quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Novo reforço do Meninos diz: “pretendo formar realmente um time que possa sonhar com uma final”

Cássio acertou com o Meninos para 2013


 Após 16 anos atuando pelo Círculo Militar, coroados com 10 títulos paulistas por Equipes, além de inúmeras conquistas individuais. Cássio é sinônimo futebol de mesa bem jogado, de experiência, de qualidade e, claro, de vitórias. No último domingo (25), o botonista se despediu da equipe da Ibirapuera e a partir de 2013 estará integrando a equipe do Meninos, da cidade de São Bernardo do Campo. O BLOG DO VALINI, após anunciar com exclusividade a contratação de Cássio, conversou com o novo reforço da equipe do ABC. Entre muitos assuntos, o botonista revela os motivos pelos quais deixou o Círculo, as amizades e a gratidão pelos amigos de clube, o título inesquecível pela equipe do Ibirapuera, a derrota na final do último domingo e fala ainda sobre a opção por continuar jogando na categoria Adulto, as expectativas sobre o novo clube, avalia a regra 12 toques e muito mais. Confira o bate papo e o raio-X dessa figura emblemática do Futmesa paulista.
  
BLOG: Como analisa todos esses anos jogando pelo Círculo Militar? O que isso significou pro senhor?
Cássio: Foram 16 anos de muitos títulos e muita luta para manter um time sempre vencedor. Mas o que mais significou para mim foram as amizades que fiz e as palavras que me foram enviadas em resposta à minha carta de despedida. Tenho certeza que ajudei muito a criar guerreiros e vencedores.

BLOG: Qual foi o título mais importante que o senhor conquistou pelo Círculo?
Cássio: O mais importante foi o primeiro em 1996 porque uma parte do grupo já vinha de três conquistas seguidas pela CESP e o SESI e era importante ganhar naquele ano para consolidar a nossa chegada junto ao grupo que já jogava no Círculo.

BLOG: O senhor é um dos botonistas mais antigos do Futmesa e mesmo assim ainda continua jogando na categoria Adulto. Não sente vontade de mudar para a Máster?
Cássio: Eu entendo que enquanto eu dispute de igual para igual com os mais novos, eu deva permanecer na categoria adulto.

BLOG: A derrota para o Corinthians no último final de semana, pela forma como foi o jogo, foi a mais dolorida? O que passou pela sua cabeça quando o jogo acabou empatado?
Cássio: Quando se ganha muitos títulos a gente passa por muitas situações semelhantes, então, em um dos últimos campeonatos o Vinícius fez um gol dificílimo na campainha contra o Palmeiras que nos levou ao título no jogo seguinte. Com a experiência, a gente aprende que uma vez é nossa, outra vez é dos nossos adversários. Mas uma coisa que passa muito despercebida é que em uma final de jogo único, com equipes equilibradas, a vantagem do empate é uma ótima vantagem. Então naquele momento passou as derrotas que tivemos no primeiro turno.

BLOG: Quais os motivos que o levaram a trocar o Ibirapuera por São Bernardo do Campo em 2013?
Cássio: Uma nova forma de pensar do clube e o desgaste natural de um relacionamento de 16 anos. E a opção por São Bernardo do Campo é porque desde 2011 eles vinham tentando me convencer de ir ajudá-los a melhorar a performance do Meninos, então decidi que 2013 era esse momento.

BLOG: Com a chegada do senhor e do Dudu, mais a manutenção de Lê, Faccio, Teruel, Vanno, a equipe do Meninos passa a ser a favorita no Paulistão do próximo ano?
Cássio: Você participou esse ano de um projeto no Santos e pôde constatar que não se monta um time só com bons jogadores. Já existem times consolidados que são muito mais favoritos. O que eu pretendo é levar o meu conhecimento de jogo de equipes para melhorar o desempenho desses ótimos jogadores e formarmos realmente um time que possa sonhar com uma final.

BLOG: Qual a análise o senhor faz do Futmesa paulista na atualidade?
Cássio: Acho que passa por um momento bom administrativamente, mas com os mesmos problemas de sempre. Não ter sede própria para os abertos, bolinhas ruins, começam a desanimar muita gente. E outro fator que está complicando a vida de todos é a enorme quantidade de datas que tem jogo. Eu acho que o campeonato de equipes deveria ser mais enxuto. Esse ano, com o torneio início e a final, o A (categoria principal) jogou 12 vezes. É muita data.

BLOG: O senhor está satisfeito com a regra 12 toques? A considera como “ideal”? Algo poderia ser melhorado/mudado?
Cássio: Se analisar esse "ideal" como a melhor regra para jogar haverá muita discussão com o pessoal das outras regras. Acho que cada uma tem sua razão de ser. Se analisar esse "ideal" como a nossa regra está perfeita, aí passa a ser uma discussão entre nós praticantes dessa regra. Muitas sugestões já foram dadas, mas em minha opinião, as análises não foram conduzidas da maneira mais apropriada. Eu acho que antes da análise de sugestões deveria se definir o que é a nossa regra. Por exemplo, define-se que é uma regra de "HABILIDADE". Então tudo tem que fluir para isso. Aí define-se o que se quer mexer conceitualmente. Só como exemplo, chega-se em um debate que precisamos deixar o jogo menos mecânico, aumentar ou diminuir o número de gols, ter um melhor poder de marcação, ter algo mais próximo do futebol, como impedimento e expulsão. Aí analisamos se as sugestões atendem esses quesitos. Antes que digam que eu estou louco, esses quesitos foram só um exemplo, não o que eu penso.

BLOG: Em qual estado brasileiro se pratica o melhor Futmesa hoje?
Cássio: Acho que nesse momento, no individual, o pessoal do Paraná está em melhor fase. O motivo teria que ser debatido para se chegar a algum consenso.

BLOG: Em todos esses anos de vivencia e dedicação ao Futmesa, quem foi, em sua opinião, o melhor botonista de todos os tempos?
Cássio: Acho que foi o Rubinho, porque além do talento nato, ele teve a loja “Botões e Cia” para treinar diariamente, com persistência e na idade certa. Mas não podemos esquecer o Laguna, Mauro, Jeferson, Quinho, Perrotti, Robertinho. Desculpe se esqueci alguém. Dos mais novos eu gosto do Thiago e do Galdeano.

BLOG: Quando o senhor resolveu se mudar para Socorro, muito cogitou-se que passaria a jogar pelo Xv de Agosto. Por que isso não ocorreu? Pensa em algum dia atuar pela equipe de Socorro? O Quinho faz parte dos planos?
Cássio: Pelo Quinho não posso responder, e por mim, o futuro é que dirá. No momento tenho que pensar em como ajudar a tornar o Meninos um vencedor.

O PERFIL DO CRAQUE:
Nome Completo: José Cássio Ruiz Erbisti
Data de Nascimento: 01/06/1949
Local: Santos
Estado Civil: Casado
Profissão: Analista de Sistemas
Time do coração: Santos
Hobby: Colecionismo de coisas ligadas ao futebol (camisas, postais de estádios, pins, livros e botões)
Prato preferido: Camarão
Carro: Honda City
Filme: Não sou muito de cinema, sou fã das séries policiais e de comédia na TV
Ídolo no Futebol de Mesa: Ídolo é muito forte, mas o Laguna foi quem mais me ajudou a crescer
Ídolo fora do Futebol de Mesa: O Pelé, pois assisti quase todos os jogos dele na Vila
Mulher bonita: Juliana Paes
Uma tristeza: Não penso em tristeza, estou sempre com pensamentos positivos
Uma alegria: Ainda ter saúde para jogar futebol de mesa
Um jogo inesquecível: A final com o Ramos do primeiro título do aberto ouro que eu ganhei
Um sonho: Poder continuar viajando para lugares que nunca fui

Nenhum comentário: