terça-feira, 15 de novembro de 2011

Campeão Brasileiro de Futmesa será conhecido no “Feriado da República”


Desde sábado (12), a cidade de Petrópolis se tornou a capital do Futebol de Mesa. O município carioca está recebendo a quinta edição do Campeonato Brasileiro por Equipes – regra 12 toques. Neste ano, ao contrário das últimas competições, apenas 13 times disputam o torneio. Entre os paulistas, só Corinthians e Palmeiras confirmaram presença. Tradicionais equipes como Círculo Militar e Maria Zélia não conseguiram reunir atletas para o campeonato, e até mesmo o Bloco do “R”, que tinha vaga assegurada em virtude do título da Copa Estado de São Paulo de 2010, não teve tempo hábil para conseguir patrocínio e reunir seus botonistas para o torneio. Outro destaque negativo é que dos 13 times, sete, ou seja, mais da metade, são cariocas.
Com a bola de feltro rolando, o formato do Brasileirão precisou ser modificado. Os 13 times foram divididos em dois grupos, sendo que o Grupo A ficou com seis times: América (RJ), Clube dos 500 (RJ), Grêmio Londrinense (PR), Palmeiras (SP), Sociedade Mineira (MG) e Vasco (RJ). Já o Grupo B foi formado por sete clubes: AABB (PE), Corinthians (SP), Fluminense (RJ), Friburguense (RJ), Ginástico (RJ), IVN (PR) e Petropolitano (RJ).
O sorteio que definiu os grupos foi dirigido, visando garantir equilíbrio técnico. Na primeira fase os clubes jogaram entre si em turno único, classificando-se os quatro primeiro de cada chave.
No Grupo A, os classificados foram: Palmeiras, América, Clube dos 500 e Vasco. Pelo Grupo B, avançaram: Corinthians, IVN, Fluminense e Ginástico.
Os eliminados da primeira fase formaram a Série Prata, onde os cinco clubes jogam entre si, em turno único, para saber quem sagra-se campeão.
Na Série Ouro, brigando pelo título máximo da competição, os oito classificados foram divididos em dois grupos de quatro, sendo que apenas os dois primeiros de cada chave se classificavam para as semifinais.
No Grupo 1, ficaram América (1º A), Corinthians (2º B), Ginástico (3º B) e Clube dos 500 (4º A). O Grupo 2 foi composto por IVN (1º B), Palmeiras(2º A), Vasco (3º A) e Fluminense (4º B).
Após três rodadas de muita emoção e competitividade, foram definidos os jogos semifinais. De um lado, o Corinthians (1º do Grupo 1) enfrenta o IVN (2º do Grupo 2) e do outro, o Palmeiras (1º do Grupo 2) encara o América (2º do Grupo 1). Os vencedores decidem o título.
Lembrando que no Campeonato Brasileiro por Equipes, os times são formados por 4 botonistas e, portanto, jogam-se apenas quatro rodadas por partida. O Palmeiras, campeão em 2007, 2008 e 2009 corre atrás do tetracampeonato. Já o Corinthians, campeão em 2010, vai atrás do bi, enquanto que IVN e América tentam quebrar a hegemonia paulista.

Nenhum comentário: