sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010: Bloco do “R”/Ituano brilha em um ano inesquecível


O ano de 2010 foi histórico para os botonistas de Itu. Primeiro pela parceria firmada entre Ituano (clube que criou o Futmesa em Itu) e Bloco do “R” (responsável pelo crescimento do esporte na cidade). O clube, que havia se licenciado da Federação Paulista em 2009 conseguiu repatriar quatro grandes jogadores, Rafael Mello e Tchaka que estavam no Rio Branco de Americana, João Pedro do Círculo Militar e Valini do São Judas. Além disso, foi buscar reforços de expressão como Tiago Spinelli (São José dos Campos), Marcio Costa (Campinas) e Pietro Varoli (São Paulo). A equipe conquistou o expressivo título da Copa Estado de São Paulo, se tornando o primeiro time do interior paulista a conseguir tal feito e recebeu premiação em, praticamente, todos os torneios individuais que disputou ao longo do ano. Ou seja, uma temporada inesquecível, como mostra a retrospectiva abaixo:

JANEIRO: Após se licenciar por um ano da Federação Paulista de Futebol de Mesa, Bloco do “R” confirma participação na Copa Estado de São Paulo.


FEVEREIRO: Equipe de Itu disputa o Torneio Início (foto) e termina entre os 8 melhores.










MARÇO: Open de Salto (foto) - Cesar Nunes sagra-se vice-campeão da Série Bronze; Pela Série Prata, Tchaka termina em 4º Lugar e João Pedro fica em 8º.


ABRIL: Open de Alphaville (foto) - Jogando pela Série Bronze, Valini fica em 3º Lugar e Zé Mario termina em 7º; Pela Série Extra, Spinelli termina em 5º e Robson Mota fica em 7º Lugar. Copa Estado de São Paulo – Equipe estreia na competição em Itu e vence o Xv de Agosto por 54 a 45.


MAIO: Super Open de São Bernardo - Valini é o único a se classificar para o segundo dia, mas abandona a competição. Pela Copa Estado de São Paulo, jogando na Capital, o Bloco do “R”/Ituano derrota o Nacional por 53 a 47 (foto).


JUNHO: Jogando pela Copa Estado de São Paulo, time ituano recebe o Flamengo de Americana e vence a partida por 58 a 43 (foto).


JULHO: Copa do Interior (foto) – Bloco do “R”/Ituano faz ‘barba, cabelo e bigode’ em Americana. Valini (campeão), Tchaka (vice) e João Pedro (3º Lugar). Copa Estado de São Paulo – Jogando fora de casa, time ituano derrota o Cisplatina por 63 a 36, na partida que marcou a estreia de Pietro Varoli com a camisa do Bloco do “R”. Fabio Januário e João Pedro se juntam a Spinelli e disputam os Jogos Regionais de Taubaté, terminando com o vice-campeonato por Equipes.


AGOSTO: Copa Estado de São Paulo – Em um atuação impecável, Bloco do “R”/Ituano derrota a LitoVale por 69 a 30 em Itu. No Open do Meninos (foto), jogando pela Série Prata, Valini termina em 4º, Tchaka em 5º e Rafael Mello na sétima posição.


SETEMBRO: Pela primeira vez na história, Itu coloca três representantes no Campeonato Brasileiro Individual, disputado em São Paulo; João Pedro termina em 4º Lugar na Série Bronze; Tchaka fica com o título da Copa São Paulo e Zé Mario acaba em 5º Lugar. Primeira edição do informativo “Em Nossas Mãos” é entregue a Federação Paulista de Futebol de Mesa. Pela Copa Estado de São Paulo, Bloco do “R”/Ituano vai até o Litoral, derrota o Santos por 56 a 44 e termina a fase de classificação em 1º Lugar. Após quatro anos consecutivos, Festival Ituano (foto) conhece um novo campeão, João Pedro derrota Spinelli na final e fica com a taça.


OUTUBRO: Open de Atibaia (foto) – Valini fica em 7º Lugar na Série Prata, Spinelli termina em 3º Lugar na Série Bronze e João Pedro leva o 8º Lugar na Série Ouro. Copa Estado de São Paulo – Em jogo único da semifinal, Bloco do “R”/Ituano atropela o Nacional por 75 a 27 e se garante na final.


NOVEMBRO: Super Open de Socorro (foto) – Pietro Varoli sagra-se vice-campeão da Série “Marcelo Wagner Vano Soares”; Tchaka também termina com o vice-campeonato na Série “Feliciano Antonio Petroccione” e Rafael Mello acaba em 6º Lugar na Série “Alessandro Meneses Barbosa Lima”. Itu Open – Em uma final caseira, Tchaka derrota Spinelli e fatura o bicampeonato. Copa Estado de São Paulo – Na primeira partida da decisão, Bloco do “R”/Ituano vai até a baixada e vence o Santos por 56 a 44.


DEZEMBRO: Na grande decisão da Copa Estado de São Paulo, Bloco do “R”/Ituano volta a vencer o Santos, desta vez por 51 a 48 e levanta o título histórico de campeão invicto da competição (foto). Campeonato Paulista Individual – Jogando em São Bernardo do Campo, Valini sagra-se campeão da Série Bronze e Pietro Varoli termina em 4º Lugar.


Ufa... Que ano! Por tudo isso, resta dizer apenas: VALEU 2010!!!

2 comentários:

rafael disse...

Que ANO MESMO!!! Parabéns a todos os integrantes dessa maravilhosa equipe. Que em 2011 façamos um ano tão sensacional como este, sem dúvidas obstáculos virão, mas como sempre, iremos superá-los.

Grande abraço a todos e um bom ano novo aos amigos de clube!!!

Rafa Mello.

Blog do Pirika disse...

é isso aí, foi realmente um grd ano pro futmesa ituano.Q venha logo o torneio inicio pra mostrarmos a força do interior paulista.
Parabens a esta maravilhosa equipe da qual tenho orgulho de fazer parte , um abraço galera!
1,2,3 blocooooooooooooo !!!