sábado, 30 de agosto de 2014

Luto no Futebol de Mesa paulista

O Futebol de Mesa amanheceu mais triste neste sábado (30). Aos 66 anos, faleceu vítima de problemas renais e hepáticos, o ex-presidente da Federação Paulista, Antônio de Franco Neto.
            A história do “Professor” De Franco, como era conhecido nos meios botonísticos, se mistura entre três paixões: A esposa, a Caligrafia e o Futebol de Mesa. Em uma casa na Avenida Eusébio Matoso, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, cuidava dos negócios da família, administrando a quase centenária “Escola de Caligrafia De Franco”. No local, é possível encontrar diplomas e quadros que mostram letras cuidadosamente desenhadas. De Franco dedicou sua vida ao aperfeiçoamento da escrita.
            Com cerca de mil alunos por ano, o “Professor” se dedicava a dois tipos de público. Aqueles que precisam melhorar a letra para trabalhar/estudar e aqueles que, já tendo uma escrita bonita, se interessam em seguir a carreira de calígrafo.
            Em dezembro do ano passado, durante uma entrevista para a Revista Babel, De Franco se referiu a esposa, Lorenzini Ramondetti, que havia falecida no início de 2013, como a paixão de toda a vida. “A ausência é uma coisa muito dolorida”, disse na época, acrescentando que tinham se conhecido no colégio, quando tinha 16 anos.
            Mas foi no Futebol de Mesa que De Franco deixou seu nome na história. Federado há mais de 50 anos, foi presidente da Federação Paulista entre os anos de 1992 e 1993. Era o técnico da Seleção Brasileira na modalidade 12 Toques, conquistando o bicampeonato Mundial (em 2009 e 2012), e ainda o Sulamericano de 2013. Além disso, teve uma passagem vencedora pelo Palmeiras (seu time do coração), comandando o alviverde no tricampeonato Brasileiro (2007/2008/2009) e mais recentemente pelo Cisplatina. Ao longo dos anos dedicados ao Futmesa, De Franco chegou, inclusive, a abrir as portas de sua casa para receber botonistas de diversas partes do planeta, como Romênia, Hungria e Japão.
            Diante do falecimento desse ícone do Futmesa nacional, a Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM) decretou luto oficial e na rodada deste final de semana, em todos os jogos, será respeitado um minuto de silêncio pela memória do “Professor” De Franco. Já o jogo pela categoria Master, entre Cisplatina e Maria Zélia foi cancelado e será remarcado pela FPFM.

Nenhum comentário: