quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Torneio Início abre neste sábado o calendário paulista do Futmesa



Será disputado neste sábado (1º), na cidade de São Bernardo do Campo, a 25ª edição do Torneio Início, evento tradicional que marca a abertura oficial do calendário paulista de Futebol de Mesa. A competição deste ano deverá ter um número recorde de participantes, pois são esperados cerca de 20 clubes, que integram a categoria principal e também a Copa Estado. Além disso, o torneio será uma homenagem ao ex-presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, Edu Henrique, falecido em dezembro de 2013. O Torneio Início começa às 9h30 na sede do Meninos (Avenida Caminhos do Mar, 3222 - Rudge Ramos). E para entrar no clima da competição, o BLOG DO VALINI apresenta os favoritos ao título deste final de semana.
Atual campeão, o Corinthians promete um grupo forte para buscar o inédito bicampeonato. "O Timão vem forte, como sempre! Vamos em uns 20 jogadores, com certeza. E o Torneio Início vale também pela integração com todos, bate-papo e reencontro com os amigos", destaca o botonista Barbosa, que prevê uma disputa maior neste ano. "Estamos no começo de temporada como todos, acostumando com a bolinha. Acho que agora vai nivelar pro cima, por conta da nova bolinha. Mas os melhores, serão melhores ainda", completa.
Campeão do Torneio Início pelo Círculo Militar e pelo Corinthians, Sérgio Ricardo vai em busca de mais uma conquista, desta vez, com a camisa do Meninos, clube anfitrião e que luta pela sua primeira taça na competição. "Minha expectativa é aquela habitual de começo de ano, de retomada das atividades, porém, com a responsabilidade da estreia pelo clube novo. Favoritismo é algo complicado para se dizer, mas se há algum favorito no Futmesa atualmente, é apenas o Palmeiras. Mas vejo que o Meninos tem sim um time muito forte e que chegou em uma condição, a partir de 2013, onde passará a disputar todos os títulos dos campeonatos que participar. Obviamente que jogaremos para começar o ano com taça na mão", argumenta.
Dentre os clubes de destaque no cenário botonístico do Estado de São Paulo, o Círculo Militar chama a atenção. Nos últimos nove torneios, a equipe do Ibirapuera ergueu cinco vezes o caneco. O segredo para o sucesso? “Difícil dizer. Acho que o técnico importa muito, pois tem que perceber quem são os jogadores que se adaptaram mais rápido nas novas condições. Que muitas vezes são, em teoria, piores que outros que ainda não se adaptaram. Aí vai muito do técnico ‘pesar’ a importância da experiência e talento de cada atleta com o desempenho individual no dia. Além de , é claro, contar com atletas decisivos nas partidas eliminatórias”, responde Duda, botonista e ex-técnico do Círculo. O atleta também ressalta que “tudo pode acontecer” nesta disputa. “O Torneio Início é o mais imprevisível do ano. Além de ser um jogo em rodada única, que permite muitas zebras; é o primeiro torneio do ano, muitos jogadores ainda sem treinos, bolinhas novas - detalhe esse ano ainda mais forte, por conta da bolinha nova”.
Maior campeão do Torneio Início, com nove conquistas no currículo, o Maria Zélia também promete dar trabalho na competição deste final de semana. Para Barricelli, a camisa “pesa” muito nos momentos decisivos. “O Maria Zélia sempre teve grandes equipes, grandes jogadores, sempre foi referência! Embora não tenha vivido bons momentos nos últimos anos. Creio que esses são os motivos de ter tantos títulos: Grandes times, excelentes jogadores e uma camisa que pesa muito! Neste ano, chegamos com várias apostas, vários jogadores que podem se tornar protagonistas e para mim, o Maria é, no Torneio Início deste ano, um dos favoritos ao título”, justifica.
            Atual campeão Paulista e Brasileiro, o Palmeiras abre o ano do centenário em busca do título que falta. Para isso, a equipe aposta no conjunto. “A manutenção da equipe acabou ocorrendo em decorrência da política do clube, que decidiu não aumentar o número de atletas dos departamentos amadores. Isso, de certa forma, nos fortalece por que é um reconhecimento aos botonistas que lá estão”, diz Dentinho, destaque da equipe na final do Paulistão de 2013, que ainda acrescenta: “É um campeonato diferente, em que as equipes ainda não têm tanto foco ou rotina de treinos., 2014 é o nosso centenário e a palavra de ordem é só uma, vencer! Apesar do elenco reduzido, temos além dos cinco campeões brasileiros, jogadores como Dema, Paolo, Hylson, Bolla, Melli, Artur e eu. Nosso técnico, muito inteligente, conseguiu criar uma disputa sadia interna e isso tem ajudado muito a equipe”.


História:
            Criado em 1990, até hoje o Torneio Início teve apenas seis campeões diferentes em seus 24 anos de existência. O maior campeão é o Maria Zélia, com 9 conquistas (1990/1992/1994/2000/2002/21003/2004/2008 e 2012). Em segundo, aparece o Círculo Militar que já soma seis títulos (1996/2005/2006/2007/2010 e 2011). O Palmeiras é o terceiro maior campeão com cinco taças (1993/1995/19977/1998 e 2009). O Corinthians obteve dois títulos, sendo um em 1999 e outro em 20113. Indiano (1991) e Clube 2004 (2001) são os outros vencedores.

Samba e Futebol de Mesa:
          Outro destaque para o Torneio Início deste sábado, está marcado para fora das mesas. Comemorando 10 anos de puro sucesso nos meios botonísticos, os “Palhetas do Samba” prometem muita animação no Bar do Meninos, na parte da tarde. Formado por um grupo de botonistas, que resolveram “fazer” um samba, os “Palhetas” já se apresentaram em Socorro, Atibaia e agora, em São Bernardo do Campo. O grupo é formado por Faccio, Tadeu, Albarello, Serginho Ricardo, Mauro, Dentinho, Rafa, Stan, entre outros.

Nenhum comentário: