sexta-feira, 14 de junho de 2013

Segundo Turno do Paulista de Futmesa começa nesse domingo


A bola de feltro volta a rolar neste final de semana nas mesas de São Paulo. Tem início o Segundo Turno do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa 2013. Quatro jogos movimentam a primeira rodada, que pode, inclusive, definir as duas equipes que serão rebaixadas. Para que isso aconteça, basta que Fundação e Cisplatina sejam derrotadas e que o Clube do Botão consiga, pelo menos um ponto em sua partida.
            A partir de agora as equipes vão se enfrentar em turno único dentro de seus respectivos grupos. Os pontos serão zerados e o primeiro colocado de cada grupo, avançam para a fase semifinal. Porém, se o Palmeiras no Grupo A e o Meninos no B, voltarem a vencer o turno, se garantem automaticamente na decisão do Paulistão.
            Única equipe com 100% de aproveitamento na competição, o Palmeiras vai até o Belenzinho para enfrentar o Maria Zélia. Principal pontuador do campeonato até aqui, o palmeirense Quinho assume a condição de favorito ao título. “O Palmeiras sempre entra como favorito em qualquer competição que existe, mas também temos que jogar para comprovar o favoritismo, senão acabamos perdendo jogos importantes e que no fim pode pesar bastante”. Para ele, a estratégia de vitória passa por um bom início de jogo. “Acredito que o Palmeiras, agora com os jogadores treinando, é uma equipe mais forte ainda, e se nós abrirmos uma boa vantagem já no começo do jogo, será difícil de tomar uma virada”. Questionado pelo BLOG DO VALINI, se a derrota no último Brasileiro Individual o abalou, Quinho demonstrou já ter superado o revés. “Com certeza não me afetou, pois sabia que do outro lado na final tinha um tetracampeão brasileiro que era o Robertinho, que também fez uma excelente campanha e mereceu vencer a final. Outro motivo que me faz continuar em busca de títulos é saber que ano que vem estarei lá novamente e sei das minhas qualidades e que posso novamente chegar na final e levar mais um título”.

Só um vai seguir na briga:
            Um duelo interessante reúne Corinthians e Clube do Botão. A partida que será disputada no Parque São Jorge terá, de um lado, o time da casa tentando se recuperar e manter vivo o sonho do bicampeonato; do outro, a empolgação do caçula campineiro, que vem de duas vitórias consecutivas.
            Para Galdeano, 5° melhor botonista do país, faltou atenção para o Corinthians no Primeiro Turno. “Não demos a devida atenção para um jogo chave (contra o Meninos) e acabamos perdendo a partida, que já nos deixava fora da briga pelo título do 1° turno. A partir daí bateu um desânimo natural na equipe”. O botonista destaca porém, que a equipe já assimilou o golpe e projeta vida nova a partir deste final de semana. “A equipe já superou o golpe e agora está focada para buscar uma vaga na semifinal. Para o jogo contra o CBD vamos tentar recuperar o Futebol de Mesa do ano passado para conseguirmos a vitória”. Além disso, Galdeano comenta que o time de Parque São Jorge não pode se preocupar com a situação do clube campineiro. “Não podemos pensar na situação do adversário. Jogando em casa, contra qualquer adversário, temos a obrigação da vitória”, completa.
            Em Campinas, o clima é de confiança para este confronto. O experiente Rafael Santos, acredita que o time pode manter o embalo mesmo atuando na casa do adversário. “Possível sempre é, pois o jogo se decide nas mesas. Todos têm treinado bastante pra manter a boa sequência e a confiança está alta”. Apesar de confiança, o botonista faz questão de destacar a atenção redobrada que a equipe terá que ter nessa partida. “O Corinthians é muito forte, tem muito cara bom, nem posso citar um ou outro. Não podemos deixá-los soltos no jogo, temos que impedir que joguem com muita confiança, senão fica muito difícil de segurar”.
            Após praticamente ter se livrado do rebaixamento, o foco do CDB continua sendo de crescer ainda mais na competição. “Por enquanto nossas pretensões são de título, por que não? A manutenção foi atingida, agora é jogar tranquilo e tentar surpreender. Se não der, ao menos a equipe toda vai crescer, vai ganhar experiência, afinal estamos jogando entre os melhores, e isto também é importante”, finaliza.



Duelo de opostos:

            No Ibirapuera, Círculo Militar e Cisplatina farão um jogo de contrastes. A vitória obtida, fora de casa, contra o Corinthians na última rodada do Primeiro Turno, encheu de moral os botonistas do Círculo que sabem da obrigação em vencer a partida deste domingo. “A vitória contra o Corinthians, a meu ver, foi fundamental para mostrar que sim, estamos vivos nesta competição”, destaca o botonista Thiago. O atleta prega a união do grupo para que o time possa engrenar de vez no Paulista. “Vamos com tudo neste Segundo Turno. Somos um time forte não só pela qualidade dos jogadores, mas principalmente pelo compromisso que existe entre os amigos que aqui jogam”. Embora o Meninos, vencedor do Primeiro Turno, seja considerado por muitos como o time a ser batido no Grupo, Thiago alerta que não existe “jogo chave” nesta altura do campeonato. “Nossos jogos do Segundo Turno serão o Cisplatina em casa, Fundação fora e Meninos em casa. Temos tudo para darmos o nosso melhor dentro da nossa sala e sairmos com a vitória. O jogo chave não existe. Precisamos fazer mais pontos que nossos adversários”.
            Se o Círculo esbanja confiança, o Cisplatina está consciente de suas limitações. Apostando suas últimas fichas para se manter na elite do Futmesa paulista, o time se diz pronto para obter o primeiro triunfo na competição. “Temos total consciência do favoritismo dos donos da casa, mas nosso objetivo agora é a primeira vitoria e estamos preparados para isso”, explica Chico Rojo. Para o atleta, o time não pode “desistir” do campeonato, apesar dos resultados não estarem acontecendo. “Temos que acreditar mesmo sabendo da provável impossibilidade. Sabemos que perdemos para os concorrentes que tem o mesmo objetivo de permanecer na elite, mas enquanto houver chances matemáticas nunca desistiremos”. O botonista também comentou a grande diferença que o time encontrou ao subir da Copa Estado para o principal campeonato de clubes do Estado. “A diferença real de nível, preparação e experiência dos clubes é grande. Os campeonatos até são nivelados, mas a diferença técnica entre o principal e a Copa Estado é nítida”.

Derby do ABC:
            Meninos e Fundação fazem o “derby” do ABC em situações opostas. A equipe de São Bernardo briga pelo título inédito do Paulistão, enquanto o time de São Caetano luta para se manter na elite. Para o botonista Lê, atual número 1 do ranking paulista, o time de Rudge Ramos chega forte para o Segundo Turno. “O Meninos está no caminho certo, mas acredito que não somos os favoritos. O Palmeiras está fortíssimo e outros clubes têm experiência e tradição. Estamos correndo forte por fora”. O botonista destaca ainda que o time irá crescer ainda mais nesta fase da competição. “Vivemos o melhor momento na temporada, temos bons jogadores, alguns que nem estão jogando tão bem, outros que nem estão treinando e outros que tem potencial  e tem alternado bons e maus jogos. Sempre é possível evoluir e acredito que ainda vamos melhorar”.
            Lê alerta ainda para o fato da equipe enfrentar um time que briga contra o rebaixamento. “É um perigo constante, o Fundação é uma equipe muito boa, tem grandes jogadores e hoje no botão não tem time fraco, estão todos muito nivelados, portanto precisamos ficar atentos, pois qualquer vacilo pode ser fatal”.
            Embora esteja em situação dramática na competição, a equipe do Fundação ainda acredita que é possível escapar do rebaixamento. “Nós temos um time que no ano passado provou que pode superar dificuldade e sabemos que apesar da grande dificuldade, é possível vencer dois jogos e escapar do rebaixamento”, explicar Arthurzinho. Sobre o derby deste domingo, o botonista destaca que chegou o momento do grupo provar o seu valor. “A motivação está em cada um de nós provar que é possível sim essa vitória. Temos um grupo unido e de amigos, e uma vitória trará uma felicidade redobrada pra todos”. O atleta aposta ainda em um ritmo mais intenso de treinamentos para que o clube consiga obter os resultados necessários. “Precisamos aumentar a quantidade de treinos. No ano passado, como disputávamos o título, a quantidade de treinos era maior. Neste segundo turno temos um novo objetivo, que é fugir do rebaixamento, então uma nova união é necessária”, finalizou.

Nenhum comentário: