terça-feira, 17 de dezembro de 2013

As últimas do Futebol de Mesa

Fim de ano chegando, temporada já encerrada e começam as definições sobre o Futebol de Mesa 2014. No último sábado (14), por exemplo, ocorreu na sede do Cisplatina, a última reunião do ano da Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM), cujo objetivo foi começar a planejar o calendário para o ano vindouro. Além disso, o último final de semana, também foi de algumas definições, tanto em nível nacional, como a nível Mundial. Para não perder nada do que anda acontecendo no mundo da bola, agora de microfibra, o BLOG DO VALINI apresenta as últimas definições envolvendo o Futmesa. Fique por dentro:

GRUPOS OU MATA-MATA?
Durante a reunião realizada pela FPFM no último sábado, um dos itens apresentados para discussão entre os botonistas diz respeito ao formato de disputa dos Opens. A proposta é que na segunda fase, quando os 16 classificados são divididos em quatro grupos, seja alterada para o sistema de mata-mata. Porém, o BLOG DO VALINI apurou que a possibilidade foi sugerida para que os clubes conversem com seus botonistas e as opiniões sejam apresentadas na assembleia de janeiro próximo, para que a direção técnica possa decidir. Por enquanto, continua como está!

PRÓS E CONTRAS:
Em contato com vários botonistas, de diversos clubes de São Paulo, o que se percebe é uma divisão sobre a mudança. Quem defende o mata-amata, alega que o torneio terminará mais cedo e gerará maior disputa da segunda fase em diante; Já os que são contra, apontam que o botonista fará um almoço de uma hora e meia e poderá vir a jogar uma única partida. Além disso, corre o risco de pegar uma bolinha/mesa ruin nesta única partida e acaba não tendo outra chance. Outro aspecto apontado é a pontuação, pois um botonista que na primeira fase venha a somar sete vitórias em sete jogos, poderá por tudo a perder, em apenas um único jogo, contra outro atleta que tenha feito na mesma fase, apenas oito pontos. Uma coisa é certa: vem polêmica por aí...

PAULISTÃO 2014
O calendário do próximo ano ainda não está 100% definido. Mas, já sabemos a data em que a bola voltará a rolar nas mesas paulista: 1° de fevereiro (sábado), na sede do Meninos, em São Bernardo do Campo, com a disputa do Torneio Início. Já o Paulista de clubes terá seu início no mês de fevereiro, somando ao total 10 datas, sendo que durante o período da Copa do Mundo (12 de junho e 12 de julho) não haverá rodadas de equipes, mas pode acontecer a disputa da Taça São Paulo Individual. Outra notícia que ganha força nos bastidores da FPFM é com relação a um único local para as finais de todas as categorias. Há quem garanta que a ideia cresce cada vez mais dentro da Federação Paulista e que a possibilidade de se fazer as finais no Ginásio do Ibirapuera já foi, inclusive, sondada!!!

OS “BONS VELHINHOS”
Uma boa notícia para os botonistas de todo o país, da categoria Master. Ao que tudo indica, o martelo foi batido no final de semana e o Campeonato Brasileiro Interclubes da categoria já tem data marcada para acontecer no próximo ano. A competição será realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, em Curitiba, no Paraná.

TABLE SOCCER INTERNATIONAL
E o Futebol de Mesa continua rompendo fronteiras. A grande novidade fica para a confirmação do I Mundial de Clubes da categoria. A disputa será realizada nos dias 13 e 14 de setembro de 2014, em Budapeste, na Hungria. De acordo com informações obtidas pelo BLOG DO VALINI, a primeira edição da competição irá reunir o Vasco (atual campeão sulamericano), contra o campeão europeu, que só será conhecido em julho do próximo ano.

Nenhum comentário: