sábado, 12 de novembro de 2016

Paixão e loucura pelo Futebol de Mesa!

Fenerbahçe X Boca Juniors - A final da 20ª edição
Se tem uma coisa que não gosto é falar “parabéns pra mim”. Mas hoje eu quero compartilhar aqui neste espaço algo que realizei e, por mais banal que possa ser, me enche de orgulho e satisfação.
Em 1996 conquistei meu primeiro título oficial no Futebol de Mesa, em uma competição da Federação Paulista. Naquele ano, decidi que criaria um torneio, para eu jogar sozinho, em minha casa, reunindo todos os meus times de botões. Surgiu então a “Copa Valini”. Como uma espécie de “calendário oficial”, a competição sempre é disputada no segundo semestre e a final acontece exatamente no dia do meu aniversário (12 de novembro).
Pois bem, o torneio que começou com 16 times, completou neste sábado (dia 12 de novembro) sua 20ª edição. Para mim, um número expressivo, pois não imaginava que chegaria tão longe...
E se em 1996 consegui reunir 16 times, hoje me orgulho de ter feito o torneio com 42 times. É bem verdade que a fórmula de disputa mudou durante os anos (meu tempo e disposição também mudaram), mas a essência nunca se alterou: a grande final no dia 12/11.
Eu sei que você deve estar pensando agora que a conta não bate. Afinal, se comecei em 1996, a vigésima edição teria que ter ocorrida no ano passado. Infelizmente, problemas particulares me impediram de fazer os jogos e a copa não aconteceu. A única falha.
Mais que fazer os jogos, todas as partidas estão documentadas em súmulas, guardadas carinhosamente, mesmo sabendo que nunca servirão para nada. Coisa de louco mesmo, mas é a minha paixão...
E pensar que consegui fazer jogos memoráveis! Como um River Plate 8 X 5 Paraná no ano de 2005 (meu recorde de gols em um jogo). Que ao todo 65 times já disputaram esse torneio e que apenas três (Atlético-MG, Grêmio e Portuguesa) jogaram todas as edições.
Que nessas 20 edições foram disputados 764 jogos. Que saíram 4438 gols. Que o Palmeiras, meu time do coração, só ganhou em duas ocasiões. Que durante esses anos usei “apenas” três campos... Nossa! Muita coisa aconteceu nesse período. Até mesmo meu filho é mais novo que a copa. E quiçá, um dia, ele seja tocado pelo “vírus” do Futmesa e possa dar continuidade a isso, ou criar uma outra história...
Para finalizar, quero deixar registrada a galeria dos campeões:
1996: PALMEIRAS
1997: PORTUGUESA
1998: GRÊMIO
1999: JUVENTUDE
2000: GUARANI
2001: ATLÉTICO-MG
2002: ATLÉTICO-MG
2003: XV DE NOVEMBRO
2004: FIORENTINA
2005: ATLÉTICO-MG
2006: ATLÉTICO-MG
2007: ATLÉTICO-MG
2008: REAL MADRID
2009: PONTE PRETA
2010: PALMEIRAS
2011: BARCELONA
2012: CHELSEA
2013: LDU
2014: INTERNAZIONALE
2016: FENERBAHÇE

Nenhum comentário: