quinta-feira, 21 de março de 2013

Clubes do litoral se unem para criação de Liga Metropolitana da Baixada Santista



A Baixada Santista dá início neste final de semana a um grande e inovador projeto do Futebol de Mesa. A criação de uma Liga Metropolitana. Para isso, será realizada neste sábado (23), o 1º Torneio Metropolitano de Futmesa. A competição, voltada para os botonistas dos clubes da baixada, terá início às 14h e será disputada em Ulrico Mursa, casa da Portuguesa Santista.
            “Inicialmente pretendemos fazer três Metropolitanos ainda este ano e, no final, fundar a Liga, com os atletas definidos na 1ª e 2ª divisão”, explica Bergamini, um dos organizadores do projeto. De acordo com o botonista, a pontuação será idêntica a que a Federação Paulista utiliza nos Opens e haverá premiação com troféus e medalhas para os vencedores. Além disso, em cada etapa, um botonista que fez história no litoral será homenageado. “Pretendemos homenagear o primeiro campeão estadual, o qual era da baixada - Benito Gravina - mas ainda não decidimos, pois temos vários atletas que estão em outro plano que tanto engrandeceram o Futebol de Mesa e merecem também uma homenagem”.
Segundo Bergamini, o objetivo principal é fortalecer o esporte no litoral. “Nós temos cerca de 60 botonistas nos três clubes da baixada (Clube 2004, Portuguesa Santista e Ocian), mas somente um terço, ou pouco mais, participam efetivamente dos campeonatos internos dos clubes. Ainda temos a esperança que o Vila Souza (do Guarujá), venha engrossar nossas fileiras. Pretendemos fortalecer o Futmesa, esperando despertar o interesse das pessoas (principalmente crianças) e levar adiante a nossa paixão (jogos de botão)”.
A ideia da criação da Liga Metopolitana teve a participação também dos seguintes botonistas: Mario (Portuguesa Santista), Edu Lemos (Praia Grande), Cléo (Ocian/2004), Novaes (2004/Portuguesa Santista), Diogo (Ocian/Portuguesa Santista), Danilo (Portuguesa Santista), Charleaux (Portuguesa Santista), entre outros.
E os planos são ousados. Depois de fundada a Liga, o objetivo será filiá-la junto à Federação Paulista de Futebol de Mesa. “Vamos tentar essa filiação, para que nossos jogos sejam ‘pontuados’ junto a entidade máxima estadual. Não conversamos ainda coma Federação mas, com certeza, o pessoal está observando a gente e sabem o que está ocorrendo”, concluiu Bergamini.

Nenhum comentário: