terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ypiranga se despede com derrota do Varzeano


A equipe de futebol do Ypiranga, comandada pelo botonista Zé Mario se despediu melancolicamente do Campeonato Varzaeano da Segunda Divisão, ao perder no último domingo, por 2 a 1 para o time do Amigos do Potiguara, em partida disputada no estádio Wilson Bellon. O resultado provocou muita discussão, revoltou a torcida e o técnico do Ypiranga disparou para todos os lados em sua coletiva.
Dentro de campo, o que se viu foi uma equipe apática, sem brio, que poderia ter colhido um melhor resultado se seus jogadores tivessem mais comprometimento. Momentos antes do jogo começar, o Ypiranga tinha apenas 7 jogadores nos vestiários.
A exigente torcida, não poupou o time das críticas. O mais visado era o lateral esquerdo Luis, que perdeu um pênalti e na etapa final alegando estar com enxaqueca, pediu para ser substituído.
A queda de rendimento do Ypiranga parece ter aumentado a sensibilidade de Zé Mario. Após a desclassificação do Campeonato Varzeano da Segunda Divisão, ainda na primeira fase, o treinador (no melhor estilo Hélio dos Anjos) se exaltou ao responder se o elenco estaria rachado, em virtude da vinda de alguns jogadores.
"Todos ficavam cobrando que nosso time precisava de jogadores experientes. Aí quando vem, começam a criticar. O grupo está com ciúme? Pra mim, homem com ciúme é viado e aqui no Ypiranga não tem homossexual, eu trabalho com homem", desabafou.
Zé Mario também criticou parte da imprensa ituana. "O problema é que as pessoas ficam criando situações para dificultar a nossa vida. Não falo no geral, mas tem um segmento da imprensa aqui, que é complicado", disse.
As declarações de Zé Mario revoltaram Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLBT), que rebateu o pensamento do treinador do Ypiranga.
"Foi uma declaração extremamente preconceituosa. Isso é um ato discriminatório e preconceituoso. Infelizmente ainda existem pessoas que tem esse pensamento antigo e que não aceitam a opção sexual de cada um", afirmou.
Já sobre a torcida, Zé Mario disse "eu e o grupo estamos nos sentindo sós porque o torcedor vem para o estádio só para vaiar e não para incentivar. É por isso que as coisas não dão certas. A gente vence por 3 a 0 e a torcida ainda fica enchendo o saco. Queriam mais gols? Isso aqui não é basquete, é futebol!" esbravejou.
Apesar de todos os problemas, o Ypiranga venceu apenas um jogo oficial nos últimos três anos, Zé Mario garantiu que o grupo será muito forte e competitivo para 2010.

Nenhum comentário: