domingo, 13 de outubro de 2013

Alex Bahr conquista a América; Vasco é bi no Equipes

 A sede do Cisplatina, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, recebeu neste sábado  a segunda edição do Campeonato Sulamericano de Futebol de Mesa. Na categoria individual, o título ficou com Alex Bahr, botonista do Corinthians, que na final derrotou Thiago Penna, do Vasco. Na disputa entre equipes, o Clube de Regatas Vasco da Gama faturou o bicampeonato ao derrotar o Palmeiras na partida decisiva. Além disso, teve ainda o jogo entre seleções, em que o Brasil não encontrou dificuldades e atropelou a Argentina.
No período da manhã, 16 botonistas brasileiros foram divididos em dois grupos de oito, sendo que os cinco primeiros de cada grupo, mais o melhor sexto se classificavam para a etapa seguinte. Pelo Grupo A, Thiago Penna (RJ) atropelou seus adversários e avançou como primeiro colocado, em uma campanha com 100% de aproveitamento. Na segunda posição ficou o também carioca Rhaniery, com 15 pontos ganhos, seguido por Roberto Alves (AL), com 12 pts, Éder Sérgio (PE), com 10 pts e Renato Borges (GO), com 09 pontos. Foram eliminados: Vinícius (SP), com 07 pts, Baby (SP), 05 pts e Pedro Neto (SP), que somou apenas 03 pontos.
No Grupo B, a liderança terminou com o paulista Quinho, que anotou 14 pontos. Em segundo ficou Marcelo Lages (RJ), com 13, mesma pontuação de Alex Bahr (SP). Robertinho (PR) terminou em quarto lugar, com 12 pontos; Joaquim (AL), com 10 pts e João Pedro Gall (SP), com 08 pontos, também se classificaram. Já os botonistas Luiz Carlos (RJ), com 07 pts e Leandrin (SP), com 03, foram eliminados.
Após o intervalo do almoço, os botonistas classificados voltaram às mesas para o início do mata-mata. Nesta fase (oitavas), entraram quatro argentinos (Gonzalo, Sebastian, Claudio Murcilli e Edgar), além de Igor, na condição de atual vice-campeão Sulamericano.
Os confrontos foram os seguintes: Thiago Penna 5 X 0 Gonzalo; João Pedro Gall 1 X 6 Igor; Marcelo Lages 8 X 0 Sebastian; Roberto Alves 1 X 5 Joaquim; Quinho 6 X 0 Claudio Murcilli; Alex Bahr 7 X 4 Renato Borges; Rhaniery 5 X 0 Edgar e Éder Sérgio 1 X 2 Robertinho.
            Os vencedores foram para mais um embate nas quartas de finais, que teve os seguintes jogos: Thiago Penna 5 X 3 Igor; Marcelo Lages (coma vantagem do empate) 3 X 3 Joaquim; Quinho 4 X 5 Alex Bahr e Rhaniery (com a vantagem do empate) 6 X 6 Robertinho.
            Nas semifinais, em jogo amarrado, Thiago Penna se aproveitou da vantagem do empate e assegurou a vaga na final, ao empatar em 1 a 1 com Marcelo Lages. No outro confronto, Alex Bahr impôs seu Futmesa e carimbou a vaga na finalíssima, ao derrotar Rhaniery por 4 a 1.
            Na disputa pelo 3° Lugar, Rhaniery venceu Marcelo Lages por 4 a 3 e na grande decisão, em um jogo de muitos chutes perdidos, Alex Bahr, de virada, derrotou Thiago Penna por 3 a 2, e se sagrou campeão da América.
O botonista carioca, que jogava pelo empate, ainda perdeu a última chance de decidir o campeonato na “campainha” da segunda etapa. Vale destacar também que a derrota na final, foi o único revés de Thiago Penna em toda a competição.
            O título de Alex Bahr, como o próprio vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, Jorge Farah, afirmou na entrega da premiação, começa a ser descrito pela frase. “Os últimos serão os primeiros”. O botonista do Corinthians só conseguiu a vaga para o Sulamericano, no início da noite de sexta-feira (11), quando Farinha (Círculo Militar) anunciou que não poderia mais disputar a competição. Com isso, Alex Bahr herdou a vaga, pois era o primeiro suplente e acabou campeão.
A classificação do “Top 10” do II Sulamericano Individual de Futmesa foi a seguinte:
CAMPEÃO: ALEX BAHR (SP)
Vice-Campeão: Thiago Penna (RJ)
3° Colocado: Rhaniey (RJ)
4° Colocado: Marcelo Lages (RJ)
5º Colocado: Quinho (SP)
6° Colocado: Robertinho (PR)
7° Colocado: Joaquim (AL)
8° Colocado: Igor (RJ)
9° Colocado: Roberto Alves (AL)
10° Colocado: Éder Sérgio (PE)

Os premiados no Individual

Vasco derrota o Palmeiras e fatura o bicampeonato
            Tão logo acabou a disputa do Individual, Palmeiras, Vasco e Rosário-ASR da Argentina, foram para as mesas em busca do título por Equipes. Na primeira rodada, vitória do alviverde paulista por 08 a 00 em cima do time argentino. Na rodada seguinte, foi a vez dos cariocas aplicarem 08 a 00 na equipe de Rosário. E na rodada que definiria o campeonato, Palmeiras e Vasco ficariam frente a frente.
            O time paulista não contava com Jefferson. No sorteio dos jogos, os confrontos eram: Quinho (Palmeiras) X João Vitor (Vasco); Diney (Palmeiras) X Igor (Vasco); Mauro (Palmeiras) X Marcelo Lages (Vasco) e Michilin (Palmeiras) X Thiago Penna (Vasco).
            Ao final da primeira etapa, tudo igual e jogo empatado em 04 a 04. Quinho vencia sua partida, com tranquilidade, por 3 a 1. Na mesa ao lado, Diney e Igor empatavam em 2 a 2. Empate também para Michilin e Thiago Penna (1 a 1) e Marcelo Lages vencia Mauro por 2 a 0.
            Na medida em que o tempo ia passando, o Vasco se aproximava da conquista e, quando a “campainha” tocou pela última vez, mesmo com o chute errado de Thiago Penna, os vascaínos comemoraram a vitória por 05 a 03 nas mesas e o bicampeonato da América, com direito a muita emoção e lágrimas do carioca Igor, que dedicou a conquista a sua avó, que havia falecido durante a semana. Importante destacar que o título vascaíno veio na primeira derrota por Equipes do Palmeiras no ano. Os resultados foram:
Quinho 8 X 2 João Vitor
Diney 3 X 4 Igor
Michilin 2 X 2 Thiago Penna
Mauro 2 X 3 Marcelo Lages


Vasco é bicampeão da América

Brasil X Argentina

            O jogo que fechou o II Sulamericano de Futebol de Mesa, também foi entre equipes e reuniu o tradicional Brasil e Argentina. A equipe brasileira, formada por Michilin, Robertinho, Quinho e Thiago Penna, não encontrou nenhuma dificuldade e aplicou, com muita tranquilidade, 08 a 00 em cima dos “Hermanos”, faturando o caneco, para alegria do técnico De Franco.

Seleção brasileira de Futmesa

Equipe argentina do Rosário-ARS

Flagrante do jogo entre Palmeiras e Vasco

Nenhum comentário: