quinta-feira, 2 de maio de 2013

Paulista de Futmesa conhece neste final de semana dois semifinalistas



 Acontece neste domingo (5) a última rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa. Em disputa, duas vagas para a fase semifinal da competição. Palmeiras no Grupo A e Meninos no Grupo B são as equipes que entram nas mesas dependendo apenas de suas próprias forças para garantirem as vagas. Todas as partidas acontecem às 9h.
            Jogando em seus domínios, a equipe de Palestra Itália precisa de uma vitória simples diante do Fundação para se classificar. Porém, para o botonista Hylson, a postura tem que ser a mesma dos outros jogos. “Muita seriedade e concentração, pois a equipe do Fundação possui ótimos e experientes jogadores”. O botonista não vê vantagem sobre o fato da equipe enfrentar um time que ainda não venceu no campeonato. “Para nós é indiferente, independente do adversário, nossa postura é sempre a mesma, muito respeito!”. O atleta destaca ainda a força que o Palmeiras vem demonstrando nesta temporada. “Acredito que estamos mais fortes sim, não se pode desprezar um reforço do peso do Jéfferson, mas o mais importante e o que pode fazer a diferença é o fato de poder treinar e mandar os jogos em nossos domínios”.
Pelos lados de São Caetano do Sul, o objetivo é recuperar a moral do time. Para isso, o botonista Aldecoa prega a união do time. “O grupo se abalou após a derrota para o CDB, mas está se reerguendo e focando na união do grupo, que completa 22 anos em 2013”. O atleta cita também a força palmeirense, mas demonstra confiança no elenco. “Vemos o Palmeiras como uma grande equipe, iremos respeitar, mas nunca deixaremos de acreditarmos em nós”. Para tentar surpreender o time alviverde, a equipe do CREF aposta em Vitor Luiz, que no último jogo teve 100% de aproveitamento. “O Vítor é um cara muito importante para a equipe e sua experiência conta muito”, destaca Aldecoa.

Repeteco da última final:
            No Parque São Jorge, Corinthians e Círculo Militar fazem um “replay” da decisão do Paulista de 2012, só que em outras situações. O time do Ibirapuera precisa vencer a partida e ainda torcer por uma derrota do Meninos. E para conseguir o objetivo, o botonista Duda diz que o time precisa focar apenas no seu compromisso. “Jogar sem se preocupar com o outro jogo. Temos que tentar fazer nossa parte que já é, por si só, bastante difícil. Se ganhar, aí a gente vê o que acontece”. Sobre o mau começo da equipe na competição (uma vitória e duas derrotas), Duda prefere atribuir os tropeços ao equilíbrio da competição, e destaca que na temporada passada, o time já tinha passado por isso. “Ano passado também fizemos um péssimo primeiro turno. Mas não vejo nenhum demérito em perder do Palmeiras ou do Maria Zélia em seus domínios. São grandes times também. Acho que o campeonato é cada vez mais equilibrado e tropeços de todos irão acontecer com maior frequência”. Sobre a possibilidade de classificação ainda neste domingo, o botonista admite que as chances são remotas. “Sabemos que a chance é pequena, e que dependemos de dois resultados, em dois jogos difíceis. Mas o Maria (Zélia) é um grande time e tem totais condições de vencer o Meninos, assim como temos de vencer o Corinthians. O favoritismo é total do Meninos, mas depois do Borussia (Dortmund) esse ano, só não acredito depois que acaba”.
            Atual campeão, o Corinthians precisa de uma verdadeira combinação de resultados para se classificar para as semifinais. O time de Parque São Jorge tem que vencer a partida contra o Círculo Militar e ainda torcer por derrotas de Palmeiras e Maria Zélia. O botonista Justa se mostra pessimista com essa combinação, mas ressalta o prazer de enfrentar seu ex-clube. “Essa combinação não é possível no meu entendimento. O Palmeiras tem uma equipe muito forte e no Futmesa não existe zebra. Além de possuírem um saldo muito bom, o que atrapalha inclusive o desejo do Maria Zélia em ser campeão do 1º turno. Quanto a jogar contra o Círculo Militar é reviver ótimos momentos. Lá, fiz amigos, fomos campeões muitas vezes e cada jogo contra eles possui uma emoção diferente”.
            O atleta corintiano cobra ainda uma atitude mais forte da equipe do que a apresentada na derrota para o Meninos. “Entendo que nós precisamos mostrar reação após o jogo que fizemos contra o Meninos. Nas mesas foi possível ver a diferença de acertos entre as duas equipes nos momentos decisivos. O Meninos fez os gols que não fizemos, mostrando que estão treinados e empenhados em vencer. Ótimo para o Futmesa que vê este ano uma disputa entre mais equipes pelo título”. Sobre o fato de jogar em casa, Justa vê como um fator favorável ao time. “Com certeza o fator casa é importante. Jogar no ambiente que você está acostumado a frequentar e nas mesas que você treina é um enorme diferencial”.
            O botonista ainda criticou a fórmula de disputa do Paulistão. “Faltou definir uma forma melhor para decidir o campeão do turno. O título do 1º turno pode ser decidido no saldo. Se as equipes não se enfrentam, na minha opinião, o saldo não poderia ser critério. Eu critico este regulamento, porém, admito minha parcela de culpa por ter abandonado os assuntos relacionados ao Futmesa e não estou contribuindo em nada atualmente.Quem escreveu o regulamento, o fez na melhor intenção e, inclusive após discutir o assunto com pessoas de sua confiança. Esta deve ter sido a melhor forma encontrada, pensando em calendário e tudo mais”.

Vitória que vale classificação:
            Após derrotar o atual campeão, o Meninos chega cheio de moral para o confronto deste domingo contra o invicto Maria Zélia. E para conseguir a vaga para as semifinais, a equipe precisa vencer a partida. Para Edu Santos, campeão do último Open da Primeira Divisão, o importante é a concentração do grupo. “Se estamos nessa condição é por méritos. Então é jogar concentrado e confiante por estarmos num bom momento. Sem falar que o jogo é em casa e isso ajuda. O atleta ressalta ainda que a vitória diante do Corinthians aumentou ainda mais a auto estima do time. “Foi nossa primeira partida em casa, contra o atual campeão e ganhamos. A confiança aumenta com certeza”. Sobre o fato de enfrentar um adversário que ainda não perdeu na competição, Dudu pede atenção redobrada já no início do jogo. “O time deles é muito forte e vem com 100% até agora. É tomar cuidado nas primeiras rodadas, senão fica difícil de buscar”.
            Embalado por três vitórias em três jogos, o Maria Zélia precisa vencer o Meninos no ABC e ainda contar com um tropeço do Palmeiras. E para conseguir seu objetivo, Barricelli quer a equipe atenta desde o início. “Precisa jogar com muita concentração, pois o adversário é muito qualificado”. Mesmo chegando invicto para essa partida, o botonista considera o Maria Zélia como a “surpresa” do Paulistão. “De certa forma somos sim, pois vencemos o dificílimo Círculo, partida em que, a meu ver, não éramos favoritos”. Já sobre a possibilidade real de classificação para a semifinal, o botonista não demonstra muita confiança. “Infelizmente é impossível, embora eu tenha esperança”.

Jogo da sobrevivência:
            Em Campinas, Clube do Botão e Cisplatina duelam num confronto em que só a vitória interessa. Para o time campineiro, significa se manter, matematicamente, na elite do Futmesa paulista; para os visitantes, representa continuar sonhando com a permanência na primeira divisão.
            João Pedro classifica a partida como uma decisão. “Este jogo é tão importante, quanto a partida contra o Fundação. Para o CDB é uma final de campeonato”. O botonista destaca que a sequência de treinamentos da equipe e os resultados obtidos enchem de moral a equipe para esse confronto. “O time se preparou demais após a partida contra o Círculo Militar. Isto quase rendeu resultado contra o forte time do Meninos. Na sequência fizemos um ótimo jogo contra o Fundação e, sem duvida, que com esses dois belos jogos o CDB ganhou muita moral”. Além disso, o atleta destaca que o fato de jogar contra o último colocado do campeonato aumenta a responsabilidade da equipe. “Em qualquer que seja o jogo a responsabilidade é grande, mas aumenta muito por se tratar de um jogo chave para nossa permanência na primeira divisão”.
            Lutando desesperadamente contra o rebaixamento, o Cisplatina vai à Campinas disposto a se reabilitar na competição. E para conseguir sua primeira vitória no campeonato, o time se apega ao equilíbrio. “Este jogo é muito importante para o Cisplatina, pois assim como o nosso clube, o CDB está lutando para não cair. No ano passado, perdemos para eles por uma diferença muito pequena de pontos. Este ano o CDB está mais forte, porém o Cisplatina também evoluiu como equipe. Acredito que será um jogo muito equilibrado, pois o nivel técnico das equipes é muito semelhante”, destaca Alex Machado. O botonista também deixa claro, que em caso de derrota, o rebaixamento será praticamente inevitável. “No caso de derrota será muito difícil se manter na primeira divisão, mas não impossível. Trata-se de uma equipe jovem, e teremos que trabalhar muito para evitar a queda”. Alex cita ainda a evolução dos botonistas ao longo do campeonato. “O time está evoluindo rodada após rodada. Nós enfrentamos grandes clubes nas primeiras rodadas. Independente das derrotas, a postura do time e os resultados das partidas demonstram uma evolução tática. Se avaliarmos no contexto geral estamos no caminho certo, aprendendo com as equipes tradicionais. Trata-se de um trabalho de médio e longo prazo, mas pela breve história do clube, já evoluímos muito em pouco tempo”.

Nenhum comentário: