quinta-feira, 3 de abril de 2014

Paulistão de Futmesa tem rodada importante no final de semana

O Campeonato Paulista de Futebol de Mesa entra neste domingo (6), em sua terceira rodada da Primeira Fase. Quatro jogos movimentam a competição, com destaque para o confronto do Belenzinho entre Maria Zélia e Palmeiras, jogo marcado para às 9h. Nas demais partidas, todas com início previsto para às 10h, em virtude de envolverem equipes do interior, o Círculo Militar viaja até Bauru para enfrentar o Noroeste; o Clube do Botão recebe, em Campinas, o Meninos e o Corinthians enfrenta o Flamengo de Americana no Parque São Jorge.


Tensão X Tranquilidade
            De um lado, uma equipe que, há mais de um ano, não sabe o que é perder. Do outro, um time inseguro que busca se encontrar na competição. Assim pode ser definido o confronto entre Maria Zélia e Palmeiras, programado para acontecer no Belenzinho.
            Precisando vencer para tentar continuar sonhando com uma vaga na fase semifinal, o Maria Zélia chega para essa partida sob desconfiança, em virtude do tropeço sofrido na última rodada, quando foi derrotado, com facilidade, pelo Meninos. “O Maria Zélia chega sem confiança para esse jogo devido à péssima exibição em São Bernardo”, destaca Barricelli, que pede atitude ao time para o jogo diante do Palmeiras. “Precisa mudar a postura! Por ser inferior ao adversário, é necessária mais determinação, mais raça, mais transpiração”. Além disso, o botonista vê um novo revés como fator decisivo para uma eliminação precoce. “Em caso de derrota, a temporada termina”, completa.
            Já do lado palmeirense, o clima é de otimismo. Após vencer o arqui-rival Corinthians na última rodada, o time chega com a moral elevada para esse confronto. “A vitória contra o Corinthians nos deu mais confiança, principalmente por que resolvemos o jogo na quinta rodada”, destaca Dentinho. Porém, o atleta prevê dificuldades na partida deste final de semana. “Acho que será o jogo mais difícil da primeira fase, por ser lá (Belenzinho) e por ter um elenco novo e motivado. Eles treinam com regularidade e nós pegamos a palheta no dia do jogo, isso cria muita dificuldade e a primeira rodada é decisiva”.

Seguir acreditando:
            Na cidade de Campinas, o Clube do Botão terá a dura missão de tentar parar o fortíssimo Meninos, que não terá força máxima no confronto. E nem mesmo a derrota, em casa, para o Noroeste na última rodada, abalou o grupo campineiro. “Acho que qualquer resultado poderia acontecer naquele jogo, sabíamos que se fossemos derrotado não seria nada anormal, considerando a reformulação que estamos passando”, avalia Marcio Costa.
            O botonista também acha complicado o time repetir a atuação de 2013, quando exatamente contra o mesmo Meninos, o CDB conseguiu uma de suas melhores partidas na temporada. “Será difícil, mas se considerarmos que no ano passado também era e acabou saindo um jogo equilibrado, quem sabe a história não se repete”. E mesmo diante de todas as dificuldades neste início de ano, o atleta se mostra confiante na permanência da equipe na Elite do Futmesa paulista. “Acho que dá sim, pode acontecer um tríplice empate entre nós, o Noroeste e o Flamengo, acho que qualquer um destes três times tem condições de vencer o outro. Vamos lutar, continuamos tendo um objetivo no campeonato”.
            Atual vice-campeão paulista, a equipe de São Bernardo do Campo tem motivos de sobra para continuar a caminhada em busca do histórico título dói Paulistão. Já nas duas primeira rodadas, o time mostrou força e venceu, com facilidade, seus adversários. Para o comandante do Meninos, Vinícius Ramalho, o grupo se encontra nivelado por cima. “Acho que o Meninos é mais forte não pelas duas primeiras rodadas com vitórias, mas sim pelo fato de a cada ano ficarmos mais experientes e também o fato de termos oito jogadores que tem condições de jogar nas seis vagas que formam o time titular”. O botonista também comentou sobre os “problemas” de se jogar no interior e ressalta que a partida de 2013, contra o mesmo CDB, foi um divisor de águas para o time. “Não sei se podemos falar entre vantagens e desvantagens. É claro que a viagem proporciona momentos de descontração entre a equipe, mas mesmo indo para Campinas, que não é tão longe, o cansaço sempre bate. No ano passado o jogo contra o CDB foi muito difícil e acabou sendo um divisor de águas para a grande campanha que fizemos em 2013, pois naquele jogo superamos adversidades, buscamos a vitória e saímos mais fortes daquele confronto”.
            Vinícius Ramalho cita ainda que o fator casa e as características dos botonistas, podem fazer a diferença para o Meninos na competição. “Acho que o fator casa sempre foi algo que usamos a nosso favor. O fato de conhecer nossas mesas, do apoio dos jogadores das equipes Aspirantes e C, sempre nos fizeram muito fortes na Sala Márcio Roberto Ramalho. Outro fator que nos faz forte é que temos um elenco com jogadores de diferentes características e isso complica muito os adversários. Uma hora joga com um jogador que é rápido, outra com um jogador mais cadenciado. Uma hora pega um jogador mais técnico que chega na cara do gol e outra um jogador mais chutador. Isso tem feito do nosso time cada vez mais forte a cada temporada”.

Nos embalos de Bauru:
            Percorrer 350 quilômetros num domingo pela manhã, para jogar botão. Essa será a “ingrata” missão que o Círculo Militar terá que enfrentar neste final de semana para se deslocar atpé Bauru, onde irá medir forças com o Noroeste. Além da cansativa viagem, o time do Ibirapuera deverá sofrer com os desfalques para a partida. Recém campeão europeu pela Itália, Paulo Perrotti é aussência certa para o jogo deste domingo. E os “prejuízos” não param por aí. “Ainda não sabemos os efeitos da viagem, mas por motivos diversos iremos com desfalques”, alerta Duda.
            O botonista do Círculo Militar ressalta também que o clube precisa e deve melhorar ao longo da temporada. “Com certeza o time ainda precisa evoluir. São apenas três meses jogando com a bolinha nova, ainda precisamos aprender um pouco mais sobre ela. Mas parece que estamos no caminho certo”. Além disso, Duda destaca que o pensamento do time é recuperar a hegemonia no Estado. “O pensamento do Círculo Militar é sempre de lutar pelo título. Ainda mais em um ano que não tivemos o gostinho de estar na final anterior. Mas também sabemos que ainda não confrontamos os principais rivais. Então é cedo pra dizer onde iremos chegar nesse ano. Mas o pensamento é sempre de título, e vamos lutar por isso”.
            Embora a partida tenha sido ratificada para este domingo, nas últimas semanas o time do Ibirapuera tentou o adiamento do jogo para outra data ou até mesmo para que a partida fosse antecipada para o sábado, porém não houve acordo com a equipe de Bauru, que através de seu capitão, Ton Armani, explicou a situação. “Quanto a antecipação, tentamos mudar para o sábado, mas como nosso elenco é muito reduzido, não tivemos como. Pois preciso colocar na mesa o que tenho de melhor e o time titular já estava comprometido para este jogo no domingo”.
Sobre o jogo, o pensamento da equipe é somar o maior número de pontos possíveis. Vamos jogar no nosso local de treino e esperamos fazer melhor do que fizemos em São Bernardo (derrota para o Meninos). Com os grandes o que vier é lucro, lembrando que o nosso maior foco agora é vencer o Flamengo no Ninho da Araponga”, finaliza Ton.

Só a vitória interessa:
            No Parque São Jorge, o Corinthians recebe o Flamengo disposto a colocar um ponto final nos tropeços e, com isso, alcançar sua primeira vitória na temporada. A palavra de ordem no clube é “erro zero”. Aliás, para o campeão sul-americano Alex Bahr, o sinal de alerta já foi ligado. “Sem dúvida a equipe do Corinthians, acostumada com vitórias e que em duas rodadas não as consegue, tem que estar em estado de atenção neste momento, pois não podemos mais vacilar nas próximas rodadas”.O botonista destaca que o time precisa de mais foco para que os atletas possam render mais nas partidas. “Para retornar as vitórias é preciso estar mais concentrado para os jogos, a equipe ainda não rendeu todo o potencial que tem e isso tem que ocorrer agora”.
            Alex Bahr também ressalta que as próximas três partidas, a começar por esse domingo, serão fundamentais para as pretensões da equipe no Paulistão. “Teremos três jogos em sequência contra as equipes do interior, cada uma com o seu valor, mas precisamos estar preparados para vencê-las e decidirmos nossa situação contra Meninos e Circulo nas últimas rodadas. Entendo que a equipe precisa de ajustes e que o faremos nestes três jogos”.

Nenhum comentário: