eu esteja com um pouco mais de calma durante as partidas, não ando só atacando e querendo fazer gols, ando mais preocupado em controlar a partida. Também tem o fato de pegar algumas equipes com menor poder de fogo. O segredo mesmo para montar uma defesa eficiente no Futebol de Mesa é, no momento da partida, onde você tem que achar durante os 20 minutos, algum esquema tático que dê certo, alguma falha do adversário naquele momento, ou até mesmo arriscar algo ousado para dificultar o adversário.

BLOG: Você detém ainda o maior número de pontos na competição e, ainda está invicto no campeonato. Isso te traz uma responsabilidade maior dentro do time? Você se vê como o botonista a ser batido?
LÊ: Na verdade, essa questão de estar invicto atrapalha um pouco. Acho que quando o jogo está bem disputado, o nervosismo aumenta por causa da pressão de perder a invencibilidade. Eu senti isso no meu último jogo, quando o adversário fez 3 a 1, mas consegui no segundo tempo virar o jogo para 6 a 4. Também sinto sim uma responsabilidade maior, pois quando o campeonato apertar, talvez a cobrança, tanto do time, quanto minha, sejam maiores mesmo, mas não me vejo como adversário a ser batido. Todos os jogadores têm quase o mesmo nível entre os favoritos. Talvez o Palmeiras seja o time a ser batido, por causa da seleção formada.

BLOG: Você tem alguma meta pessoal para esse Campeonato Paulista? Acredita que pode terminar a competição com o melhor ataque e também a melhor defesa?
LÊ: Não tracei uma meta. Analisando o campeonato, acho difícil eu alcançar a meta de ser o melhor ataque, pois estou jogando mais devagar, sem me preocupar em fazer gols, e sim, ganhar os três pontos. Acredito no potencial de voltar a ser 1 do ranking até o meio do ano, pois não perco tantos pontos. Já quanto ter a defesa menos vazada, é difícil, pois nunca foi meu forte, apesar de ter sim melhorado nos últimos anos.

BATE BOLA COM VINÍCIUS:
BLOG: Essa facilidade que você vem demonstrando em marcar gols é fruto de que?
VINÍCIUS: Considero este resultado um conjunto de itens, tais como a facilidade do chute devido a rápida adaptação com a nova bolinha, a qual melhorou em muito a qualidade do jogo. Existem sim outros fatores que influenciam a favor de um bom desempenho, como por exemplo, o treino que é muito importante, estar em um dia tranquilo, qualidade das mesas, o clima como um todo (temperatura, umidade), e alguns outros fatores. Este ano, exclusivamente, não tenho conseguido treinar quanto eu gostaria, pois estou tendo que me dedicar mais ao trabalho, e aos estudos, itens os quais são prioritários em meus objetivos atuais e de longo prazo.

BLOG:No jogo contra o Flamengo, você anotou 46 gols em seis partidas, ultrapassando uma média de 7,5 gols por jogo. Foi sua melhor atuação no Futmesa em um jogo por Equipes?
VINÍCIUS: Sim, estatisticamente foi minha melhor atuação em um jogo por Equipes. Felizmente, é nessas horas que vale a pena a paciência de eu anotar todos os resultados de todo os meus jogos, desde que comecei a jogar em 1996. Caso contrário, não teria a certeza dos números para responder esta pergunta. (Vinícius ressalta que em 18 anos praticando o Futmesa, disputou 2861 partidas oficiais, sendo 805 por Equipes). Já tive outras grandes atuações em fases finais de campeonatos por Equipes na Série A-1 , como também, em 2007 quando terminei o Campeonato de Aspirantes sem perder nenhuma partida durante o ano todo, mas como estando falando de números, este jogo contra o Flamengo foi estatisticamente minha melhor atuação.

BLOG Nas duas partidas que o Círculo Militar fez no Ibirapuera, você ultrapassou a marca de 40 gols. Isso significa que, pra você, é mais fácil jogar em casa do que fora?
VINÍCIUS: Jogar em casa, sem dúvida, ajuda a ter um melhor desempenho pelo fato de conhecer melhoro estado de cada mesa, assim como a sequência de mesas que você vai jogar. Não vou dizer se as mesas do Círculo são melhores ou piores, até porque, de um tempo para cá, temos encontrado mesas padronizadas pelo mesmo fabricante na maioria dos clubes. Logo, o que varia de um clube para outro é o tempo de uso, desgaste, forma de armazenamento, nivelamento e alguns outros itens.

Nenhum comentário: