segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ex-número 1 do Tênis Mundial se rende a febre do Pôquer



Nesta semana o BLOG DO VALINI inova e abre espaço para o Pôquer. Esse “esporte” que virou febre online e reúne cada vez mais adeptos. Através de um contato com o “PokerStars”, publicamos aqui uma entrevista com Boris Becker (foto), uma lenda do tênis, que há cinco anos migrou para as mesas e as cartas. O ex-tenista fala sobre a influência do pôquer, suas conquistas, as dores, porque parou de jogar tênis e suas ambições no pôquer. Boris Becker tem em seu perfil um currículo de 25 torneios de pôquer disputados ao vivo e mais de 100 online. Diz que seu amuleto da sorte é uma jaqueta de couro e cita como maior conquista a 38ª colocação no “World Poker Tour” em Las Vegas. Confira a entrevista:

PokerStars: Você foi membro do Team PokerStars Pro por cinco anos. Qual foi a sua experiência mais emocionante no poker até então?
Boris Becker: Evidentemente houve vários grandes momentos. Eu nunca vou esquecer do meu primeiro European Poker Tour em Monte Carlo onde eu me torneio líder em fichas em um evento paralelo após o primeiro dia. E eu ainda cheguei na mesa final e terminei em sétimo lugar. Aquele foi definitivamente um marco importante, e desde então o meu fascínio sempre aumentou.
Meu melhor resultado no pôquer provavelmente foi no World Poker Tour em Las Vegas: Após cinco longos dias, eu peguei um 38º lugar de um total de 400 jogadores participantes. Eu tive minha primeira premiação em um Evento Principal no EPT do ano passado em Barcelona - algo que nunca me esquecerei.

PokerStars: Qual das suas aparições de pôquer na TV você se lembra melhor?
Boris Becker: Minha primeira aparição foi no Stefan Raab "TV total PokerStars de Nacht" na TV Alemã. Sempre lembrei de como fui eliminado pela minha esposa. Ao mesmo tempo também foi o primeiro grande sucesso nacional - especialmente pela minha esposa que acabou vencendo o torneio, mas quando eu fui como convidado para o programa de Stefan Raab pela segunda vez, fui eu quem eliminou minha esposa da mesa. Infelizmente, dificilmente alguém se lembra disso! No final, eu perdi o heads-up contra um classificado online mas ao menos fiquei com o segundo lugar. Eu gostaria de jogar no programa de Raab pela terceira vez.

PokerStars: No seu modo de ver, quais as principais características de um jogador de pôquer bem sucedido?
Boris Becker: Provavelmente o segredo é a paciência – você precisa muita paciência para então jogar agressivamente no momento certo. Em português, se diria: "não há vergonha alguma em desistir" E isso é realmente verdadeiro quando se fala em pôquer, especialmente em torneios - um “call” ruim e você está fora. A habilidade em se concentrar, ter paciência e uma boa expressão corporal são importantes. Você precisa investir muito tempo e prática para ter tudo isso.

PokerStars: Você diria que o pôquer influenciou na sua vida?
Boris Becker: Sim, e uma influência muito positiva nestes últimos cinco anos. É sempre bom praticar a paciência e a concentração. Em alguns aspectos, eu comparo minha carreira no pôquer com a do tênis - existem muitas similaridades. Durante os torneios, eu passo muito tempo junto à pessoas jovens; nós viajamos juntos e ficamos nos mesmos hotéis. Isso é muito parecido com o que eu vivia aos 25 anos de idade. Minha rotina é diferente hoje em dia, mas é um sentimento bom que o pôquer me dá relembrando minha juventude.

PokerStars: Wimbledon frequentemente é chamada de sua sala de estar. A mesa de pôquer é sua nova sala de estar então?
Boris Becker: Após minhas diversas lesões e algumas cirurgias, atualmente eu raramente posso jogar tênis, e meu jogo não é nem de perto o que era antes. Mas eu que conhecer e apreciar o pôquer - e até mesmo colocar minha própria mesa de pôquer em casa. Eu também tenho vários torneios favoritos nos quais eu tento participar todos os anos. O pôquer definitivamente substituiu o tênis para mim.

PokerStars: Você está levando sua carreira de pôquer com a mesma seriedade e ambição do que quando jogava tênis?
Boris Becker: Infelizmente, eu não sou um jogador de pôquer profissional, esta é a única diferença. Devido aos outros compromissos, eu posso jogar cinco ou seis torneios no máximo durante o ano. Por isso não dá para comparar as duas coisas de um ponto de vista desportivo. Mas quando eu estou jogando pôquer, eu estou tão concentrado quanto no tênis, isso com certeza.

PokerStars: Alguns dos seus pontos fracos se tornaram uma desvantagem nas mesas de pôquer?
Boris Becker: No começo, como recém chegado, sendo tão conhecido certamente foi uma desvantagem. Todos queriam jogar contra mim, embora eu não fosse muito bom ainda. Como consequência, eu sempre tinha que jogar até o final e blefar era praticamente impossível. Mar rapidamente eu fui capaz de me beneficiar desta desvantagem já que aprimorei o meu jogo rapidamente. Então fui capaz de repetidamente surpreender meus adversários e pegar suas fichas.
Hoje em dia as pessoas já me consideram alguém que sabe como jogar pôquer. No final das contas, minha maior fraqueza é a falta de tempo. Quando eu sento para jogar um torneio de pôquer, eu estava vivendo em mundo totalmente diferente durante semanas, o que significa que eu tenho que começar colocando minha cabeça no pôquer antes de tudo. Como isso pode ser bem difícil, especialmente em uma situação de torneio - porque se você jogar mal duas mãos você está fora. Eu ainda vou estar trabalhando minha força mental e minha expressão corporal de pôquer quando o torneio já acabou, infelizmente.

Nenhum comentário: