sexta-feira, 24 de maio de 2013

Jupp Heynckes X Jürgen Klopp: Quem é “O CARA”?



Pela primeira vez na história da Uefa Champions League, dois clubes da Alemanha farão a grande decisão. O jogo reunindo Borussia Dortmund e Bayern de Munique acontece neste sábado (25), às 15h45 (horário de Brasília) no lendário estádio de Wembley, na Inglaterra. Porém, o que chama a atenção desse confronto é outro fator, que está fora das quatro linhas, mas que tem sido o grande diferencial dessas duas equipes: os técnicos!
            Nem Pep Guardiola, nem José Mourinho, muito menos Luiz Felipe Scolari, tão pouco Carlos Bianchi... O maior técnico do planeta na atualidade é Jupp Heynckes ou seria Jürgen Klopp? Números para destacar as qualidades dos dois não faltam.
            Jupp Heynckes está fazendo história em Munique. Conquistou a Bundesliga desta temporada com seis rodadas de antecedências, de quebra, anotou a maior pontuação de uma equipe desde o início do Campeonato Alemão. O time possui incríveis 90% de aproveitamento e um ataque que chega perto da média de três gols por jogo. Fora isso, o time ainda pode conquistar a Copa da Alemanha. A equipe conta com, pelo menos, um bom reserva para cada posição, mas o ataque do Bayern merece toda atenção. Robben, Gomez, Ribéry e Thomas Müller, sem contar o polivalente Schweinsteiger, impõem respeito e, devido ao trabalho de Heynckes, o time passou a ser uma “máquina de fazer gols”. Graças a Jupp, Munique tem hoje um time sólido e agressivo, pois o treinador conseguiu motivar o grupo e mostrar ao mundo um jogo completo. E agora vem o principal detalhe: Independente do que acontecer na final da Champions, Jupp Heynckes deixará o Bayern ao final da temporada.
Já Jürgen Klopp começou a aparecer para o futebol em 2004, quando levou o modesto Mainz 05 para a Bundesliga. Com um futebol baseado em pressão, recuperação de bola e contra-ataque, Klopp renovou o futebol alemão e acabou desembarcando em Dortmund. E aos poucos foi contagiando a exigente torcida “Muralha Amarela”. O Borussia de hoje possui uma personalidade única no futebol mundial: é a equipe que joga com mais elegância. Ele venceu as duas últimas Bundesligas e se tornou quase mais famoso na Alemanha que o lendário Beckenbauer.
Embora não tenha o mesmo poderio financeiro que seu rival, na atual temporada a equipe de Dortmund, amparada por seu treinador, resolveu apostar todas as suas fichas no título da Champions League. Prova disso é que a equipe de Klopp só foi perder a invencibilidade no jogo de volta da fase semifinal e possui ainda a melhor defesa do campeonato. E para conseguir chegar ao tão sonhado título europeu, o técnico aposta em Reus, Hummels e no matador polonês Lewandowski. Ou seja, a equipe de Dortmund possui um time barato, mas de jogadores valorizados, que encontrou um técnico ousado, que adora agredir seus adversários, jogando de forma incisiva. Porém, nesta semana decisiva, o time perdeu, por lesão, seu principal articulador Mario Götze (já negociado com o rival de Munique).
O BLOG DO VALINI foi buscar entre botonistas de São Paulo, dois apaixonados pelo futebol, que tentam explicar quem é hoje o melhor técnico do Mundo. Confira:

DUDA (Círculo Militar): “Muito difícil falar um melhor. Não se pode negar o mérito de um técnico que chega em duas finais seguidas de Uefa Champions Lague, como Jupp Heynckes. Com um futebol alegre, técnico e veloz, e contando com um elenco excelente, o Bayern vence suas partidas de forma convincente. Impossível não ver o mérito do experiente técnico nisso. Por outro lado, um técnico que chegou com uma "zebra" como o Dortmund na final (quantos cravaram como favorito no começo?), mostrando ousadia em diversos momentos, também merece enorme destaque. Sempre com um entusiasmo contagiante, das entrevistas à beira do campo, Jürgen Klopp mostra muita competência com um elenco muito mais limitado, mas com grandes jogadores. Na minha opinião, um empate técnico entre ambos, que estão conseguindo extrair o melhor dos elencos que têm em mãos”.

EDU SANTOS (Meninos): “Acho que no momento Jürguen Klopp está melhor. Chegou ao Dortmund em 2008, após a equipe amargar uma 16ª colocação, escapando do rebaixamento nos playoffs. Na sua primeira temporada (2008-2009) já colocou a equipe na Copa da Uefa. E agora já são três anos no topo (dois títulos e um vice) da Bundesliga com o time que tem na mão, cheio de moleques, e a cada ano perdendo jogadores de destaque para times grandes da Europa, e este ano no topo da Europa. Jupp Heynckes já tem uma história maior no futebol, está também num excelente momento, com o atual título alemão (batendo o recorde de pontos numa temporada, que era exatamente do Borussia Dortmund na temporada passada) e duas finais de Uefa Champions Lague seguidas, mas com a diferença de que a equipa só se reforça a cada ano. Hoje, do goleiro ao centroavante, todos jogadores são de sua respectivas seleções nacionais, mais acostumados à decisões e jogos internacionais”.
 


Nenhum comentário: