quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Papo de Craque: "Um fenômeno chamado Alex Bahr!"


Imagine um botonista de outro estado, que se filia a Federação Paulista e no primeiro ano de disputa vence, seguidamente, as Séries Extra, Bronze e Prata dos Open's individuais, promovidos pela FPFM. Isso é possível? Bem, quem esteve em Atibaia no último final de semana, comprovou que sim. O novo fenômeno do Futmesa paulista atende pelo nome de ALEX BAHR, que participa hoje do "Papo de Craque".

BLOG: Quando e onde você começou a praticar o Futebol de Mesa?
Alex: Bem, comecei a praticar o Futebol de Mesa com 7 anos de idade, ganhei de minha mãe dois times (Flamengo e Fluminense) e a partir disso passei a gostar mais de brincar. Todos os dias eu treinava numa mesa da 'Brianezi' e promovia meus campeonatos. Participei de minha primeira competição aos 11 anos num Torneio de Férias promovido por um shopping de Curitiba. Como o sistema era eliminatório (parecido com a tabela do Tênis) acabei por eliminar todos os meus adversários e ganhei meu primeiro título. Passados seis meses, em um novo torneio promovido pelo mesmo shopping, conquistei o meu segundo campeonato, despertando a atenção de Roberto Beltrami, o qual me convidou a participar do grupo que praticava a modalidade de 3 toques no Paraná. Em 1986, com 12 anos, já disputava meu primeiro Campeonato Sul-Brasileiro 3 toques, ganhando uma Medalha de Honra por ser o mais novo botonista no torneio. No Paraná joguei pelo Atlético, Coritiba, Dom Pedro II e AABB.

BLOG: E como foi a transição da regra 3 Toques para a regra 12 Toques?

Optei pela regra 12 Toques efetivamente em 1992, pois até então, entre 1989 e 1991 jogavamos a regra paranaense que era 9 toques e os melhores do Paraná se classificavam para disputar o Campeonato Brasileiro que, então, era 12 Toques. A partir de 1992 nunca mais larguei a 12 Toques, até porque, no Paraná todo mundo parou de jogar, aderindo aos 12 Toques. Aliás, eu acho a regra 12 Toques mais dinâmica, porém ela seria mais técnica se obrigasse o atleta a fazer passe ou lançamento para se obter o chute. Já a regra 3 Toques, acho mais estratégica e desgastante, pois não é facil jogar 50 minutos.

BLOG: Como foi vencer, de forma seguida, as séries Extra, Bronze e Prata dos Open's promovidos pela FPFM neste ano?
Alex: Não foi uma tarefa fácil, pois em todas as séries temos jogadores de excelente qualidade, mas posso dizer que tive muita sorte e habilidade para superar todos os meus adversários, chegar às finais e conquistar os três títulos consecutivos.

BLOG: Qual a avaliação que você faz do Futmesa praticado hoje em São Paulo?
Alex: O Futmesa Paulista é muito forte e competitivo, não é a toa que o Estado detém a maioria dos títulos brasileiros individuais e por equipes. Tanto na capital, como no interior, temos botonistas do mais alto nível técnico.

BLOG: Foi fácil a adaptação para a modalidade praticada em São Paulo? Quais foram as principais dificuldades que você encontrou?
Alex: A adaptação foi fácil, até porque já jogo há anos com os principais botonistas de São Paulo em competições nacionais. O que gerou maior dificuldade para mim foi a ansiedade em jogar o meu primeiro aberto aqui em São Paulo (Open de Salto) onde acabei terminando em 4º Lugar, e também em jogar com outros atletas, até então, desconhecidos para mim.

BLOG: No último campeonato brasileiro individual, tivemos uma supremacia do Futebol de Mesa do Paraná, que ficou com cinco das seis primeiras colocações, porém, todos os torneios nacionais por equipes foram vencidos por times paulista. Existe alguma explicação para isso?
Alex: Acredito que ainda falta para os atletas do Paraná jogarem como o pessoal de São Paulo joga, com espírito de competitividade. Não vemos hoje no Paraná jogos com tanta rivalidade como (Palmeiras x Corinthians x Círculo), o que acaba pesando nos momentos decisivos nos Torneios Nacionais. Estamos tendo uma boa evolução em que este ano a equipe do IVN de Londrina ficou com o vice-campeonato Brasileiro em Itajaí.

BLOG: O que você considera mais importante no futebol de mesa: saber atacar ou saber defender?
Alex: No meu modo de jogar, eu vario de acordo com o adversário e em que fase estou jogando. De acordo com o adversário é necessário se obter, antes de tudo, os pontos fortes e fracos do mesmo para se armar a estratégia do jogo e, em alguns casos, ir adaptando a estratégia no decorrer da partida. Procuro ser cauteloso em alguns jogos, sendo o máximo preciso nos ataques, marcando o adversário e dificultando ao máximo em levar gols.

BLOG: Em termos de estrutura, o que você pode falar do Futebol de Mesa? Onde você acha que precisa melhorar?
Alex: Melhoramos muito na estrutura, não apenas aqui em São Paulo, mas em todo o Brasil. Jogamos com mesas excelentes, materiais de acordo com a prática do esporte e locais cada vez melhores. Precisamos ainda termos maior visibilidade no esporte e creio que com a divulgação maciça do esporte, com o apoio da mídia (rádio, TV, internet, jornais), atrelados a promoção do esporte no meio social (escolas, comunidades, clubes), alcancemos os objetivos esperados que são de divulgar e buscar novos adeptos.

BLOG: Como 'surgiu' o Palmeiras na tua vida? Até onde esse time pode ir no Campeonato Paulista por Equipes deste ano?
Alex: O Palmeiras surgiu de uma conversa informal durante o Brasileiro Individual realizado no Rio de Janeiro em 2009. Comentei com o Michilin que estava trabalhando em São Paulo e que em 2010 iria mudar em definitivo com a família. Nisso surgiu o convite de integrar o time para as disputas em 2010, o qual aceitei no início do ano.
Com relação a equipe no Paulista, temos totais condições de ganharmos o campeonato. Teremos dois confrontos importantíssimos e difíceis (Corinthians e Círculo) na casa dos adversários, mas a equipe esta confiante e otimista para atingirmos este objetivo.

BLOG: O que você projeta para este final de ano? E em 2011, você continua no Futebol de Mesa paulista?

Alex: Para o final de ano pretendo continuar com esta boa fase que venho atravessando aqui em São Paulo. Pretendo, se assim Deus permitir, conquistar um título da Série Ouro (Super Open ou Paulista Individual), além do título por equipes. Já para 2011 continuarei no Futmesa Paulista e não tenho planos de mudança de equipe, permanecendo, a priore, no Palmeiras.

BLOG: O que o Futebol de Mesa representa na sua vida?
Alex: Eu tenho paixão por esse esporte, e cada campeonato que promovem estou lá pronto para disputá-lo, ajudar naquilo que for possível para promover e divulgar o mesmo. Representaria muito mais se pudéssemos viver disso. Pelo Futmesa tenho muitos amigos queridos pelo Brasil.

O PERFIL DO CRAQUE:
Nome Completo: Alex Sandro Bahr
Data de Nascimento: 07/04/1974
Local: Curitiba
Estado Civil: Casado
Profissão: Contador
Time do coração: Atlético Paranaense
Hobby: Futebol de Mesa
Prato preferido: Comida Italiana em geral.
Carro: Gosto de ver e andar em bons carros.
Filme: Missão Impossível
Ídolo no Futebol de Mesa: Roberto Beltrami, que me descobriu e promoveu o Futmesa no estado do Paraná junto com Agacir Eggers e Luiz Carlos, no final dos anos 80, início dos anos 90. E outro ídolo para mim é o senhor Nilson Rodrigues pelo muito que joga e pela pessoa que é.
Ídolo fora do Futebol de Mesa: Guga Kuerten
Mulher bonita: Minha esposa e filhas.
Uma tristeza: Perda de meu pai em 1987.
Uma alegria: Nascimento de minhas filhas
Um jogo inesquecível: Tive vários: Copa do Brasil de Blumenau em 2007 contra o Robertinho, um empate em 10 x 10 foi marcante, mas a conquista do Open do Meninos jogando a Série Bronze e jogando a final contra o Stan. Estava perdendo de 5x3 no primeiro tempo e consegui empatar no final do jogo, sempre estando atrás do placar e com o Stan praticamente não errando chutes, foi realmente sensacional.
Um sonho: Ver profissionalizado o Futmesa.

4 comentários:

joão pedro disse...

Grande Alex Bahr!!
Parabéns pelas conquistas!

Abç!

Valdivia!

rafael disse...

Boa Alex, 10x10? Queria ter visto esse jogo, um gol por minuto? Sensacional!!! Sábado percebi que além de um craque, vc é um grande cara, mesmo com o jogo ganho na final continuou atacando e mostrando respeito ao grande Elias. Saiba desde já que será sempre bem vindo aqui no Bloco.

Abraço! Rafa Mello

Little Férrer disse...

Grande Alex!!
Parabéns meu querido e te desejo todos os botões paulista que conseguir... que venham mais e mais títulos!
Grande abraço,
Ferreirinha.

Marco Antonio disse...

Parabéns querido amigo Alex,

você é meis um que prova a força dos paranaenses em qualquer mesa que se jogue, além de um grande cara... continue vencendo por aí...

Com relação ao "fenômeno", talves estejam se referindo ao seu peso, quem sabe... hehehe...

Abraços...