terça-feira, 24 de julho de 2012

Jogos Regionais: botonistas ituanos são campeões por Taubaté

         Mais uma vez sem espaço e nenhum incentivo na região de Sorocaba, da qual Itu faz parte, os botonistas do Bloco do “R” estiveram participando, pela segunda vez, dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo - 2ª região esportiva estadual, no Litoral Norte. A competição foi disputada no último final de semana na cidade de Caraguatatuba. E os ituanos brilharam. Na categoria Individual, Fabio Januário foi o grande campeão. Já na categoria Equipes, os ituanos João Pedro, Robson Mota, Fabio Januário e Tchaka levaram Taubaté a conquistar a medalha de Ouro (foto).
Esta foi a 56ª edição dos Jogos Regionais e o Futebol de Mesa está inserido na principal competição intermunicipal do país desde 2004, sendo que desde 2007 é organizado pela Liga LitoVale.
         O torneio teve início no sábado (21), com a disputa Individual. Os 28 botonistas de seis cidades da região foram divididos em quatro grupos de sete, sendo que os quatro primeiros de cada chave avançavam para a etapa seguinte. No Grupo A, Robson Mota anotou 10 pontos e se classificou em 3º Lugar. Pelo Grupo B, Tchaka somou 11 pontos e também avançou como 3º Colocado. Fabio Januário fez uma campanha impecável, venceu todos os seus jogos e passou como 1º do Grupo C. E no Grupo D, João Pedro anotou 14 pontos e também ficou com a 1ª colocação.
         Na segunda fase, os 16 classificados foram divididos em quatro grupos de quatro, com os dois melhores avançando para a fase de mata-mata. Robson Mota e Fabio Januário caíram no mesmo grupo e com um bom desempenho, conseguiram avançar, com Robson terminando em primeiro e Fabio, em segundo. Já João Pedro e Tchaka, também caíram na mesma chave, mas não repetiram as boas atuações da fase anterior e foram eliminados.
         Nas quartas de final, Robson Mota empatou em 2 a 2 com Eric Mourão, de Ubatuba, e acabou sendo eliminado pelo fato do adversário possuir melhor campanha. Fabio Januário atropelou Bruno Blois, de Jacareí, por 5 a 1 e avançou para as semifinais.
         No confronto seguinte, Fabio fez 5 a 2 em cima de Paulinho Garcia, de Ubatuba e chegou a decisão, onde enfrentou e derrotou Eric Mourão, também de Ubatuba, por 3 a 2, ficando com o título máximo da competição invicto.
         Na classificação final, Fabio Januário fez 13 jogos, com 11 vitórias e dois empates, anotando 52 gols contra 20 contra. Robson Mota foi o 5º colocado, João Pedro terminou em 10º lugar e Tchaka foi o 14º colocado.

EQUIPES:
         No domingo (22), ocorreu a competição por Equipes. A disputa reuniu cinco cidades (Caraguatatuba, Jacareí, São Sebastião, Taubaté e Ubatuba) e foi disputada em dois turnos, com as equipes se enfrentando entre si em pontos corridos. A final foi disputada pelos campeões de cada turno. Cada time jogava com três botonistas.
         No primeiro turno, os ituanos, que defendiam as cores de Taubaté, estrearam derrotando os donos da casa por 9 a 0. Na segunda rodada, derrotaram Ubatuba por 7 a 1. Em seguida, perderam para Jacareí por 7 a 1. Folgaram na quarta rodada e fecharam o turno com mais uma vitória por 7 a 1, esta vez em cima de São Sebastião. O campeão do turno foi Jacareí.
         No segundo turno, os botonistas do Bloco do “R” se concentraram e iniciaram uma bela reação. Derrotaram Caraguatatuba por 9 a 0, venceram Ubatuba por 5 a 2, pelo mesmo placar derrotaram Jacareí e terminaram com um 9 a 0 em cima de São Sebastião, resultado que colocou Taubaté na final.
         O jogo decisivo reunindo Jacareí (campeão do primeiro turno) e Taubaté (campeão do segundo turno) terminou empatado em 3 a 3, resultado que deu a medalha de Ouro aos atletas de Taubaté, pela melhor campanha ao longo da competição.
Esta foi apenas a segunda vez que uma cidade fica com as medalhas de Ouro nas duas categorias. A primeira foi em 2008, quando Éric Mourão, de Ubatuba, venceu o Individual e a equipe ubatubense faturou também o Ouro por Equipes.

Um comentário:

joão pedro disse...

Obrigado aos amigos, Tchaka, Robson e Fabio q juntamente comigo defenderam a cidade de Taubaté e as cores do Bloco nos Regionais 2012.
Parabéns ao Fabio campeão invicto do torneio.