sexta-feira, 12 de junho de 2009

COPA ITU: “Rei do Interior” fatura mais uma


Está virando rotina... Atravessando sua melhor fase no Futebol de Mesa, Tchaka (o Rei do Interior) conquistou mais um título na temporada. Desta vez, o “bam, bam, bam” faturou a Copa Itu, competição disputada no feriado de Corpus Christi, na sede do Bloco do “R”, em Itu. Em uma final atípica e emocionante, Tchaka chegou a abrir 3 a 0 em cima de Valini, que por sua vez, equilibrou a partida, chegou a empatar o confronto em 4 a 4 e ainda teve um último chute no final do jogo. Por ter melhor campanha, Tchaka ficou com o título.
Na disputa pelo terceiro lugar, Sandro Pirikito derrotou João Pedro. Tiago Spinelli, que mais uma vez deixou o litoral norte para participar de um torneio em Itu, ficou na quinta posição.
A Copa Itu reuniu 12 botonistas, que na primeira fase, foram divididos em dois grupos de seis. Na chave A estavam: João Pedro, Valini, Fabio Januário, Zé Mario, Tiago Spinelli e Marcello Rini. O grupo B foi composto por Tchaka, Marcio Costa, Robson Mota, Anderson, Daniel Roldan e Sandro Pirikito.
Os botonistas se enfrentaram dentro de seus grupos em turno único. No grupo A, em um completo equilíbrio, Tiago Spinelli, João Pedro e Valini terminaram com 12 pontos ganhos, mas nos critérios de desempate, o atleta do litoral levou vantagem no saldo de gols. João Pedro também teve melhor saldo que Valini. Em quarto ficou Zé Mario, seguido por Fabio Januário e Marcello Rini.
No grupo B, Tchaka e Marcio Costa também somaram 12 pontos ganhos, porém, Tchaka teve melhor saldo e abocanhou a primeira posição. Robson Mota foi o terceiro, Sandro Pirikito o quarto, Daniel Roldan o quinto e Anderson o sexto colocado.
Após um intervalo para almoço, os botonistas voltaram para a disputa da segunda fase, divididos em três grupos de quatro. Na chave I estavam: Spinelli (1ºA), Robson Mota (3ºB), Zé Mario (4ºA) e Anderson (6ºB); na chave II ficaram: Tchaka (1ºB), Valini (3ºA), Sandro Pirikito (4ºB) e Marcello Rini (6ºA). E a chave III foi composta por: João Pedro (2ºA), Marcio Costa (2ºB), Fabio Januário (5ºA) e Daniel Roldan (5ºB).
Os botonistas se enfrentaram dentro de seus respectivos grupos, em turno único, sendo que os dois primeiros de cada chave, mais os dois melhores terceiros, garantiam vaga nas Quartas de Finais.
Com 100% de aproveitamento, Spinelli terminou em primeiro na chave A, com Robson Mota em segundo e Zé Mario na terceira posição. Anderson foi o quarto e acabou eliminado.
Na chave B, Tchaka venceu todas as suas partidas, ficando com a primeira posição. Valini foi o segundo e Sandro Pirikito, o terceiro. Marcello Rini, terminou em quarto e foi eliminado.
Na chave C, João Pedro e Marcio Costa somaram 07 pontos, com vantagem para João Pedro nos critérios de desempate. Fabio Januário (3º) e Daniel Roldan (4º) ficaram de fora.
Nas Quartas de Final, confrontos decisivos. Tiago Spinelli (1º colocado no geral) enfrentou Sandro Pirikito (8º). Nem mesmo a vantagem de jogar pelo empate, ajudou o botonista do litoral. Em uma partida impecável, Sandro goleou por 9 a 2 (segunda vez que o botonista indaiatubano marca 9 gols em um jogo) e avançou para as semifinais.
Outro confronto reunia Marcio Costa (4º no geral) e Valini (5º). Apesar de Marcio jogar pelo empate, Valini conseguiu uma boa atuação, principalmente no primeiro tempo e fechou a partida em 7 a 3.
Tchaka (2º do geral) enfrentou Zé Mario (7º). O jogo foi bem equilibrado até o final, quando prevaleceu a superioridade do melhor botonista do interior no momento. Vitória de Tchaka por 6 a 4.l
No último confronto das quartas, João Pedro (3º no geral) encarou Robson Mota (6º) e a partida terminou com a vitória do atleta do Círculo Militar por 4 a 3.
Fase semifinal definida e os botonistas voltam as mesas para os confrontos. Na briga do quinto ao oitavo lugar, Spinelli venceu Marcio Costa por 4 a 3 e Robson Mota derrotou Zé Mario por 5 a 2.
Já na disputa pelo título, Valini superou Sandro Pirikito por 6 a 4 e se garantiu na decisão. No outro jogo, Tchaka venceu João Pedro por 7 a 2 e também garantiu vaga na final.
Na última rodada do dia, Marcio Costa, que jogava pelo empate, segurou o 3 a 3 com Zé Mario e ficou na sétima posição. Spinelli derrotou Robson Mota por 4 a 3 e garantiu o quinto lugar.
Na briga pela terceira posição, Sandro Pirikito, que em 2009 está defendendo as cores do Nacional, da Capital, derrotou João Pedro, do Círculo Militar por 4 a 1.
E na grande decisão, Tchaka e Valini empataram em 4 a 4, resultado que deu o título a Tchaka, em virtude da melhor campanha.
A classificação final da Copa Itu ficou assim:
CAMPEÃO – TCHAKA
Vice-Campeão: Valini
3º Lugar: Sandro Pirikito
4º Lugar: João Pedro
5º Lugar: Tiago Spinelli
6º Lugar: Robson Mota
7º Lugar: Marcio Costa
8º Lugar: Zé Mario
9º Lugar: Fabio Januário
10º Lugar: Daniel Roldan
11º Lugar: Anderson
12º Lugar: Marcello Rini
O Departamento de Futebol de Mesa agradece mais uma vez a participação dos botonistas e anuncia para o próximo dia 12 de julho, sua próxima competição. E vem aí, o Campeonato Ituano de Futebol de Mesa.

Confira a CAMPANHA DO CAMPEÃO:
Primeira Fase
TCHAKA 3 X 1 Anderson
TCHAKA 5 X 3 Sandro Pirikito
TCHAKA 4 X 0 Daniel Roldan
TCHAKA 6 X 3 Robson Mota
TCHAKA 5 X 6 Marcio Costa
Segunda Fase
TCHAKA 2 X 1 Marcello Rini
TCHAKA 5 X 2 Sandro Pirikito
TCHAKA 5 X 4 Valini
Quartas de Final
TCHAKA 6 X 4 Zé Mario
Semifinal
TCHAKA 7 X 2 João Pedro
Final
TCHAKA 4 X 4 Valini

3 comentários:

joão pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joão pedro disse...

Parabéns Tchaka!!
Realmente o cara está impossível...

João Pedro (Valdivia)

rafael disse...

Parabéns Tchaka, finalmente amadureceu para o Futebol de Mesa e vem realmente jogando muito...mas se cuida que eu tô voltando...hehehe...e agora concentrado no segundo semestre!!

Abração.