segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Os bastidores do campeão Palmeiras


No último domingo (1°), a Sociedade Esportiva Palmeiras comemorou o sexto título paulista de sua história no Futebol de Mesa. A conquista veio em uma decisão inédita e dramática contra o Meninos, de São Bernardo do Campo, jogo que foi decidido apenas na última rodada. E o BLOG DO VALINI conversou com alguns botonistas do Palmeiras que explicaram tudo o que envolveu essa grande final.
            Principal pontuador da equipe na decisão, a escalação de Dentinho só foi confirmada momentos antes da partida. “Na verdade decidi pelo Dentinho na hora de passar a escalação. Já vinha pensando nisso após o Brasileiro, onde ele teve um bom desempenho. Como o Dema não jogou muito nesse ano por motivos pessoais/profissionais, achei melhor fazer a opção pelo Dentinho, pois senti que ele estava com "fome" para esse jogo. E felizmente fiz a escolha certa”, destaca o jogador e técnico palmeirense Michilin.
            Aliás, Michilin e seu irmão Mauro, estiveram presentes em todas as conquistas do clube e o botonista revelou também que o título deste domingo não foi o “mais especial”. “Ninguém se cansa de ser campeão, pois é muito bom. Se eu tivesse que escolher um dos 6 títulos como o mais especial, escolheria o primeiro, em 1990, pois naquela época o Futmesa ainda era novidade na minha vida (comecei em 1988) e a primeira conquista fica marcada para sempre”.
            Michilin disse também sobre como o time lidou com o revés da penúltima rodada e explicou que em nenhum momento pensou que a conquista estivesse perdida. “O jogo estava bem equilibrado, ficamos até a quarta rodada na frente e quando perdemos a quinta rodada e ficamos 2 pontos atrás, tivemos uma conversa e vimos que era totalmente viável ganhar a última rodada e ficar com o título. Entramos nessa rodada decisiva muito concentrados e, já no intervalo, tínhamos uma vantagem de 8 a 4. Na metade do segundo tempo, tínhamos 3 vitórias com 2 ou mais gols de diferença. Aí foi só esperar pela última campainha e comemorar”.
            Sobre os planos do Palmeiras para o ano do centenário, o botonista prefere manter cautela nas definições. “Ainda não conversamos sobre isso. Espero que todos continuem conosco. Mas também temos que esperar para saber se haverá alguma mudança na política de esportes amadores do clube”.

SONHO REALIZADO:  
Principal reforço do Palmeiras para a temporada, Jefferson diz que o título paulista foi a realização de um sonho. “A sensação é tão maravilhosa, que fica difícil descrevê-la em palavras, pois essas duas últimas semanas foram muito especiais para mim em virtude das conquistas dos Campeonatos Brasileiro e Paulista de clubes. Ser campeão pelo Palmeiras representa a realização de um sonho que vem desde a infância. É uma felicidade imensa misturada com o sentimento de dever cumprido em relação aos objetivos que foram traçados quando resolvi jogar pelo Palmeiras e no que se refere à confiança que os meus companheiros depositaram em mim, a qual só tenho a agradecer”.
            O botonista também não poupou elogios ao adversário, que valorizou demais a conquista palmeirense. “Todos nós sabíamos que o jogo final contra o Meninos iria ser bem disputado. O Meninos já é há muito uma realidade, se preparou bem, fez um campanha belíssima, derrotou adversários de peso pelo caminho e possui jogadores de alto nível que vêm conquistando resultados expressivos também nas competições individuais. Não tinha como ser diferente”.
            Jefferson também destacou as qualidades do grupo que fizeram com que a equipe chegasse ao título. “Cada título tem um significado especial, mas com certeza esse primeiro Campeonato Paulista de clubes pelo Palmeiras vai ficar sempre marcado pela vontade, pela garra e o companheirismo que o envolveu. Todos nós queríamos muito ganhar esse título”.

O CARA:
            Em um time recheado de estrelas, de verdadeiros craques do Futmesa, o nome do Palmeiras na grande final foi um “estreante” em decisão. E Dentinho não nega, o título deste domingo teve um sabor mais que especial. “Foi minha primeira decisão como titular e jogando todas, sem dúvida, muito especial”. O atleta palmeirense também falou sobre o momento em que foi avisado que iria pro jogo. “10 minutos antes de começar, eu estava treinando e o Mic (Michilin) perguntou ‘e aí ta afim de jogar?’ Respondi na hora: desde ontem!”. Apesar de ter anotado 08 pontos de 12 disputados, logo na primeira rodada, Dentinho sofria uma derrota por 3 a 0, ainda no primeiro tempo, para Cássio e conta que o incentivo do grupo o fortaleceu naquele momento. “Todos incentivando muito, e naquela partida mesmo fui buscar e acabou 2 x 3. Saí forte da mesa. Ai já vinha ouvindo o Quinho falar sobre concentração e esvaziar a mente desde o brasileiro e foi o que fiz, foquei demais”, justifica.

Um comentário:

Antonio Carlos disse...

Parabéns a este grande time, e pelas declarações, de grande cabeça também, quando da visita deles na ultima etapa classificatória aqui em Campinas, escrevi que eram um time de craques na mesa e na simpatia, e por todos estas fatores a conquista é mais que merecida, ai vai meu VIVAS AO PALMEIRAS E SEUS BOTONISTAS.