quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Brasil e Colômbia fazem jogo histórico nos Estados Unidos


 
Brasil e Colômbia se enfrentam na noite de hoje (14), na partida, segundo a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), número 1000 da história canarinho. O jogo será disputado no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, a partir das 22h30 (horário de Brasília).
         E para repercutir esse confronto, o BLOG DO VALINI conversou com o botonista José Carlos Marques Cavalheiro, que desde agosto de 2011 mora em Bogotá, capital colombiana. Além de destacar a grande expectativa que envolve o país para o jogo desta noite, também aborda a cultura do povo colombiano e claro, o Futebol de Mesa. Confira o bate-papo:

BLOG: Qual é a expectativa do povo colombiano para o jogo de hoje?
José Carlos: Eles respeitam muito o Brasil, mas estão plenamente convencidos de que a Colômbia pode ganhar a partida de hoje. O que acontece é que esse é o melhor momento que a seleção colombiana vive em muitos anos. Eles estão fora de Copas do Mundo desde 1998, quando foram eliminados ainda na primeira fase.

BLOG: Embora seja um amistoso, que grau de importância tem esse jogo para a Colômbia?
José Carlos: Eles sentem que, apesar de ser uma partida amistosa, é um verdadeiro teste para avaliar até onde a seleção nacional pode chegar. Uma coisa é ganhar do Uruguai, que caiu muito de nível, estava jogando sob um calor infernal em Barranquilla, e outra é enfrentar o Brasil, cujo futebol é muito admirado por aqui.

BLOG: E qual é a repercussão que o time brasileiro provoca na Colômbia?
José Carlos: Eles sabem que essa não é a melhor equipe do Brasil de todos os tempos e ainda está longe de ser uma equipe em condições de, por exemplo, ganhar o Mundial. Entretanto, sabem que é uma equipe em formação e reconhecem os valores individuais de jogadores como Kaká, Oscar e Neymar.

BLOG: Como Neymar é visto pelos colombianos?
José Carlos: Um talento individual em formação. Já escutei de algumas pessoas que ele tem o defeito de tentar fazer "palhaçadas" quando poderia ser mais objetivo com o talento que tem.

BLOG: E Falcao Garcia, o que representa para os colombianos?
José Carlos: Deus. Ele está acima do bem e do mal. Não escutei até o momento uma avaliação do Falcao imparcial, fria. Aqui ele tem um status de ídolo incondicional.

BLOG: Hoje, o povo colombiano considera a seleção de seu país no mesmo nível que Argentina e Brasil?
José Carlos: Não. Eles consideram que os brasileiros e os argentinos estão em um nível superior. Até por isso a partida de hoje é importante. Caso a Colômbia vença, pode se igualar a, pelo menos, um dos dois. E eles têm muita esperança de que isso aconteça. Eu diria que, no momento, os colombianos se consideram a terceira força do futebol sul-americano.

BLOG: Como é para um brasileiro viver na Colômbia? Quais são os prós e os contras?
José Carlos: Apesar de ser um país menor do que o Brasil, aqui o regionalismo é bem marcado. Aqui na capital, para mim, os contras são o transporte público horroroso, as ruas esburacadas e a prepotência das pessoas das classes sociais mais altas. O lado bom são os parques públicos, que são relativamente bem cuidados e onde as pessoas se comportam com educação, a comida barata e a simpatia da gente mais simples.

BLOG: Existe alguma restrição ao brasileiro?
José Carlos: Muito pelo contrário. O brasileiro é muito bem visto. Somos tidos como pessoas alegres e simpáticas. O que é uma piada internacional ao nosso respeito, sobretudo no mundo hispânico é a nossa mania de dizermos que tudo que temos é o maior do mundo. Um certo complexo de Itu... A outra piada é sobre a tendência de usarmos expressões no diminutivo.

BLOG: Qual é a comida típica da Colômbia?
José Carlos: Novamente caímos na questão do regionalismo. Aqui em Bogotá é o “ajiaco”, um tipo de guisado à base de frango, milho, alcaparras e creme de leite que é servido com uma porção de arroz e abacate. Os assados, que aqui chamam de picada são difundidos por todo o país. Entretanto, eu diria que a comida mais difundida é a “bandeja paisa”, da região produtora de café. É um feijão com arroz, carne moída, torresmo, linguiça, tomate, abacate e patacón, que é banana verde amassada e frita. Tirando o abacate e o patacón é muito parecido com o que se come no Rio de Janeiro ou em Minas Gerais, por exemplo.

BLOG: E para finalizar, existe Futebol de Mesa na Colômbia?
José Carlos: Saiu no site da FISTF (Federation International Of Sports Table Football) que a Colômbia havia reativado o esporte. Os responsáveis pelo esporte junto à CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) me passaram o contato da pessoa envolvida. Conversamos e, na realidade, ele queria inicialmente revender e depois produzir o material esportivo do Subbuteo. O convidei para ir à minha casa conhecer o Futebol de Mesa. Ele achou interessante, mas não voltou, nem deu continuidade aos seus projetos com o Subbuteo.

BLOG: Obrigado pela atenção e arrisca um placar para o jogo?
José Carlos: Brasil 3 a 1. Gostaria de aproveitar para divulgar o meu blog (http://brasilcolombia.wordpress.com/) no qual procuro, inicialmente, mostrar aos brasileiros um pouco da Colômbia e os pontos em comum de nossas culturas. Como está na chamada do blog, Brasil e Colômbia são dois desconhecidos que querem se conhecer.

FICHA TÉCNICA DE BRASIL X COLÔMBIA

Local: MetLife Stadium - Nova Jersey (Estados Unidos)
Data: 14 de novembro de 2012
Horário: 22h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: A organização do jogo ainda não divulgou
BRASIL: Diego Alves, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Leandro Castán; Paulinho, Ramires, Oscar e Kaká; Thiago Neves e Neymar. Técnico: Mano Menezes.
COLÔMBIA: Ospina, Valdés, Zapata, Yepes e Pablo Armero; Juan Valencia, Guarín, Ramírez e Macnelly Torres; James Rodríguez e Falcao García. Técnico: José Pekerman.

  
MetLife Stadium é a casa do New York Jets e do New York Giantes na NFL
José Carlos durante um passeio pelo povoado de Guatavita na Colômbia
Vista da capital colombiana Bogotá


Nenhum comentário: