quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Corinthians é o campeão no ano do cinquentenário da Federação Paulista de Futebol de Mesa

 Não é todo dia que se comemora 50 anos. E muito menos, uma grande final, eletrizantes, dramática, recheada de emoção. Corinthians e Círculo Militar fizeram neste domingo (25), no espaço Jefferson Cincotto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, uma das, senão a maior decisão da história do Futebol de Mesa do Estado de São Paulo. Uma final na altura do cinquentenário de sua Federação. E o Corinthians fez valer o bordão. O “Todo-Poderoso Timão” reuniu forças e foi buscar um empate espetacular na última rodada contra o Círculo Militar e faturou o caneco. Galdeano, com 13 pontos anotados em 18 disputados, foi o craque da decisão. O título é o terceiro do clube de Parque São Jorge, que já havia erguido a taça em 1991 e 2009.

            A partida começou com uma surpresa. O Corinthians saiu com Zero entre os titulares e, logo na primeira rodada, a equipe alvinegra venceu por 11 a 05. Na rodada seguinte, equilíbrio total nas mesas e empate em 09 a 09. A partir daí, o Círculo Militar cresceu no confronto e passou a mandar no jogo. O time do Ibirapuera colocou Espel no lugar de Cássio e venceu a terceira rodada por 10 a 07 e o jogo foi para o intervalo com a vantagem corintiana de apenas três pontos: 27 X 24.
            Na quarta rodada, nova vitória do Círculo Militar, desta vez por 12 a 06 e o time do Ibirapuera virava o placar com três pontos de vantagem. Na penúltima rodada, o Corinthians trocou Zero por Valbono, mas nem a substituição foi suficiente para uma reação e o Círculo fechou a rodada em 09 a 06, aumentando para seis pontos a vantagem no placar.
            Última rodada e o time de Parque São Jorge precisava tirar os seis pontos de diferença para ficar com o título. Por ter feito melhor campanha ao longo da competição, o Corinthians jogava pelo empate para ser o campeão. Porém, do outro lado, estava o atual campeão, uma equipe experiente e acostumada a grandes decisões. E a rodada foi épica. No intervalo, 09 a 06 para o Corinthians e título indo para o Ibirapuera. Mais 10 minutos de tensão e sofrimento e soa a campainha. Na mesa 1, Alessandro e Perrotti empataram em 3 a 3; na mesa 3, Galdeano venceu Farinha por 5 a 2; na mesa 4, Tadeu passou por Bruno Varoli por 4 a 0; na mesa 5, Valbono perdeu para Vinícius por 4 a 2 e na mesa 6, Barbosa e Thiago empataram em 2 a 2. Mas o “gran finale” estava reservado para a mesa 2. Justa derrotava Espel por 4 a 3, mas o botonista do Círculo Militar teria o direito ainda a um chute. Iniciam-se as contas e o resultado era favorável ao Corinthians em 11 a 05, exatamente os seis pontos que o “Timão” precisava para se sagrar campeão.
O chute era de longe, a bola não estava na posição ideal, mas era o lance que iria definir o título. Segundos de tensão e nervosismo, que mais pareciam horas, silêncio total na sala e lá foi Espel... Apesar de toda concentração e capricho, a bola não entra e o Corinthians soltava o grito de “É CAMPEÃO”. Final de jogo: Corinthians 50 X 50 Círculo Militar e festa alvinegra na sala de jogos do Cisplatina.
            Jogaram e pontuaram pelo CORINTHIANS: Alessandro (06/18); Justa (09/18); Galdeano (13/18); Tadeu (12/18); Zero (01/12) e Barbosa (08/18). Entrou: Valbono (01/06).
            O CÍRCULO MILITAR formou com: Vinícius (09/18); Bruno Varoli (07/18); Farinha (12/18), Cássio (00/06), Perrotti (08/18) e Thiago (10/18). Jogou ainda: Espel (04/12).





Após a partida, o BLOG DO VALINI “invadiu” a festa corintiana e conversou com Tadeu sobre essa importante e dramática conquista. O botonista citou a união do grupo, falou sobre a “conversa” antes da última rodada e resumiu a conquista em uma frase simples: “Foi lindo!”.

BLOG: Como explicar o que aconteceu neste domingo no Cisplatina? Onde o Corinthians foi buscar forças para chegar ao empate e faturar o título?
Tadeu: O jogo foi emocionante, as duas equipes são fortes e equilibradas e sabíamos que tudo poderia acontecer e detalhes definiriam a partida. A campanha foi maravilhosa e por isso a vantagem valeu a pena. O Corinthians buscou forças na última rodada na concentração e espírito de equipe que é essencial para quem almeja conquistas.

BLOG: O Zero foi a surpresa no início do jogo. Quem decidiu pela escalação dele e por que ele saiu jogando?
Tadeu: O Zero foi surpresa para o adversário, mas para nós do Corinthians não. Ele é um excelente jogador, inclusive no jogo anterior a final fez 7 pontos de 9. A decisão foi do técnico Galdeano, e devido a ausência do Valbono optou pelo Zero que havia entrado bem no outro jogo.

BLOG: A equipe saiu ganhando na primeira rodada, empatou a segunda e depois sofreu três derrotas seguidas, chegando na última rodada seis pontos atrás no placar. Nesse momento, passou pela sua cabeça que não seria possível ser campeão?
Tadeu: O jogo só termina quando acaba. Jamais pensaria que 6 pontos seria impossível de reverter. A equipe inteira sabia disso. Na última rodada, o Valbono tinha chegado já e aí eu olho para o lado e vejo Justa, Galdeano, Alessandro, Valbono, Barbosa... Eu pensei: "Devo fazer minha parte que esses caras vão fazer a deles".

BLOG: Qual foi a conversa que a equipe teve antes do início da sexta e última rodada? O que fez com que a equipe buscasse a reação e conseguisse o título?
Tadeu: O Valbono chamou o grupo e emocionado disse que não poderíamos perder o titulo tendo em vista todo o ano bom que tivemos. O grupo ficou mais forte ainda com essas palavras e deu no que deu.

BLOG: O que essa conquista representa para ti?
Tadeu: Essa conquista foi uma das mais emocionantes que já vi no futmesa. Foi lindo!
Representa muito pra mim, porque coroa que o trabalho de 2008 surtiu efeito. Em 2009 ganhamos A, B e Master. Em 2010 fomos campeões brasileiros. Em 2011 fomos vice nas três categorias, batemos na trave. E agora, em 2012, buscamos o que conseguimos em 2009, ganhamos o A, o B e agora estamos na luta e com muito treino, vamos tentar a conquista do Master diante da fortíssima equipe do Maria Zelia.

BLOG: Pode-se dizer que esta foi a conquista mais emocionante da história do Corinthians?
Tadeu: Acho que depois do Brasileiro de equipes em 2010 eu creio que sim.

BLOG: Embora o momento seja de festa, o que o Corinthians projeta para 2013? Serão feitas contratações? Jogadores deixarão o clube?
Tadeu: O momento é de muita festa... O projeto de 2013 já estava em pauta desde setembro. Primeiramente estamos organizando questões financeiras e de organização do departamento para melhorar e consertar alguns erros que se aprende com o tempo. Sobre contratações, temos alguns nomes em mente e começaremos nesta semana as tratativas. Até o momento não temos jogadores pensando em deixar o clube.

BLOG: Existe alguma semelhança entre o título paulista de 2009, o Brasileiro de 2010 e a conquista deste domingo?
Tadeu: A semelhança é a união do grupo, mas são conquistas diferentes. 2009 foi o primeiro para mostrar que chegamos para nos tornar uma potencia no esporte, ganhando ou perdendo, chegar em finais era a nossa meta na época. 2010 foi a conquista mais gostosa por ser um titulo nacional. E a deste domingo foi emocionante demais.

BLOG: Nesta semana que antecedeu a final, uma das informações dava conta que o Galdeano estaria se mudando para o exterior no próximo ano e com isso terá que parar de jogar. Ele já conversou com vocês sobre isso?
Tadeu: Não. Galdeano não conversou sobre isso até porque se procede esta informação não era momento para ele falar sobre o assunto dias antes da final. Me dou super bem com ele, é uma pessoa maravilhosa que pouca gente conhece e se isso acontecer na vida dele eu tenho certeza que sentiremos falta e ele também sentirá falta do Corinthians e dos amigos do Futmesa.


Em tempo: O BLOG DO VALINI conversou com Galdeano na noite desta segunda-feira (26) e o atleta corintiano explicou a situação: “Vou pro Japão agora em dezembro (ver o Corinthians na final do Mundial) e passo em Nova Iorque na escala. Mas não vou me mudar pra lá. Pode ser que no futuro, mas no momento, não tem nada, não tem data. No Torneio Início estarei lá pra levantar a Taça!”, declarou o capitão do Corinthians.


  
ELENCO CAMPEÃO: Em pé: Justa, Zero, Galdeano, Barbosa e Alessandro; Agachados: Tadeu, Renan, Valbono e Kleber

A CAMPANHA DO TÍTULO:

Primeiro Turno:
12/fevereiro: CORINTHIANS 59 X 44 Meninos
11/março: Maria Zélia 43 X 58 CORINTHIANS
01/abril: CORINTHIANS 68 X 35 Santos
06/maio: Palmeiras 36 X 66 CORINTHIANS
03/junho: CORINTHIANS 64 X 34 Círculo Militar
Segundo Turno:
15/julho: Meninos 34 X 64 CORINTHIANS
05/agosto: CORINTHIANS 52 X 43 Maria Zélia
02/setembro: Santos 27 X 78 CORINTHIANS
30/setembro: CORINTHIANS 44 X 53 Palmeiras
11/novembro: Círculo Militar 51 X 48 CORINTHIANS
Final:
25/novembro: CORINTHIANS 50 X 50 Círculo Militar

Nenhum comentário: