domingo, 9 de junho de 2013

A melancólica Segunda Divisão do futebol paulista


Manhã de sol, domingo de outono, dia propício para a prática do futebol. Foi com esse clima, que o BLOG DO VALINI seguiu para a cidade de Indaiatuba acompanhar uma partida do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (o equivalente a quarta divisão, se considerarmos as Séries A-1, A-2 e A-3). Em campo, Primavera (o time da casa) contra o tradicionalíssimo Nacional, de São Paulo. O jogo é válido pela 7ª rodada da Primeira Fase do Grupo VI, que conta ainda com as equipes do Sev-Hortolânida, Atibaia, Sumaré e Guarulhos.
Na única bilheteria do Ítalo Mário Limongi, nome do estádio do Primavera, nenhuma fila. O ingresso custa R$ 10, preço único, e crianças menores de 12 anos não pagam. É bom deixar claro que não existe diferença entre arquibancada e coberta.
            Com o bilhete na mão, seguimos para a parte coberta, onde ficam os torcedores do “Fantasma da Ituana”, como é conhecido o Primavera. Na arquibancada, nenhuma torcida organizada, nenhuma faixa, nenhuma batucada, apenas torcedores comuns, sendo a grande maioria, idosos.
            A torcida visitante também marcou presença. Seis apaixonados torcedores, em dois carros, deixaram a Capital antes das oito da manhã deste domingo, para acompanhar o “Naça”. Cabe aqui ressaltar que embora amargue hoje a última divisão do futebol paulista, o Nacional é um dos clubes fundadores da Federação Paulista de Futebol e já revelou vários jogadores, como por exemplo, o ex-atacante Dodô, que brilhou no final da década de 90 com a camisa do São Paulo.
            Outro detalhe que merece ser registrado é a presença de mulheres no estádio. Como a grande maioria dos jogadores são jovens, com idades inferiores a 22 anos, mães, avós, tias e irmãs dos atletas fazem questão de apoiar as “promessas”. E por falar em mulheres, o Primavera levou para o gramado belas gandulas, que por muitas vezes, chamaram a atenção do público, mais que a própria partida. Mas vamos ao jogo...
            As duas equipes entram em campo, praticamente ao mesmo tempo, junto com o quarteto de arbitragem. Após a saudação para a torcida, se emparelham para que seja executado o Hino Nacional Brasileiro. Os capitães sorteiam quem sai e quem escolhe o campo, os jogadores se reúnem para um último incentivo e tudo está pronto para a bola rolar.
            A equipe indaiatubana, que precisa da vitória para continuar na briga pela classificação a próxima fase, inicia com força total, pressionando o adversário em uma verdadeira blitz. E o gol não demora muito para sair. Após um chute forte de fora da área, o goleiro do Nacional dá rebote e na sequência o atacante do Primavera é derrubado dentro da pequena área. Pênalti que Cris cobra com perfeição e faz, aos 10 minutos de jogo, o gol do “Fantasma”.
            O time da casa ainda teve duas boas chances de gols na etapa inicial, ambas em jogadas de bola parada, enquanto o Nacional não se encontrava em campo. Na etapa final, a equipe da Capital voltou mais ofensiva e sufocou o Primavera, exigindo grandes intervenções do bom e veterano goleiro Adinan, que fazia sua primeira partida em Indaiatuba, com a camisa do Primavera, após a conquista do vice-campeonato da Série A-3 deste ano defendendo o Batatais.
            O Primavera ainda teve chance para definir o jogo, em dois bons contra-ataques, que acabaram desperdiçados. Nos últimos minutos de jogo, o que se viu foi um Nacional, sem inspiração, mas com muita vontade se lançando desordenadamente ao ataque, tentando o gol de empate, o que não aconteceu.
            Com a vitória, muito comemorada por jogadores e torcida, a equipe de Indaiatuba passa a dividir a terceira colocação do grupo com o Nacional, ambos com 11 pontos ganhos, porém, o time da Capital leva a melhor nos critérios de desempate.
            Com a pausa para a Copa das Confederações, o Primavera volta a jogar apenas no dia 07 de julho, fora de casa, contra o Sumaré. Já o Nacional, recebe um dia antes, o Guarulhos.

FICHA TECNICA:
PRIMAVERA 1 X 0 NACIONAL
Data: 09/06/2013 - Horário: 10h00
Local: Estádio Ítalo Mário Limongi (Indaiatuba)
Árbitro: Leonardo Vinicius Pereira
Assistentes: Eduardo Vequi Marciano e Marcelo Ferreira da Silva
Quarto Árbitro: Everton Osvaldo Clemente
Público e Renda: Não divulgados
Gol: Cris (pênalti) 10 do 1 Tempo.
Cartões Amarelos: Nenê e Roallase (Primavera) e Guilherme (Nacional)
PRIMAVERA: Adinan; Jhonatan, Diogo, Vinícius e Marquinhos; Recife, Cris, Nenê (Tufa) e Aldinho; Monga (Ton) e Roallase (Raul). Técnico: José Luiz Drey.
NACIONAL: Carlão; Helinho (Jean), Alysson, Guilherme (Murillo) e Jobert; Leonardo, Felipe Silva, Thiago Cruz e Clayton; Victor Cruz e Araújo (Leandro). Técnico: Paulo Tognasini.


Ingresso para o jogo ainda é feito à mão


Na arquibancada, Primavera ostenta sua última conquista

Jogadores do Nacional se aquecem para a partida

Pouco mais de 200 torcedores marcaram presença

Torcida que veio de São Paulo para prestigiar o "Naça"

E o Nacional entra em campo para saudar a torcida

Jogadores do Primavera durante o Hino Nacional

Bola rolando no estádio Ítalo Mário Limongi

Cris, de pênalti, faz o gol solitário do jogo...

... e comemora com seus companheiros de time

Na etapa final, "Fantasma" segurou a pressão

Jogadores do Primavera comemoram a vitória e Nacional reclama da arbitragem

Com defesas importantes na etapa final, Adinan garantiu a vitória e foi o nome do jogo

Gandulas do Primavera são um show à parte...

... esbanjando beleza e profissionalismo

Apesar da Segunda Divisão, ambulância se fez presente no estádio

Nenhum comentário: