quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dentinho confirma que será candidato a presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa

Agora é oficial. Saiu o nome do primeiro candidato a presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa. Trata-se de Ernandes Roberto Felício Junior, mais conhecido como Dentinho, botonista da Sociedade Esportiva Palmeiras. A chapa reúne grandes nomes do esporte no Estado e conta com o apoio irrestrito do atual presidente Jorge Farah. Ao BLOG DO VALINI, Dentinho falou sobre sua candidatura e destacou como suas principais bandeiras um grande projeto esportivo, além de enfatizar o plano de gestão.

BLOG: Por que resolveu se candidatar a presidência da FPFM?
Dentinho: Porque acredito que é possível elevar o esporte. Existem muitas a serem feitas e me considero preparado para organizar esse projeto.

BLOG: Foi o atual presidente Farah que pediu sua candidatura?
Dentinho: Me reúno com o Farah sempre, pois somos amigos. Minha candidatura é um projeto desde quando comecei o MBA em Gestão do Esporte. Quando surgiu o assunto, o Farah apoiou imediatamente.

BLOG: Pretende dar continuidade a forma como o Farah administra a Federação Paulista? O atual presidente terá participação em sua gestão?
Dentinho: Com relação a forma de administrar, teremos um projeto esportivo e dentro desse projeto, cada diretor e seus colaboradores precisam e terão autonomia para desenvolver seu trabalho. Em relação ao Farah, não só ele, mas todo o qualquer botonista que assim desejar poderá participar. Inclusive temos um projeto para estimular isso.

BLOG: Por que a escolha do Tadeu (atleta do Corinthians) para o cargo de vice-presidente?
Dentinho: A escolha do Tadeu é muito simples. Ele ama o esporte, conhece muito das questões do esporte, é meu amigo e de uma inteligência ímpar. Então, foi fácil.

BLOG: Quais são seus planos para a FPFM?
Dentinho: Temos muito trabalho a fazer. Quando eu falo em projeto esportivo, me refiro a todo esporte. Projetar desde a formação de novos botonistas, as estruturas de competições, os locais, nossos materiais, o Futmesa como marca. Enfim, já temos um plano de gestão.

BLOG: Qual a importância que os clubes e os botonistas do interior terão em sua administração?
Dentinho: Toda! Hoje tenho um conceito bem claro: só o próprio botonista pode alavancar o esporte. Nós gestores podemos indicar um caminho, se o botonista nos acompanhar e se dedicar, teremos resultados. Como disse anteriormente, temos um projeto que envolvi o botonista no processo de desenvolvimento.

BLOG: Pretende manter as fórmulas de disputa dos campeonatos por Equipes?
Dentinho: Se for eleitor, teremos a oportunidade de discutir a fórmula dos campeonatos, não apenas o Equipes, mas o Individual também. Temos muitas ideias, algumas integram sim o projeto esportivo.

BLOG: Acha justo uma mesma modalidade, de uma mesma Federação (como é o caso da Paulista), ter campeonatos diferentes, com seis, cinco e quatro botonistas, dependendo da série?
Dentinho: Essa questão de número de atletas diferentes, deve ser tratada com atenção. No projeto esportivo, deve existir uma linha de evolução para que se estimule a competição. É necessário que a estrutura funcione. A princípio posso dizer que temos alguns ajustes a fazer sim.

BLOG: Com relação aos Opens, pretende manter as séries por divisões (primeira, segunda, terceira, etc...) ou voltar ao que era antigamente (ouro, prata, bronze, etc...)?
Dentinho: A denominação das sérias é o menos importante hoje. Enquanto não tivermos uma estrutura de competição, muito bem definida, o nome não terá importância. Depois sim, bem estruturadas, o nome pode representar o ponto de vista de marketing, um questão relevante. Temos muito trabalhos nessa questão e posso garantir que vamos elevar o nível.

BLOG: O que precisa ser mudado no Futmesa paulista?
Dentinho: Olha, vejo que muitas coisas boas e importante foram feitas nos últimos anos. Evidente que precisamos mudar algumas e, principalmente, aperfeiçoar as boas que existem. A continuidade de bons projetos é determinante na conclusão de projetos, a grande parte das medidas necessárias tem um ciclo a longo prazo. Vejo um grande trabalho pela frente, visualizo um universo de possibilidades. Nosso esporte merece mais e mais todos os dias, é por ele que darei minha vida e meu suor.

BLOG: Você fala muito em projeto esportivo. O que pode detalhar sobre isso?
Dentinho: É porque realmente estamos pensando muito nisso. O projeto esportivo representa o todo. O projeto de formação deve estar atrelado a estrutura de competição, a de competição ao plano de marketing, o de marketing ao plano de expansão, o de expansão ao planejamento financeiro. O projeto esportivo é o todo, de uma maneira que exista uma sequência natural na gestão. O projeto é grande demais. Já levei dias para redigir e tenho mais quatro pessoas dissertando sobre outros temas. Quando finalizado, os representantes de clubes serão convidados para a apresentação. Isso deve acontecer na última semana de setembro, véspera da eleição.

Nenhum comentário: