sábado, 24 de novembro de 2012

Acabou a "Era Mano" na Seleção Brasileira

Acabou a era Mano Menezes no comando técnico da Seleção Brasileira de futebol. Após 27 meses dirigindo o país pentacampeão do Mundo (sua estreia aconteceu dia 10 de agosto de 2010 numa vitória por 2 a 0 frente aos Estados Unidos), uma reunião na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), reunindo o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, o presidente da FPF e vice da CBF, Marco Polo Del Nero e o diretor de seleções, Andrés Sanchez. A demissão aconteceu dois dias depois do Brasil conquistar o “Superclássico das Américas”, diante da Argentina, em Buenos Aires, após derrota por 2 a1 no tempo normal e vitória nos pênaltis.
             Ao longo de sua passagem pela seleção principal, Mano Menezes disputou 33 jogos. Foram 21 vitórias, 06 empates e outras 06 derrotas. 66 gols a favor e 21 gols contra. Pela seleção Olímpica, foram apenas sete partida, com seis triunfos e apenas um revés, exatamente na final dos Jogos Olímpicos de Londres, que custou a medalha de Ouro. A “Era Mano” se encerrou com o bicampeonato do “Superclássico das Américas”.
Mano Menezes acumulou fracassos dirigindo a Seleção Brasileira. Além da derrota na final Olímpica, o treinador sucumbiu nas quartas de final da Copa América de 2011 e foi taxado por não vencer as chamadas “grandes seleções” – em seu comando o Brasil foi derrotado pela Argentina (duas vezes), França, Alemanha e México, além de um empate com a Holanda.
Em sua passagem, Mano convocou 102 jogadores no total, sendo 13 goleiros, 17 laterais, 18 volantes, 23 meias e 15 atacantes. Pelo twitter, Mano Menezes comentou sua saída. "Como foi anunciado, não sou mais o técnico da Seleção Brasileira. Fica aqui o meu agradecimento a tds q (sic )trabalharam comigo nesse projeto em especial, aos jogadores convocados nesse período, e a todos aqueles que acreditaram no nosso trabalho. Desejo, desde já, sucesso a Seleção Brasileira na conquista do sonho maior da nossa torcida que é o título do Hexacampeonato de 2014".
O novo treinador da Seleção Brasileira de Futebol será anunciado pela CBF apenas em janeiro de 2013. Segundo informações da grande mídia, Luiz Felipe Scolari (atualmente sem clube e campeão do Mundo com o Brasil em 2002), Tite (Corinthians), Muricy Ramalho (Santos, que chegou a ser chamado em 2010, antes de Mano Menezes) e Pep Guardiola (ex-Barcelona) sãos os nomes mais cotados.
            O BLOG DO VALINI recorreu aos botonistas para repercutir a queda de Mano Menezes. Confira:


JOSÉ JORGE FARAH NETO(Presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa)
“Mano caiu. O fato era esperado desde a saída de Ricardo Teixeira, na verdade Mano nunca se firmou no cargo, seguiu com muitos tropeços, sem ganhar nada e apenas rebaixando o Brasil perdendo para as grandes seleções. O correto era colocar um técnico com bagagem, mas quem? A pergunta tem resposta imediata, quando pensamos em nomes, pois você teria dentre os mais gabaritados: Muricy, Felipão, Luxemburgo, Abel, afinal de contas é o campeão do Brasil, Tite, e alguns outros nomes que não recordo no momento. Mas chamar quem? Aí reside a grande dúvida, que com certeza já deve estar solucionada na cabeça dos dirigentes do futebol brasileiro. Uma coisa é certa, para quem for chamado, a “batata” será muito quente, a obrigação muito maior. Eu não queria estar nesta condição nem por um salário enorme, que devera ser pago ao eleito. No chute e a pedido do companheiro jornalista Valini, acho que deve ir o Tite na condição de campeão mundial... Mas lembrando de que é puro chute.”
 
EDU SANTOS (Botonista do Meninos)
“Achei boa. Acho que poderia ter saído antes, inclusive. Perdeu todos os jogos ‘grandes’, Olimpíadas, que não vale nada para o futebol, levou todos que ele quis e não conseguiu ganhar... E hoje, qualquer ‘seleçãozinha’ meia boca entra achando que pode ganhar, sem medo de tomar paulada. Enfim, não ganhou nada, não achou o time, e ainda fez perderem o respeito. Tem que ir alguém de peso, que respeitem. Não acho que o Felipão hoje seja o cara, mas respeitam. Muricy, acho que tem grandes chances. E o Tite está no momento dele. Eu, particularmente, gosto do Abelão, mas quase ninguém gosta. E não acredito que tragam ninguém de fora”.

DUDA (Botonista do Círculo Militar)
“Mano Menezes é o retrato mais fiel do que é o futebol brasileiro. Um técnico que ainda não tinha curriculum para a seleção e que entrou da pior maneira possível (depois da “recusa” de Felipão e de Muricy, resultado do desastrado sistema de contratação). Demonstração de que não havia ‘pojeto’ ou planejamento, afinal Mano Menezes tem um perfil completamente diferente do de Felipão ou Muricy. Mas ele foi e, como esperado de um técnico ainda imaturo para o cargo, o resultado foi de razoável para ruim. Talvez já pudesse ter saído, mas seguia seu trabalho. Penso que, se não saiu até agora, que fosse julgado pela Copa das Confederações. Mas, mudam-se as peças, muda-se tudo. Marin não gosta de Mano; ponto final. ‘Obrigado por tudo, junte suas coisas e passe no RH’. Não existe planejamento. Não existe um projeto. Pior: não sabe-se ao certo sequer o que se DESEJA para o futebol brasileiro. Existem apenas pessoas. Que decidem ao seu bel prazer tudo o que acontece. E que Deus ilumine a cabeça destas, pois são as responsáveis pelo que acontece, que mandam e desmandam e que não nos deixa nenhuma outra opção a não ser... rezar. Meu palpite para o sucessor? Acredito que será o Muricy. E viveremos por anos ouvindo que “estava tudo armado desde o começo e que era tudo jogo de cena”.

 JOSÉ CARLOS MARQUES CAVALHEIRO (Botonista que hoje reside em Bogotá/COL)
“De uma maneira muito resumida o jornal ‘El Tiempo’ diz que o Mano não convenceu como treinador devido aos fracos resultados obtidos contra os rivais mais fortes, mas que adiantou a renovação da equipe brasileira, apostando em jovens talentos como Neymar. Há especulações sobre o Guardiola em jornais argentinos, peruanos e espanhóis. O ‘El Espectador’ (Colômbia) segue a mesma linha, dizendo que o Brasil não ganhou de nenhum adversário de primeiro nível. E que o mérito de Mano Menezes foi colocar jogadores como Neymar e Oscar. Cita ainda os nomes de Tite, Muricy e Felipão como os possíveis sucessores”.

Nenhum comentário: