terça-feira, 8 de outubro de 2013

São Paulo recebe no próximo final de semana o II Sulamericano de Futebol de Mesa

A cidade de São Paulo será palco no próximo final de semana, dias 12 e 13 de outubro, da segunda edição do Campeonato Sulamericano de Futebol de Mesa. A competição será disputada na sede do Cisplatina, localizada no bairro do Ipiranga. As disputas, individuais e por equipes, da regra 12 Toques, acontecem no sábado (12). No domingo (13), será a vez do Subbuteo. O BLOG DO VALINI inicia hoje a cobertura do evento. Nesta terça-feira (8), a reportagem conversou com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa e presidente da Federação Paulista da mesma modalidade, Jorge Farah, que falou sobre o torneio, que pela primeira vez, acontecerá em solo brasileiro. “Os preparativos estão dentro das expectativas. Não há muito que se fazer ainda, é uma incógnita o torneio, posto que será a primeira vez que se disputa no Brasil. Temos a esperança de um grande evento, porém garanto que teremos um ótimo campeonato, posto que os competidores são de altíssimo nível”.
            Farah também evitou fazer comparações com o Sulamericano do ano passado, disputado em Rosário, na Argentina. “Não posso comparar com o de 2012, pois não estive presente. O que posso adiantar é que seguirá maios ou menos o que houve na Argentina. Acredito que a competição, a partir de uma terceira edição, será mais forte e mais competitiva, pois os estrangeiros estão ainda ‘crus’ na nossa regra (12 Toques) e nós estamos crescendo no Subbuteo”.
            O vice-presidente da CBFM também explicou como foi feita a escolha dos botonistas para o torneio. “O critério dos atletas brasileiros para este evento foi o ranking dos campeonatos nacionais misturados, ou seja, pegou-se os 4 rankings existentes, separou-se os campeões brasileiros e os 16 primeiros excetuando-se os campeões, tinham direito a vagas, descartando-se aqueles que não pudessem ou não quisessem disputar”. A grande novidade ficou para as bolinhas. Pela primeira vez, Farah admitiu que o Sulamericano será disputado com as bolas de EVA, fabricadas pelo Waldomiro Riemma, de Goiás. “Deverá ser testada a bola de EVA do Waldomiro, pois a bola flocada que o Elcio vende, foi testada no Sul-Brasileiro, e deveremos ainda fazer um próximo torneio, provavelmente dia 2 de novembro, com um teste de todas as bolas”.
            Farah também explicou que além de Brasil e Argentina, o Futmesa continua crescendo na América do Sul. “O 12 Toques é praticado no Uruguai por alguns atletas, no Paraguai também e no Chile por alguns que já passaram pelo Brasil, além do Alecksey, do Chile, que tem uma escolinha de Futebol de Mesa”.

Nenhum comentário: